collapse

Autor Tópico: Material iniciação jigging  (Lida 4209 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vitorp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 20 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:57 Quarta, 21 de Outubro de 2015
Material iniciação jigging
« em: 18:25 Quinta, 21 de Março de 2019 »
Boas,
Ando de olho na CANA STOUT JIGGER, versão strong. Alguém me da um feedback desta cana?
Por esses valores existe algo melhor no mercado?

Em relação a zagaias, quais as marcas que aconselham? Prefiro comprar poucas mas boas do que muitas e fracas.

 

Offline Ernesto Lima

Re: Material iniciação jigging
« Responder #1 em: 23:01 Quinta, 21 de Março de 2019 »
Boa tarde VitorP

Sobre a Barros Stout Jigger, já a vi a pescar lá a bordo e é uma boa cana.

Se quiser, da Barros, tem uma cana - Barros Stamina 1,95 - recente, com uns materiais que deixam algo a desejar, barata (47€) mas muito boa a trabalhar amostras de Slow Jigging, até pelo menos 200g. Sobre esta cana, faço-lhe referência aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Tem ainda as zero, Hard e Soft Pich, ambas mais caras, mas que dão conta do recado

Todas as acima referidas para carretos de tambor fixo (spinnig)

Se quiser ver, a Cinnetic tem umas boas canas, mas para carretos de casting.

Sobre amostras, tem a minha opinião mais recente, aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Toda a linha da Barros e da Hart, têm amostras muito boas e em conta.

Se quiser amostras mais caras, tem as linhas da Duel, da Daiwa e da Storm, com amostras muito testadas por esse mundo fora, mas mais caras.

Ainda voltando à Barros Stout, é uma cana mais para speed jigging, muito versátil, mas um pouco pesada, nada demais, face ao que se procura nos dias de hoje. De qualquer modo, em termos de resistência, acho que fica bem servido.

Cumprimentos

Ernesto


 
« Última modificação: 23:05 Quinta, 21 de Março de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs, vitorp

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Material iniciação jigging
« Responder #2 em: 23:13 Quinta, 21 de Março de 2019 »
Boas,

Não querendo desviar aqui o tópico do companheiro mas aproveito para perguntar ao Ernesto que canas, dentro da gama das zero, aconselha para montar um carreto de casting levezinho (300gr) que adquiri.
Já tenho uma zero hard pitch de 2,0m mas para o carreto de spinning.

Obrigado :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline pantao

Re: Material iniciação jigging
« Responder #3 em: 00:26 Sexta, 22 de Março de 2019 »
Beto
Queres para slow?
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Material iniciação jigging
« Responder #4 em: 00:56 Sexta, 22 de Março de 2019 »
Sim, slow com jigs de 150 a 200gr
Essencialmente para procurar os pargos ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline vitorp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 20 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:57 Quarta, 21 de Outubro de 2015
Re: Material iniciação jigging
« Responder #5 em: 15:46 Sexta, 22 de Março de 2019 »
Obrigado pela ajuda caro Ernesto, vou ler os seus topicos com atenção.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Material iniciação jigging
« Responder #6 em: 22:51 Sexta, 22 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não querendo desviar aqui o tópico do companheiro mas aproveito para perguntar ao Ernesto que canas, dentro da gama das zero, aconselha para montar um carreto de casting levezinho (300gr) que adquiri.
Já tenho uma zero hard pitch de 2,0m mas para o carreto de spinning.

Boa noite Beto

Agora que já tenho mais algum conhecimento, a única cana da zero para montar carreto de casting é a slow jigger, que é a mesma vara da hard pich 2,00. São boas mas temos de adaptar os movimentos, pois as ponteiras mexem muito na ponta, sendo preferível canas cuja ponteira mexa até um terço do comprimento, mais ou menos. Estas trabalham melhor as amostras. A Stamina 1,95, da Barros, faz isso, mas falta-lhe comprimento de cabo e está preparada para carretos de spinning. Mesmo assim trabalha lindamente amostras, pelo menos até 250g.

Se fosse agora, acho que experimentaria a cinnetic sinergy slow jigging 100/200gr, para mais pesado; ou, a rextail, até 120g, para mais leve. Ambas trabalham melhor a amostra, sem adaptações de movimento, dentro de preços aceitáveis.

Pessoalmente, adquiri o ocea jigger  e a game type 684 da shimano, mas acho que, em termos de canas, para os nossos mares, temos coisas mais em conta e que servem bem. Refiro-me, por exemplo às cinnetic.

Dentro da linha da shimano, para carretos de casting tens também a speed master 684, duas partes, pelos 150€ e com provas dadas, por exemplo, no Algarve.

Quer tudo isto dizer que: Vais para a slow jigger da Barros e adaptas-te, ou escolhes outra das sugeridas e bora para a frente.

Como já disse no outro tópico, eu estava com o material todo certinho, considerando as tendências actuais, e, ao meu lado, com uma cana de speed jigging, a trabalhar lento, e amostras que eu achava pouco produtivas, saíram os maiores.

Portanto, é preciso dar com o peixe e insistir, com material com qualidade razoável, sem gastar rios de dinheiro.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 22:56 Sexta, 22 de Março de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Material iniciação jigging
« Responder #7 em: 23:03 Sexta, 22 de Março de 2019 »
Boas

Obrigado Ernesto ;)
Tenho uma condicionante que me reduz ainda mais as escolhas... se a cana tiver mais de 1,80 tem de ser de duas partes, caso contrário não me cabe dentro do convés onde eu guardo os caniços...

A speedmaster está dentro dos parâmetros que tinha pensado, só não tinha feedback da mesma, se calhar vou optar por aí...
Ou essa ou a Barros ZXR mas não sei se têm com o porta carretos de casting...
Tinha curiosidade nas cinnetic pois ouvi falar bem, mas não encontro nenhuma de 2 partes dentro destes parâmetros!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Material iniciação jigging
« Responder #8 em: 23:24 Sexta, 22 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Obrigado Ernesto ;)
Tenho uma condicionante que me reduz ainda mais as escolhas... se a cana tiver mais de 1,80 tem de ser de duas partes, caso contrário não me cabe dentro do convés onde eu guardo os caniços...

A speedmaster está dentro dos parâmetros que tinha pensado, só não tinha feedback da mesma, se calhar vou optar por aí...
Ou essa ou a Barros ZXR mas não sei se têm com o porta carretos de casting...
Tinha curiosidade nas cinnetic pois ouvi falar bem, mas não encontro nenhuma de 2 partes dentro destes parâmetros!

~

Boa noite Beto.

Das Zero, da Barros, a única preparada para carreto de casting é a Slow Jigger, todas as outras são para carretos de spinning.

Com a Speed Master, embora mais cara, ficas bem servido. Vai para a B684. Trabalha bem amostras mais pesadas e desenrascasse com mais leves. Se bem que com amostras até 120/150 gramas, gosto muito da Barros Slow Picth 2,10, com carreto de spinning.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pantao

Re: Material iniciação jigging
« Responder #9 em: 00:34 Domingo, 24 de Março de 2019 »
Boas Beto
O Ernesto já te respondeu a tudo :-)
Zero ou Cinnetic de 2 partes não tens.
Abaixo de 1.8m e dentro destes valores (+-100Euros) não conheço nada.
Tens uma cana que eu adoro com 1.83 a Shimano Grappler
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Material iniciação jigging
« Responder #10 em: 16:31 Segunda, 25 de Março de 2019 »
boa tarde a todos.
queria só fazer aqui uma pequena correcção.

a cinnetic rextail trigger, trabalha melhor amostras com 150 ou acima. só experimentei até 250.
isto em profundidades compreendidas entre os 50 e os 120 metros. pela minha experiência com a cana, 150gr, o limite minimo para os 50 metros.
com menos profundidade e com estas gramagens a cana "dispara" muito a amostra.
sei que não é o que está na descrição nos sites de venda da cana, mas para não dizer nada de pior, não sei como as marcas prestam uma informação tão má ao publico.
a cana é bastante rija e precisa de profundidade ou de amostras pesadas para se poder tirar o melhor rendimento dela

para tentar ilustrar. no final do verão andamos a apanhar uns robalos a 80 metros de profundidade.
as minhas canas eram a barros 0 slow jigger e a rextail.
as zagaias que mais usei foram a da daiwa mr slow jig de 170 gr, as Cultiva Gekito e as maxel bumblebee.
enquanto que com a barros precisava de ajudar com o braço para acabar o movimento do jig. a rextail como é uma cana mais rija e mais rápida conseguia fazer o movimento só com o enrolar do carreto.

acabando a ilustração, e voltando às cinnetic, eu não tenho a cinergy. mas voltando às màs informações que as marcas prestam, penso que será uma cana mais lenta e para trabalhar jigs mais leves. nesse caso andará entre as 80 e as 150 gramas. é claro que se puserem a mesma cana a 30 metros ou a 100 metros de profundidade, com uma amostra da mesma gramagem, a resposta vai ser muito diferente. a cana que é lenta aos 100, normalmente é rápida aos 30.

independentemente de tudo, se quiseres começar a brincar um pouco com slow jig, um conjunto não te irá chegar. o peixe às vezes pega de uma maneira, às vezes pega de outra, e em muitas vezes não pega de maneira nenhuma ;D ;D ;D.

uma cana mais lenta vai fazer diferença em muitos dias de pesca, uma cana mais rápida em outros.
« Última modificação: 16:44 Segunda, 25 de Março de 2019 por carlos filipe »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Ernesto Lima

Re: Material iniciação jigging
« Responder #11 em: 17:01 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Boa tarde Carlos.

Ainda bem que fizeste a correcção, pois não é essa a discrição que as canas trazem, o que nos faz incorrer em erro, e, pior que tudo, fazer com que outros que perguntam também incorram.

Pessoalmente nunca testei nenhuma delas, excepto em loja, e isso por vezes, esta uma elas, pode não chegar, principalmente quando nos iniciamos numa determinada técnica.

Quando falei nas canas baseei-me nas opiniões (normalmente boas) de pescadores que já pescaram com elas, mas nenhum tinha ainda feito essa observação.

Nada como a indicação de alguém que já tenha testado, em acção e pesca, no mar, a várias profundidades, em variadas condições e amostras de pesos diversos.

No caso do Slow Jigging, de facto, é importante que a cana faça o seu trabalho de forma a poupar adaptações mais cansativas do pescador.

Obrigado

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Material iniciação jigging
« Responder #12 em: 18:10 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Boas Carlos, grato pela info ;)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
independentemente de tudo, se quiseres começar a brincar um pouco com slow jig, um conjunto não te irá chegar. o peixe às vezes pega de uma maneira, às vezes pega de outra, e em muitas vezes não pega de maneira nenhuma ;D ;D ;D.
Esta tua questão parece-me importante, já tenho uma zero hard pitch para trabalhar com o carreto de spinning, apesar de não ter muita experiência ao jigging, parece-me ser uma cana bastante "lenta". Costumo trablhar entre os 30m e os 90m de profundidade com amostras de 150gr (tenho entre as 100 e as 200gr).
Agora, já que vou adquirir uma nova cana para trabalhar com o carreto de casting, complementava um pouco melhor se tivesse uma acção mais rápida que a zero.
Essa shimano speed master será mais rija ou nem por isso?
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Material iniciação jigging
« Responder #13 em: 19:08 Segunda, 25 de Março de 2019 »
boa tarde novamente.

em relação à shimano, é o modelo que o Ernesto diz que é o mais rijo/rápido. pelo que vi em loja, muito parecida com a dele, apesar de ser de duas partes. de notar que apenas tive com as duas em loja, ainda não tive oportunidade de sair com ele para a ver trabalhar. e é como Ernesto diz, uma coisa é ver em loja, outra é testar

penso que de duas partes o mercado não tem muito mais a oferecer. a grappler não me lembro de a ter visto ou testado. tive com a jigwrex que me pareceu muito bem também. mas ao dobro do preço da speedmaster. digamos que deve ser o equivalente à do Ernesto, mas de duas partes

com a limitação do comprimento não é fácil jogar, eu também já pensei comprar uma speedmaster por causa disso.
mas não sei porque, prefiro só de um elemento. mas isto é apenas uma preferência.

acho que com esses dois conjuntos já para para iniciar e trabalhar em diferentes modos. assim ficas com dois sets para te puderes adaptar a mais situações de pesca.

ps- a vega também tem agora de duas partes de gatilho. nunca vi nem testei mas sei que tem. pode ser uma boa opção também e a preços mais convidativos.
 

Offline vitorp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 20 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:57 Quarta, 21 de Outubro de 2015
Re: Material iniciação jigging
« Responder #14 em: 20:41 Segunda, 25 de Março de 2019 »
Pensava que as coisas fossem mais lineares do que isso.
Agora fiquei muita na duvida do material que escolher.~
Neste momento só tenho um carreto, vega oceana 6, tenho de comprar cana e amostras.
Vai ser para pescar nos Açores, penso que profundidade vai andar na ordem dos 100/150 mts de profundidade.
Só vou usar o conjunto nas ferias ou seja não queria estar a gastar muito dinheiro para estar parado o ano quase todo.
O que me aconselham para começar?
Relativamente as amostras,que gramagens serão mais adequadas para eu começar?
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 22:31]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [Hoje às 19:18]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 17:52]

Robalo de Primavera por Zagaia [Hoje às 16:48]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [Hoje às 14:35]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]