collapse

Autor Tópico: Douradas - Especial  (Lida 15464 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #15 em: 16:14 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Muito interessante o ponto de vista e que eu comungo também òh Rider. Todos temos essas perguntas sem resposta, histórias iguais ou parecidas e explicação exacta não há. Podemos, no máximo, tentar encontrar explicações, é um mistério por descobrir. Numa descobriremos  ^-^, o importante é lá ir e fazer para sermos nós os sortudos nos dias em que a sorte é preciso. Mas como costumo dizer, a sorte dá muito trabalho !!!
Nelson Peres
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Douradas - Especial
« Responder #16 em: 16:20 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Estive muitos anos sem pescar, infelizmente. Desde que voltei a pegar no vício, tenho tentado actualizar-me o mais possível e até ao material. Em relação ao surfcasting propriamente dito, ainda estou muito verdinho, pois pescava muito ao fundo sim, mas era rockfishing.

Recordo-me de há uns bons anos atrás, num dos meus sítios de eleição, junto a uns antigos viveiros em Sines, ir lá fazer umas pescas á boia e á chumbadinha nos primeiros meses quentes (junho/julho), e era comum tirar douradas com anelideos, que aliás eu mal usava qualquer outro isco. De tal forma, que eu ficava mais satisfeito com um bom sargo que uma douradita (aquelas quileiras e troféus nunca me calhou), e eu queria era peixe, o resto era conversa.

Talvez por tudo isto junto, e o facto de ainda não ter tido resultados relevantes ou dignos de registo no surfcasting, eu não vejo a dourada (ainda) como aquele troféu que todos almejam. Honestamente, e acredito que isto faça confusão a algumas pessoas, eu anseio mesmo por um belo robalo e/ou linguado, pois são aquelas espécies que sempre teimaram em pouco ou nada cair nos meus anzois.

Aparte de tudo isso, tenho tentado aprender ao máximo, e tb contribuir com o pouco que sei, sobre as espécies e como ter sucesso numa jornada.
Sempre que posso lá vou eu, e cada jornada é uma aprendizagem, mas quando a vida não permite gosto de pesquisar. Aquilo que tenho como "certo", é que as douradas são muito esquivas, e quanto mais velhas/maiores pior. Gostam de mares mais calmos e mais claros. Têm maior actividade durante o dia, embora tb se pesquem á noite, e os meses melhores para a sua captura vão desde meados de abril até finais de setembro, tendo como referência a costa de sul para norte, ou seja, mais a sul começam a dar sinais de si mais cedo, inclusive como o amigo mencionou acima há todo o ano, e vão "aparecendo" mais tarde quanto mais a norte se estiver. Não invalida que nos restantes meses, principalmente os de outono/inverno não se capturem douradas, mas vão estar magras, principalmente após a desova.
As grandes são mais "finas" a comer, sendo geralmente capturadas pelo beicinho, ao passo que as mais jovens vêm muitas vezes embuchadas.
Embora não haja um "quadro padrão", se num dia num pesqueiro se fizer uma boa captura de douradas, e no dia se repetirem as mesmas condições no pesqueiro, há grandes hipóteses de elas lá estarem.
'Informação retirada de uma live que assisti sobre douradas e o seu comportamento por NR surfcasting'

Deixo aqui o meu pequeno contributo, é o que sei ou tenho ideia, pois como disse, ainda sou novato nessas andanças  :-[
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, DGuerra, A Guedes, V. Turda

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #17 em: 17:48 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Rider

Gostei muito de ler , bate tudo certo o que falas te amigo, uma salva de palmas  :aplau: :aplau:

A unica certeza que pode-mos retirar da pesca é que nada é certo  :))
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Douradas - Especial
« Responder #18 em: 19:55 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
EIs uma espécie que nunca dediquei muito, talvez porque nao consigo deixar de pescar nos sargos e robalos....

Mas partilho coisas que sei pelo que vejo e vou ouvindo do pessoal,  ao longo dos anos, sobretudo o mais velho, pois no tempo deles a dourada era das especies que mais abundavam pela nossa costa.

Aqui pelas zonas que melhor conheço, no Parque Natural de Sintra Cascais, as douradas sao bastante esquivas nos meses de dezembro e janeiro mas costumam logo aparecer em quantidade em fevereiro ou março , magras,  tanto se podem pescar das pedras ou da praia. Em quase todo o lado se podem pescar. Nas praias arenosas quase sempre é necessario lançar muito longe , sendo também um peixe que tal como o sargo aproxima-se mais com o mar a enher. A partir de agosto/setembro é uma epoca muito boa, e quando ainda havia anos em que chovia muito em outubro e novembro, esses eram realmente meses de quantidade e qualidade, e o peixe comia à bruta, nao ligando muito aos iscos nem aos aparelhos usados.

Os mares para elas tanto servem o mais fortes como os mais parados. Acho que é mais correcto dizermos que as douradas sao talvez o único peixe apetecível que também se pesca com mares calmos e aguas bem transparentes. Ja vi grandes douradas pescadas em mares fortes , em fundoes junto as pedras mas tambem em aguas calmas e rasas a varias dezenas de metros da praia.

Os iscos mais usados pelos pescadores sao os carangueijos e os entao ouriços,e a tiagem, mas o mexilhoes as lapas e as ameijoas sao igualmente bons. Tiras de choco lula ou até polvo também resultam. Ate grandes iscadas de minhoca coreana enganam grandes douradas. Ha uma minhoca escura na rochas cobertas de mexilhão que também sao boas. Associar iscos a épocas nunca tirei conclusoes. Acho que é mais simples associar iscos ao estado do mar e se é noite ou dia. Tiras de choco para noites ou mares batidos de dia, mexilhoes para guas calmas e luminosidade alta.

Hoje existem praias em que há mais de 10 anos que nao tenho noticias de douradas, mas em que era habitual sairem peixes com 5 e 6 quilos com tiagem a lançar quer para fundoes quer para coroas.

As recentes americanas tem mostrado serem excelentes, qualquer loja as arranja e sao iscos bons para lançar longe. E duram que se farta.

Quanto a luas e marés nunca cheguei a nenhuma conclusao.

Costumam quase sempre andar em cardume e mesmo a maiores podem ferrar-se a qualquer hora do dia ou da noite. 

Fica o meu contributo e agradeço o vosso!

Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, DGuerra, Ricardo Nunes

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #19 em: 21:21 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Tenho lido com atenção todas as participações e aproveito para agradecer a todos a contribuição para este tópico, na generalidade concordo com tudo o que todos disseram, cada um a pescar em zonas diferentes.

Gostei na aula  ;) do Piedras Negras a respeito dos ventos.

A dourada é um peixe que gosta predominantemente de aguas calmas, quentes e claras, é nestas condições que aparecem em mais quantidade e se fazem mais capturas mas isto não invalida que não se capturem douradas com aguas mais frias, tapadas e com mar mais forte.

Naturalmente tambem saiem nestas condições, nesta altura as aguas estão frias por toda a parte mas as douradas já começam a dar sinal, pelo menos aqui na minha zona. Quis fazer este realçe para não considerarem, aqueles que estão a começar, que é melhor direcionar a pesca as douradas quando as aguas aquecerem... É a melhor altura, na verdade, mas não se atrasem ;).

Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra, Ricardo Nunes

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #20 em: 22:51 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
isto  sim  é  o meu pesqueiro

parabéns malta pelas partilhas não é  a minha onda eu é mais vermelhos ;D mas um tópico fantástico


abraço
Manuel Matos
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #21 em: 07:51 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Buenos dias señores. Cada aportacion a este tema es importante pues en la pesca no hay dos dias iguales. Y como digo siempre no hay mala playa sino dia equivocado.
Espero que lo que escribo se me entienda bien,pues a mi algunas veces me cuesta entender lo que escribis vosotros y por eso participo menos de lo que me gustaria en este foro.
Otra cosa a aportar es por ejemplo lo que me ocurre en las playas de Huelva muchas veces sobre todo en algunas y es que me cuadra todo bien para buscar doradas y llego a la playa y esta la mar tal cual esperaba...brisa sur  falqueo en la mar cero enredos y cero pescado pequeño...y empiezo a pescar ...y sale un sargo y otro y otro...y solamente cuando el sargo desaparece me pica una sola dorada. Eso si pasara ese dia de los 3 kgs....por eso en los ultimos años cuando vengo al algarve busco playas que no me entren sargos ...puede parecer raro pero me ha dado resultado en algunas playas....cuando salgo a buscarlas siempre voy mentalizado de que estare horas sin actividad que debo de tener paciencia que sino cojo nada sera un dia para aprender y pensar que el solo echo de estar en la naturaleza sentado a la orilla del mar es suficiente recompensa. Unos dias se tendra mas suerte y otros menos. Pero la pesca es asi imprevisible ...y por eso me gusta tanto. Si fuera una ciencia cierta perderia todo su encanto. Y todo esto se hace por esos minutos en los que vemos esa caña doblarse o caerse para atras y sentir las arremetidas de la dorada hasta por fin ponerla en seco. Esa es nuestra recompensa. Esos instantes nunca se olvidaran.
 Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, DGuerra, Ricardo Nunes

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #22 em: 09:19 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Pelos vossas lados não sei mas aqui por Setúbal é facil saber quando estão a sair douradas ..
O pessoal quase que se senta uns ao colo dos outros , pesqueiros que cabem 5/6 pescadores quando ha douradas chegam a ter 10/15 pescadores .  Ha muita falta de respeito para com o proximo , não se respeita nada nem ninguem, e caso eu tire uma dourada passado segundos tenho canas dos lados a frente a traz fico até com medo  :D :D
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline A Guedes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 180
  • Agradecido: 65 vezes
    • Alhos Vedros
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Domingo, 24 de Setembro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #23 em: 09:40 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Espero que lo que escribo se me entienda bien,pues a mi algunas veces me cuesta entender lo que escribis vosotros y por eso participo menos de lo que me gustaria en este foro.

Eu entendo perfeitamente e se tiver dúvidas vou ao Google Translate :-)

Continua a participar e não te preocupes com a língua

Abrazos Companero
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #24 em: 11:55 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pelos vossas lados não sei mas aqui por Setúbal é facil saber quando estão a sair douradas ..
O pessoal quase que se senta uns ao colo dos outros , pesqueiros que cabem 5/6 pescadores quando ha douradas chegam a ter 10/15 pescadores .  Ha muita falta de respeito para com o proximo , não se respeita nada nem ninguem, e caso eu tire uma dourada passado segundos tenho canas dos lados a frente a traz fico até com medo  :D :D

Eu não pesco em locais assim, não estorvo ninguém mas também não admito que se metam em cima de mim. Menos espaço que o estipulado por lei só se for algum amigo meu. Nunca tive problemas de maior, mas já me vi obrigado a deixar o local para não haver chatisses, mas com surfistas...
Nelson Peres
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #25 em: 12:02 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Toda la razon compañero...por eso no pesco en espigones diques rias etc...porque para mi la pesca es tranquilidad y relajacion. No busco la comodidad si hay que andar una hora para estar tranquilo y solo pues sin problemas. ...por eso nadie se viene conmigo a pescar😂😂😂.
Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #26 em: 13:14 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Bem, quero dar os meus parabéns a todos pelas respostas/comentários… era exatamente esta a minha ideia quando criei o tópico...Espero que ainda haja mais partilhas…

Achei muito curioso o amigo Piedras Negras (companheiro, a língua não impede, conseguimos no entender facilmente) quando refere a direção das ondas, de facto nunca me tinha passado isso pela cabeça nem nunca me lembrei de analisar isso… certamente quando fizer a próxima pescaria, vou ter isso em consideração. Muito obrigado.


Concordo em parte quando dizem que num dia pode sair muitas douradas e no dia seguinte nao dá nada, com iguais condiçoes...Ora, passo a explicar... Há cerca de 8 anos que faço todos os registos de douradas capturas, onde refiro a fase da lua, isco, maré, estado do mar e vento.


Com estes dados todos, com registos de 8 anos, consegui tirar diversas conclusões:

--> As douradas são um peixe de habitos, elas passam mais ou menos todos os dias á mesma hora solar no mesmo sitio, elas vao a um local comer, e aparecem lá todos os dias. Na minha zona, a altura predominante é entre as 13h-15h e as 17-19h (no verão).

Vou dar um exemplo, numa tarde de lua nova (a pior para mim) em julho, não havia sinais de douradas, nada, zero, entao eu lembro-me de tirar a cana e vou ao local para onde estou a pescar ver o que se passa (se há sargos pequenos, redes, etc)... Quando lá cheguei deparei-me com montes de douradas (Eram dezenas!!), desde das de 1 kg até tabuas com 3kg (ou mais)... E no entando nao pegaram nem carangueijo, nem navalhas, percebes, nada... Quem consegue perceber isto?
 O que acontece a maioria da vezes é que elas estao la e simplesmente nao comem, mas estão lá...

Portanto, o que me leva a concluir é que as douradas comem consoante a lua, será que têm menos necessidades alimentares na lua nova/final da lua cheia?? Alimentam-se de outra coisa qualquer?

-->Outra coisa muito interessante que já me aconteceu, foi que no meu pesqueiro de eleiçao para as queridas, estar dentro de agua com um amigo e por acaso me ter deslocado ligeiramente para um dos lado, foi entao que senti uma corrente de agua muito mais quente, comentei isso com ele e começamos a lançar para a mesma zona, mas mais para o lado da corrente mais quente, e foi aí que fomos dar com elas...portanto, temperatura da agua é importante.

-->Outra conclusao, quando há peixe pequeno na zona (normalmente aqui é sargos), não há douradas... quando deixamos de sentir os sargos pequenos é altura de meter isto rijo para elas, significa que elas entraram para comer.

--> As douradas, ao longo do ano alteram a sua alimentação, consoante as suas necessidades... por exemplo, em julho/agosto/setembro, ninguem tira uma dourada com carangueijo rijo (por mais que insista), elas só pegam em navalhas/piladados/percebes.

--> Uma ultima conclusao (se é que pode ser assim chamada), as douradas pegam mais ás segundas-feiras, independentemente da lua/maré, não consigo explicar isto, mas em todas as semanas os melhor dia de peixe é a 2ª feira... nao consigo arranjar explicaçao para isso.
Isto sao algumas das conclusoes que eu tiro ao analisar os meus registos todos

Claro que isto varia imenso de pesqueiro para pesqueiro, no meu sitio preferido isto poderá ser tido em consideração, mas para outros já nao é valido... daí eu insistir, é preciso conhecer muito bem o sitio e fazer dele o nosso cantinho...Posso dizer que já lá pesco há cerca de 12 anos e isso faz muita diferença...

Outra sugestao que eu posso dar é a apresentaçao do isco. Tal como um amigo aqui referiu, quanto mais velhas as douradas, mais esquivas e dificeis de apanhar são... Ora, ao iscarem, metam o isco na agua e reparem se ele fica com um ar natural... Quanto mais natural for, mais facil é enganar o peixe... Por exemplo, no carangueijo rijo, eu isco de forma a ele ficar vivo largos minutos, tiro as 2 pinças, parto as 2 ultimas patas e depois parto parcialmente mais 1 ou 2 patas, assim ele fica com uma aparencia de que está ferido e torna-se um alvo facil, logo elas investem nele.
« Última modificação: 13:19 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, DGuerra, Ricardo Nunes, Deepta

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #27 em: 13:49 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Pegando aqui em algumas palavras do Antonio, é curioso mas acontece e tambem já me apercebi da diferença de temperatura na mesma zona. Na praia, a tomar banho, nunca vos aconteceu estarem a nadar e passarem por massas de agua mais quente e mais frias em poucos metros ?! A mim já, em acção de pesca nunca fui experimentar onde estavam essas massas de agua ou se as havia mas faz sentido.

Quando ao caranguejo eu isco vivo e apenas lhe retiro as patas de tras, se é para ser natural ele vai todinho, bem iscado, se não for comido antes, quando o recolho ainda vem com bateria  ;D.

Eu fazia tambem um registo pormenorizado de tudo, depois deixei de fazer porque nada é igual, dificilmente conseguimos ter no dia seguinte, ou noutro dia qualquer, o mesmo conjunto de variantes e tantas que elas são : temperatura da agua, direcção do vento, das ondas, pressão atmosférica, tamanho da ondulação, periodo da onda, etc, etc...

Pela experiência que tenho, baseando-me nos locais onde pesco e tento em atenção muitas ads variantes atrás referidas, não estou em condições de defender a ideia das douradas alimentarem-se na mesma hora solar, já tive dias seguidos a bater certo, poucos mas efectivos, a maioria deles sem baterem certo. Quando dou com as douradas, no dia seguinte e nos próximos procuro garantir que pesco na mesma maré procurando chegar umas horas antes. Já tive dias em que as douradas comiam na mesma maré, dias em que comeram em marés diferentes....
Posso dizer que apanho 85% das douradas de manha porque pesco quase sempre só de manha ;D mas não posso dizer que as douradas na minha zona só dão de manhã, naturalmente. Há uma altura do dia, que eu não dispenso, que é o nascer do dia. Em qualquer nascer do dia tenho a atenção no estado máximo.

Não há um padrão, na minha opinião, como disse o Piedras Negras, se assim fosse perdia o encanto, a luta seria desleal.

Por isso, quando vou, acredito sempre que naquele dia elas vão aparecer ! Senão aparecerem, procuro no seguinte, no outro, no outro....

Tambem concordo com o que já disseram aqui, eu inclusivé. A parte da jornada que mais gosto é quando o isco vai e volta igual, significa que o peixe pequeno saiu e a douradas estão a instantes de chegar ou já chegaram. Depois é a parte que sobra para nós, perceber os seus toques, perceber o que querem comer sabendo que muitas vezes passam e não comem ou comem-nos o isco e nós não detetamos a picada.

Vou passar a estar atento á próxima jornada que apanhar a ondulação na mesma direcção do vento, tambem me têm passado ao lado, nunca fiz essa ligação.
« Última modificação: 14:10 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 por Nelson Peres, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Douradas - Especial
« Responder #28 em: 14:03 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Que testemunho fantástico amigo António. Nunca pensei nisso de apontar registo dos diversos factores da jornada, mas certamente daqui para a frente não será igual.

No que diz respeito aos iscos, aquilo que consigo concluir, tb tendo em conta o mundo animal. A desova é um processo que esgota o peixe, daí que durante todo o período que o engloba, com mais incidência após, elas comam desalvoradas e não sejam tão seletivas. É de esperar até que prefiram iscos com maior carga proteica para recuperarem. Quando estão bem alimentadas, gordas, devem ter preferência por iscos que lhes sejam de captura mais fácil, eventualmente com menor carga de alimento. Mas isto é apenas uma suposição, até pq não há como saber que isco lhes enche mais as necessidades em cada altura...
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #29 em: 14:34 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
É uma das coisas que acho bonitas na pesca, as múltiplas ideias que os mais diversos assuntos fazem vir a lume.
Não querendo menosprezar nenhuma opinião, até por acho todas válidas, quero apenas partilhar um pensamento dum velho pescador, daqueles que muitos se riam quando os viam á pesca com aqueles " paus " e com fio zero grosso, mas que depois no fim eram sempre esses que tiravam as grandes burras.
Uma vez me disse:
Rapaz muitas vezes quando estou de barriga cheia outra refeição não me apetece, mas um pequeno docinho mesmo sem fome vai. Elas são na mesma rapaz.

O certo é que já me aconteceu dar tudo e mais alguma coisa em doses principescas a essas princesas brilhantes e nada, pegar em duas minhoquitas do conchilho que mal tapam o anzol e ai está a cana toda vergada.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]