collapse

Autor Tópico: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas  (Lida 4519 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DuarteM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 5 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Quinta, 28 de Julho de 2016
Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« em: 10:27 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Boas a todos. No póximo mês de abril vou a uma pescaria embarcada em Peniche. Aliás é a primeira vez vou pescar no mar com cana, visto que no mar apenas pratico pesca submarina.
Sei absolutamente ZERO sobre pesca no mar embarcada, e como vai ser uma vez não queria estar a gastar muito dinheiro, por isso venho perguntar opininiões sobre material  usar e iscos:

Canas:
Qual a cana usar e tamanhos. pelo que pesquisei vi quem use canas até 3 metros e de 1.8 metros? Qual a mais adequada á situação? Tenho canas de achigão de 1.8 e 2.1 metros assim como de 3.6 metros de carpfishing. Algumas destas canas serviá para a pesca embarcada?

Fios:
Qual o fio a usar? pelo que pesquisei, usa-se o 0.30 mm. Qual o ideal a usar? Multifilamento, monofilamento ou outro?
Na madre que fio usar? e nos empates dos anzois? Posso usar fio igual mas mais fino?

Montagem:
Já vi que se usa de 3 ou 2 anzois com chumbada no fundo. Qual é mais adequada? Como faço a montagem? diretamente no fio ou com croosbeads/destrocedores? Qual o tamanho dos anzois?

Isco:
Pelo que pesquisei o melhor será a ameijoa com sal. Será que a sardinha também dá resultado?

Carreto:
estou a pensr usar um de carpfishing, mas posso comprar um de mar da decatlhon desses de 20 euros se for mais adequado.

Jornada:
Qual a melhor maneira d evitar enjoar? Roupa adequada? Alguma coisa que achem que faz falta?


Desde já agradeço ajudas e desculpem lá tantas duvidas, mas quando se vai fazer uma coisa pela primeira vez não gostamos de fazer figura de "parvo" :)  Boas pescarias.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #1 em: 10:45 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Boas Duarte. A cima de tudo é preciso ter uma noite bem dormida, se possível nada de álcool. Não ir em jejum para o barco . Depois existe vários comp. para o enjoo.
 Tens o vomidrine , o enjomin e o Nausefe . este último é o que dá ás   grávidas para  todo  o tipo de enjoo ,  e é bastante eficaz, Enquanto os outros a pessoa fica com sono e muita sede este não . Tomas um de manhã  30 minutos antes de ir para o barco.. Se te aguentares com um tudo bem , se vires que não dá para aguentar tomas outro. Vai comendo e bebendo(ÁGUA COCA-COLA) a bordo, isso também ajuda. No entanto lê a bula E atenção todo o medicamento têm efeitos secundários. Sobre o resto não te posso ajudar porque não faço embarcada. Mas tens aqui no forum pessoal que te pode ajudar no resto das tuas dúvidas. Um abraço e que tudo te corra bem . Depois diz alguma coisa. Um abraço
« Última modificação: 11:01 Segunda, 25 de Março de 2019 por antoniopereira »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DuarteM

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #2 em: 12:33 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Bom dia DuarteM.

É muita pergunta..., para responder, com pormenor, quase se poderia escrever um livro e não seria pequeno  :) ;).

Tentando simplificar...:

Sobre montagens, pode consultar os seguintes links

Montagens para pesca aos diversos, penso que este tópico é dos melhores: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Iscas para esta montagem: Lula, camarão, ameijoa branca e outras.

Se quiser uma montagem de tipo mais versátil, que provavelmente tanto lhe permitirá pescar aos diversos, quanto capturar um peixito maior, leia aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Iscas para esta montagem: Lula, camarão, Cavala fresca apanhada no local em filetes, sardinha em posta, etc.

Sobre iscas, certamente outros membros que pescam em Peniche podem complementar as que aqui coloquei, ou até retirar algumas e colocar outras. Também lhe poderão dar outras dicas, tanto relacionadas com a pesca embarcada, quanto com a zona e barcos de Peniche.

Canas:

Se quiser usar as que tem, talvez a de achigã mais comprida, ou a de carp fishing, esta mais adequada (as actuais canas de embarcada, nasceram a partir das feder), mas ambas talvez não preparadas para o sal. Melhor tentar uma emprestada, normalmente entre os 2,40 e os 3,60m.

A minha neta e a minha mulher pescam com canas de spinning pequenas (2,10 a 2,40m), proporcionais aos seus tamanhos e capacidades, e até se safam. Mas dizer que são as mais adequadas, pois..., não me parece. No entanto, nem sempre o que parece mais adequado, funciona como gostaríamos, e, para quem começa a pescar de barco, as canas muito compridas, tipo 3,60, poderão ser pouco confortáveis.

O mesmo para o carreto, será talvez melhor pedir um emprestado, ou comprar um mais em conta, da Decathlon, como referido, ou de outras lojas que também os têm.

Os fios..., normalmente multifilar para o carreto, com ponteira de amortecimento em mono, com 5 a 12 metros de comprido.

Anzóis: acho que os tamanhos estão mais ou menos referidos nos links de montagens que lhe deixei. Se não..., pesquise em anzóis para embarcada que encontra muita coisa.

Roupa: Confortável, velhota e em camadas que vai retirando conforme as condições do dia. Sapatos confortáveis, velhos, ou botas leves, fáceis e tirar. Colete (obrigatório), de preferência aqueles insufláveis que fazem menos volume e são mais confortáveis de usar em acção de pesca.

Sobre tudo isto, penso que outros membros lhe poderão dar muito mais dicas tendentes a tornar esta sua primeira vez, o mais agradável possível. Isto porque, sendo um tema tão vasto, o que aqui refiro é tão simplista que mete dó.  :D

O tópico "Pesca em Barco", assim como os tópicos "Canas", Carretos", "Fios", "Conjuntos", se pesquisar seguidos da palavra "embarcada", também lhe proporcionarão bastantes dicas.

Espero ter apoiado!? Se entretanto tiver alguma questão, de mais pormenor, a que eu saiba responder, estou por aqui.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 12:43 Segunda, 25 de Março de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, DuarteM, Mané, Roxo, antoniojmlopes

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #3 em: 12:45 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Boas,

Quero apenas frisar aquela parte em que o Ernesto aconselha a ir com material emprestado.

Decerto vai para o barco com malta conhecida, ou talvez não mas, toda a gente que faz embarcada, tem pelo menos dois conjuntos cana + carreto.
Se conhecer alguém que vá, é só perguntar que decerto alguém se prontifica a emprestar.

A primeira embarcada é fundamental, pela questão física (relacionada com o enjoo) e também com a questão de gosto pela modalidade, pelo que, não aconselho a comprar material sem experimentar primeiro.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DuarteM

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #4 em: 12:48 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Quero apenas frisar aquela parte em que o Ernesto aconselha a ir com material emprestado.

Decerto vai para o barco com malta conhecida, ou talvez não mas, toda a gente que faz embarcada, tem pelo menos dois conjuntos cana + carreto.
Se conhecer alguém que vá, é só perguntar que decerto alguém se prontifica a emprestar.

A primeira embarcada é fundamental, pela questão física (relacionada com o enjoo) e também com a questão de gosto pela modalidade, pelo que, não aconselho a comprar material sem experimentar primeiro.


100% de acordo!  :beer:
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DuarteM

Offline DuarteM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 5 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Quinta, 28 de Julho de 2016
Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #5 em: 13:05 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Desde já o meu agradecimento a todos.
O pessoal que vai comigo sabe tanto ou menos que eu de pesca embarcada.

Não sei se será par continuar, ams provavelmente apenas será feita muito esporádicamente.
O fio tem emsmo de ser multifilar? Não queria estar a gastar muito num fio, e nas carpas nunca tive problema com o fluocarbono ou nylon.

Realmente 1.8 m de cana parece-me curto, o que dizem a esta?


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #6 em: 13:57 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O pessoal que vai comigo sabe tanto ou menos que eu de pesca embarcada.
Pois, isso vai complicar um pouco a coisa...
O barco está todo por vossa conta ou vai mais pessoal que não conheçam?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O fio tem emsmo de ser multifilar? Não queria estar a gastar muito num fio, e nas carpas nunca tive problema com o fluocarbono ou nylon.
Não, não tem de ser multi.
Podes usar um mono, +/- 0.35 a 0.40 (igual ou superior à madre da montagem que vais usar) vais perder um pouco a sensibilidade em relação à pesca com multi e também vais sentir mais a aguagem (arrastar da pesca devido às correntes marítimas).

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Realmente 1.8 m de cana parece-me curto, o que dizem a esta?
Essa cana não é de embarcada, o mais provável é partir assim que fizeres uma ferragem ou se ficares preso ao fundo...
O carreto também é muito fraco, penso que até irias melhor com os de carpfishing...
Ainda não se falou por aqui mas é normal no barco pescares com chumbadas entre 130 a 180gr, nos mares de peniche podes até ter de aumentar para as 200gr, dependendo da profundidade e aguagem, um carreto fraco ou uma cana desadequada, podem facilmente quebrar a içar estes pesos na vertical...
Eu honestamente iria tentar arranjar material emprestado, mesmo de alguém que não vá no barco, se conheceres alguém que faça pesca embarcada, toda a gente tem material a mais que não se importa de emprestar..
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DuarteM

Offline DuarteM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 5 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Quinta, 28 de Julho de 2016
Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #7 em: 14:44 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois, isso vai complicar um pouco a coisa...
O barco está todo por vossa conta ou vai mais pessoal que não conheçam?

É por nossa conta, somos 12. O único que percebe a sério da lide é mesmo o capitão!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não, não tem de ser multi.
Podes usar um mono, +/- 0.35 a 0.40 (igual ou superior à madre da montagem que vais usar) vais perder um pouco a sensibilidade em relação à pesca com multi e também vais sentir mais a aguagem (arrastar da pesca devido às correntes marítimas).

Penso  que com o enjoar, falta de experiência, etc....o facto de ser multi ou não pouca diferença vai fazer :)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa cana não é de embarcada, o mais provável é partir assim que fizeres uma ferragem ou se ficares preso ao fundo...


Não conheço ninguém com material de pesca embarcada.
E se for uma cana de fibra de vidro maciça de 2.4 m? Dava?
O material "fraco" por vezes serve. Já tirei carpas de 4kg com canas decatlhon de 15 euros cana+carreto. Não é igual a uma cana de carpfishing, mas faz o trabalho.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #8 em: 14:51 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Boa tarde DuarteM

Como diz o Beto, e muito bem, essa cana é uma cana de costa, pesada e de qualidade, como direi..., duvidosa. Não compre para embarcada mesmo. É preferível levar a cana de Achigã de 2,10, de que falou.

O material emprestado é mesmo a melhor solução, pessoalmente, se não fosse tão longe, tinha algum já montado, que lhe emprestaria.

Em termos de cana para embarcada, com qualidade suficiente, dificilmente consegue algo abaixo dos 80€.

O mesmo para o carreto.

Um conjunto para mar, cana/carreto, aceitáveis, andará pelos 160€, sem estarmos a falar do mínimo que mais se badala. Com 200€ já compra um conjunto razoável e com alguma durabilidade, como por exemplo a Fundeado Goraz 3,30 da Barros + o Daiwa BG 4500 novo, ou o Tubertini AP Power antigo e, com jeito, ainda sobra algum para ajudar na compra dos fios.
Pode ainda tentar a compra de usados..., conseguem-se bons negócios de material melhor.

Posso ainda aconselhar uma cana de spinning médio, para aí de 2,40, ou 2,70, que as há em conta (50€), com alguma resistência, mas, acaba por não ser solução, pelo que voltamos ao material emprestado. Só se tal cana lhe vier a dar jeito para qualquer outra coisa.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DuarteM

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #9 em: 15:04 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O pessoal que vai comigo sabe tanto ou menos que eu de pesca embarcada.
Pois, isso vai complicar um pouco a coisa...
O barco está todo por vossa conta ou vai mais pessoal que não conheçam?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O fio tem emsmo de ser multifilar? Não queria estar a gastar muito num fio, e nas carpas nunca tive problema com o fluocarbono ou nylon.
Não, não tem de ser multi.
Podes usar um mono, +/- 0.35 a 0.40 (igual ou superior à madre da montagem que vais usar) vais perder um pouco a sensibilidade em relação à pesca com multi e também vais sentir mais a aguagem (arrastar da pesca devido às correntes marítimas).

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Realmente 1.8 m de cana parece-me curto, o que dizem a esta?
Essa cana não é de embarcada, o mais provável é partir assim que fizeres uma ferragem ou se ficares preso ao fundo...
O carreto também é muito fraco, penso que até irias melhor com os de carpfishing...
Ainda não se falou por aqui mas é normal no barco pescares com chumbadas entre 130 a 180gr, nos mares de peniche podes até ter de aumentar para as 200gr, dependendo da profundidade e aguagem, um carreto fraco ou uma cana desadequada, podem facilmente quebrar a içar estes pesos na vertical...
Eu honestamente iria tentar arranjar material emprestado, mesmo de alguém que não vá no barco, se conheceres alguém que faça pesca embarcada, toda a gente tem material a mais que não se importa de emprestar..


A cana de fibra de vidro de 2,40 dá; qualquer das canas de achigã e a de carpfishing dão; essa cana da Decathlon também dá, embora o mestre da embarcação, se for brincalhão, irá certamente dizer-lhe alguma coisa do tipo: "..., é companheiro..., ê nã tenho praia aqui a bordo, mas vocemecê é que sabe"!?  >:D

Não leve a mal a brincadeira. Não passa disso mesmo..., brincadeira.

Voltando às soluções:

Eu, não tendo quem me emprestasse, e tentando colocar-me no seu lugar, na volta, levava a cana de achigã, a maior, para o comprimento da de carpfishing não empachar. Quanto a carreto, pescar a 50 metros, e mais, com um de carp fishing..., porque não? É tudo uma experiência!
É como diz, com alguma sorte, ainda captura o exemplar do dia.

Uma outra solução é pescar com linha de mão..., arranja duas meadas de 100 metros de 0,60 a 0,80 (para não aleijar as mãos), liga-as, com um nó de barril, e enrola-as numa placa de madeira rectangular com uns 35cmx15cm, monta depois a baixada que escolher na ponta e leva chumbadas entre 180 e 400g (linha mais grossa/mais peso se tiver aguagem). Vai ver que é uma boa solução. Em Sines, os profissionais, ainda hoje pescam assim às Douradas e não se deixam ficar mal.

Vai sentir muito bem. O único problema é o fio que fica enrolado no chão não ser pisado pelo pessoal que vai consigo. Por tal tem de ir para uma zona do barco onde esteja à vontade..., normalmente na popa, ou na proa. Se estiver à proa e a corrente for para a popa, tem de usar chumbadas mais pesadas para não se empachar com o outro pessoal. Se estiver à popa não tem de se preocupar com isso.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 15:18 Segunda, 25 de Março de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DuarteM

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #10 em: 15:11 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Em algumas das embarcações onde já fui, é possível alugar material (cana e carreto).
Por exemplo, eu não tenho nem tenciono comprar carreto eléctrico mas, reconheço que quando se pescam em profundidades consideráveis ou com pesos já significativos, é um alívio, daí prefiro alugar do que estar a fazer investimentos em material que, no meu caso, será usado não mais que uma dúzia de vezes ao ano.
   
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DuarteM

Offline DuarteM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 5 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Quinta, 28 de Julho de 2016
Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #11 em: 15:37 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A cana de fibra de vidro de 2,40 dá; qualquer das canas de achigã e a de carpfishing dão; essa cana da Decathlon também dá, embora o mestre da embarcação, se for brincalhão, irá certamente dizer-lhe alguma coisa do tipo: "..., é companheiro..., ê nã tenho praia aqui a bordo, mas vocemecê é que sabe"!? 

Pois, mas como me falaram de chumbadas de 150/180g a minhas do achigã é par esquecer, pois são leves e de carbono. Vão partir certamente.
Acho que uma de fibra de 2.4m vai ter que dar.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O material emprestado é mesmo a melhor solução, pessoalmente, se não fosse tão longe, tinha algum já montado, que lhe emprestaria.

Agradeço a disponibilidade.
Na verdade ainda estou par ver como vou dormir nessa noite.
Vou sair de Lisboa na sexta por volta das 19:30 direito a Ponte de Sor. Depois no sábado saio de Ponte de sor com a  rapaziada Direito a Peniche as 3:00 da matina para chegar lá por volta das 5:00...vamos ver!



Há-de correr tudo bem e o que interessa é ser um dia bem passado.
Mais uma vez agradeço a excelente ajuda e disponibilidade.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #12 em: 15:53 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agradeço a disponibilidade.
Na verdade ainda estou par ver como vou dormir nessa noite.
Vou sair de Lisboa na sexta por volta das 19:30 direito a Ponte de Sor. Depois no sábado saio de Ponte de sor com a  rapaziada Direito a Peniche as 3:00 da matina para chegar lá por volta das 5:00...vamos ver!

Vai correr bem certamente.

Uma outra opinião / sugestão..., fundamentada por muitos e já vivida por mim:

- Sabemos que essas molhadas espectaculares de amigos são do melhor que se leva da vida, sabemos também que não primam pelos cuidados com comezaina e empinanço de cotovelo, dois tipos de acções que, sendo muito boas, são más companheiras para pescas do dia seguinte. Já deu para entender que vai haver pouco sono e umas centenas de km andados. Por tal..., tenham isso em conta.

Que corra tudo bem

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 15:55 Segunda, 25 de Março de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DuarteM, Mané

Offline DuarteM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 5 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Quinta, 28 de Julho de 2016
Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #13 em: 16:02 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sabemos que essas molhadas espectaculares de amigos são do melhor que se leva da vida, sabemos também que não primam pelos cuidados com comezaina e empinanço de cotovelo, dois tipos de acções que, sendo muito boas, são más companheiras para pescas do dia seguinte. Já deu para entender que vai haver pouco sono e umas centenas de km andados. Por tal..., tenham isso em conta.

Obrigado pela conselho, mas o pior vou ser mesmo eu, que tenho de fazer esses kilometros todos. Mas de Ponte de sor a peniche não vou a conduzir.
Vai ser malta que já não tem "pachorra" para os copos e noitadas, vai tudo portar-se bem.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca embarcada pela primeira vez- Duvidas
« Responder #14 em: 19:00 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


É por nossa conta, somos 12. O único que percebe a sério da lide é mesmo o capitão!

Perguntar não ofende por isso, experimentem perguntar ao mestre se tem ou sabe quem tenha material para alugar/emprestar, quem sabe, não ficam safos...
:fixe:

Da minha parte também não teria qualquer problema em emprestar, o difícil é mesmo virem buscar e devolver o material, não sendo longe de peniche mas ainda fica bastante fora de mão...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DuarteM

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]