collapse

Autor Tópico: Multifilamento - la se foi a Rapala  (Lida 2067 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Multifilamento - la se foi a Rapala
« em: 23:12 Domingo, 10 de Março de 2019 »
Boas . Comecei agora a dar passos no Spin e ja tenho mais problemas do que peixes  ;D . Peço aqui uma ajudinha sobre multifilamento . Comprei um Vega , barato, 4 filamentos, uma cana barata 210 e uso o meu Shimano 4000 que temho para boia. E um bom carreto ja com muito peixe puxado nas rochas. Agora meti o multifilamento   bem esticado como manda a lei e o que era suposto ser uma manha de pesca foi um desatar de.nos impressionante a cada 2 lançamentos. Chegou ao ponto do fio enrolar a meio dum esticao e la se foi a rapala.Isto e normal nestes fios? Agora estou com o fio Tabuco 0.24 da boia, caro mas da problemas e lança muito bem. Algum conselho? Amanha vou ate Peniche comprar umas Black minnow e talvez, se encontrar uma West Lab Bakura, aquela vermelha e dourada e aproveitar a vazante e virar de mare. Cmps
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11217
  • Agradecido: 1638 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #1 em: 23:20 Domingo, 10 de Março de 2019 »
É e não é.
Muitas pessoas têm ou tiveram problemas com o multi.
Existem carretos que ao spinning não se dão bem, mas pode ser mau enchimento, pode ser vento lateral. Podes tambem passar silicone ou vaselina pelo multi ele fica mais macio, esses 4x são resistentes mas muito asperos. Acho que se devias comprar um multi de 8 fibras, no entanto não é só culpa do multi, eu pesquei anos com os power pro verdes, aquilo era um arame, fazia barulho, mas não foi por isso que não pesquei ao spinning.

Também pode ser como referi do carreto. Ele apresenta um bom enchimento? Está direitinho?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #2 em: 23:41 Domingo, 10 de Março de 2019 »
Esta bem posto, o carreto e muito bom, estive agora ver e um shimano 8000, aquilo ainda custo uns 150 paus e corriquei com ele mas sempre com mono. Amanha vou apanhar uma boa mare e faço-me a eles. Por enquanto ainda nao vou meter multilamento outra vez. Tenho de ter mais confiança neste tipo de pesca para investir depois num bom conjunto. Mas quero pesquisar e aprender para nao gastar dinheiro em vao. O fio que tenho e um trabuco bastante bom porque pesco a boia em sitios altos e aquilo nao se nega, vou aproveita-lo. Deixo algumas de amostras que comprei, ja vi que nao sao ideais para onde vou amanha pois afundam um bocado mas podem dar uma opiniao? Ja agora existe algum clip que aconselhem para trocar amostras? [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
« Última modificação: 23:49 Domingo, 10 de Março de 2019 por Pexim, Motivo: adicionei imagens »
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11217
  • Agradecido: 1638 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #3 em: 23:56 Domingo, 10 de Março de 2019 »
Carreto da Shimano 8000 ao spinning? :o. Lá está um problema peso excessivo, desiquilibrio do conjunto. Não é o preço que determina se um carreto serve para um tipo de pesca.

Sobre as amostras servem sim.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11217
  • Agradecido: 1638 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #4 em: 23:59 Domingo, 10 de Março de 2019 »
As amostras são da Barros, julgo, são para águas mexidas, afundam cerca de 1 metro.
A cana sendo de 2.10 mt. não é o ideal ao spinning de mar, isso é para águas interiores. Mas é relativo te dizer que foi por isso que tives te cabeleiras... Acontece a todos ao spinning. Há que tentar encontrar o erro, se é que existiu. Pode até não haver e ser um pequeno detalhe que está a escapar.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #5 em: 00:06 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Peço desculpa, o carreto ja tem a letras muito gastas, e um 3000 nao consigo ler mais nada. As amostras tem 28grm e 38 grs respetivamente. Afundam 1m, a segunda que tem 38g agunda 1 a 3m , para pedra com pouca agua acho que nao trabalham bem....achas que servem para sitios com areia ou pedra de pouca agua ? E as black minnow ? A cabeça de chumbo nao afunda muito?
« Última modificação: 00:12 Segunda, 11 de Março de 2019 por Pexim »
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #6 em: 00:11 Segunda, 11 de Março de 2019 »
So comprei a cana , uma yokozuma porque custou menos de 20€ e nao quero.investir ja.numa cana melhor sem pelo menos apanhar 2 ou 3 peixes...so pra ver se tou no bom caminho. Depois fica para segunda cana....mas ate nao trabalha mal as amostras....
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11875
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #7 em: 12:09 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Qual a espessura da linha ??
"born to fish forced to work"
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #8 em: 15:45 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Qual a espessura da linha ??
0,19
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #9 em: 15:47 Segunda, 11 de Março de 2019 »
E pronto la fui hoje levar mais uma grade... :-\ , mar agitado e cheio de limo....menos 2 amostras :-\ :-\
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #10 em: 16:25 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Bem eu tive muitos problemas com cabeleiras, tinha o que achava eu uma boa margem no enchimento do carreto, tinha uns 3mm ou 4 para o fim da bobine, fartei-me de perder metros de fio em 2 ou 3 pescas, depois voltei a bobinar o carreto de novo e deixei uma margem maior dei bastante mais aperto na linha a bobinar e passei com vaselina liquida na linha ao encher o carreto e até agora nunca mais tive problemas, não sei se foi uma boa solução, não sei até que ponto não estou a perder metros de lançamento mas nunca mais tive problemas. Sinceramente foi das coisas que mais me chateou nas primeiras jornadas já estava mesmo fulo com aquilo, mas até então nunca mais. vou deixar aqui um foto que penso que dá para ver bem a margem que deixei. O carreto é um bg 4000

Penso que devia voltar a repetir o processo e deixar uma margem mais pequena mas para já tem andado assim, penso que a falta de técnica no lançamento e confiança também não ajudaram nas primeiras vezes.



PS: essas amostras realmente parecem afundar muito, talvez não sejam a melhor solução para zonas de pedra, eu amostras nunca perdi nenhuma, vinis já perdi uns 4, mas também invisto mais tempo neles, apesar de ainda não ter feito nenhum peixe dá me mais gozo pescar com vinis, gosto de os ir animando
« Última modificação: 16:31 Segunda, 11 de Março de 2019 por Joaol »
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11875
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #11 em: 16:37 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E pronto la fui hoje levar mais uma grade... :-\ , mar agitado e cheio de limo....menos 2 amostras :-\ :-\
Isso das amostras é normal perder-se quando não estamos a pescar bem ou seja se pescas em zona de pedras tem de ter outros cuidados, já agora como as perdes-te ??? e as cabeleiras continuam ??
"born to fish forced to work"
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #12 em: 19:06 Segunda, 11 de Março de 2019 »
O importante é adaptar as amostras aos locais... Em Peniche uso exclusivamente vinis... Amostras rigidas são demasiado caras para perder uma (até dá vontade de chorar quando lá fica uma amostra de 20€)...só as uso em locais que são seguros...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pexim

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #13 em: 19:19 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Pois, eu hoje perdi uma west lab bakura e uma black minnow . O mar estava mexido e o fio enrola nas pedras . Tambem deve ser por ter uma cana muito pequena.  As cabeleiras acabaram Porque tirei o multifilamento . Mas quando colocar outra vez vou por a vaselina. Mesmo a black minnow acabou a prender e a flutuamte tb....e frustante, ja sao 4 amostras em 2 dias. Antonio: foi na papoa que perdi as amostras virado a sul, estava muito mar com muito lixo.
 

Offline nelson sampaio

Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #14 em: 19:21 Segunda, 11 de Março de 2019 »
com multi deixo uma margem grande para evitar cabeleiras
também deves travar o fio antes da amostra cair na agua para esticar o fio
também deves recolher a folga da linha segurando a linha para que as espiras fiquei apertadas
o carreto também pode não ser adequado para pescar com multi
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pexim

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #15 em: 19:23 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O importante é adaptar as amostras aos locais... Em Peniche uso exclusivamente vinis... Amostras rigidas são demasiado caras para perder uma (até dá vontade de chorar quando lá fica uma amostra de 20€)...só as uso em locais que são seguros...

Mas consegues bons lançamentos com vinis? Eu testei uma black minnow com 25g e aquilo nao da metade da distancia da bakura. Uma bakura e barata , 6,5€ , nao sei se sera tao eficiente a aliciar o peixe
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #16 em: 19:28 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
com multi deixo uma margem grande para evitar cabeleiras
também deves travar o fio antes da amostra cair na agua para esticar o fio
também deves recolher a folga da linha segurando a linha para que as espiras fiquei apertadas
o carreto também pode não ser adequado para pescar com multi
penso que e tudo isto que disseste...tenho esperança que apanhando o jeito consiga alguns resultados, mas desanima.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #17 em: 20:40 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O importante é adaptar as amostras aos locais... Em Peniche uso exclusivamente vinis... Amostras rigidas são demasiado caras para perder uma (até dá vontade de chorar quando lá fica uma amostra de 20€)...só as uso em locais que são seguros...

Mas consegues bons lançamentos com vinis? Eu testei uma black minnow com 25g e aquilo nao da metade da distancia da bakura. Uma bakura e barata , 6,5€ , nao sei se sera tao eficiente a aliciar o peixe


Disseste num outro comentário que foste para a papoa... Esse é o meu pesqueiro preferido em Peniche... É apenas o paraíso dos robalos (a última vez que lá fui tirei um com 4,6kg)...para lá pescares é na última hora de enchente até meia vazante... Tem de ter água e depois o mar tem de entrar com força, mar de 3mts para cima... O mar tem de tar cheio de espuma e com força...

Os vinis que eu uso têm todos pelo menoa 30gr...alguns 37gr...em termos da distância, o lançamento é muito identico quando comparado com amostras rigidas... A única diferença que eu noto é nas chapas com raglou, essas sim lançam muito mais (cerca de 10mts mais)... A cana que tens influencia muito o lançamento (pode ser uma explicação para lançares menos)...

Relativamente a perder material... Quando comecei também perdia 1/2 vinis por pesca... Passado 1 mês fui percebendo como trabalham e deixei de perder.... Quando tás a puxar, se notares que a amostra está a bater no fundo, puxa mais depressa e dá mais toques de ponteira... Mas com o tempo, vais perceber que os cabeçudos andam no fundo junto às pedras... E aí cabe a ti ponderar se preferes perder uma amostra ou se preferes apanhar um cabeçudo... Mas agora sugiro que puxes mais depressa até ganhares mais experiência e conheceres os locais... Ah, na papoa, com mar grande (muito grande é o ideal) e com meia maré para cima não perdes material, é muito raro...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Raphael, Pexim

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #18 em: 20:48 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Queres dizer praia do portinho da areia do norte.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mguima

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #19 em: 21:34 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Queres dizer praia do portinho da areia do norte.
A praia norte e a zona com areia, a papoa e a zona que entra no mar, com as pedras
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #20 em: 21:45 Segunda, 11 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O importante é adaptar as amostras aos locais... Em Peniche uso exclusivamente vinis... Amostras rigidas são demasiado caras para perder uma (até dá vontade de chorar quando lá fica uma amostra de 20€)...só as uso em locais que são seguros...

Mas consegues bons lançamentos com vinis? Eu testei uma black minnow com 25g e aquilo nao da metade da distancia da bakura. Uma bakura e barata , 6,5€ , nao sei se sera tao eficiente a aliciar o peixe


Disseste num outro comentário que foste para a papoa... Esse é o meu pesqueiro preferido em Peniche... É apenas o paraíso dos robalos (a última vez que lá fui tirei um com 4,6kg)...para lá pescares é na última hora de enchente até meia vazante... Tem de ter água e depois o mar tem de entrar com força, mar de 3mts para cima... O mar tem de tar cheio de espuma e com força...

Os vinis que eu uso têm todos pelo menoa 30gr...alguns 37gr...em termos da distância, o lançamento é muito identico quando comparado com amostras rigidas... A única diferença que eu noto é nas chapas com raglou, essas sim lançam muito mais (cerca de 10mts mais)... A cana que tens influencia muito o lançamento (pode ser uma explicação para lançares menos)...

Relativamente a perder material... Quando comecei também perdia 1/2 vinis por pesca... Passado 1 mês fui percebendo como trabalham e deixei de perder.... Quando tás a puxar, se notares que a amostra está a bater no fundo, puxa mais depressa e dá mais toques de ponteira... Mas com o tempo, vais perceber que os cabeçudos andam no fundo junto às pedras... E aí cabe a ti ponderar se preferes perder uma amostra ou se preferes apanhar um cabeçudo... Mas agora sugiro que puxes mais depressa até ganhares mais experiência e conheceres os locais... Ah, na papoa, com mar grande (muito grande é o ideal) e com meia maré para cima não perdes material, é muito raro...

Obrigado pelas dicas Antonio. Com um fato consegue-se faxer toda a vazante seguindo os caneiros. Comprei a Black minnow mesmo para usar na papoa com muita agua, com a mare vazia e pouca agua so com um fato entre os caneiros e uma flutuante. Ja apanhei muitos robalos mesmo ao lado direito da praaia , onde acaba a areia a usar engodo na enchente ,  com boia. A um metro de fundo. Quando aparecem e a valer. Queria era mesmo um cabeçudo, tipo um que tirou a cerca de 10 anos com 9,8kg nos caneiros de areia...foi apanhado em 3 palmos de agua , eu tinha acabado de chegar com o meu pai para começarços a engodar para a Enchente , o peixe era do tamanho dum puto.....
« Última modificação: 21:48 Segunda, 11 de Março de 2019 por Pexim »
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1083
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #21 em: 09:17 Terça, 12 de Março de 2019 »
Esta usando líder?
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #22 em: 09:20 Terça, 12 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esta usando líder?
Nao percebi a pergunta amigo?
 

Offline ricardo03

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Agradecido: 42 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:18 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #23 em: 09:31 Terça, 12 de Março de 2019 »
Boas,

Usas Multifilar direto até à amostra, ou tens Fluourcarbono onde colocas a amostra?

Cumps.
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #24 em: 10:23 Terça, 12 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Usas Multifilar direto até à amostra, ou tens Fluourcarbono onde colocas a amostra?

Cumps.
De momento uso mono direto , trabuco 0,24 , mas quando colocar multi vai direto a amostra. Srmpre fui da opiniao que quanto  mais tralha  se usa nos fios pior o desempenho do isco e pior a elasticidade do fio. Penso que colocar por ex. 1 metro de monofilar vai retirar toda a accao do fio, assim como um metro de fio adaptado nao tem a elasticidade de um fio direto, mais sujeito a o partir. Para isso usava e uso o monofilar direto, por enquanto. Qundo comprar uma cana com melhores passadores e um carreto melhor coloco multi.
« Última modificação: 10:30 Terça, 12 de Março de 2019 por Pexim »
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #25 em: 10:41 Terça, 12 de Março de 2019 »
Mono 0.24 parece-me muito pouco, eu tentava mesmo acertar com o multi, porque com um mono tão fino, mesmo que tentes tirar a amostra ou vinil da pedra vai acabar por partir com o multi por vezes ainda se safam
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #26 em: 11:23 Terça, 12 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mono 0.24 parece-me muito pouco, eu tentava mesmo acertar com o multi, porque com um mono tão fino, mesmo que tentes tirar a amostra ou vinil da pedra vai acabar por partir com o multi por vezes ainda se safam
Isso e verdade, parte facilmente
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #27 em: 17:09 Quarta, 13 de Março de 2019 »
Fonix! Não pesco ao spinning, mas sim só à bóia e nunca num anzol meti uma linha tão fina!
Acho que está encontrado um dos teus problemas  ^-^ ^-^ ^-^
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #28 em: 17:30 Quarta, 13 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Usas Multifilar direto até à amostra, ou tens Fluourcarbono onde colocas a amostra?

Cumps.
Srmpre fui da opiniao que quanto  mais tralha  se usa nos fios pior o desempenho do isco e pior a elasticidade do fio. Penso que colocar por ex. 1 metro de monofilar vai retirar toda a accao do fio, assim como um metro de fio adaptado nao tem a elasticidade de um fio direto, mais sujeito a o partir. Para isso usava e uso o monofilar direto, por enquanto.


Esta tudo errado. Já se falou tanto no fórum sobre material e montagem que não sei que acrescentar mais.
Mas perder material = €€, também faz parte de aprendizagem. Eu pessoalmente prefiro ler para aprender, mas isso sou eu.


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #29 em: 18:14 Quarta, 13 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fonix! Não pesco ao spinning, mas sim só à bóia e nunca num anzol meti uma linha tão fina!
Acho que está encontrado um dos teus problemas  ^-^ ^-^ ^-^
Fonix...nao me digas 🤔🤔🤔 tb depende da pesca que fazes a boia...um bom fio 0,24 pode ser muito resistente
 

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #30 em: 18:21 Quarta, 13 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Usas Multifilar direto até à amostra, ou tens Fluourcarbono onde colocas a amostra?

Cumps.
Srmpre fui da opiniao que quanto  mais tralha  se usa nos fios pior o desempenho do isco e pior a elasticidade do fio. Penso que colocar por ex. 1 metro de monofilar vai retirar toda a accao do fio, assim como um metro de fio adaptado nao tem a elasticidade de um fio direto, mais sujeito a o partir. Para isso usava e uso o monofilar direto, por enquanto.


Esta tudo errado. Já se falou tanto no fórum sobre material e montagem que não sei que acrescentar mais.
Mas perder material = €€, também faz parte de aprendizagem. Eu pessoalmente prefiro ler para aprender, mas isso sou eu.



Dou-te razao que nao se usa monofilar no spining
Mas nao sei se concordo con um fio mono 0,4 nos ultimos 2m....prefiro ligsr o multifilar a amostra. A nao ser, claro Que a transparencia das aguas assim o obriguem.
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #31 em: 21:15 Quarta, 13 de Março de 2019 »
Não precisa ser 2 m. Basta um chicote 0.3- 0.5m (depende de comprimento da cana) de  bom fluorocarbon 0.40- 0.52 ( que eu uso). Esse tamanho para evitar que o nó entre no primeiro passador.
Fluorocarbon aguenta muito bem toques nas rochas que impossível evitar quando pesca nas rochas com pouca água. Além disso o peixe quando fica no anzol arranque para baixo , e linha toca na rocha. Se fosse multi, diz adeus ao peixe e amostra.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, Pexim

Offline Pexim

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 10 de Março de 2019
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #32 em: 21:59 Quarta, 13 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não precisa ser 2 m. Basta um chicote 0.3- 0.5m (depende de comprimento da cana) de  bom fluorocarbon 0.40- 0.52 ( que eu uso). Esse tamanho para evitar que o nó entre no primeiro passador.
Fluorocarbon aguenta muito bem toques nas rochas que impossível evitar quando pesca nas rochas com pouca água. Além disso o peixe quando fica no anzol arranque para baixo , e linha toca na rocha. Se fosse multi, diz adeus ao peixe e amostra.
Faz sentido sim senhor....
 

Offline ricardo03

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Agradecido: 42 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:18 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #33 em: 22:10 Quarta, 13 de Março de 2019 »
O pouco spinning que fiz, tinha sempre chicote, no molhe sul da Barra, no final, ele estava marcado das rochas, mas aguenta, agora isso no multifilar, é uma questão de tempo...
50 cm como o voron disse é o suficiente, e nunca passar o nó na ponteira.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Multifilamento - la se foi a Rapala
« Responder #34 em: 10:13 Quinta, 14 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fonix! Não pesco ao spinning, mas sim só à bóia e nunca num anzol meti uma linha tão fina!
Acho que está encontrado um dos teus problemas  ^-^ ^-^ ^-^

Bom então acho que tem de pensar em mudar alguma coisa!

Em relação ao chicote, tenho usado sempre e penso que é uma mais valia, a pescar na pedra então é garantido! O multi não aguenta abrasão como o fluor/mono e se apanha mexilhão ui..... Em relação elasticidade esquece isso, não é no comprimento do chicote que isso vai fazer alguma diferença para pior, mesmo que o chicote tenha 1m

E se calhar pode andar a perder tanta amostra na pedra talvez mesmo por falta de um chicote! 
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]