collapse

Autor Tópico: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana  (Lida 4107 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #15 em: 15:21 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Sim conheco a lei e sei bem que o defeso nao abrange nem pesca embarcada nem submarina.

Nao conheco especificamente as razoes mas julgo por se dever ao facto que a pesca ao Sargo nao ser muito comum nesses dois tipos de pesca. O Sargo e um peixe que, julgo que todos sabem, vivem principalmente em zonas rochosas e sao muito esquivos.....nao julgo ser de facil captura muito exemplares em embarcada ou submarina. Nao conheco muitos pescadores embarcados ou de submarina que vao a pesca/caca esclusivamente para apanhar Sargos.....talvez seja por isso que raramente vejo Sargos comercialmente a venda nas lotas, peixarias ou hipermercados!

Sou pescador esclusivamente apeado, mas nao e por isso que entro no erro da retorica queixinhas do "eles podem mas eu nao". Corcordo em absoluto que o defeso deveria ser para TODOS, mas tambem devo dizer que prefiro algum tipo de defeso que nenhum.

E ja agora, para quem acha que esta a ser tratado injustamente em comparacao com embarvada ou submarina, e favor lembrar que a anual licenca apeada e 8 euros enquanto a embarcada e 50 euros (6 x mais) e a submarina 25 (3 x mais).

Repito novamente para que nao me interpretem mal, sou pescador exclusivamente apeado, por isso nao estou a defender (ou acusar) aqui ninguem em particular. Apenas estou a dizer que deviamos ter defesos totais nos meses da desova para algumas especies se queremos continuar a pesca-las ludicamente no futuro.

« Última modificação: 15:23 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 por PMiranda »
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #16 em: 15:30 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O ludico é um dos culpados, arriscaria a dizer um dos menos culpados mas a medida é contra o ludico.

Ora ai esta um dos maiores mitos que se ouve por ai!

Os ludicos causam tanto ou mais mal do que os profissionais, basta pensares em todos os pescadores que conheces e com que ja te cruzas-te nas jornades e pensares qual a percentagem dos mesmos que respeita os tamanhos minimos ou pesos maximos.

Os pescadores ludicos no seu todo, com a pesca sem controle, sem respeitar os tamanhos minimos ou pesos maximos, conspurcar os pesqueiros, deitar lixo ao mar entre outras atitudes anti-sociais ou ilegais, no meu ver, causam mais danos do que os profissionais.....mas la cada qual tem direito a sua opiniao e eu com toda a sinceridade respeito a dos outros, apesar de me achar com direito de ter a minha!
« Última modificação: 15:33 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 por PMiranda »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Pontes

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #17 em: 15:47 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Agora fizeste-me rir... ^-^   Respondendo a tua 1 questão, uma minoria. Os sítios onde frequento é raro ver esse tipo de matanças que existe. Quanto ao mito, épa, 😁 tens alguma lota perto ?! Passa por lá, analisa as toneladas de peixe capturado e analisa a parte que nós não vimos, o peixe deitado ao mar que não chega á lota. Acabaste depois por misturar coisas, lixo, etc, isso é outro assunto. Agora pergunto-te,  acompanhando o teu raciocínio, o pescador lúdico embarcado ou submarino é ou não um pescador lúdico ?! Se o é, e se como dizes, é um dos maiores culpados, porque razão o embarcado e o submarino pode pescar e o apeado não pode pescar ?!!! Quanto á parte final eu concordo contigo, cada qual tem a sua opinião, eu discordo completamente da diferença que esta lei faz entre pescadores.
Nelson Peres
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #18 em: 16:38 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agora fizeste-me rir... ^-^   Respondendo a tua 1 questão, uma minoria. Os sítios onde frequento é raro ver esse tipo de matanças que existe.

Bom ouvir isso, na zona onde vivo e pesco e uma vergonha o que vejo aquando das minhas jornadas.

Quanto ao resto, concordo em absolution com praticamente tudo o que disseste companheiro.

Acho que, no meu testemunho acalorado, nao consegui passar bem a minha mensagem que deveria ter sido mais sucinta.

Defendo o defeso do PNSACV paraa TODOS os tipos de pesca. Se hoje em dia nao e um defeso geral, deveria o ser.

Assim como defendo que defesos temporarios, tanto para ludica como profissional, deveriam ser extendido a todo o territorio nacional e ser alargado para especies como o Robalo, Dourada, Polvo etc...

A pesca ludica esta a precisar de uma reformulacao semelhante a que aconteceu a anos atrás para a caça. So assim, no meu entender, sera possivel gerir correctamente os recursos naturais que temos nos nossos mares.

Se isso nao acontecer, o mais provavel e que, tipo tragedia dos comuns, a ganancia de alguns vai destruir
 completamente um bem que é de todos.
« Última modificação: 16:42 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 por PMiranda »
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #19 em: 16:50 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Assim já estou mais de acordo  :)
Nelson Peres
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #20 em: 17:32 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim conheco a lei e sei bem que o defeso nao abrange nem pesca embarcada nem submarina.

Nao conheco especificamente as razoes mas julgo por se dever ao facto que a pesca ao Sargo nao ser muito comum nesses dois tipos de pesca. O Sargo e um peixe que, julgo que todos sabem, vivem principalmente em zonas rochosas e sao muito esquivos.....nao julgo ser de facil captura muito exemplares em embarcada ou submarina. Nao conheco muitos pescadores embarcados ou de submarina que vao a pesca/caca esclusivamente para apanhar Sargos.....talvez seja por isso que raramente vejo Sargos comercialmente a venda nas lotas, peixarias
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nao conheco especificamente as razoes mas julgo por se dever ao facto que a pesca ao Sargo nao ser muito comum nesses dois tipos de pesca. O Sargo e um peixe que, julgo que todos sabem, vivem principalmente em zonas rochosas e sao muito esquivos.....nao julgo ser de facil captura muito exemplares em embarcada ou submarina. Nao conheco muitos pescadores embarcados ou de submarina que vao a pesca/caca esclusivamente para apanhar Sargos.....talvez seja por isso que raramente vejo Sargos comercialmente a venda nas lotas, peixarias ou hipermercados

Acabei de ver no continente sargo legítimo, capturado em alto mar a 10€ o kilo, e cada vez apanho mais mas grandes superfícies
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #21 em: 17:48 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
A pesca lúdica está como está porque uma grande maioria dos ditos pescadores lúdicos de lúdicos têm muito pouco...  :evil:
Muitos nem sabem qual o conceito de pesca lúdica nem de que formas esta pode ser exercida.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #22 em: 20:30 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O Sargo e um peixe que, julgo que todos sabem, vivem principalmente em zonas rochosas e sao muito esquivos.....nao julgo ser de facil captura muito exemplares em embarcada ou submarina


completamente errado,pelo menos no que diz respeito à caça submarina na costa vicentina.,o sargo quando entoca são ás dezenas e é só disparar para o buraco que vêm dois de cada vez,sem entocar é esquivo mas um bom caçador apanha uns quilos valentes se der com eles...até eu que não percebia nada daquilo apanhei mais de 7 kilos em duas horas..entocados claro.
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #23 em: 20:33 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
porque razão o embarcado e o submarino pode pescar e o apeado não pode pescar ?


não faz sentido.
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #24 em: 01:08 Domingo, 03 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O Sargo e um peixe que, julgo que todos sabem, vivem principalmente em zonas rochosas e sao muito esquivos.....nao julgo ser de facil captura muito exemplares em embarcada ou submarina


completamente errado,pelo menos no que diz respeito à caça submarina na costa vicentina.,o sargo quando entoca são ás dezenas e é só disparar para o buraco que vêm dois de cada vez,sem entocar é esquivo mas um bom caçador apanha uns quilos valentes se der com eles...até eu que não percebia nada daquilo apanhei mais de 7 kilos em duas horas..entocados claro.

Isso é a mesma coisa de que um homem que vai pescar pela primeira vez e dá de caras com um cardume de peixe, e em cada lançamento apanha um e leva um saco cheio para casa. Uma vez não são vezes ;) ;)
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #25 em: 06:11 Domingo, 03 de Fevereiro de 2019 »
N a tomem muito em atenção,mas na minha opiniao a culpa principal acho eu, é das autoridades e das leis feitas em dia de diarreia que elas aplicam.
Tudo começa por cima nestes assuntos acho eu.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Kapax

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 373
  • Agradecido: 81 vezes
  • A sorte não se compra tem-se
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:47 Quinta, 06 de Dezembro de 2018
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #26 em: 07:42 Domingo, 03 de Fevereiro de 2019 »
como sempre quem paga a fatura é o lúdico,não querendo fugir ao tópico mas isto de ser proibido é uma treta na zona da parede na praia está a dizer que é proibido pescar penso que é assim que está escrito(qualquer ser vivo) e para meu espanto estavam ao polvo com gancho mais tarde a pescar ao fundo,eu como estava a fazer uma feira do porta bagagem, claro estava sempre a ir ver o mar e estava sempre lá a GNR e todo a gente pescava sem ser incomodada pelas autoridades fiquei sem perceber nada...
A sorte não se compra tem-se
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #27 em: 08:26 Domingo, 03 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso é a mesma coisa de que um homem que vai pescar pela primeira vez e dá de caras com um cardume de peixe, e em cada lançamento apanha um e leva um saco cheio para casa. Uma vez não são vezes 


meu amigo,depois dessa vez apanhei mais dezenas de quilos nomeadamente no Burgau na Praia da Salema Ingrina e etc.
 conheço um que é caçador a sério que em Sagres era sempre a aviar,não é só uma vez,é saber as pedras onde é que eles andam e atirar neles.

pode caçar sargos de duas maneiras,junto à costa com a maré cheio onde eles se alimentam e onde praticamente nem é preciso mergulhar ou no fundo rochoso...se tiver pulmão para isso
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #28 em: 13:50 Domingo, 03 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
como sempre quem paga a fatura é o lúdico,não querendo fugir ao tópico mas isto de ser proibido é uma treta na zona da parede na praia está a dizer que é proibido pescar penso que é assim que está escrito(qualquer ser vivo) e para meu espanto estavam ao polvo com gancho mais tarde a pescar ao fundo,eu como estava a fazer uma feira do porta bagagem, claro estava sempre a ir ver o mar e estava sempre lá a GNR e todo a gente pescava sem ser incomodada pelas autoridades fiquei sem perceber nada...


Pergunta: há alguma coisa para perceber ?  O0 O0
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Governo proíbe pesca do polvo na costa algarvia aos fins de semana
« Responder #29 em: 16:32 Domingo, 03 de Fevereiro de 2019 »
Boas

Assunto fraturante sem dúvida!
Eu sou dos defensores do defeso, claro que o pouco defeso que temos tem muitas lacunas mas tem de se começar por algum lado!
Tem se visto muita operação contra a apanha ilegal de meixão, vê se cada vez mais operações da polícia marítima a diversas actividades ilegais e agora com a constante publicação nas redes sociais, começamos também a ter noção que eles estão cada vez mais activos.
Espero que o futuro seja mais defensor das nossas espécies costeiras, gostava de dar a provar um dia mais tarde, um robalo ou dourada legítima a um neto, com a certeza de que não provinha de proles repovoadas...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]