collapse

Autor Tópico: Douradas - Especial  (Lida 15652 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #30 em: 14:52 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
Achei muito curioso o amigo Piedras Negras (companheiro, a língua não impede, conseguimos no entender facilmente) quando refere a direção das ondas, de facto nunca me tinha passado isso pela cabeça nem nunca me lembrei de analisar isso… certamente quando fizer a próxima pescaria, vou ter isso em consideração. Muito obrigado.

Na minha zona de pesca é um dos factores mais importantes, e a ter sempre em conta.
Sempre que há um obstáculo que pode cortar a força da onda.
A direção da onda ( para os surfistas o Swell ) numa praia aberta pode não fazer grande diferença, a não ser levar as pescas e a comedia para determinado lugar.
Dou como exemplo o Baleal. Se a onda vier de Noroeste, mesmo que esteja um mar de 2/3 metros, a praia a norte do Baleal, e numa extensão de +/- 1Km não têm ondas ( ou são pequenas ).

Por esta e outras razões conhecer bem o pesqueiro é essencial.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: A Guedes

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #31 em: 16:57 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Me ha encantado leer los ultimos apuntes. Sobre experiencias y datos. Yo de muy joven ya apuntaba todos los datos de una jornada de pesca. Lo mio ultimamente es buscar casi lo imposible. Es decir buscar aquella dorada grandiosa . Y como bien dicen los compañeros quizas pasen junto a nuestros anzuelos incluso se paren a mirarlo pero quizas ese dia prefiero comer otra cosa o ya tiene la barriga bien llena.
 De las especies que normalmente se pueden pescar la dorada es la que mas dolores de cabeza me ha dado. Por falta de patron pero puedo decir que al menos con las gordas he sacado conclusiones . Una de ellas es la puesta de la luna....imaginar un dia de pleamar a las 14:00 con bajamar sobre las 20:00 y es un dia tipico de doradas que nos han entrado a media marea de subida despues alguna casi en la pleamar y ya alguna al cumplirse la primera de bajada...pues bien si miramos la tabla de mareas seguramente la luna se pondra en el horizonte sobre 18:30 o 19;00 de la tarde....yo siempre espero ese momento pues en ese instante he cogido la mas gorda del dia. Y ya se me ha repetido imnumerables veces...pero tambien puedo decir que eso no se me a cumplido en todas las playas. Para mi el mejor momento siempre ha sido cuando se cumple la primera hora de bajada.
Otra cuestion que suelo tener en cuenta es la claridad del agua. No solo por el tema de los hilos a usar sino porque como haya luna llena decidiran comer de noche antes que de dia. A agua mas clara y coincidiendo estos factores con luna llena entraran mas de nocje que de dia sobre todo en el algarve. Cosa muy rara en Huelva. Ya que las aguas son mas turbias aqui que alli. Para mi las mejores noches son las de cuarto creciente y no solo para la dorada...

Ahora bien todas estas conjeturas y temas de tablas solunares etc etc ...no suelen acertar casi nunca y digo casi nunca porue estoy harto de comprobar el tema de los vientos y las olas como el gran factor determinante en una jornada de pesca. La direccion de olas y vientos es mi gran base a la hora de saber que jornada voy a tener  y que cebos llevar y machacar varias webs de pronosticos para intentar saber si el dia tendra algun cambio que me de alguna alegria.
Un dia que tenga ganas de escribir hare una exposicion detallada de mis teorias. Y que factores son determinantes para elegir ir aun lugar u a otro segun viento y olas.
Ahora pondre una foto de un parte de pesca de hace muchos años cuando empece a interesarme por estos temas.
Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, DGuerra, A Guedes, Ricardo Nunes, Xenas

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #32 em: 17:17 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »


Aqui teneis una foto de lo que hacia hace 25 años para intentar aprender y descifrar el tema de como acertar en la pesca. Muchas hojas asi rellenas y muchos graficos sobre direccion de vientos y olas para ir entendiendo poco a poco esta aficion que nos mueve.
 Vereis fecha y fase lunar vientos coef de mareas descripcion del dia cebos piezas todo lo que en aquella epoca me imaginaba interesante para aprender.
Hoy dia tenemos las webs de pronosticos que ayudan y mucho.
 Bueno espero os guste. Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: zman101, DGuerra, A Guedes, Ricardo Nunes

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #33 em: 18:16 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Eu tambem fazia tabelas do genero  ;D mas já não as tenho.
Nelson Peres
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #34 em: 19:47 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Pela experiência que tenho, baseando-me nos locais onde pesco e tento em atenção muitas ads variantes atrás referidas, não estou em condições de defender a ideia das douradas alimentarem-se na mesma hora solar, já tive dias seguidos a bater certo, poucos mas efectivos, a maioria deles sem baterem certo. Quando dou com as douradas, no dia seguinte e nos próximos procuro garantir que pesco na mesma maré procurando chegar umas horas antes. Já tive dias em que as douradas comiam na mesma maré, dias em que comeram em marés diferentes....
Posso dizer que apanho 85% das douradas de manha porque pesco quase sempre só de manha ;D mas não posso dizer que as douradas na minha zona só dão de manhã, naturalmente. Há uma altura do dia, que eu não dispenso, que é o nascer do dia. Em qualquer nascer do dia tenho a atenção no estado máximo.



Penso que isso varia mesmo de local, suponho que pesques em fundos de areia (suponho eu, não sei), ao contrario do meu canto, onde há uma zona submersa cheia de meixelhão, percebes e algum berbigão, daí as douradas e sargos irem lá mariscar...
Posso também dizer que aqui nao se apanha peixe ao amanhecer e durante as manhas, já la fui imensas vezes (muitas mesmo) e nunca apanhei nada de relevante...


Ao ler o comentario do Rider (acerca das direçao das ondas), lembrei-me de algo muito importante (na minha opiniao), que é... ás douradas, nao gosto que a chumbada fique fixa, gosto de lançar e que ela se desloque alguns metros (nada de exagerado, como é evidente) e assim vai procurar o local onde a comedia se junta.


Acho delicioso ler todos estes comentarios e constatar que de facto cada sitio é unico e o que é verdade na foz do arelho já não é tão adequado ao algarve... alias, o que é verdade na foz não é tao linear no baleal (que está a apenas uns 20km de distancia)...
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #35 em: 21:37 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Tá aqui um excelente tópico, mesmo não sendo a minha pesca é de valor e sempre uma delicia ler e comparar as várias ilações de cada um.
Por vezes podemos comparar com algumas que já tivemos e outras nem pela cabeça nos passava.
Muito bom mesmo.

Sobre a participação e como já disse o Nelson , a não participação pode advir de várias situações e não devemos condená-las.
Apenas e sim agradecer e sempre que possamos, partilhar alguma coisa que achemos para nós importante.

Excelente

 
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #36 em: 14:38 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
Falou se aqui que as douradas passam a mesma hora pelo mesmo local .. a mesma hora em termos de relógio não confirmo , mas na mesma altura da maré ( ex as 2 horas de enchente/vazante ) isso confirmo . Pode ser coincidência ou pode até não ser , mas já por diversas vezes tem batido certo esta jogada que faço .
Neste caso apenas fiz num canal por onde supostamente elas passam e bateu certo por diversos dias consecutivos .

Abraços
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #37 em: 19:16 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
Buenas tardes señores. Hare una nueva aportacion a este post... en octubre estuve unos dias de vacaciones y aproveche para salir a tentar las doradas a la playa de Falesia...fueron los dias 17...20 y 21 de octubre. Los tres dias saque doradas pero en funcion de los vientos la situacion fue muy diferente cada dia. Este post es un ejemplo de mi teoria de los vientos y la influencia con la direccion del oleaje.
Acontinuacion pondre un grafico de como fue el dia en cuanto a vientos y olas y las conclusiones que saque de edtos 3 dias.

En este grafico podemos ver la orientacion de la playa norte sur con la linea de costa. Tambien vemos la direccion del oleaje y los segundos de intervalo y esta señalado la evolucion del viento de mañana y tarde. Pues bien pasare a detallar el dia.
 La mar presentaba un aspecto muy bueno para la pesca de la dorada y el agua estaba bastante limpia y clara sin nada de limo.
Por la mañana cuando llegue el viento era flojo de componente norte variable ...es decir contrario totelmente a la direccion del oleaje...que me encontre cuando empece a pescar?...pescado chico que se comia todo el cebo. Recurri al cangrejo y algunas veces tambien desaparecia. Pero conforme pasaba el dia el viento norte desaparecio se quedo el dia calmo y en el cambio de marea empezo a soplar timidamente brisa de poniente...es decir el viento empezo a alinearse con la direccion de las olas...no tardo...enseguida saque 3 bailas seguidas y cumplida la primera de bajada el viento arrecio levanto mas oleaje y cogi la primera dorada del dia de 1 kg...poco mas tarde segunda picada y otra dorada kilera y enseguida otra. Todas iguales. Otra baila mas entro todo a la tita de palangre y todo se paro. Y mediada la vaciante recibi la picada del año...una doblada brutal sacando hilo y empece una larga pelea que duro 15 minutos grabado en video .nada mas coger la caña recibi varios cabezazos largo con sacada de hilo y despues se dejo venir hasta la rompiente donde la pelea fue tremenda se venia arriba y daba coletazos como si fuera robalo...la playa se me lleno de paseantes viendo la pelea...tres veces puse el plomo en seco y tres veces cuando venia la ola esperada para sacarla cogia agua y me volvia a saltar la rompiente. La lucha se me hizo interminable la vi varias veces y rondaba los 5 kgs...la cuarta vez que puse el plomo en arena tuve la mala suerte de que el unico ramajo de limo que habia en el agua se le engancho a la dorada en la frente y en la siguiente ola al retroceder con lo empinada de la orilla y la fuerza del oleaje me la arranco del anzuelo y se la llevo😭😭😭😭la cara tonto que se me quedo fue tremenda. Cuando vi el video en casa de coraje lo borre.
Pero la insistencia y no tirar la toalla nunca me recompenso con otra picada y otra pelea y pude sacar una de 2 kgs y luego otra kilera.
En dedinitiva...lo que fue una mañana desesperante con el cambio de viento se convirtio en un bonito dia de pesca con 9 piezas ...4 bailas y 5 doradas.
 Esta.misma situacion descrita me ha ocurrido muchas veces con la entrada del poniente y tambien decir que la temperatura del agua estos dias fue de 19 °.
 Saludos...despues describire los dos dias siguientes. De los tres dias tengo videos donde se ve la mar y de donde tira el oleaje.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Xenas

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #38 em: 20:15 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
Piedras, foi uma pena perder essa dourada XXL !! Podemos ver o video ? Seria interessante.
Nelson Peres
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #39 em: 20:34 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
El video de la que se escapo lo borre como he puesto anteriormente. Solo lo vi una vez. No pude aguantar la rabia¡¡¡...de ese dia tengo otro y otros dos de los dos dias siguientes. Copiare el enlace y los colocare.
 Saludos.
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #40 em: 20:38 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Dia 17-10-18
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #41 em: 17:11 Terça, 12 de Fevereiro de 2019 »
Muito bom vídeo amigo Piedras…
Venho novamente desenterrar este tópico para ver se o pessoal consegue dar mais umas opiniões de como faz a sua pesca… Sei que há por aqui pessoal de setubal, costa vicentina, oeste, etc... que poderiam também contribuir para todos aprendermos… pois a pesca trata-se disso mesmo, dar e receber conhecimento.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: odi

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Douradas - Especial
« Responder #42 em: 21:07 Terça, 12 de Fevereiro de 2019 »
Se me é permitido, como já referi eu adoro pesquisar, e já que não se pesca (por enquanto), pesquisa-se. Encontrei um artigo muito interessante, e que passo a citar:

"AS DOURADAS, HABITAT, MORFOLOGIA E EFEITOS ECOLÓGICOS
O seu nome comum é dourada é um peixe com um alto valor gastronómico, bem como na pesca lúdica e desportiva , o nome é dado pela linha de cor dourada entre os olhos. É um peixe de ventre prateado e dorso acinzentado, com mancha negra por cima do opérculo e mancha dourada entre os olhos, envolvida por duas zonas escuras. Apresenta lábios grossos e dentes frontais fortes e pode atingir os 100 cm de comprimento e o seu peso até aos 8 quilos.

A pesca da dourada é geralmente feita a partir da costa em praias ou molhos, pois é aí que elas habitam geralmente, por uma ampla área que vai desde do Mar Mediterrâneo à América do Sul. Dependendo da sua maturação as douradas são mais comuns em certas áreas, por exemplo, as mais jovens junto à costa e ao litoral, enquanto os exemplares mais adultos se encontram em águas mais profundas.

A dourada gosta de fundos rochosos do sublitoral ou fundos arenosos. A reprodução da dourada é curiosa, pelo menos até 2 anos de idade são do sexo masculino, mas quando atingem os 3 anos de idade, tornam-se fêmeas com a capacidade de por ovos, esse tipo de espécie é conhecida como hermafrodita pro-normativa. Os meses durante o outono e o inverno são dedicados à reprodução. A dourada é sem dúvida uma das espécies com maior interesse no desporto da pesca. A sua dieta é baseada em pequenos peixes, crustáceos e moluscos.

Nome científico: Sparus aurata
Família : Sparidae
Peso máximo: 7 a 8 kg.
Comprimento máximo: 100 cm
Os efeitos ecológicos da pesca comercial e da pesca lúdica nas populações de douradas não são conhecidas visto que não existem avaliações cientificas disponíveis, no geral, a Dourada tende a ser relativamente resistente à sobrepesca.

A pesca de Arrasto é um método de pesca não selectiva com muitas capturas acessórias indesejadas, incluindo espécies sensíveis e protegidas de fundo ou pelágicas. Apesar do tresmalho fixo ser mais seletivo, não existem dados específicos sobre o seu impacto. A pesca de cana ou as armadilhas são mais seletivas, têm poucas devoluções e têm poucos impactos negativos ambientais, mas para isso caro companheiro não esquecer de deixar o pesqueiro limpo e devolver ao mar os exemplares sem as medidas legais, tamanho mínimo de captura 19 cm.

A PESCA DA DOURADA, TRUQUES, TÉCNICAS E CONSELHOS
Desafiando as temperaturas mais baixas e os ventos frios desta época do ano, o mar mais agitado, atrever-mo-nos na procura das primeiras douradas do ano em praias de areia, onde precisamos de condições muito específicas, de lançamentos longos e os melhores iscos para tentar capturar uma bela dourada. Entre o dia e a noite, jornada após jornada, lá nos chega o comentário de que elas encostaram em tal praia e que o companheiro de pesca capturou um belo exemplar de três ou quatro quilos, e isso faz-nos pensar imediatamente numa jornada de pesca, pensando que se uma dourada saiu naquela praia, talvez em outras praias que são semelhante na região poderemos ser nós a conseguir uma grande captura.

A PESCA DA DOURADA NO OUTONO/INVERNO, CONDIÇÕES NECESSÁRIAS
Com as condições meteorológicas e do mar a alterarem-se após o verão a entrada nas estações de outono e inverno trazem-nos condições de pesca distintas em que há dias que nos parecem alinharem-se para as condições ideais nos pesqueiros para tentarmos umas boas capturas de douradas que passam mais junto da costa em fundos rochosos bom para a pesca embarcada, mas também para a pesca de surfcasting pois elas vêm junto das praias à procura de comida.

Nem tudo se resume ao nosso desejo de obter uma boa captura, pois na prática nem sempre é assim, devemos analisar bem as condições do mar, do pesqueiro, do tempo para a pesca na praia, sendo que a pesca embarcada pode oferecer melhores opções em termos de fundos removidos e com mais comida e maior proximidade com zonas rochosas onde poderão estar as douradas com maior actividade, pescando até ao limite em qualquer uma das situações praticadas apostando em linhas ultrafinas, montagens discretas, iscos que permitam lançamentos longos no surfcasting tirando partido das melhores canas que tivermos, só assim poderemos conseguir alcançar os melhores fundos onde poderão estar as grandes douradas de outono e inverno.

Mas como sabemos depois de conseguirmos ferrar uma dourada ainda é necessário controlar a ansiedade e a adrenalina de sentirmos o peixe na linha e recuperar até nós através de uma bela luta pois estamos a pescar a longas distancia com linhas finas aguentando a tensão em todos os momentos e ir recuperando com o equilíbrio do drag do carreto o trabalhar da cana, não esquecendo que nos últimos dez a quinze metros da margem as grandes investidas para baixo que a dourada faz na tentativa de se libertar do anzol, o segredo é resistir à tentação de a colocar em seco e trabalhar, trabalhar até estar cansada e vê-la finalmente deitar-se já próxima da margem onde será mais fácil e seguro recolher o peixe.

ÁGUAS TAPADAS APÓS MAU TEMPO…
Pode ser uma das melhores opções que poderemos ter nas pescarias de inverno, pois em alguns pesqueiros de rocha com bons fundos é mais provável de podermos capturar douradas mesmo com aguas mais paradas e claras o mesmo não é tão válido para para que entrem nas praias ao alcance dos nossos lançamentos.

No nosso pensamento está que depois de dias de mau tempo, de mar com maior agitação marítima que movem as areais, os fundos, o alimento  e alterando as praias e pesqueiros para condições mais favoráveis à presença de bons exemplares., se o mar permanecer excessivamente parado por muitos dias, os fundos tornam-se mais compactados de tal forma que o peixe tem maior dificuldade em permanecer junto à costa pela dificuldade em encontrar comida, baixando a sua actividade na área de alcance dos nosso lançamentos, sendo por vezes suficiente o encrespar do mar através de ventos mais fortes para que provoque o levantamento das primeiras camadas de areia nos fundos especialmente em praias de baixa profundidade para que volte haver actividade dos peixe na procura de alimento mais próximo da costa ou das margens.

A PACIÊNCIA NA PESCA À DOURADA SERÁ A TUA MAIOR VIRTUDE
As condições para pescarmos podem não ser as melhores com mar bravo, ventos a soprar com intensidade podemos nos iludir e fazer de conta que sabemos como pescar, mas a pesca à dourada é complicada pela sua astucia, embora possamos conseguir mesmo nessas condições alguma captura, mas o custo será muitos estralhos enleados, linhas cruzadas e até mesmo outros percalços.

Devemos estar prontos para quando as condições forem melhores quer na diminuição do mar quer do vento, e se não poder ser nesse dia, seja no próximo esteja a efectuar lançamentos pois é de aproveitar sendo mais provável  o encostar do peixe para comer, de várias espécies e tamanhos e quem sabe entre as espécies uma bela dourada.

No entanto devemos ter em atenção nesta época do ano às possíveis alterações repentinas do tempo pois estamos a pescar com canas de carbono que podem atrair descargas eléctricas, se tivermos a pescar com bom tempo e um belo sol e houver uma mudança repentina, essa baixa de pressão e a instabilidade por vezes provoca que o peixe entre em actividade e por vezes muitos mais próximo das margens do que pensamos, devemos estar atentos e fazer uma procura com lançamentos a distancias diferentes com as várias canas de forma a detectar para onde se move o peixe possibilitando uma ou duas boas capturas.

Será que existe um ponto exacto para pescar douradas ?

Penso que não, mas devemos estar atentos a algumas zonas nas praias, como por exemplo diferentes zonas na cor da agua onde podemos localizar correntes de agua em especial em praias de pouca profundidade e possivelmente serão canais pelos quais os peixes se deslocam para entrar ou sair da praia á procura de comida, essas mudanças de cor podem também indicar diferenças de temperatura e geralmente zonas são mais fundas, sendo este um dos pontos que poderá fazer a diferença entre uma boa captura e uma grade.

Nos dias de águas mais calmas e quando todos esperamos que o mar tenha outras condições devemos estar atentos durante as marés vazias nas zonas onde podem remexer as areias na procura de conchas, vermes e outros bivalves podendo ser uma boa opção pescar nessa zona assim que possível nas marés seguintes.

MATERIAL DE PESCA PARA A DOURADA, LANÇAMENTOS NO LIMITE…
Salvo algumas excepções em que conseguimos capturar em lançamentos mais curtos, pescar no inverno em especial em praias de pouca profundidade e não só, temos que colocar o material de pesca a trabalhar no limite para se conseguir maiores distancias nos lançamentos, para estarmos mais perto de alcançar os nossos objectivos temos de montar os carretos com bobines de fio fino, chicote cónicos, canas com boa acção e capazes de suportar todo o impacto na altura do lançamento.

No Surfcasting e na pesca à dourada todo o material é posto à prova no seu limite durante o lançamento para se obter maiores distancias.

Isto pressupõe que estaremos a pescar com fio no carreto entre 0,16mm e 0,22mm na madre e com chicote cónico de 15 metros a começar entre os 0,18mm e os 0,24mm e a acabar entre os 0.50mm e os 0.57mm para suportar todo o impacto do lançamento, optimizando todo o conjunto de material para podermos ganhar metros nunca esquecendo a importância do tipo de chumbada a usar quer pelo seu formato quer pelas condições do mar em especial as correntes, ter cuidado especial na hora de levantar do fundo pois poderá estar assoreada e com fios finos poderá partir no nó de união das duas linhas, devem-se utilizar chumbadas tipo casting e evitar urfes e todos os tipos de acessórios que poderão reduzir as distancias do lançamento e também dar menos nas vistas.

Em termos de canas devemos optar por canas de carbono com ponteiras híbridas devido ao seu rendimento no lançamento e ajudam a detectar as picadas leves das douradas em grandes distancias, a isto juntamos para trabalhar um peixe grande com o drag do carreto mais solto, pois são canas mais cómodas, leves e ajudam bastante a cansar o peixe pela acção da sua ponteira ser sensível ajudando no trabalho de tracção sobre o peixe que temos no anzol.

TIPOS DE ISCOS NA PESCA À DOURADA
Aquele que mais me inspira confiança em qualquer zona é o Ralo, não sendo o mais aconselhado para longos lançamentos devido à sua fragilidade Uma vez que optamos por lançamentos de longas distancias devemos evitar iscos volumosos e pesados, assim sendo temos boas opções como as minhocas, o americano, a borracheira, as titas, os bibis tal como uma tira fina de choco fresco imitando uma minhoca ou um lingueirão/navalha, mas como também pescamos com duas ou três canas devemos colocar diferentes iscos e a diferentes distancias podendo assim serem usados iscos mais frágeis como mexilhão, ameijoa, ganso ou iscos mais pesados e volumosos como o caranguejo.

Depois de lançarmos só nos resta espera que este mítico peixe esteja activo na zona e devore o nosso isco dando aquela picada que tanto esperamos, não nos resta mais nada que estarmos preparados para esse momento de adrenalina e tensão, com muita calma segurando na cana e ajustando o drag do carreto e trabalhando o peixe numa recuperação lenta até ficar cansada, devemos ter atenção e cuidado com a proximidade de outras canas para as linhas não se cruzarem durante a recuperação, com a direcção que o peixe toma e as brutais arrancadas que elas fazem provocando momentos de calor, suor e muita tensão pois pescar com fios finos também ajuda no nosso subconsciente.

CONSELHOS PARA A PESCA À DOURADA COM SUCESSO
Neste tipo de pesca existem vários fatores que o poderão levar a ter mais ou menos sucesso.

A escolha do pesqueiro e a leitura das suas características e condições;
A escolha do isco pois não será igual estar a pescar na zona do Algarve, Costa Vicentina ou Aveiro por exemplo;
Quer se queira ou não, a escolha do material de pesca tem alguma influência na pesca às douradas, sobretudo nas linhas e anzóis;
Na execução do lançamento manter a bobine no seu curso mais elevado;
Após o lançamento ajustar a drag do carreto para que esteja preparado para a luta da recuperação;
Durante a  recuperação manter a cana a cerca de 45 graus, mais ou menos, e dirija o ponteira na direcção que a dourada esta correndo; acompanhando este trabalho com drag do carreto.
Após uma boa captura e uma luta de 5, 10 ou 20 min, reveja o nó de união da madre ao chicote cónico e troque o estralho;
Como a pesca não é uma ciência exacta, e depende da perícia e da experiência de cada um de nós pescadores o sucesso será sempre insistir e insistir… na procura da rainha Dourada!

Bons lances a todos !!!"

Texto de Fernando Agostinho em pescaludica.pt

Se infringi alguma regra do fórum, ou passei a ideia de alguma publicidade, as minhas desculpas mas não é de longe essa a minha intenção.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, zman101, Sérgio Sá, DGuerra, johnteixeira

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #43 em: 10:48 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Muito bom texto… Obrigado pela partilha!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #44 em: 12:22 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Ah, lembrei-me de um pequeno truque que já fiz, consoante as condições do mar...

Quando estao todas as condiçoes reunidas (é preciso muito tempo e o mar ajudar), é sempre bom engodar... Mas claro, na minha zona isto é um segredo muito bem guardado e poucos o sabem fazer...

Esta ideia surgiu numa conversa de café (assim como quase todas as grandes ideias que temos), onde estavamos a falar da pesca ao carapau... Foi entao que me lembrei de lançar para o ar a ideia de engodar ás douradas (os peixes sao todos identicos, sem sentem algo que lhes agrada, vao lá... depois podem ser mais ou menos desconfiados)... No inicio o pessoal ficou um bocado "ah, tas a falar a serio?"... mas na pescaria seguinte, fizemos engodo de sardinha (erro grave), encostou tudo menos as douradas... foi aí que me lembrei de se pesco com x, tenho de engodar com x... 2 dias depois, voltei lá e fiz um engodo com navalhas, caranguejo e mexilhao...Assim que cheguei, meti lá muito engodo... Posso dizer que deu/dá excelentes resultados... Mas volto a frisar, é preciso haver condiçoes muito especificas...

Aqui na minha zona nem sonham que há quem faça isto, alias, quem pesca aqui, só tem conhecimento 4 pessoas... e ninguem abre muito o jogo acerca disso...

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]