collapse

Autor Tópico: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?  (Lida 3308 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« em: 02:50 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Ora Boas,  ;D

O objetivo deste post é comunicar com a malta na zona do Oeste e que pesca numa zona próxima como pescariam numa praia meio plana, com 3 coroas e um fundão entre cada uma delas e alguns canais evidenciados.

Já tenho tido uns resultados,  pois dediquei-me a conhecer completamente a área onde pesco, mas ainda não estou 100% confiante na leitura prévia das condições antes de ir pescar. Pelo que entendi até agora através das minhas jornadas, no Surfcasting da Zona Oeste (nomeadamente Praia Azul e Santa cruz), é possível pescar até 2.5m, periodos de 12s e vento até 15 nós, com chumbadas mais pesadinhas tipo pirâmide. Mais que esta ondulação e periodo já é muito difiçil manter a chumbada no pesqueiro, mesmo que esteja quietinha num fundão. No entanto se a ondulação for bastante baixa, por exemplo 1 metro, já possível pescar com periodos até 14s nomeadamente.

Também fruto das minhas jornadas posso afirmar que até agora a melhor altura é no por do sol e noite, realizar umas 4 horitas , das 18h às 22h ,mas fico sempre na duvida em relação ás marés, vale mais a pena ir com a maré cheia e realizar o anoitecer a vazar? vale mais pena ir com a maré vazia e realizar a noitada com a maré a encher?

Normalmente costumo ir para a praia ainda de dia, identifico algum possível fundão ou canal e meto aí a pesca quando a maré está vazia, e quando a maré está cheia uma coroa alta, onde possam andar restos de comida, o que fará com o peixe se concentre mais nessa zona.

No que toca a montagens, utilizo madre 0.22mm cinnectic red e shockleader 0.23 a 0.50.  Faço a montagem diretamente no shockleader. No que toca a estralhos durante o dia e ao anoitecer utilizo cerca de 1m e meio de fluor 0.30mm e quando fica de noite cerrada utilizo 1m de Monofilamento 0.40mm. Até agora tenho lidado bem com as montagens, meto um chumbinho a um palmo do anzol para não enrolar e tem corrido tudo bem. O único problema é quando o mar areia muito a chumbada, e a tentar tirá-la acabo por partir no nó da madre com o shockleader (mas são raras as vezes). As chumbadas que uso vão desde as 120g às 140g, quando o mar está mais calmo utilizo umas tipo bico de pato ou flecha, quando o mar está mais mexido utilizo pirâmide.

Gostaria de ouvir as opiniões dos experts que pescam por estes lados, ou que pesquem no geral no atlântico! Como poderei eu obter mais resultados? Será a má leitura prévia das condições do mar e das marés? Será a má leitura do pesqueiro? Serão as montagens? Qual a razão da chumbada arear , será o peso em excesso?  ???

Todas as opiniões são bem-vindas!  8)

Obrigado a todos os que resolverem participar


« Última modificação: 03:04 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 por Paul »
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #1 em: 07:08 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Penso que a nível de leitura de mar estas bem...em sitio onde haja uma coroa com um fundão é muito bom... A encher lanças para o fundão ou para o fundão do lado este da coroa (zona abrigada do mar)... A vazar podes meter no fundão na mesma, mas eu iria preferir meter no lado oeste da coroa... A ideia da coisa é tenta identificar para onde se está a dirigir a comedia e meter aí a pesca. Quem não se lembra do truque que da esferovite que os velhos pescadores usavam??  Mas isto de falar de um sitio sem o ver é muito difícil...

Acho que usas pouco comprimento de estralho... A menos que o mar não o permita, eu uso sempre pelo menos 2mts...

Relativamente a assorear a chumbada... Se ela lá ficar muito tempo é normal... Experimenta usar chumbadas de bico de pato, são a que eu mais gosto, lançam muito, fixam q.b., e é raro assorear...

Mas também nesta altura é um mês complicado de pesca (talvez o pior do ano inteiro), as douradas ainda não chegaram, os robalos a desovar... O que ainda dá alguma coisa é sargos... Portanto é normal não teres muitos resultados...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carlos_Jacinto, Paul

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #2 em: 09:44 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
Também fruto das minhas jornadas posso afirmar que até agora a melhor altura é no por do sol e noite, realizar umas 4 horitas , das 18h às 22h ,mas fico sempre na duvida em relação ás marés, vale mais a pena ir com a maré cheia e realizar o anoitecer a vazar? vale mais pena ir com a maré vazia e realizar a noitada com a maré a encher?

Começava por aqui. A melhor hora e maré é ires sempre que podes, independentemente dos estado do dos factores mencionados anteriormente.

Quando as praias estão muito areadas, a solução é entrar mar a dentro, se quiseres chegar longe, não há outra forma.

Quando está a arear, não há nada a fazer, nem chumbada melhor que outra. Há que ter sempre cuidado e ir mexendo as pescas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #3 em: 09:51 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Na zona do guincho, gosto de fazer o fim da vazante inicio da enchente, de noite.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline Piedras Negras

Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #4 em: 11:50 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Buenas ...el tema que expone el compañero tiene muchas cosas diferentes que explicar.
 Playa plana...oleaje al limite horarios mejores etc...y deberia de explicarse por partes.
 Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #5 em: 12:00 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que a nível de leitura de mar estas bem...em sitio onde haja uma coroa com um fundão é muito bom... A encher lanças para o fundão ou para o fundão do lado este da coroa (zona abrigada do mar)... A vazar podes meter no fundão na mesma, mas eu iria preferir meter no lado oeste da coroa... A ideia da coisa é tenta identificar para onde se está a dirigir a comedia e meter aí a pesca. Quem não se lembra do truque que da esferovite que os velhos pescadores usavam??  Mas isto de falar de um sitio sem o ver é muito difícil...

Acho que usas pouco comprimento de estralho... A menos que o mar não o permita, eu uso sempre pelo menos 2mts...

Relativamente a assorear a chumbada... Se ela lá ficar muito tempo é normal... Experimenta usar chumbadas de bico de pato, são a que eu mais gosto, lançam muito, fixam q.b., e é raro assorear...

Mas também nesta altura é um mês complicado de pesca (talvez o pior do ano inteiro), as douradas ainda não chegaram, os robalos a desovar... O que ainda dá alguma coisa é sargos... Portanto é normal não teres muitos resultados...


Vou seguir os conselhos. Em relação ao estralho com os mares revoltos da praia onde pesco, com esse tamanho era certinho enrolarem, mas com um mar mais calmo irei experimentar. Obrigado
« Última modificação: 12:10 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 por Paul »
 

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #6 em: 12:02 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na zona do guincho, gosto de fazer o fim da vazante inicio da enchente, de noite.

No que toca a condições prévias antes de iniciar a pesca, nessa zona, o que considera nos limites de pescável em termos de ondulação e periodos da vaga? obrigado
 

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #7 em: 12:07 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Buenas ...el tema que expone el compañero tiene muchas cosas diferentes que explicar.
 Playa plana...oleaje al limite horarios mejores etc...y deberia de explicarse por partes.
 Saludos.

Buenas, yo hablo un español medianito. Yo lo se que son muchas temáticas, pero no tengo tenido los mejores resultados e a mi me gostaria saber el porque. Ja he visto un post tuyo sobre como leer las playas que lo encontre bastante interessante. Yo penso que mi problema no es la colocacion de la pesca en lo lugar cierto e la lectura del mar, pienso que es mas relacionado con la lectura prévia del windguru adequando a mi playa.
 

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #8 em: 12:17 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas também nesta altura é um mês complicado de pesca (talvez o pior do ano inteiro), as douradas ainda não chegaram, os robalos a desovar... O que ainda dá alguma coisa é sargos... Portanto é normal não teres muitos resultados...

Pois o que é certo é que já é a 3ra vez que não apanho grade e ando a pescar apenas com uma cana, enquanto vejo malta ao lado que com 2 duas não tira nada. Eu sei que não é pura sorte, é fruto da minha leitura do pesqueiro, daí ter vindo aqui para tentar melhorar cada vez mais. Realmente não sabia que este era um mês mauzito para se pescar, já aumenta a autoestima :)
 

Offline Piedras Negras

Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #9 em: 14:01 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Ya que has comentado el tema....sabeis leerel wind guru???
Saludos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #10 em: 14:24 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas também nesta altura é um mês complicado de pesca (talvez o pior do ano inteiro), as douradas ainda não chegaram, os robalos a desovar... O que ainda dá alguma coisa é sargos... Portanto é normal não teres muitos resultados...

Pois o que é certo é que já é a 3ra vez que não apanho grade e ando a pescar apenas com uma cana, enquanto vejo malta ao lado que com 2 duas não tira nada. Eu sei que não é pura sorte, é fruto da minha leitura do pesqueiro, daí ter vindo aqui para tentar melhorar cada vez mais. Realmente não sabia que este era um mês mauzito para se pescar, já aumenta a autoestima :)

É assim, consegues fazer algumas capturas... Agora, para mim este é o pior mês porque quando eu falo que é um mes complicado é no sentido de ser complicado capturar exemplares com mais de 1kg... abaixo disso, para mim, não é contabilizado...Agora, nesta altura há muitos sargos...Na minha zona ainda nao encostaram em força, mas sei que entre peniche e sintra já andam a tirar neles...
De qualquer forma, o que importa é ir á pesca...

Agora, relativamente ás condiçoes do mar... é muito subjetivo, depende do local, especie alvo a capturar, etc...

Na minha zona gosto de pescar aos robalos com mares superiores a 3mts e periodo entre 11 e 15...quanto maior o mar, melhor...
Se for ás douradas, mar até 1.5/2mt e periodo abaixo de 11...
Para os sargos, será algo entre o mar dos robalos e das douradas, se bem que eu nao faço pesca especifica para os sargos... faço sim pesca ás douradas ou robalos e aí sim, poderei capturar algum sargo...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #11 em: 15:26 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ya que has comentado el tema....sabeis leerel wind guru???
Saludos

si lo sei, pero lo que me falta es adaptar la lectura del windguru con las playas especificas, és lo que sigo ententando entender
 

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #12 em: 16:46 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas também nesta altura é um mês complicado de pesca (talvez o pior do ano inteiro), as douradas ainda não chegaram, os robalos a desovar... O que ainda dá alguma coisa é sargos... Portanto é normal não teres muitos resultados...

Pois o que é certo é que já é a 3ra vez que não apanho grade e ando a pescar apenas com uma cana, enquanto vejo malta ao lado que com 2 duas não tira nada. Eu sei que não é pura sorte, é fruto da minha leitura do pesqueiro, daí ter vindo aqui para tentar melhorar cada vez mais. Realmente não sabia que este era um mês mauzito para se pescar, já aumenta a autoestima :)

É assim, consegues fazer algumas capturas... Agora, para mim este é o pior mês porque quando eu falo que é um mes complicado é no sentido de ser complicado capturar exemplares com mais de 1kg... abaixo disso, para mim, não é contabilizado...Agora, nesta altura há muitos sargos...Na minha zona ainda nao encostaram em força, mas sei que entre peniche e sintra já andam a tirar neles...
De qualquer forma, o que importa é ir á pesca...

Agora, relativamente ás condiçoes do mar... é muito subjetivo, depende do local, especie alvo a capturar, etc...

Na minha zona gosto de pescar aos robalos com mares superiores a 3mts e periodo entre 11 e 15...quanto maior o mar, melhor...
Se for ás douradas, mar até 1.5/2mt e periodo abaixo de 11...
Para os sargos, será algo entre o mar dos robalos e das douradas, se bem que eu nao faço pesca especifica para os sargos... faço sim pesca ás douradas ou robalos e aí sim, poderei capturar algum sargo...


Só por curiosidade, na sua zona são praias mais planas ou mais fundas? obrigado
 

Offline Piedras Negras

Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #13 em: 16:51 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ya que has comentado el tema....sabeis leerel wind guru???
Saludos

si lo sei, pero lo que me falta es adaptar la lectura del windguru con las playas especificas, és lo que sigo ententando entender
A ver...lo primero...las playas del oeste tienen orientacion norte sur y que me corrija alguien si me equivoco los vientos predominantes son la componente norte y la noroeste....la noroeste sera mejor que la norte. Pero la componente suroeste sera mejor que ninguna. Eso si con las olas del suroeste tambien. Es mas raro? Supongo que si. Los vientos menos frecuentes con su oleaje acompañado son los que nos dan grandes pescas. Ahora como saber utilizando el windguru para saber como nos llegaran las olas a la orilla. Para empezar en la primera tabla nos viene viento  olas e intervalos etc...de esa primera tabla solo es valido la direccion de los vientos y su intensidad. Para saber de verdad que mar tenemos debemos de bajar en las tablas al EWAN 5 KM ahi nos da tres cosas...la direncion normal del oleaje la direccion de la mar de fondo y la direccion de la mar de viento. Aparte altura de olas e intervalos de segundos. Si las tres estan en la misma direccion o no hay mar de viento bien...pero si la mar de viento no cuadra en la misma direccion malo.
Si algo no habeis entendido preguntar.
Y siempre tener en cuenta lo de olas y viento en la misma direccion. Pero ojo que entren aproximadamente a 45 grados de la linea de costa. Los vientos y oleajes frontales solo causan enredos.
Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Paul

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #14 em: 17:01 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Só por curiosidade, na sua zona são praias mais planas ou mais fundas? obrigado


Suponho que a praia da foz do arelho seja idêntica a sta cruz... Portanto, a cerca de 140/160 mts da costa (local onde conseguimos chegar a lançar) deverá ter uns 15/25mts de profundidade... Isto numa situação normal, sem considerar eventuais coroas ou fundoes... Às vezes temos a sorte de ter uma coroa e logo depois um bom fundão bem perto da costa (a uns 50mts), normalmente é sempre o local de eleição...

A pescar dentro da lagoa, há lá 2 sítios possivelmente mais fundos... Um que no verão passado, foi registado 18mts de profundidade... E outro deverá ter mais... Pena foi aquilo ter assoreado tudo e o que tinha 18mts, tem agora cerca de 5...mas ainda é um local de eleição para a pesca...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #15 em: 19:05 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ya que has comentado el tema....sabeis leerel wind guru???
Saludos

si lo sei, pero lo que me falta es adaptar la lectura del windguru con las playas especificas, és lo que sigo ententando entender
A ver...lo primero...las playas del oeste tienen orientacion norte sur y que me corrija alguien si me equivoco los vientos predominantes son la componente norte y la noroeste....la noroeste sera mejor que la norte. Pero la componente suroeste sera mejor que ninguna. Eso si con las olas del suroeste tambien. Es mas raro? Supongo que si. Los vientos menos frecuentes con su oleaje acompañado son los que nos dan grandes pescas. Ahora como saber utilizando el windguru para saber como nos llegaran las olas a la orilla. Para empezar en la primera tabla nos viene viento  olas e intervalos etc...de esa primera tabla solo es valido la direccion de los vientos y su intensidad. Para saber de verdad que mar tenemos debemos de bajar en las tablas al EWAN 5 KM ahi nos da tres cosas...la direncion normal del oleaje la direccion de la mar de fondo y la direccion de la mar de viento. Aparte altura de olas e intervalos de segundos. Si las tres estan en la misma direccion o no hay mar de viento bien...pero si la mar de viento no cuadra en la misma direccion malo.
Si algo no habeis entendido preguntar.
Y siempre tener en cuenta lo de olas y viento en la misma direccion. Pero ojo que entren aproximadamente a 45 grados de la linea de costa. Los vientos y oleajes frontales solo causan enredos.
Saludos.

Muchas gracias, ya he entendido un poco más del funcionamento, la tabela que te has referido es la seguiente correcto?
« Última modificação: 19:15 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 por Paul »
 

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #16 em: 19:08 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Só por curiosidade, na sua zona são praias mais planas ou mais fundas? obrigado


Suponho que a praia da foz do arelho seja idêntica a sta cruz... Portanto, a cerca de 140/160 mts da costa (local onde conseguimos chegar a lançar) deverá ter uns 15/25mts de profundidade... Isto numa situação normal, sem considerar eventuais coroas ou fundoes... Às vezes temos a sorte de ter uma coroa e logo depois um bom fundão bem perto da costa (a uns 50mts), normalmente é sempre o local de eleição...

A pescar dentro da lagoa, há lá 2 sítios possivelmente mais fundos... Um que no verão passado, foi registado 18mts de profundidade... E outro deverá ter mais... Pena foi aquilo ter assoreado tudo e o que tinha 18mts, tem agora cerca de 5...mas ainda é um local de eleição para a pesca...

Sim é relativamente parecido à foz do arelho pelo que disse. Pois sendo assim irei guiar-me um pouco pela sua experiência em relação ao windguru e adaptá-la ao meu pesqueiro, sendo que vai minimamente de encontro ao que tinha a ideia. Na praia onde pesco existe um sitio onde tem 2 ou 3 coroas de areia e entre essas coroas alguns fundões evidenciados. Tenho colocado a pesca nos fundões da maré vazia, perto de canais , senão é impossivel o peixe andar nessa área pelo que percebi. E na maré cheia coloco a pesca em cima de uma dessas coroas.

Já pesquei 2 ou 3 vezes na lagoa de Óbidos no verão só por divertimento quando fui à praia, mas sem sucesso, é um sitio espectacular para passar um bom bocado.
« Última modificação: 19:12 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 por Paul »
 

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #17 em: 19:22 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Na minha zona gosto de pescar aos robalos com mares superiores a 3mts e periodo entre 11 e 15...quanto maior o mar, melhor...
Se for ás douradas, mar até 1.5/2mt e periodo abaixo de 11...
Para os sargos, será algo entre o mar dos robalos e das douradas, se bem que eu nao faço pesca especifica para os sargos... faço sim pesca ás douradas ou robalos e aí sim, poderei capturar algum sargo...


Quando se refere a esses valores no windguru , está a falar de que tabela? GFS 27KM ou EWAM 5KM. deixo um print em baixo , normalmente a que aparece em primeiro é a gfs.
 

Offline Piedras Negras

Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #18 em: 19:54 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Correcta...esa es la tabla que debes de mirar para saber exactamente como estaran las olas. ...yo ese dia no saldria a pescar olas y viento contrarios. ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #19 em: 20:13 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Peço desculpa de discordar, mas o windguru free é uma aplicação que nem sempre é fiável.
Passo a explicar.
Pesco muito na zona do guincho até a ericeira e não é possível sendo o vento e a ondulação de noroeste devido a configuração da costa portuguesa que a ondulação seja a mesma a norte e a sul do cabo da roca.
É sempre o que aparece no windguru.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #20 em: 20:30 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Gracias. Provavelmente la razon de mi plomo se quedar fixo con la tierra e el shockleader se romper quando lo saco es porque estoy pescando contra  las ondas
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #21 em: 23:13 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sim é relativamente parecido à foz do arelho pelo que disse. Pois sendo assim irei guiar-me um pouco pela sua experiência em relação ao windguru e adaptá-la ao meu pesqueiro, sendo que vai minimamente de encontro ao que tinha a ideia. Na praia onde pesco existe um sitio onde tem 2 ou 3 coroas de areia e entre essas coroas alguns fundões evidenciados. Tenho colocado a pesca nos fundões da maré vazia, perto de canais , senão é impossivel o peixe andar nessa área pelo que percebi. E na maré cheia coloco a pesca em cima de uma dessas coroas.

Já pesquei 2 ou 3 vezes na lagoa de Óbidos no verão só por divertimento quando fui à praia, mas sem sucesso, é um sitio espectacular para passar um bom bocado.



Acho que na maré cheia poder fazer sentido pescar em cima das coroas, mas  ai depender muito da direcção das ondas, da corrente... A ideia que tu tens de ter é perceber para onde está a ir as areias dessa coroa e onde elas se estão a depositar... Pois é para essa zona que vai também a comedia... Logo o peixe procura nessa zona...
Na minha opinião, a foz é o melhor sitio para pescar douradas (verão) e robalos (inverno) na costa oeste.. O unico sitio que pode ser equiparado às douradas é possivelmente o Algarve... Nem a costa vicentina se chega próximo, apesar de também ser muito bom... Em relação aos robalos, não tenho grande conhecimento para afirmar se há locais idênticos ou melhores... Mas pelo que se ouve, a aberta é dos melhores pesqueiros para robalos em Portugal...
« Última modificação: 23:22 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #22 em: 18:48 Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 »
Fui lá um pouco desde às 17h, no windguru parecia minimamente aceitável, o mar parecia estável na zona onde estava a pescar (parecia um canal), mas apesar de parecer bom para pescar, mal punha uma chumbada, ela era levada cá para fora. Tentei com 120g, 140g e até 160g, e era 1 minuto até ser cuspida para fora... Qual será a razão para isto ter acontecido? Este é um dos problemas que ainda tenho na interpretação dos dados antes da pesca. Vou deixar algumas fotos do mar abaixo e do windguru para me poderem ajudar se possível.

O que acho estranho é já ter pescado com ondulação e periodo maior, e conseguia manter a pesca no mar com uma chumbada de 160g.
« Última modificação: 18:53 Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 por Paul »
 

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #23 em: 18:51 Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 »
Fotos:
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #24 em: 18:54 Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 »
O período esta muito alto para pescar no oeste. Salvo alguma praia mais abrigada.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #25 em: 18:56 Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O período esta muito alto para pescar no oeste. Salvo alguma praia mais abrigada.

O que é que consideras aceitável na nossa zona? em termos de ondulação e periodo.
Já ouvi tantas opiniões diferentes que até fico baralhado  :))
« Última modificação: 18:59 Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 por Paul »
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #26 em: 19:28 Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 »
Não acho que a vaga esteja assim tão grande ao ponto de não conseguir segurar a chumbada da forma como descreves... Pelas fotos, parece.me com condições razoáveis nesse aspecto...
Acho mais provavel teres dado com um canal e aí sim, é difícil pescar com essa vaga e com o mar a aumentar de tamanho... Se for esse o caso, acho melhor observares o mar e perceber para onde vai a corrente e haverá um momento em que ele diminui de intensidade... Uma boa forma de fazer isso é lançar e ver se a chumbada vai para a direita ou esquerda e tu acompanhas a andar pela praia, vai haver um momento em que vai parar ou abrandar... Será aí um bom local de pesca...

Para pescar (bem) no oeste não podes ter mar superior a 2,5mt e vaga inferior a 12...tudo o que seja acima é mais difícil, mas também se pesca... Ou então podes procurar uma praia abrigada do mar (peniche tem essa vertente que é uma mais valia)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paul

Offline Paul

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #27 em: 19:33 Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não acho que a vaga esteja assim tão grande ao ponto de não conseguir segurar a chumbada da forma como descreves... Pelas fotos, parece.me com condições razoáveis nesse aspecto...
Acho mais provavel teres dado com um canal e aí sim, é difícil pescar com essa vaga e com o mar a aumentar de tamanho... Se for esse o caso, acho melhor observares o mar e perceber para onde vai a corrente e haverá um momento em que ele diminui de intensidade... Uma boa forma de fazer isso é lançar e ver se a chumbada vai para a direita ou esquerda e tu acompanhas a andar pela praia, vai haver um momento em que vai parar ou abrandar... Será aí um bom local de pesca...

Realmente não pensei nisso, para a próxima que acontecer irei experimentar, obrigado!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #28 em: 20:30 Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 »
Esse mar até está pequeno, o periodo devia de ser grande .... ???
Nelson Peres
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #29 em: 10:27 Segunda, 18 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O período esta muito alto para pescar no oeste. Salvo alguma praia mais abrigada.

O que é que consideras aceitável na nossa zona? em termos de ondulação e periodo.
Já ouvi tantas opiniões diferentes que até fico baralhado  :))

Nessa costa período acima de 11 é para sofrer e não desfrutar da pesca.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões - Como pescam numa praia plana no Oeste atlântico?
« Responder #30 em: 10:35 Segunda, 18 de Fevereiro de 2019 »
Até 12 pescas ... mais depende do local!... Quanto às ondas para mim o ideal é ondas de 1 metro (para o robalo)... mas até 2 pescas!!!

Atenção ao windguru, nesta zona tem falhado bastante. O windy está a ser mais fiável!!!
Afonso
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]