collapse

Autor Tópico: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )  (Lida 7175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luis_rocha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 47
  • Agradecido: 5 vezes
    • aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:39 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #15 em: 14:12 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Nós por cá vamos-nos deliciando com os vídeos da malta dos kayaks a serem rebocados por cada burra...., se dá tanta emoção ver os vídeos nem imagino como será ter um monstro daqueles do outro lado da linha.
Mas como sempre a ganância de alguns seres da cabo destas dádivas.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #16 em: 15:12 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Não fazendo essa pesca, mas não posso deixar de comentar, tudo por causa do ser humano.
Na minha zona, este ano tem sido muito mau aos robalos no spinning… Em Outubro passado houve imenso robalo, era fazer 20/30kg de peixe em 5h de pesca (tudo peixe entre os 2 e os 5kg, de vez em quando lá aparecia um maior)… Eu e o pessoal que habitualmente pesca aqui conseguimos manter o "segredo" do local dos robalos durante perto de 1 mês… Até que estamos lá no fim da tarde e a uns 300mts de nós passa 1 barco de pesca profissional (suponho eu que fosse), eles pararam e começaram a lançar canas também, até aí tudo bem… No dia seguinte, o barco voltou lá...No 3º dia, logo pela madrugada eram dezenas de barcos naquela zona (alguns no limite da rebentação!!), desde pessoal da profissional a pessoal do cerco... passado uns dias não havia robalos para ninguém… e desde dessa altura podemos ir para onde formos que 90% das vezes é grades garantidas… e quando não é grades, é peixes com menos de 2kg...
O que quero com isto dizer é que é o Homem que destrói tudo o que encontra… A PM assobia para o lado, faz que não vê… Outra situação que me incomodou imenso foi em novembro passado, andar a circular um vídeo no porto da nazaré de barcos de pesca deitarem fora robalos (centenas!!!!) todos mortos….Se encontrar o vídeo logo o coloco aqui.
 

Offline lfbarbosapescas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
  • Agradecido: 1 vezes
    • odivelas
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:29 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #17 em: 15:53 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Fico bastante triste com essas declarações por serem todas elas verídicas,  só nos resta a todos nós como pescadores irem tentando e lembrando sempre que a pesca lúdico e um desporto e vamos para passar um bom bocado e descontrair , fazendo novas amizades e desabafando um bocado do mal que a vida nos traz . Bons convivios para todos vós e tentemos mudar a mentalidade de certos malandros que nos lixam o que temos de melhor.
 

Offline lfbarbosapescas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
  • Agradecido: 1 vezes
    • odivelas
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:29 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #18 em: 15:55 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
O mar é grande e chega para todos. O0
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #19 em: 16:13 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
É pena mas acontece. O mal está em toda a gente. Nos profissionais que rebentam com tudo depois de saberem onde anda o peixe mas dos ludicos tambem...

Ora dias a fio a fazerem 20/30 kg..... o limite são 10Kg mais o exemplar maior !! Se o peixe encosta em barda e depois da nossa conta feita, qual é a pica que dá ?! Ao que apuro foram dias a fio fáceis demais, deixa de ser pesca ludica, isso já tem outro nome oh António.
Nelson Peres
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #20 em: 17:21 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Aqui por Setúbal eu ia tirando algumas ( anos passados) até um Saveiro azul descobrir o ninho...
No espaço de 15 dias de cercos intensos desse barco elas sumiram e nunca mais senti a força .

Por aqui fala-se que a pesca na zona de Lisboa a elas é perigoso e cada vez mais complicado, o "valor" de um peixe tem causado alguns desacatos na epoca forte delas .
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #21 em: 17:26 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Quando o prazer da pesca se transforma em euros nunca é saudável !!
Nelson Peres
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #22 em: 18:06 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui por Setúbal eu ia tirando algumas ( anos passados) até um Saveiro azul descobrir o ninho...
No espaço de 15 dias de cercos intensos desse barco elas sumiram e nunca mais senti a força .

Por aqui fala-se que a pesca na zona de Lisboa a elas é perigoso e cada vez mais complicado, o "valor" de um peixe tem causado alguns desacatos na epoca forte delas .

Sempre me afastei dessa pesca precisamente por causa desses relatos. Este ano quero ver se ainda lhes dedico umas jornadas no Tejo, mas se houver confusão acabo logo a festa.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline lfbarbosapescas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
  • Agradecido: 1 vezes
    • odivelas
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:29 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #23 em: 18:07 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui por Setúbal eu ia tirando algumas ( anos passados) até um Saveiro azul descobrir o ninho...
No espaço de 15 dias de cercos intensos desse barco elas sumiram e nunca mais senti a força .

Por aqui fala-se que a pesca na zona de Lisboa a elas é perigoso e cada vez mais complicado, o "valor" de um peixe tem causado alguns desacatos na epoca forte delas .

Amigo desacatos e perigoso e para aqueles que não são pescadoresponsáveis,  nem cidadaos pois pelo menos a noite e tudo malta fixe , entre uma cervejas e 2 dedos de conversa e vamos tentando a sorte( só malta da noite ) durante o dia já me contaram de vários casos isso não são pescadores
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #24 em: 19:36 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É pena mas acontece. O mal está em toda a gente. Nos profissionais que rebentam com tudo depois de saberem onde anda o peixe mas dos ludicos tambem...

Ora dias a fio a fazerem 20/30 kg..... o limite são 10Kg mais o exemplar maior !! Se o peixe encosta em barda e depois da nossa conta feita, qual é a pica que dá ?! Ao que apuro foram dias a fio fáceis demais, deixa de ser pesca ludica, isso já tem outro nome oh António.


Quando eu disse 20/30kg era a dividir por todos (cerca de 6 pessoas), o normal era sairem 7/8 peixes entre todos...

Já agora, e por curiosidade, está legislado essa questao dos 10kg + exemplar maior?
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #25 em: 19:51 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Está António, senão nunca falariamos nisso aqui  ;)
Nelson Peres
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11210
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #26 em: 20:30 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Nélson nas corvinas trazer cerca de 70 kg. por pessoa era normal na altura para os mais batidos... Maior exemplar, mais um peixe de 7/8 kg, depois apanhas mais uma de 35 kg., lol... Não a podias cortar ao meio. Supostamente era legal.
Mas sim, abusou se, mas repara, o pescador la da cana, mesmo a abusar fazia, 3, 4 peixes, numa maré... Os cercos que são lá feitos noturnos, tudo ilegalmente, fazem 2 a 5 toneladas em uma hora. E são aos montes dentro do estuário.

Nós ludicos também passamos limites, é óbvio, mas a pesca profissional, que me desculpe, mas há muito que ultrapassou limites.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #27 em: 21:05 Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 »
Exatamente, completamente de acordo Filipe… Não são os pescadores lúdicos que "exterminam" o peixe...São sim o pessoal da profissional e do cerco… O que estes últimos apanham em 1 dia, 1 pescador lúdico não consegue apanhar em 10 anos...O da profissional, esses são outros, apesar destes serem mais seletivos e apenas capturam os maiores exemplares (dos que eu tenho conhecimento, claro… duvido que sejam todos assim)… Mas com isto tudo não tiro parte da culpa aos lúdicos… Na aberta de foz são "pescadores" todos os dias a levar robalos de palmo (e até mais pequenos) e são ás dezenas…

Na minha opinião não é por 1 pescador lúdico (ou um grupo), conseguir fazer boas capturas (em tamanho e quantidade) que irá estragar o que quer que seja...Acho que é mais grave aqueles que apanham peixe em quantidade fora da medida do que os que apanham os de porte…

Nao conhecia esse limite de captura de peixe...Qualquer um consegue ultrapassar isso "facilmente"... Tive dias tanto ao spinning, como ás douradas no surfcasting que ultrapassei, e bem, esses valores...Duvido que alguém cumpra isso, a menos que não haja peixe... mas quando ele lá está...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #28 em: 08:20 Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 »
Eu tambem concordo convosco atenção, é um tipo de pesca que é dificil olhar para o limite legal, naturalmente que não cortas o peixe ao meio ;D. Com 2 peixes podes já estar em infracção. O problema é o que já referiram...dizimam tolenadas e volta e meia aparece uma apreensãozita para fechar os olhos á malta.
Nelson Peres
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: As Corvinas já ai andam ( tão cedo ?????? )
« Responder #29 em: 10:22 Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 »
Polícia Marítima apreende toneladas de corvina no rio Tejo Embarcações operavam em conjunto em zona proibida no rio Tejo, entre Santa Apolónia e Poço de Bispo.

"As embarcações operavam em conjunto em zona proibida no rio Tejo, entre Santa Apolónia e Poço de Bispo. As duas embarcações e o pescado foram apreendidos como medida cautelar, ficando o montante da venda das corvinas cativo à ordem do processo, avaliado em cerca de 10 mil euros", refere a Polícia Marítima em comunicado.
"Sendo esta a altura do ano em que ocorre a desova das corvinas, a captura ilegal por parte dos profissionais ou o excesso de captura por parte dos pescadores lúdicos causa prejuízos ao desenvolvimento e preservação desta espécie", acrescenta.



Ler mais em: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]