collapse

Autor Tópico: Douradas - Especial  (Lida 15611 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #45 em: 13:22 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
He leido el parrafo 3 veces...no me he enterado de nada. :-\ :-\ :-\
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #46 em: 13:56 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
He leido el parrafo 3 veces...no me he enterado de nada. :-\ :-\ :-\


A ideia é engodar para as douradas, tal como se faz na pesca á boia…
Na pesca á boia, normalmente usa-se sardinha, correto? Para as douradas, em surfcasting, usa-se caranguejo, navalha e mexilhão para fazer o engodo
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #47 em: 14:21 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Ya usar un cebo para atraer. Y presentar otro. Uno oloroso .
Yo uso alguna vez cebos mixtos con la tita...es decir...por ejemplo...coger mejillon o almeja pasarle la aguja licrarlo y despues forrarlo de tita y volver a licrar. Asi esta desprendiendo jugo todo el tiempo.
 El mejor es usar cola de cigala pequeña . Lo que aqui llamamos grillo.
 Saludos.
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #48 em: 14:24 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Por acaso engodar a dourada nunca fiz , nem me parece que funcione muito bem visto ser um peixe que anda relativamente longe da borda de agua ..
Mas no entanto já vi engodarem a elas, duma maneira "diferente"
Conheço um velhote que engoda quando a maré esta completamente vazia , ele aproveita essa altura para enterrar alguns sacos de rede com engodo ( não sei o que usa) e depois pesca com a agua cheia  ( a agua sobe e os sacos ficam submersos) . Sei que ele tira algumas douradas agora não posso provar que seja realmente derivado a isso ou não.
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #49 em: 14:38 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por acaso engodar a dourada nunca fiz , nem me parece que funcione muito bem visto ser um peixe que anda relativamente longe da borda de agua ..
Mas no entanto já vi engodarem a elas, duma maneira "diferente"
Conheço um velhote que engoda quando a maré esta completamente vazia , ele aproveita essa altura para enterrar alguns sacos de rede com engodo ( não sei o que usa) e depois pesca com a agua cheia  ( a agua sobe e os sacos ficam submersos) . Sei que ele tira algumas douradas agora não posso provar que seja realmente derivado a isso ou não.

Posso dizer que isto resulta...Pelo menos há mais atividade..
Há 2 formas de o fazer:

Tal, como disseste, enterrar sacos de rede muito fina na maré vazia e esperar pela maré cheia... desta forma consegue-se fazer quase sempre...

Agora, aquela que eu gosto mais de fazer e que é mais pratico é ter a uns 30/40mts  1 coroa e logo ao lado 1 remoinho na agua (onde a agua anda para trás e para a frente, totalmente diferenciado da corrente "normal")... Faz-se bolas de engodo e atira-se (no inicio atirava á  mao, agora uso uma fisga, muito mais eficaz) para esse dito remoinho... aquilo vai-se acumular no fundo e nós só temos de lançar para as proximidades (eu até costumo lançar um pouco mais e depois ir puxando lentamente até ficar no sitio para nao assustar o peixe que lá possa estar)...
Mas volto a referir, isto é uma pesca muito especifica onde:
É preciso que haja a tal coroa e o remoinho relativamente perto (isso na minha zona não é de todo um problema)
E o mais dificil é que nao haja muita gente á pesca (4-5 pessoas no maximo), porque depois é tudo a lançar para o mesmo sitio e isso tem tudo para correr mal... ah, e uma coisa que é mesmo necessaria, é essa gente ser toda amiga e conhecida, porque se nao é um grande 31... Devido ao que eu disse, este tipo de pesca só se costuma fazer de abril-junho e setembro-outubro... No verão, há muito mais gente á pesca e impossibilita isso...
 

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20167
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #50 em: 16:15 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por acaso engodar a dourada nunca fiz , nem me parece que funcione muito bem visto ser um peixe que anda relativamente longe da borda de agua ..
Mas no entanto já vi engodarem a elas, duma maneira "diferente"
Conheço um velhote que engoda quando a maré esta completamente vazia , ele aproveita essa altura para enterrar alguns sacos de rede com engodo ( não sei o que usa) e depois pesca com a agua cheia  ( a agua sobe e os sacos ficam submersos) . Sei que ele tira algumas douradas agora não posso provar que seja realmente derivado a isso ou não.

A pescar ao robalo é muito usual engodar dessa forma.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20167
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #51 em: 16:20 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
Agora, aquela que eu gosto mais de fazer e que é mais pratico é ter a uns 30/40mts  1 coroa e logo ao lado 1 remoinho na agua (onde a agua anda para trás e para a frente, totalmente diferenciado da corrente "normal")... Faz-se bolas de engodo e atira-se (no inicio atirava á  mao, agora uso uma fisga, muito mais eficaz) para esse dito remoinho... aquilo vai-se acumular no fundo e nós só temos de lançar para as proximidades ...

Isso só mesmo dentro da lagoa, ou a pescar da pedra. Surfcasting não encontras disso.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #52 em: 18:54 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Não necessariamente... Onde eu mais faço isso é na zona da aberta da foz (virado para a lagoa)... Mas também já fiz na aberta da foz virado ao mar e deu resultados,mas aí tem de ter condições perfeitas...
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Douradas - Especial
« Responder #53 em: 23:42 Quarta, 06 de Março de 2019 »
Muito bom tópico que aqui se encontra, certamente será uma mais valia para quando voltar á pesca de douradas… tem aqui cada pormenor da experiencia de cada um que acho delicioso só de ver... Já tou ansioso só de ler.
Muito obrigado pelas vossas partilhas.
 

Offline jTiago

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 1 vezes
    • rio amior
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:51 Sexta, 24 de Setembro de 2021
Re: Douradas - Especial
« Responder #54 em: 19:39 Sexta, 29 de Julho de 2022 »
Aqui está um tutorial soberbo, António Silva debitaste aqui um vasto conhecimento que é digno de respeito.
Sou tenrinho neste mundo da pesca no mar, muito mesmo. Tenho sido tão "esponja" quanto consigo mas falta muito muito mesmo.
Interessante uma coisa que já posso constatar como um dado verdadeiro, as poucas que consegui, bons exemplares a rondar os 2kg foram capturadas este ano, há algumas semanas e quase todas a uma hora muito próxima, no mesmo local, numa coroa e mesmo junto a um fundão.
Não me alargo mais, pois, não tenho conhecimentos para mais.
Grato a todos por esta partilha de conhecimento.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #55 em: 20:07 Sexta, 29 de Julho de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui está um tutorial soberbo, António Silva debitaste aqui um vasto conhecimento que é digno de respeito.
Sou tenrinho neste mundo da pesca no mar, muito mesmo. Tenho sido tão "esponja" quanto consigo mas falta muito muito mesmo.
Interessante uma coisa que já posso constatar como um dado verdadeiro, as poucas que consegui, bons exemplares a rondar os 2kg foram capturadas este ano, há algumas semanas e quase todas a uma hora muito próxima, no mesmo local, numa coroa e mesmo junto a um fundão.
Não me alargo mais, pois, não tenho conhecimentos para mais.
Grato a todos por esta partilha de conhecimento.
Como acontece com todos, o conhecimento vem através das experiências que vai tendo. Vai a pesca, tenta por em prática tudo o que tens bebido e vai registado o que te acontece, tentando perceber os motivos. Aproveita esse cantinho que encontraste 💪
Nelson Peres
 

Offline _marcelo_

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 34 vezes
    • Loures - Vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:35 Terça, 20 de Abril de 2021
Re: Douradas - Especial
« Responder #56 em: 15:37 Segunda, 01 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
--> Uma ultima conclusao (se é que pode ser assim chamada), as douradas pegam mais ás segundas-feiras, independentemente da lua/maré, não consigo explicar isto, mas em todas as semanas os melhor dia de peixe é a 2ª feira... nao consigo arranjar explicaçao para isso.
Isto sao algumas das conclusoes que eu tiro ao analisar os meus registos todos


Aos Domingos os pescadores "profissionais" não saiem para o mar. Poderemos associar esse facto ao que relata?


Obrigado pelas participações, muito enriquecedor! É uma espécie que tenho como alvo desde que me iniciei mais a sério na pesca, há cerca de 1 ano, e cuja ainda procuro a primeira.
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [Hoje às 09:38]

Seria um bodiao, arco íris? por rui salmonete [Hoje às 03:39]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]