collapse

Autor Tópico: Embuchado, libertar ou morte certa?  (Lida 3938 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nelson sampaio

Re: Embuchado, libertar ou morte certa?
« Responder #15 em: 19:30 Terça, 12 de Fevereiro de 2019 »
já pesquei vários peixe com anzois no bucho e ate nas tripas
o organismo deles expulsa os anzois,pelo menos os robalos
para mim quando os peixes veem  embuchados corto rente e agua
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Embuchado, libertar ou morte certa?
« Responder #16 em: 10:40 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
O meu amigo Macedo pescou um robalo com cerca de 5 kg e que trazia uma linha grossa a sair pelo anus, empatada num anzol que estava cravado no sistema digestivo já em estado de decomposição (o anzol), o que leva a crer que estaria ali já fazia tempo.
Pela linha e anzol, era seguramente uma montagem daqueles ferros que são cravados nas marés baixas e deixadas ficar... 
Apesar disto, o robalo atirou-se a um vinil, pelo que demonstra um comportamento predatório dentro do normal.
Aliás, eu acredito que principalmente os predadores por sucção como o robalo, esteja naturalmente preparado para os danos que causam as espinhas eriçadas dos peixes que são engolidos.
Embora a ingestão costume ser feita pela cabeça, mesmo assim acredito que haja danos..
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Embuchado, libertar ou morte certa?
« Responder #17 em: 10:57 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O meu amigo Macedo pescou um robalo com cerca de 5 kg e que trazia uma linha grossa a sair pelo anus, empatada num anzol que estava cravado no sistema digestivo já em estado de decomposição (o anzol), o que leva a crer que estaria ali já fazia tempo.
Pela linha e anzol, era seguramente uma montagem daqueles ferros que são cravados nas marés baixas e deixadas ficar... 
Apesar disto, o robalo atirou-se a um vinil, pelo que demonstra um comportamento predatório dentro do normal.
Aliás, eu acredito que principalmente os predadores por sucção como o robalo, esteja naturalmente preparado para os danos que causam as espinhas eriçadas dos peixes que são engolidos.
Embora a ingestão costume ser feita pela cabeça, mesmo assim acredito que haja danos..


Bem, faz sentido a ideia das presas dos robalos deixarem danos no sistema do robalo, visto que os pequenos peixes têm espinhas, barbatanas, etc...
O mesmo se irá, eventualmente, aplicar ás douradas, onde elas comem caranguejos e diverso marisco, onde após partir as cascas do marisco, aquilo parece lamina (já houve diversas vezes que me cortei com casca de mexilhão), assim como os caranguejos, onde as patas conseguem ser bastante afiadas…

E depois lá está, um anzol em agua salgada não dura assim tanto tempo (talvez 4/5 meses?? Ou até menos… Tive uma situação em agosto passado onde perdi todo o aparelho numa semana e passado 3 semanas, a recolher a cana, puxei esse aparelho que tinha perdido (fiquei contente, evidentemente), quando fui ver o anzol, estava já sem bico e já com claros sinais de oxidação (enferrujado)… e isto foi em 3 semanas, ora em 4/5 meses, suponho que ele já tenha desaparecido.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Embuchado, libertar ou morte certa?
« Responder #18 em: 14:33 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Acho que vi em tempos defender que não se devem usar anzóis de aço inoxidável por esse motivo, os normais enferrujam e desfazem-se, os de inox duram "para sempre" (entre aspas porque o sal do mar deve conseguir corroer eventualmente)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Embuchado, libertar ou morte certa?
« Responder #19 em: 14:50 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Boa tarde a todos.

Concordo com todas as incertezas que a maioria do Pessoal aqui referiu, atendendo a que são também minhas.

Liberto sempre todo o peixe que eventualmente capture abaixo da medida legal, assim como alguns outros que estão relativamente perto desta, mas que poderão vir a tornar-se bem grandes.

No caso de peixe com anzol embuchado, fico a pensar que não sei o que vai acontecer e quanto tempo vai andar o "desgraçado" com aquilo num determinado sítio, ou a dar voltas por todo o seu corpo, criando danos por aqui, e por ali. Neste caso, se for peixe abaixo da medida, costumo retirar o anzol e mato-o para que não sofra, devolvendo-o ao mar, onde será certamente alimento de outros seres vivos.

Neste caso tenho a certeza que não sofre e servirá de alimento a outros, sem os contaminar com um bocado de linha e respectivo anzol.

Não tenho a certeza se esta é a melhor opção, e claramente não discordo de qualquer outra, mas, para mim, parece-me a menos insegura, tendo em conta o futuro do peixe em causa, no que a sofrimento se refere, ou o que poderá causar a outros que o ingiram.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline joseferreira77

Re: Embuchado, libertar ou morte certa?
« Responder #20 em: 11:54 Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 »
fique só o registo de que a ideia de que o peixe consegue expulsar o anzol não é suposição.
isto acontece mesmo.

tipo um brinco na orelha sem cuidados alguns, a orelha vai rasgar para o brinco cair, e a ferida depois cura.

o que é mito é que o anzol se vai dissolver, que também acontece, mas os estudos indicam que o peixe expele o anzol antes do anzol degradar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline matgaiato

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
  • Agradecido: 5 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:54 Terça, 11 de Abril de 2023
Re: Embuchado, libertar ou morte certa?
« Responder #21 em: 21:45 Quarta, 17 de Janeiro de 2024 »
se for como ja vi a tentarem puxar orimeiro deixando o peixe a sangrar por todo o lado fica inutil libertar porque vai morrer  :(
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Embuchado, libertar ou morte certa?
« Responder #22 em: 17:01 Segunda, 22 de Janeiro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Algumas medidas mínimas são de facto ridículas, embora caiba a nós pescadores pormos a mão na consciência e avaliar de facto aquilo que é para nós uma medida mínima efectiva. O caso das douradas por exemplo, que é um peixe que chega aos 4/5kgs, trazer uma com 400 ou 500gr para mim dá pena sabendo que se podia tornar um belo exemplar digno de encher a alma numa jornada, ou uma corvina que todos sabemos aos pesos e tamanhos que atingem, e vamos trazer com 1kg para casa? Claro que nem todos somos iguais e pensamos da mesma maneira, mas irrita-me tanto aquela conversa do "com este tamanho fritinho é um pitéu"...


Nem mais amigo… fica na consciência de cada um trazer ou não para casa…
Há cerca de 4 anos estava na aberta da foz a corricar e aquilo estava minado de robalos de palmo, eles mandavam-se a amostras do tamanho deles... Eu apanhava e deitava fora, 1 outro sujeito já nos seus 50 anos estava ao lado e já tinha metido 2 ou 3 no saco... ele chegou-se ao pé de mim e perguntou a razao de eu mandar aqueles fora e eu disse que eram muito pequenos, foi entao que ele disse a famosa "isto frito é muito bom, e já que nao dá mais nada, sempre levo alguma coisa"... Passado 1h e pouco, simplesmente deixaram de picar os pequenos, pensei logo que os grandes estavam a entrar no pesqueiro... Foi entao que tirei 1 com quase 4kg...O homem ficou parvo a olhar para ele e perguntou-me se aquele era igual aos pequenos que ele tinha...Foi entao que ele percebeu que aqueles peixes que apanhou nunca poderiam ter a possibilidade de chegar ao tamanho daquele... E foi aí que ele me disse que nunca mais iria levar aqueles pequenos para um dia conseguir apanhar um dos grandes...Passado cerca de 1 ano o sujeito reconheceu-me (eu já nem me lembrava dele) e mostrou-me uma foto dele com 1 robalo com cerca de 3kg...Ele agradeceu-me por o ter ajudado a ver as coisas de forma diferente... Sao estas situaçoes que me deixam imensamente tocado e satisfeito com a pesca...Eu acredito que hoje deitamos fora 1 pequeno, amanha vamos ter 1 grande na ponta da linha...Acho que é muito importante sensibilizar os diversos pescadores para conseguirmos manter as especies da nossa costa...



Fantastico!
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 177
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Embuchado, libertar ou morte certa?
« Responder #23 em: 17:52 Segunda, 22 de Janeiro de 2024 »
Geralmente corto e devolvo, embora seja raro acontecer ultimamente porque raramente pratico pescas de cana no espeto.

Oiço dizer com frequência que o peixe expulsa o anzol com o tempo.

Parece-me provável. Os anzóis, em conjunto com o sal e matéria orgânica oxidam relativamente rápido.

Semelhante ao que acontece com os humanos, parece-me que uma de duas coisas pode acontecer.
Ou o sistema imunitario do peixe causa uma reacção de inflamação e acaba por expulsar o anzol mecanicamente, ou então absorve o anzol para os tecidos e forma um quisto como reacção de proteção.

Era interessante, em conjunto com uns biólogos marinhos, realizar-se um projeto para tagar peixes embuchados para perceber a taxa de sobrevivência dos espécimes quando têm um anzol cravado no bucho.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]