collapse

Autor Tópico: Douradas - Especial  (Lida 15644 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Douradas - Especial
« em: 18:56 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Venho aqui deixar uma sugestão... A ideia é cada um, consoante a sua zona de pesca, dar sugestões/opiniões acerca da pesca às douradas e assim criar "um manual teórico". Aqui seria abordado a epoca de pesca, iscos, luas/marés, locais de pesca (se quiserem divulgar, claro), montagens utilizadas, melhor época para as capturas, o isco consoante os meses e tudo o que se possam lembrar... Daqui a pouco já irei dar a minha opinião.

Peço desculpa se já há um tópico idêntico, mas não encontrei... Relembro que isto será a opinião de cada um baseado na experiência.

Seria interessante fazer tambem um para os robalos e outras tantas espécies alvo... Mas a minha sugestão é fazer agora para as douradas e depois, consoante como corre, fazer para outros... Acho que todos iriam beneficiar se tivessem uma enciclopédia desta espécie.

Cumprimentos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: carlosfishcarlos, Raposo#37

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #1 em: 19:23 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Ora, cá vai então.

A minha pesca ás douradas remete-se essencialmente á foz do arelho e muito raramente ao molho leste, em Peniche.

As douradas nesta zona mantêm-se até fins de outubro/inicios de novembro (apesar de haver relatos de capturas isoladas em dezembro/janeiro... voltam a surgir em inicios de abril.

Os iscos que eu utilizo vão alternando consoante o mês (interligado com o ciclo reprodutivo das douradas), ou seja, entre abril e junho elas estão magras, logo comem quase tudo e sao pouco seletivas nos isco, daí eu usar essencialmente carangueijo rijo (o meu 2º isco de eleiçao e que tem de estar presente em todas as jornadas) e casulo (ocasionalmente), com o entrar do verão, elas vao começando a ficar mais seletivas no isco (devido a estarem mais gordas e com menos necessidades alimentares), começam a preferir iscas mais gordas, mais gulosas, é entao que eu adapto os iscos... Nesta altura começo a utilizar castanholas (só com 1 casca), carangueijo de 2 cascos e lingueirao/navalhas (o meu isco de eleição).. De Setembro a Outubro continuo a usar as navalhas, mas introduzo tambem os pilados (nao gosto muito porque torna-se complicado de ferrar as douradas).


Relativamente ás luas, tenho uma clara preferencia pelos quartos e de seguida pela lua cheia(os 2 primeiros dias sao milagrosos ehehe)... lua nova nao gosto tanto porque nesta zona levanta limos/algas/lixo e torna a pesca mais complicada.


As montagens que eu utlizo sao principalmente 1 chumbada de bico de pato, com 1 clip e 1 stopper a correr no chicote, madre de 0.20/0.25 (consoante o local onde vou), o estralho 0.35 ou 0.40, de fluorcarbono... anzois 0/2;0/1 sasame chinu... a daiwa também tem uns porreiros, mas sao muito caros (nao me lembro do nome).


A melhor epoca para capturar é Junho, julho... há um claro decrescimo em agosto e o top de capturas (em tamanho) é setembro, as maiores, tiro neste mês, sendo que aparecem por aqui alguns exemplares de 4kg e já houve anos que apareceram maiores ainda (em 2012 tirei 2 com 6kg e 3 com 5kg, mas foi um ano único).


Claro que isto tudo tem de estar em concordancia com o pesqueiro, costumo pescar em coroas e fundos mistos e tento procurar locais onde a agua faça "remoinhos" e é ai que o peixe está, pois é onde a comida se junta, logo o peixe irá procurar nesses sitios... normalmente estes locais são sitios de grande profundidade comparadamente á sua envolvencia e mudam quase todos os dias de locais, é uma questao de observar o mar e ver. A melhor sugestão que posso dar acerca dos pesqueiros é insistir num local, conhece-lo super bem e assim irá ser mais facil qualquer pesca... Por exemplo, para ir ás douradas, eu tenho apenas 2 locais especificos., um com fundo de areia e outro misto (claro que prefiro este ultimo).

Aqui está o meu contributo, caso me lembro de algo mais deixarei aqui... espero que o pessoal adira e consiga-se fazer disto um topico para ficar com boas noçoes da pesca a estas meninas (que sao a minha grande paixao)
« Última modificação: 19:30 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Afons0, DGuerra, joaop, jfebra, scarreira, Tigolive, Rafa, Vitor M, Splayah, Marco Ramos, Raposo#37

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #2 em: 21:46 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Há muita coisas neste forum sobre isso mas está espalhada nos vários tópicos que há por aqui pelo que a ideia é interessante, então cá vai :

Sou Algarvio e aqui na minha zona podemos capturar douradas desde meados de Fevereiro, até finais de Novembro. Quando falo em douradas, refiro-me a peixes de porte porque as pequenas douradinhas todo o ano andam por aqui.

Os iscos que utilizo com mais frequência e com mais sucesso são salsicha, lingueirão com casca, borracheira e caranguejo porque são iscos que tenho em quantidade porque os apanho. A tripa, o ralo e a minhoca branca tambem me fazem peixe. Praticamente durante todo o ano as douradas pegam bem em qualquer destes iscos mas vão haver dias em que elas pegam mais nuns que noutros, e este é um dos grandes mistérios de vão surgindo ano após ano, vão continuar a surgir e terá mais sucesso quem tiver variedade de iscos disponiveis para ir experimentando durante a jornada.

Nunca pesco da mesma forma, insistindo com o mesmo isco. A primeira coisa que faço quando chego a um spot é meter minhocas em primeiro lugar, ou outro qualquer isco mole para sondar o que anda no pesqueiro. Se o isco se mantiver por algum tempo, continuo a usar iscos moles, se desaparecem num instante, altero para iscos de casca e vou experimentando de tempos em tempos a por novamente iscos moles até chegar á altura que o isco se mantem, sinal que o peixe miudo abandonou o local.

Convem perceber o redor, se houver mais pescadores no local, perceber se estão a haver capturas, que iscos estão a ser utilizados, distâncias, formas de iscar. Ter uma noção que em determinados momentos do ano as douradas pegam melhor nuns iscos do que noutros, ter um conhecimento aprofundado dos spots é uma vantagem enorme, saber onde está a comedia, onde elas passam... Perceber que as vezes elas estão lá, ou estiveram e levamos o bigode porque muitas vezes mamaram-nos o isco e aqueles toquinhos quase imperceptiveis passaram-nos ao lado ou não nos escorreu que poderiam ser elas a comer...

Iscar, tornar a iscar, para a dourada gosto de iscadas generosas. Se pescar em estuário uso iscadas volumosas, e mesmo dentro deste procedo de formas diferente mediante os spots, se pesco nos canais onde a corrente é maior ou em locais mais resguardado, são locais diferentes que me obrigam a pescar com estratégias diferentes. Em mar aberto utilizo iscadas mais pequenas.

Estar atento e ativo é fundamental. As melhores jornadas que faço, na maior parte das vezes são quando estou sozinho, é quando estou mais atento, mais concentrado.

A dourada é um peixe fabuloso, incrivelmente manhoso ! Como referi, chegam cá em meados de Fevereiro, completamente magras mas são nestes primeiros meses de aparição que são mais energicas na luta, dobram fácilmente as canas e as cabeçadas não acabam, lutam até ficarem em seco. É nesta altura que mais vezes me dão prazer.

Adoro  aquele momento da jornada em que iscadas se mantem, vão e vêm iguais, aquela esperança de ver a cana a dobrar aumenta e o ataque poderá acontecer a todo o momento ! Apartir de Junho até Agosto, por norma, são alturas de menos capturas, coincide tambem com a altura que pesco meno, fruto da enorme quantidade de massas humanas que vêm disfrutar do verão.

Setembro e Outubro são os melhores meses, as douradas já estão gordas, bem cheias e com uma força bruta mas morrem rápido, a luta não é tão prazerosa como na primeira metade do ano. Este ano que passou, só me lembro de uma ou 2 douradas terem dobrado a cana depois do verão. 90% das que capturei neste ultimo periodo davam toques quase imperceptiveis e depois ficavam quietinhas. Vou me davam momentos de prazer nas primeiras maniveladas e quando esboçavam a ultima reacção ao sentirem falta de agua...


As minhas montagens são simples e só altero se algum spot tiver algum condicionante que me faça alterar alguma coisa. Em regra utilizo montagem no chicote, stopper,crossbead/destorcedor de barril/rotor (uso qualquer um deles),stopper e clip para a chumbada que por norma é brasileira/bomba entre 125/140gr. Estralhos grandes, por volta de 2,5/3 metros, a espessura vai depender do spot. Fundos de areia uso 0,24mm de mono até ao máximo de 0,30mm em fundos mistos. Muito raramente vou acima disto, a não ser que o mar o exija.

Anzois Sasame chinu, Super X e chinu ringed na maior parte das vezes entre o N.1 e o 2/0, utilizados em função do isco.

A linha madre 0,20mm em regra, 0,235mm em alternativa se for necessário e um 0,25mm em ultimo recurso.

Em linhas gerais é o que me lembro agora, por norma, nos relatos que faço indico a forma como pesquei.
« Última modificação: 13:53 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 por Nelson Peres, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Afons0, kalvas, ajrs, zman101, JT, DGuerra, scarreira, Tigolive, Rafa, PedroCosta, vlado61, Marco Ramos

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #3 em: 23:22 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Obrigado pelo teu contributo... A ideia é mesmo compilar todo o conhecimento acerca desta pesca num só tópico... Espero que haja mais pessoal a aderir...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs

Offline Pedro Gonçalves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 128
  • Agradecido: 9 vezes
    • Costa alentejana
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:23 Quinta, 03 de Janeiro de 2019
Re: Douradas - Especial
« Responder #4 em: 08:04 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Quando tiver um dinheirinho extra para investir num conjunto não me vou esquecer de vir ler este tópico. A vontade de me iniciar no surfcasting é muita mas por agora não dá. Boa partilha pessoal
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #5 em: 09:04 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Sim, de facto é um tópico de grande interesse para os amantes do surfcasting às douradas...
Infelizmente, e é isto que me entristece, é o facto de apenas haver resposta de 3 pessoas... Se fosse para discutir qual o melhor carreto/cana, havia mil e uma opiniões... Como é para partilhar conhecimento e ajudar quem quer aprender, já é mais difícil... Enfim...

Talvez eu e o nelson é que estamos mal, talvez  seja melhor melhor nos submeter apenas a opinar acerca de material e esquecer a partilha de experiência...

Ah, relembro o pessoal que pensa "ah, mas quando fui eu não tive ninguém para me ensinar,  aprendi sozinho"... Pois, bem, eu também aprendi sozinho, posso dizer que fiz as maiores cagadas e dava tudo para ter alguém mais experiente que chegasse ao pé de mim e tivesse dito "tas a fazer isto mal, faz assim e vê o que achas"... Não é por partilharem aqui o que sabem que a pessoa x vai apanhar peixe e vocês deixam de apanhar...

De qualquer forma, não vou continuar a opiniar que já vai longo o texto... Deixo apenas uma nota a quem queira algumas opiniões/sugestões de surfcasting (ou spinning), que me mande mensagem privada que eu ajudo no que posso, agora não contem é que continue a ajudar quando sou um dos poucos.

Cumprimentos e boas pescas.
« Última modificação: 09:06 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 por Antonio.Silva »
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #6 em: 09:14 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Muito obrigado.
Muito bom tópico, apenas uma questão que gostaria de colocar, nessa zona as douradas não encostavam em força mais por volta de Setembro?
Peço desculpa pela pergunta talvez ignorante, mas era a ideia que tinha apesar de pescar por essas  bandas poucas vezes.
Desde já obrigado.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #7 em: 09:24 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito obrigado.
Muito bom tópico, apenas uma questão que gostaria de colocar, nessa zona as douradas não encostavam em força mais por volta de Setembro?
Peço desculpa pela pergunta talvez ignorante, mas era a ideia que tinha apesar de pescar por essas  bandas poucas vezes.
Desde já obrigado.


Amigo, tal como disse, as douradas aqui pela zona da foz do arelho aparecem a partir de abril, claro que não invalida haver relatos de capturas nesta altura, aliás, um amigo meu já tirou uma com quase 1,5kg este mês... Mas são casos isolados... A maior força de douradas (em quantidade) é junho e Julho (este ano elas eram todas a rondar os 2kg, raramente eram mais pequenas, mas também eram poucas as que tinham mais)... Mas as maiores chegam em Setembro (estão mais gordas, logo pesam mais)... Espero ter.te esclarecido.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #8 em: 09:29 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Esclarecido, muito obrigado.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #9 em: 09:51 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
En cuanto tengo tiempo hare una buena explicacion sobre mi punto de vista sobre la pesca de la dorada. Eso si soy pescador de playa abierta. NO PESCO NUNCA EN ESPIGONES DIQUES MUELLES O DESEMBOCADURAS. Para mi la tranquilidad es lo principal.
Saludos.
 

Offline A Guedes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 180
  • Agradecido: 65 vezes
    • Alhos Vedros
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Domingo, 24 de Setembro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #10 em: 10:44 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Aqui fica o meu agradecimento pela partilha de informação do António Silva e Nelson Peres.

Local = Barreiro
Avenida da Praia do Barreiro 
Meses: Agosto e Setembro

Infelizmente as que eu apanho,  quase todas estão ótimas para devolver...

Como o tempo nunca é muito quando poso lá vou eu; faço as últimas horas da enchente e a primeira da vazante. Qt a melhor Lua não consegui chegar a conclusão nenhuma.

Por regra, o que melhor resultados me tem dada é "tipo chumbadinha" e o isco casulo.

Tipo chumbadinha = chumbada redonda a correr na madre, chumbada redonda, destorcedor e um estralho de 1,5/2 metros.

Sei que para os lados de Setúbal também se apanham umas boas Douradas mas não tenho informação para poder partilhar.

Abraço a todos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, DGuerra, jonnjonn

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #11 em: 13:12 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim, de facto é um tópico de grande interesse para os amantes do surfcasting às douradas...
Infelizmente, e é isto que me entristece, é o facto de apenas haver resposta de 3 pessoas... Se fosse para discutir qual o melhor carreto/cana, havia mil e uma opiniões... Como é para partilhar conhecimento e ajudar quem quer aprender, já é mais difícil... Enfim...

Talvez eu e o nelson é que estamos mal, talvez  seja melhor melhor nos submeter apenas a opinar acerca de material e esquecer a partilha de experiência...



Calma Antonio  :), poderá haver vários motivos peloa quais a participação é pouca. Há muita malta que não vêm cá todos os dias, outros podem não se sentir confortáveis a opinar, não viram o tópico, etc,etc....pois muito mais haverá a dizer para alem do que aquilo que dissemos, seria uma coisa para levar muito tempo a preparar, cada pesca, cada praia, cada altura da epoca leva-nos a agir de diferentes formas porque os peixes tambem têm costumes diferentes... tudo isto é mágico ! Falar de douradas deixa-me os olhos brilhantes e com vontade de ir a elas, arrepia-me todos os momentos de adrenalina que já me proporcionaram e anseio por aqueles que me poderão ainda proporcionar. ;)

Há uma coisa que eu aprendi há algum tempo, nós só podemos controlar as nossas acções por isso, contribuirei SEMPRE em tudo aquilo em que me sentir confortavel, mesmo que seja opinião unica.

Costumo dizer, nunca te canses se fazer bem ! Isto depois é como uma corrente, vai pegando, pegando...


Aproveito para pedir para não terem receio de dar as vossas opiniões, ninguem aqui é melhor ou pior que ninguem, ninguem é especialista ou iniciante. Nesta arte somos todos iniciantes á procura de perceber sempre melhor este mundo da pesca.

Se alguem tiver alguma dúvida ou sugestão a respeito do que for, dentro do que se têm falado aqui, disponham. A mim ou a qualquer companheiro  ;D
« Última modificação: 13:54 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 por Nelson Peres, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Piedras Negras

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #12 em: 15:10 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Buenas tardes señores. Dare mi punto de vista y experiencia con este pez. Decir que mi zona de pesca comprende desde la desembocadura del guadalquivir y casi todo el algarve. Y como comente anteriormente solo pesco en playa abierta asi que los datos que dare solo son validos para playas. No para espigones rias o desembocaduras donde entran otros factores como son las corrientes y la diferencia de temperatura con el mar.
 Para mi hay algo muy importante y es la temperatura del agua. La horquilla entre los 18 y 22 grados...ni mas ni menos. Estas temperaturas suelen aparecer sobre abril y la sobrepasaran llegado julio. En estos meses de calor sera mejor buscarlas en rias. Llegado septiembre volvera a su temperatura ideal hasta bien entrado noviembre...aunque este año pasado la temperatura cayo por demas a finales de octubre y acabo con la temporada antes de lo previsto.
En cuanto a zonas para buscarlas las playas cercanas a desembocaduras de rios y planas suelen ser las mejores. Pero en los meses otoñales pueden salir en cualquier lugar.
 Ahora bien...teniendo las temperaturas adecuadas que dias debemos tentarlas?...yo diria que todos los posibles . Pero hay condiciones que no debemos dejar escapar.
 Explicare algo de mi base para la pesca.
En 40 años que llevo practicando he comprendido que la observacion de los lugares de pesca y la configuracion de la playa con respecto a los vientos es lo mas importante para tener exito. La direccion de viento y las olas para mi es lo mas importante a la hora de buscar piezas de merito. Viento y olas en diferente direccion lo unico que nos dara es pescado chico....viento y olas en la misma direccion nos dara pescado de porte y cantidad...estudiar las webs que nos ofrecen datos para planificar la jornada de pesca es muy importante. Hay muchas variantes pero no entrare en detalles pues daria para mucho. Como norma general puedo decir que los vientos y olas que entren a 45 grados sobre la linea de playa ambos en la misma direccion son los mejores...pues probocaran corriente lateral moveran los fondos y sacan comida y eso activara los peces.
 Pero vamos a lo que nos interesa la dorada. La zona de la que hablo costa de Huelva y algarve tienen dos vientos predominantes...el levante o Este y el poniente o Oeste. Ambos tienen sus variantes buenas y malas e influyen significativamente en la pesca. Asi que dire varias condiciones ideales para la pesca de la dorada. Una de ellas es la caida del levante...si vemos en las webs que lleva soplando varios dias y de buenas a primeras cae hacia componentes sur sureste ese dia las doradas entraran si o si. Esta caida si viene acompañada de bajada del oleaje sera aun mejor. Otra opcion es mirar los vientos del todo el Golfo de Cadiz y ver si en Gibraltar esta soplando Levante pero que gira hacia el norte entrando en nuestras costas como Sur...eso metera doradas. Otro situacion a tener en cuenta es cuando tenemos varios dias de levante flojo y tenemos olas de poniente flojas tambien...la dorada esta pero hay que jugar mucho con los cebos. El viento de poniente tiene su variante buena y mala en el sur....no es lo mismo un poniente derivado de una componente norte atlantica que gira en San Vicente a poniente que un poniente que viene puro del atlantico que sera el bueno. Y como siempre y en todo lo moderado es lo mejor. La bajada de intensidad de cualquiera de estos vientos hay que aprovecharla para buscar la dorada. Eso si...EN SUS FECHAS.

Ahora bien...llega la hora de salir a pescar y estamos en sus fechas apropiadas pero el trabajo no nos deja elegir dias y salimos cuando podemos y no cuando debemos. Aqui os dare unos consejos.Estando a pie de playa efectuaremos lances como dijo el compañero Nelson Peres y es lanzar primero con gusanos como cebos...eso si lanzar a diferentes distancias para saber si hay pescado chico que se coma el cebo y a que distancia esta y tambien otro factores muy importante y es si los hilos vienen enrredados o no. Pues eso nos dira si hay algo de corriente de fondo....asi que debemos buscar el lugar o distancia donde los hilos no se enrreden. El estado de la mar el color del agua y estos factores nos diran que tipos de hilos y grosor debemos usar. En cuanto a los cebos para la dorada pondria por delante de todos a la tita de palangre o salchicha. Pero siempre no vale...pues hay dias que el pescado chico lo debora todo y si vamos sabiendo que las condiciones no son las adecuadas debemos de llevar cebos que aguanten el ataque de la morralla...como por ejemplo el cangrejo el verde o el de arena blanco...el longueron...la cañailla... la pata de pulpo y el pepino de mar. Estos cebos nos daran opciones en dias de mucho pescado chico . Ahora bien recomendaria la pata de pulpo y el pepino de mar para zonas cercanas a rocas.
Si el dia es propicio sin pescado chico y la mar parada necesitaremos metros de lance y por consiguiente hilos finos y gusanos o galeras. En cuanto al plomo el estado de la mar nos dira cual debemos usar partiendo siempre de que el plomo debe de estar quieto en el fondo. En cuanto a colores todo lo que sea mimetizar el plomo sin llamar la atencion me ha dado mejores resultados. Pescar todo lo fino posible y presentar el cebo lo mas natural que se pueda. En cuanto al bajo que sea largo yo lo pongo de mas de 3 metros. Anzuelos acorde al cebo y al tamaño y que sean fuertes.
Otra cosa es no desdeñar buscar la dorada en dias de temporal...pues he sacado las mas grandes esos dias entrandole a la tira de choco.
Bueno podria estenderme muchisimo mas pero ya el tocho que he escrito es suficiente.
 Y como siempre digo observar mucho y estando el agua en su temperatura salir a pescar que ellas estan y acomodarnos a las circustancias sera lo mas positivos. Me he dejado atras algunas cosas como es el color del agua y las noches propicias,pero lo dejare para otra.
Saludos y espero que os valga de algo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, Mguima, DGuerra, Fábio Leandro, Paulo J Fernandes, A Guedes, Ricardo Nunes, antoniojmlopes, Xenas

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #13 em: 15:16 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Boas camaradas.
Nao costumo fazer pesca destinada a Dourada , mas onde vou apanhando algumas de bom porte é :

Local - Setúbal
Zona quente ( para mim pelo menos) - Junto aos Ferrys Boat´s Abandonados , Mitrena e  Parque Campismo Outão ( entre a Comenda e o Parque da Secil )
Montagem - Chumbo a correr na madre com estralho de 1.50 a 2.00 metros / Estralho a 20/30cm do chumbo fixo
Isco- Ligueirao com e sem casca
Maré - Ferrys e Mitrena - na troca para a vazante fazendo até ao fim
          P.C. Outão - a ultima da vazante e as primeiras da enchente

Infelizmente é uma pesca que não tenho paciência , pois passa se muitas horas sem actividade ou elas comem e agente nem vê =) =)

Ps: Mentira, não é por não ter paciência .. é mesmo pelas grades ja serem muitas =P
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, ajrs, DGuerra, A Guedes, frederico_96

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #14 em: 15:42 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
A pesca á dourada é a que mais gosto de fazer.
Mas há muita coisa ainda por explicar. Por não existir um padrão ( mar, vento, maré, isco, etcc… ) torna-se difícil ter certezas sobre a pesca á rainha da nossa costa.

Na lagoa da Foz de Arelho apanham-se praticamente durante todo o ano. É um sitio onde não gosto de pescar ( por diversas razões que não interessam agora ) nos últimos 3 anos pesquei lá 1 vez. Tenho colegas que só pescam lá. Foi sitio onde nunca gradei, e sempre apanhei douradas. Gosto mais de pescar em mar aberto.

As condições mais propicias são mares pequenos e moles ( ondulação e período baixos ) aguas azuis e quentes.
Os iscos são os caranguejos, lingueirão ( navalhas ), anelídeos ( ganso, casulo, americano, teagem, etc.. ) choco e sardinha.

Na minha zona a maioria do pessoal que se dedica á dourada pesca com caranguejo de 2 cascos. Eu pessoalmente se a maré deixar apanhar teagem, é o uso mais.

Depois depende muito do local onde pescamos, certo vento , certa maré pode ser ( eventualmente) melhor .

Muitas histórias há para contar, mas deixo apenas umas.

Há 2 anos, finais de julho, um fds com as condições " ideais" para pescar douradas. Mar calmo, tempo quente. na 6ª feira a praia encheu-se de pescadores ( quase todos os habituais ), e toda a gente apanhou douradas, uns 3, outros 5, outros 6, e alguns mais de 10. No sábado as condições eram as mesmas, o pessoal bateu-se lá todo novamente e nem uma dourada saiu, todos gradaram. Porquê?

Recordo-me também de um ano em que só pegavam em anelídeos ( iscos vermelhos ), poucas saíram com caranguejo ou outro isco. Porquê?

Um sábado de junho com as mesma condições, a praia cheia, e toda a gente comentava que estava um mar de douradas. Ainda de dia, monto as canas, isco e a 1ª cana que lanço, mal a coloco no ferro, já tinha uma dourada ferrada. Um colega aqui do Pesqueiro que em principio não ia porque estava numa festa, assim que lhe liguei a contar o que se passava ficou "doido" e arrancou  ( 80 km ). Conclusão, foi a única dourada que saiu durante toda a noite, em + de 20 pescadores. Porquê?

Já apanhei douradas em fundões e em cima de coroas ( aqui outra historia, numa noite só quem estava a pescar mesmo para cima da coroa é que apanhou douradas ). Já apanhei e gradei com condições brutais, e com condições de m@rda. Com marés grandes, pequenas, em todas as luas e quadrantes de vento.

Por estes e outros motivos não há um padrão que nos diga com certezas que é hoje, ou é aqui ou ali, que é com este ou aquele isco.

O melhor a fazer, e o que digo há malta que está a começar e que ás vezes se junta é:
Ir sempre á pesca quando pode, aprende-se sempre alguma coisa, e um dia vai ser o "tal". E não andar atrás do peixe apanhado.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, dord, Rprata, DGuerra, Peko, A Guedes

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #15 em: 16:14 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Muito interessante o ponto de vista e que eu comungo também òh Rider. Todos temos essas perguntas sem resposta, histórias iguais ou parecidas e explicação exacta não há. Podemos, no máximo, tentar encontrar explicações, é um mistério por descobrir. Numa descobriremos  ^-^, o importante é lá ir e fazer para sermos nós os sortudos nos dias em que a sorte é preciso. Mas como costumo dizer, a sorte dá muito trabalho !!!
Nelson Peres
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Douradas - Especial
« Responder #16 em: 16:20 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Estive muitos anos sem pescar, infelizmente. Desde que voltei a pegar no vício, tenho tentado actualizar-me o mais possível e até ao material. Em relação ao surfcasting propriamente dito, ainda estou muito verdinho, pois pescava muito ao fundo sim, mas era rockfishing.

Recordo-me de há uns bons anos atrás, num dos meus sítios de eleição, junto a uns antigos viveiros em Sines, ir lá fazer umas pescas á boia e á chumbadinha nos primeiros meses quentes (junho/julho), e era comum tirar douradas com anelideos, que aliás eu mal usava qualquer outro isco. De tal forma, que eu ficava mais satisfeito com um bom sargo que uma douradita (aquelas quileiras e troféus nunca me calhou), e eu queria era peixe, o resto era conversa.

Talvez por tudo isto junto, e o facto de ainda não ter tido resultados relevantes ou dignos de registo no surfcasting, eu não vejo a dourada (ainda) como aquele troféu que todos almejam. Honestamente, e acredito que isto faça confusão a algumas pessoas, eu anseio mesmo por um belo robalo e/ou linguado, pois são aquelas espécies que sempre teimaram em pouco ou nada cair nos meus anzois.

Aparte de tudo isso, tenho tentado aprender ao máximo, e tb contribuir com o pouco que sei, sobre as espécies e como ter sucesso numa jornada.
Sempre que posso lá vou eu, e cada jornada é uma aprendizagem, mas quando a vida não permite gosto de pesquisar. Aquilo que tenho como "certo", é que as douradas são muito esquivas, e quanto mais velhas/maiores pior. Gostam de mares mais calmos e mais claros. Têm maior actividade durante o dia, embora tb se pesquem á noite, e os meses melhores para a sua captura vão desde meados de abril até finais de setembro, tendo como referência a costa de sul para norte, ou seja, mais a sul começam a dar sinais de si mais cedo, inclusive como o amigo mencionou acima há todo o ano, e vão "aparecendo" mais tarde quanto mais a norte se estiver. Não invalida que nos restantes meses, principalmente os de outono/inverno não se capturem douradas, mas vão estar magras, principalmente após a desova.
As grandes são mais "finas" a comer, sendo geralmente capturadas pelo beicinho, ao passo que as mais jovens vêm muitas vezes embuchadas.
Embora não haja um "quadro padrão", se num dia num pesqueiro se fizer uma boa captura de douradas, e no dia se repetirem as mesmas condições no pesqueiro, há grandes hipóteses de elas lá estarem.
'Informação retirada de uma live que assisti sobre douradas e o seu comportamento por NR surfcasting'

Deixo aqui o meu pequeno contributo, é o que sei ou tenho ideia, pois como disse, ainda sou novato nessas andanças  :-[
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, DGuerra, A Guedes, V. Turda

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #17 em: 17:48 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Rider

Gostei muito de ler , bate tudo certo o que falas te amigo, uma salva de palmas  :aplau: :aplau:

A unica certeza que pode-mos retirar da pesca é que nada é certo  :))
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Douradas - Especial
« Responder #18 em: 19:55 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
EIs uma espécie que nunca dediquei muito, talvez porque nao consigo deixar de pescar nos sargos e robalos....

Mas partilho coisas que sei pelo que vejo e vou ouvindo do pessoal,  ao longo dos anos, sobretudo o mais velho, pois no tempo deles a dourada era das especies que mais abundavam pela nossa costa.

Aqui pelas zonas que melhor conheço, no Parque Natural de Sintra Cascais, as douradas sao bastante esquivas nos meses de dezembro e janeiro mas costumam logo aparecer em quantidade em fevereiro ou março , magras,  tanto se podem pescar das pedras ou da praia. Em quase todo o lado se podem pescar. Nas praias arenosas quase sempre é necessario lançar muito longe , sendo também um peixe que tal como o sargo aproxima-se mais com o mar a enher. A partir de agosto/setembro é uma epoca muito boa, e quando ainda havia anos em que chovia muito em outubro e novembro, esses eram realmente meses de quantidade e qualidade, e o peixe comia à bruta, nao ligando muito aos iscos nem aos aparelhos usados.

Os mares para elas tanto servem o mais fortes como os mais parados. Acho que é mais correcto dizermos que as douradas sao talvez o único peixe apetecível que também se pesca com mares calmos e aguas bem transparentes. Ja vi grandes douradas pescadas em mares fortes , em fundoes junto as pedras mas tambem em aguas calmas e rasas a varias dezenas de metros da praia.

Os iscos mais usados pelos pescadores sao os carangueijos e os entao ouriços,e a tiagem, mas o mexilhoes as lapas e as ameijoas sao igualmente bons. Tiras de choco lula ou até polvo também resultam. Ate grandes iscadas de minhoca coreana enganam grandes douradas. Ha uma minhoca escura na rochas cobertas de mexilhão que também sao boas. Associar iscos a épocas nunca tirei conclusoes. Acho que é mais simples associar iscos ao estado do mar e se é noite ou dia. Tiras de choco para noites ou mares batidos de dia, mexilhoes para guas calmas e luminosidade alta.

Hoje existem praias em que há mais de 10 anos que nao tenho noticias de douradas, mas em que era habitual sairem peixes com 5 e 6 quilos com tiagem a lançar quer para fundoes quer para coroas.

As recentes americanas tem mostrado serem excelentes, qualquer loja as arranja e sao iscos bons para lançar longe. E duram que se farta.

Quanto a luas e marés nunca cheguei a nenhuma conclusao.

Costumam quase sempre andar em cardume e mesmo a maiores podem ferrar-se a qualquer hora do dia ou da noite. 

Fica o meu contributo e agradeço o vosso!

Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, DGuerra, Ricardo Nunes

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #19 em: 21:21 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Tenho lido com atenção todas as participações e aproveito para agradecer a todos a contribuição para este tópico, na generalidade concordo com tudo o que todos disseram, cada um a pescar em zonas diferentes.

Gostei na aula  ;) do Piedras Negras a respeito dos ventos.

A dourada é um peixe que gosta predominantemente de aguas calmas, quentes e claras, é nestas condições que aparecem em mais quantidade e se fazem mais capturas mas isto não invalida que não se capturem douradas com aguas mais frias, tapadas e com mar mais forte.

Naturalmente tambem saiem nestas condições, nesta altura as aguas estão frias por toda a parte mas as douradas já começam a dar sinal, pelo menos aqui na minha zona. Quis fazer este realçe para não considerarem, aqueles que estão a começar, que é melhor direcionar a pesca as douradas quando as aguas aquecerem... É a melhor altura, na verdade, mas não se atrasem ;).

Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra, Ricardo Nunes

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #20 em: 22:51 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
isto  sim  é  o meu pesqueiro

parabéns malta pelas partilhas não é  a minha onda eu é mais vermelhos ;D mas um tópico fantástico


abraço
Manuel Matos
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #21 em: 07:51 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Buenos dias señores. Cada aportacion a este tema es importante pues en la pesca no hay dos dias iguales. Y como digo siempre no hay mala playa sino dia equivocado.
Espero que lo que escribo se me entienda bien,pues a mi algunas veces me cuesta entender lo que escribis vosotros y por eso participo menos de lo que me gustaria en este foro.
Otra cosa a aportar es por ejemplo lo que me ocurre en las playas de Huelva muchas veces sobre todo en algunas y es que me cuadra todo bien para buscar doradas y llego a la playa y esta la mar tal cual esperaba...brisa sur  falqueo en la mar cero enredos y cero pescado pequeño...y empiezo a pescar ...y sale un sargo y otro y otro...y solamente cuando el sargo desaparece me pica una sola dorada. Eso si pasara ese dia de los 3 kgs....por eso en los ultimos años cuando vengo al algarve busco playas que no me entren sargos ...puede parecer raro pero me ha dado resultado en algunas playas....cuando salgo a buscarlas siempre voy mentalizado de que estare horas sin actividad que debo de tener paciencia que sino cojo nada sera un dia para aprender y pensar que el solo echo de estar en la naturaleza sentado a la orilla del mar es suficiente recompensa. Unos dias se tendra mas suerte y otros menos. Pero la pesca es asi imprevisible ...y por eso me gusta tanto. Si fuera una ciencia cierta perderia todo su encanto. Y todo esto se hace por esos minutos en los que vemos esa caña doblarse o caerse para atras y sentir las arremetidas de la dorada hasta por fin ponerla en seco. Esa es nuestra recompensa. Esos instantes nunca se olvidaran.
 Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, DGuerra, Ricardo Nunes

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #22 em: 09:19 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Pelos vossas lados não sei mas aqui por Setúbal é facil saber quando estão a sair douradas ..
O pessoal quase que se senta uns ao colo dos outros , pesqueiros que cabem 5/6 pescadores quando ha douradas chegam a ter 10/15 pescadores .  Ha muita falta de respeito para com o proximo , não se respeita nada nem ninguem, e caso eu tire uma dourada passado segundos tenho canas dos lados a frente a traz fico até com medo  :D :D
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline A Guedes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 180
  • Agradecido: 65 vezes
    • Alhos Vedros
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Domingo, 24 de Setembro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #23 em: 09:40 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Espero que lo que escribo se me entienda bien,pues a mi algunas veces me cuesta entender lo que escribis vosotros y por eso participo menos de lo que me gustaria en este foro.

Eu entendo perfeitamente e se tiver dúvidas vou ao Google Translate :-)

Continua a participar e não te preocupes com a língua

Abrazos Companero
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #24 em: 11:55 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pelos vossas lados não sei mas aqui por Setúbal é facil saber quando estão a sair douradas ..
O pessoal quase que se senta uns ao colo dos outros , pesqueiros que cabem 5/6 pescadores quando ha douradas chegam a ter 10/15 pescadores .  Ha muita falta de respeito para com o proximo , não se respeita nada nem ninguem, e caso eu tire uma dourada passado segundos tenho canas dos lados a frente a traz fico até com medo  :D :D

Eu não pesco em locais assim, não estorvo ninguém mas também não admito que se metam em cima de mim. Menos espaço que o estipulado por lei só se for algum amigo meu. Nunca tive problemas de maior, mas já me vi obrigado a deixar o local para não haver chatisses, mas com surfistas...
Nelson Peres
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #25 em: 12:02 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Toda la razon compañero...por eso no pesco en espigones diques rias etc...porque para mi la pesca es tranquilidad y relajacion. No busco la comodidad si hay que andar una hora para estar tranquilo y solo pues sin problemas. ...por eso nadie se viene conmigo a pescar😂😂😂.
Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #26 em: 13:14 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Bem, quero dar os meus parabéns a todos pelas respostas/comentários… era exatamente esta a minha ideia quando criei o tópico...Espero que ainda haja mais partilhas…

Achei muito curioso o amigo Piedras Negras (companheiro, a língua não impede, conseguimos no entender facilmente) quando refere a direção das ondas, de facto nunca me tinha passado isso pela cabeça nem nunca me lembrei de analisar isso… certamente quando fizer a próxima pescaria, vou ter isso em consideração. Muito obrigado.


Concordo em parte quando dizem que num dia pode sair muitas douradas e no dia seguinte nao dá nada, com iguais condiçoes...Ora, passo a explicar... Há cerca de 8 anos que faço todos os registos de douradas capturas, onde refiro a fase da lua, isco, maré, estado do mar e vento.


Com estes dados todos, com registos de 8 anos, consegui tirar diversas conclusões:

--> As douradas são um peixe de habitos, elas passam mais ou menos todos os dias á mesma hora solar no mesmo sitio, elas vao a um local comer, e aparecem lá todos os dias. Na minha zona, a altura predominante é entre as 13h-15h e as 17-19h (no verão).

Vou dar um exemplo, numa tarde de lua nova (a pior para mim) em julho, não havia sinais de douradas, nada, zero, entao eu lembro-me de tirar a cana e vou ao local para onde estou a pescar ver o que se passa (se há sargos pequenos, redes, etc)... Quando lá cheguei deparei-me com montes de douradas (Eram dezenas!!), desde das de 1 kg até tabuas com 3kg (ou mais)... E no entando nao pegaram nem carangueijo, nem navalhas, percebes, nada... Quem consegue perceber isto?
 O que acontece a maioria da vezes é que elas estao la e simplesmente nao comem, mas estão lá...

Portanto, o que me leva a concluir é que as douradas comem consoante a lua, será que têm menos necessidades alimentares na lua nova/final da lua cheia?? Alimentam-se de outra coisa qualquer?

-->Outra coisa muito interessante que já me aconteceu, foi que no meu pesqueiro de eleiçao para as queridas, estar dentro de agua com um amigo e por acaso me ter deslocado ligeiramente para um dos lado, foi entao que senti uma corrente de agua muito mais quente, comentei isso com ele e começamos a lançar para a mesma zona, mas mais para o lado da corrente mais quente, e foi aí que fomos dar com elas...portanto, temperatura da agua é importante.

-->Outra conclusao, quando há peixe pequeno na zona (normalmente aqui é sargos), não há douradas... quando deixamos de sentir os sargos pequenos é altura de meter isto rijo para elas, significa que elas entraram para comer.

--> As douradas, ao longo do ano alteram a sua alimentação, consoante as suas necessidades... por exemplo, em julho/agosto/setembro, ninguem tira uma dourada com carangueijo rijo (por mais que insista), elas só pegam em navalhas/piladados/percebes.

--> Uma ultima conclusao (se é que pode ser assim chamada), as douradas pegam mais ás segundas-feiras, independentemente da lua/maré, não consigo explicar isto, mas em todas as semanas os melhor dia de peixe é a 2ª feira... nao consigo arranjar explicaçao para isso.
Isto sao algumas das conclusoes que eu tiro ao analisar os meus registos todos

Claro que isto varia imenso de pesqueiro para pesqueiro, no meu sitio preferido isto poderá ser tido em consideração, mas para outros já nao é valido... daí eu insistir, é preciso conhecer muito bem o sitio e fazer dele o nosso cantinho...Posso dizer que já lá pesco há cerca de 12 anos e isso faz muita diferença...

Outra sugestao que eu posso dar é a apresentaçao do isco. Tal como um amigo aqui referiu, quanto mais velhas as douradas, mais esquivas e dificeis de apanhar são... Ora, ao iscarem, metam o isco na agua e reparem se ele fica com um ar natural... Quanto mais natural for, mais facil é enganar o peixe... Por exemplo, no carangueijo rijo, eu isco de forma a ele ficar vivo largos minutos, tiro as 2 pinças, parto as 2 ultimas patas e depois parto parcialmente mais 1 ou 2 patas, assim ele fica com uma aparencia de que está ferido e torna-se um alvo facil, logo elas investem nele.
« Última modificação: 13:19 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, DGuerra, Ricardo Nunes, Deepta

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #27 em: 13:49 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Pegando aqui em algumas palavras do Antonio, é curioso mas acontece e tambem já me apercebi da diferença de temperatura na mesma zona. Na praia, a tomar banho, nunca vos aconteceu estarem a nadar e passarem por massas de agua mais quente e mais frias em poucos metros ?! A mim já, em acção de pesca nunca fui experimentar onde estavam essas massas de agua ou se as havia mas faz sentido.

Quando ao caranguejo eu isco vivo e apenas lhe retiro as patas de tras, se é para ser natural ele vai todinho, bem iscado, se não for comido antes, quando o recolho ainda vem com bateria  ;D.

Eu fazia tambem um registo pormenorizado de tudo, depois deixei de fazer porque nada é igual, dificilmente conseguimos ter no dia seguinte, ou noutro dia qualquer, o mesmo conjunto de variantes e tantas que elas são : temperatura da agua, direcção do vento, das ondas, pressão atmosférica, tamanho da ondulação, periodo da onda, etc, etc...

Pela experiência que tenho, baseando-me nos locais onde pesco e tento em atenção muitas ads variantes atrás referidas, não estou em condições de defender a ideia das douradas alimentarem-se na mesma hora solar, já tive dias seguidos a bater certo, poucos mas efectivos, a maioria deles sem baterem certo. Quando dou com as douradas, no dia seguinte e nos próximos procuro garantir que pesco na mesma maré procurando chegar umas horas antes. Já tive dias em que as douradas comiam na mesma maré, dias em que comeram em marés diferentes....
Posso dizer que apanho 85% das douradas de manha porque pesco quase sempre só de manha ;D mas não posso dizer que as douradas na minha zona só dão de manhã, naturalmente. Há uma altura do dia, que eu não dispenso, que é o nascer do dia. Em qualquer nascer do dia tenho a atenção no estado máximo.

Não há um padrão, na minha opinião, como disse o Piedras Negras, se assim fosse perdia o encanto, a luta seria desleal.

Por isso, quando vou, acredito sempre que naquele dia elas vão aparecer ! Senão aparecerem, procuro no seguinte, no outro, no outro....

Tambem concordo com o que já disseram aqui, eu inclusivé. A parte da jornada que mais gosto é quando o isco vai e volta igual, significa que o peixe pequeno saiu e a douradas estão a instantes de chegar ou já chegaram. Depois é a parte que sobra para nós, perceber os seus toques, perceber o que querem comer sabendo que muitas vezes passam e não comem ou comem-nos o isco e nós não detetamos a picada.

Vou passar a estar atento á próxima jornada que apanhar a ondulação na mesma direcção do vento, tambem me têm passado ao lado, nunca fiz essa ligação.
« Última modificação: 14:10 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 por Nelson Peres, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Douradas - Especial
« Responder #28 em: 14:03 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Que testemunho fantástico amigo António. Nunca pensei nisso de apontar registo dos diversos factores da jornada, mas certamente daqui para a frente não será igual.

No que diz respeito aos iscos, aquilo que consigo concluir, tb tendo em conta o mundo animal. A desova é um processo que esgota o peixe, daí que durante todo o período que o engloba, com mais incidência após, elas comam desalvoradas e não sejam tão seletivas. É de esperar até que prefiram iscos com maior carga proteica para recuperarem. Quando estão bem alimentadas, gordas, devem ter preferência por iscos que lhes sejam de captura mais fácil, eventualmente com menor carga de alimento. Mas isto é apenas uma suposição, até pq não há como saber que isco lhes enche mais as necessidades em cada altura...
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #29 em: 14:34 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
É uma das coisas que acho bonitas na pesca, as múltiplas ideias que os mais diversos assuntos fazem vir a lume.
Não querendo menosprezar nenhuma opinião, até por acho todas válidas, quero apenas partilhar um pensamento dum velho pescador, daqueles que muitos se riam quando os viam á pesca com aqueles " paus " e com fio zero grosso, mas que depois no fim eram sempre esses que tiravam as grandes burras.
Uma vez me disse:
Rapaz muitas vezes quando estou de barriga cheia outra refeição não me apetece, mas um pequeno docinho mesmo sem fome vai. Elas são na mesma rapaz.

O certo é que já me aconteceu dar tudo e mais alguma coisa em doses principescas a essas princesas brilhantes e nada, pegar em duas minhoquitas do conchilho que mal tapam o anzol e ai está a cana toda vergada.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #30 em: 14:52 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
Achei muito curioso o amigo Piedras Negras (companheiro, a língua não impede, conseguimos no entender facilmente) quando refere a direção das ondas, de facto nunca me tinha passado isso pela cabeça nem nunca me lembrei de analisar isso… certamente quando fizer a próxima pescaria, vou ter isso em consideração. Muito obrigado.

Na minha zona de pesca é um dos factores mais importantes, e a ter sempre em conta.
Sempre que há um obstáculo que pode cortar a força da onda.
A direção da onda ( para os surfistas o Swell ) numa praia aberta pode não fazer grande diferença, a não ser levar as pescas e a comedia para determinado lugar.
Dou como exemplo o Baleal. Se a onda vier de Noroeste, mesmo que esteja um mar de 2/3 metros, a praia a norte do Baleal, e numa extensão de +/- 1Km não têm ondas ( ou são pequenas ).

Por esta e outras razões conhecer bem o pesqueiro é essencial.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: A Guedes

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #31 em: 16:57 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Me ha encantado leer los ultimos apuntes. Sobre experiencias y datos. Yo de muy joven ya apuntaba todos los datos de una jornada de pesca. Lo mio ultimamente es buscar casi lo imposible. Es decir buscar aquella dorada grandiosa . Y como bien dicen los compañeros quizas pasen junto a nuestros anzuelos incluso se paren a mirarlo pero quizas ese dia prefiero comer otra cosa o ya tiene la barriga bien llena.
 De las especies que normalmente se pueden pescar la dorada es la que mas dolores de cabeza me ha dado. Por falta de patron pero puedo decir que al menos con las gordas he sacado conclusiones . Una de ellas es la puesta de la luna....imaginar un dia de pleamar a las 14:00 con bajamar sobre las 20:00 y es un dia tipico de doradas que nos han entrado a media marea de subida despues alguna casi en la pleamar y ya alguna al cumplirse la primera de bajada...pues bien si miramos la tabla de mareas seguramente la luna se pondra en el horizonte sobre 18:30 o 19;00 de la tarde....yo siempre espero ese momento pues en ese instante he cogido la mas gorda del dia. Y ya se me ha repetido imnumerables veces...pero tambien puedo decir que eso no se me a cumplido en todas las playas. Para mi el mejor momento siempre ha sido cuando se cumple la primera hora de bajada.
Otra cuestion que suelo tener en cuenta es la claridad del agua. No solo por el tema de los hilos a usar sino porque como haya luna llena decidiran comer de noche antes que de dia. A agua mas clara y coincidiendo estos factores con luna llena entraran mas de nocje que de dia sobre todo en el algarve. Cosa muy rara en Huelva. Ya que las aguas son mas turbias aqui que alli. Para mi las mejores noches son las de cuarto creciente y no solo para la dorada...

Ahora bien todas estas conjeturas y temas de tablas solunares etc etc ...no suelen acertar casi nunca y digo casi nunca porue estoy harto de comprobar el tema de los vientos y las olas como el gran factor determinante en una jornada de pesca. La direccion de olas y vientos es mi gran base a la hora de saber que jornada voy a tener  y que cebos llevar y machacar varias webs de pronosticos para intentar saber si el dia tendra algun cambio que me de alguna alegria.
Un dia que tenga ganas de escribir hare una exposicion detallada de mis teorias. Y que factores son determinantes para elegir ir aun lugar u a otro segun viento y olas.
Ahora pondre una foto de un parte de pesca de hace muchos años cuando empece a interesarme por estos temas.
Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, DGuerra, A Guedes, Ricardo Nunes, Xenas

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #32 em: 17:17 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »


Aqui teneis una foto de lo que hacia hace 25 años para intentar aprender y descifrar el tema de como acertar en la pesca. Muchas hojas asi rellenas y muchos graficos sobre direccion de vientos y olas para ir entendiendo poco a poco esta aficion que nos mueve.
 Vereis fecha y fase lunar vientos coef de mareas descripcion del dia cebos piezas todo lo que en aquella epoca me imaginaba interesante para aprender.
Hoy dia tenemos las webs de pronosticos que ayudan y mucho.
 Bueno espero os guste. Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: zman101, DGuerra, A Guedes, Ricardo Nunes

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #33 em: 18:16 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Eu tambem fazia tabelas do genero  ;D mas já não as tenho.
Nelson Peres
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #34 em: 19:47 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Pela experiência que tenho, baseando-me nos locais onde pesco e tento em atenção muitas ads variantes atrás referidas, não estou em condições de defender a ideia das douradas alimentarem-se na mesma hora solar, já tive dias seguidos a bater certo, poucos mas efectivos, a maioria deles sem baterem certo. Quando dou com as douradas, no dia seguinte e nos próximos procuro garantir que pesco na mesma maré procurando chegar umas horas antes. Já tive dias em que as douradas comiam na mesma maré, dias em que comeram em marés diferentes....
Posso dizer que apanho 85% das douradas de manha porque pesco quase sempre só de manha ;D mas não posso dizer que as douradas na minha zona só dão de manhã, naturalmente. Há uma altura do dia, que eu não dispenso, que é o nascer do dia. Em qualquer nascer do dia tenho a atenção no estado máximo.



Penso que isso varia mesmo de local, suponho que pesques em fundos de areia (suponho eu, não sei), ao contrario do meu canto, onde há uma zona submersa cheia de meixelhão, percebes e algum berbigão, daí as douradas e sargos irem lá mariscar...
Posso também dizer que aqui nao se apanha peixe ao amanhecer e durante as manhas, já la fui imensas vezes (muitas mesmo) e nunca apanhei nada de relevante...


Ao ler o comentario do Rider (acerca das direçao das ondas), lembrei-me de algo muito importante (na minha opiniao), que é... ás douradas, nao gosto que a chumbada fique fixa, gosto de lançar e que ela se desloque alguns metros (nada de exagerado, como é evidente) e assim vai procurar o local onde a comedia se junta.


Acho delicioso ler todos estes comentarios e constatar que de facto cada sitio é unico e o que é verdade na foz do arelho já não é tão adequado ao algarve... alias, o que é verdade na foz não é tao linear no baleal (que está a apenas uns 20km de distancia)...
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #35 em: 21:37 Quarta, 06 de Fevereiro de 2019 »
Tá aqui um excelente tópico, mesmo não sendo a minha pesca é de valor e sempre uma delicia ler e comparar as várias ilações de cada um.
Por vezes podemos comparar com algumas que já tivemos e outras nem pela cabeça nos passava.
Muito bom mesmo.

Sobre a participação e como já disse o Nelson , a não participação pode advir de várias situações e não devemos condená-las.
Apenas e sim agradecer e sempre que possamos, partilhar alguma coisa que achemos para nós importante.

Excelente

 
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #36 em: 14:38 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
Falou se aqui que as douradas passam a mesma hora pelo mesmo local .. a mesma hora em termos de relógio não confirmo , mas na mesma altura da maré ( ex as 2 horas de enchente/vazante ) isso confirmo . Pode ser coincidência ou pode até não ser , mas já por diversas vezes tem batido certo esta jogada que faço .
Neste caso apenas fiz num canal por onde supostamente elas passam e bateu certo por diversos dias consecutivos .

Abraços
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #37 em: 19:16 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
Buenas tardes señores. Hare una nueva aportacion a este post... en octubre estuve unos dias de vacaciones y aproveche para salir a tentar las doradas a la playa de Falesia...fueron los dias 17...20 y 21 de octubre. Los tres dias saque doradas pero en funcion de los vientos la situacion fue muy diferente cada dia. Este post es un ejemplo de mi teoria de los vientos y la influencia con la direccion del oleaje.
Acontinuacion pondre un grafico de como fue el dia en cuanto a vientos y olas y las conclusiones que saque de edtos 3 dias.

En este grafico podemos ver la orientacion de la playa norte sur con la linea de costa. Tambien vemos la direccion del oleaje y los segundos de intervalo y esta señalado la evolucion del viento de mañana y tarde. Pues bien pasare a detallar el dia.
 La mar presentaba un aspecto muy bueno para la pesca de la dorada y el agua estaba bastante limpia y clara sin nada de limo.
Por la mañana cuando llegue el viento era flojo de componente norte variable ...es decir contrario totelmente a la direccion del oleaje...que me encontre cuando empece a pescar?...pescado chico que se comia todo el cebo. Recurri al cangrejo y algunas veces tambien desaparecia. Pero conforme pasaba el dia el viento norte desaparecio se quedo el dia calmo y en el cambio de marea empezo a soplar timidamente brisa de poniente...es decir el viento empezo a alinearse con la direccion de las olas...no tardo...enseguida saque 3 bailas seguidas y cumplida la primera de bajada el viento arrecio levanto mas oleaje y cogi la primera dorada del dia de 1 kg...poco mas tarde segunda picada y otra dorada kilera y enseguida otra. Todas iguales. Otra baila mas entro todo a la tita de palangre y todo se paro. Y mediada la vaciante recibi la picada del año...una doblada brutal sacando hilo y empece una larga pelea que duro 15 minutos grabado en video .nada mas coger la caña recibi varios cabezazos largo con sacada de hilo y despues se dejo venir hasta la rompiente donde la pelea fue tremenda se venia arriba y daba coletazos como si fuera robalo...la playa se me lleno de paseantes viendo la pelea...tres veces puse el plomo en seco y tres veces cuando venia la ola esperada para sacarla cogia agua y me volvia a saltar la rompiente. La lucha se me hizo interminable la vi varias veces y rondaba los 5 kgs...la cuarta vez que puse el plomo en arena tuve la mala suerte de que el unico ramajo de limo que habia en el agua se le engancho a la dorada en la frente y en la siguiente ola al retroceder con lo empinada de la orilla y la fuerza del oleaje me la arranco del anzuelo y se la llevo😭😭😭😭la cara tonto que se me quedo fue tremenda. Cuando vi el video en casa de coraje lo borre.
Pero la insistencia y no tirar la toalla nunca me recompenso con otra picada y otra pelea y pude sacar una de 2 kgs y luego otra kilera.
En dedinitiva...lo que fue una mañana desesperante con el cambio de viento se convirtio en un bonito dia de pesca con 9 piezas ...4 bailas y 5 doradas.
 Esta.misma situacion descrita me ha ocurrido muchas veces con la entrada del poniente y tambien decir que la temperatura del agua estos dias fue de 19 °.
 Saludos...despues describire los dos dias siguientes. De los tres dias tengo videos donde se ve la mar y de donde tira el oleaje.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Xenas

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #38 em: 20:15 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
Piedras, foi uma pena perder essa dourada XXL !! Podemos ver o video ? Seria interessante.
Nelson Peres
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #39 em: 20:34 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
El video de la que se escapo lo borre como he puesto anteriormente. Solo lo vi una vez. No pude aguantar la rabia¡¡¡...de ese dia tengo otro y otros dos de los dos dias siguientes. Copiare el enlace y los colocare.
 Saludos.
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #40 em: 20:38 Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Dia 17-10-18
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #41 em: 17:11 Terça, 12 de Fevereiro de 2019 »
Muito bom vídeo amigo Piedras…
Venho novamente desenterrar este tópico para ver se o pessoal consegue dar mais umas opiniões de como faz a sua pesca… Sei que há por aqui pessoal de setubal, costa vicentina, oeste, etc... que poderiam também contribuir para todos aprendermos… pois a pesca trata-se disso mesmo, dar e receber conhecimento.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: odi

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Douradas - Especial
« Responder #42 em: 21:07 Terça, 12 de Fevereiro de 2019 »
Se me é permitido, como já referi eu adoro pesquisar, e já que não se pesca (por enquanto), pesquisa-se. Encontrei um artigo muito interessante, e que passo a citar:

"AS DOURADAS, HABITAT, MORFOLOGIA E EFEITOS ECOLÓGICOS
O seu nome comum é dourada é um peixe com um alto valor gastronómico, bem como na pesca lúdica e desportiva , o nome é dado pela linha de cor dourada entre os olhos. É um peixe de ventre prateado e dorso acinzentado, com mancha negra por cima do opérculo e mancha dourada entre os olhos, envolvida por duas zonas escuras. Apresenta lábios grossos e dentes frontais fortes e pode atingir os 100 cm de comprimento e o seu peso até aos 8 quilos.

A pesca da dourada é geralmente feita a partir da costa em praias ou molhos, pois é aí que elas habitam geralmente, por uma ampla área que vai desde do Mar Mediterrâneo à América do Sul. Dependendo da sua maturação as douradas são mais comuns em certas áreas, por exemplo, as mais jovens junto à costa e ao litoral, enquanto os exemplares mais adultos se encontram em águas mais profundas.

A dourada gosta de fundos rochosos do sublitoral ou fundos arenosos. A reprodução da dourada é curiosa, pelo menos até 2 anos de idade são do sexo masculino, mas quando atingem os 3 anos de idade, tornam-se fêmeas com a capacidade de por ovos, esse tipo de espécie é conhecida como hermafrodita pro-normativa. Os meses durante o outono e o inverno são dedicados à reprodução. A dourada é sem dúvida uma das espécies com maior interesse no desporto da pesca. A sua dieta é baseada em pequenos peixes, crustáceos e moluscos.

Nome científico: Sparus aurata
Família : Sparidae
Peso máximo: 7 a 8 kg.
Comprimento máximo: 100 cm
Os efeitos ecológicos da pesca comercial e da pesca lúdica nas populações de douradas não são conhecidas visto que não existem avaliações cientificas disponíveis, no geral, a Dourada tende a ser relativamente resistente à sobrepesca.

A pesca de Arrasto é um método de pesca não selectiva com muitas capturas acessórias indesejadas, incluindo espécies sensíveis e protegidas de fundo ou pelágicas. Apesar do tresmalho fixo ser mais seletivo, não existem dados específicos sobre o seu impacto. A pesca de cana ou as armadilhas são mais seletivas, têm poucas devoluções e têm poucos impactos negativos ambientais, mas para isso caro companheiro não esquecer de deixar o pesqueiro limpo e devolver ao mar os exemplares sem as medidas legais, tamanho mínimo de captura 19 cm.

A PESCA DA DOURADA, TRUQUES, TÉCNICAS E CONSELHOS
Desafiando as temperaturas mais baixas e os ventos frios desta época do ano, o mar mais agitado, atrever-mo-nos na procura das primeiras douradas do ano em praias de areia, onde precisamos de condições muito específicas, de lançamentos longos e os melhores iscos para tentar capturar uma bela dourada. Entre o dia e a noite, jornada após jornada, lá nos chega o comentário de que elas encostaram em tal praia e que o companheiro de pesca capturou um belo exemplar de três ou quatro quilos, e isso faz-nos pensar imediatamente numa jornada de pesca, pensando que se uma dourada saiu naquela praia, talvez em outras praias que são semelhante na região poderemos ser nós a conseguir uma grande captura.

A PESCA DA DOURADA NO OUTONO/INVERNO, CONDIÇÕES NECESSÁRIAS
Com as condições meteorológicas e do mar a alterarem-se após o verão a entrada nas estações de outono e inverno trazem-nos condições de pesca distintas em que há dias que nos parecem alinharem-se para as condições ideais nos pesqueiros para tentarmos umas boas capturas de douradas que passam mais junto da costa em fundos rochosos bom para a pesca embarcada, mas também para a pesca de surfcasting pois elas vêm junto das praias à procura de comida.

Nem tudo se resume ao nosso desejo de obter uma boa captura, pois na prática nem sempre é assim, devemos analisar bem as condições do mar, do pesqueiro, do tempo para a pesca na praia, sendo que a pesca embarcada pode oferecer melhores opções em termos de fundos removidos e com mais comida e maior proximidade com zonas rochosas onde poderão estar as douradas com maior actividade, pescando até ao limite em qualquer uma das situações praticadas apostando em linhas ultrafinas, montagens discretas, iscos que permitam lançamentos longos no surfcasting tirando partido das melhores canas que tivermos, só assim poderemos conseguir alcançar os melhores fundos onde poderão estar as grandes douradas de outono e inverno.

Mas como sabemos depois de conseguirmos ferrar uma dourada ainda é necessário controlar a ansiedade e a adrenalina de sentirmos o peixe na linha e recuperar até nós através de uma bela luta pois estamos a pescar a longas distancia com linhas finas aguentando a tensão em todos os momentos e ir recuperando com o equilíbrio do drag do carreto o trabalhar da cana, não esquecendo que nos últimos dez a quinze metros da margem as grandes investidas para baixo que a dourada faz na tentativa de se libertar do anzol, o segredo é resistir à tentação de a colocar em seco e trabalhar, trabalhar até estar cansada e vê-la finalmente deitar-se já próxima da margem onde será mais fácil e seguro recolher o peixe.

ÁGUAS TAPADAS APÓS MAU TEMPO…
Pode ser uma das melhores opções que poderemos ter nas pescarias de inverno, pois em alguns pesqueiros de rocha com bons fundos é mais provável de podermos capturar douradas mesmo com aguas mais paradas e claras o mesmo não é tão válido para para que entrem nas praias ao alcance dos nossos lançamentos.

No nosso pensamento está que depois de dias de mau tempo, de mar com maior agitação marítima que movem as areais, os fundos, o alimento  e alterando as praias e pesqueiros para condições mais favoráveis à presença de bons exemplares., se o mar permanecer excessivamente parado por muitos dias, os fundos tornam-se mais compactados de tal forma que o peixe tem maior dificuldade em permanecer junto à costa pela dificuldade em encontrar comida, baixando a sua actividade na área de alcance dos nosso lançamentos, sendo por vezes suficiente o encrespar do mar através de ventos mais fortes para que provoque o levantamento das primeiras camadas de areia nos fundos especialmente em praias de baixa profundidade para que volte haver actividade dos peixe na procura de alimento mais próximo da costa ou das margens.

A PACIÊNCIA NA PESCA À DOURADA SERÁ A TUA MAIOR VIRTUDE
As condições para pescarmos podem não ser as melhores com mar bravo, ventos a soprar com intensidade podemos nos iludir e fazer de conta que sabemos como pescar, mas a pesca à dourada é complicada pela sua astucia, embora possamos conseguir mesmo nessas condições alguma captura, mas o custo será muitos estralhos enleados, linhas cruzadas e até mesmo outros percalços.

Devemos estar prontos para quando as condições forem melhores quer na diminuição do mar quer do vento, e se não poder ser nesse dia, seja no próximo esteja a efectuar lançamentos pois é de aproveitar sendo mais provável  o encostar do peixe para comer, de várias espécies e tamanhos e quem sabe entre as espécies uma bela dourada.

No entanto devemos ter em atenção nesta época do ano às possíveis alterações repentinas do tempo pois estamos a pescar com canas de carbono que podem atrair descargas eléctricas, se tivermos a pescar com bom tempo e um belo sol e houver uma mudança repentina, essa baixa de pressão e a instabilidade por vezes provoca que o peixe entre em actividade e por vezes muitos mais próximo das margens do que pensamos, devemos estar atentos e fazer uma procura com lançamentos a distancias diferentes com as várias canas de forma a detectar para onde se move o peixe possibilitando uma ou duas boas capturas.

Será que existe um ponto exacto para pescar douradas ?

Penso que não, mas devemos estar atentos a algumas zonas nas praias, como por exemplo diferentes zonas na cor da agua onde podemos localizar correntes de agua em especial em praias de pouca profundidade e possivelmente serão canais pelos quais os peixes se deslocam para entrar ou sair da praia á procura de comida, essas mudanças de cor podem também indicar diferenças de temperatura e geralmente zonas são mais fundas, sendo este um dos pontos que poderá fazer a diferença entre uma boa captura e uma grade.

Nos dias de águas mais calmas e quando todos esperamos que o mar tenha outras condições devemos estar atentos durante as marés vazias nas zonas onde podem remexer as areias na procura de conchas, vermes e outros bivalves podendo ser uma boa opção pescar nessa zona assim que possível nas marés seguintes.

MATERIAL DE PESCA PARA A DOURADA, LANÇAMENTOS NO LIMITE…
Salvo algumas excepções em que conseguimos capturar em lançamentos mais curtos, pescar no inverno em especial em praias de pouca profundidade e não só, temos que colocar o material de pesca a trabalhar no limite para se conseguir maiores distancias nos lançamentos, para estarmos mais perto de alcançar os nossos objectivos temos de montar os carretos com bobines de fio fino, chicote cónicos, canas com boa acção e capazes de suportar todo o impacto na altura do lançamento.

No Surfcasting e na pesca à dourada todo o material é posto à prova no seu limite durante o lançamento para se obter maiores distancias.

Isto pressupõe que estaremos a pescar com fio no carreto entre 0,16mm e 0,22mm na madre e com chicote cónico de 15 metros a começar entre os 0,18mm e os 0,24mm e a acabar entre os 0.50mm e os 0.57mm para suportar todo o impacto do lançamento, optimizando todo o conjunto de material para podermos ganhar metros nunca esquecendo a importância do tipo de chumbada a usar quer pelo seu formato quer pelas condições do mar em especial as correntes, ter cuidado especial na hora de levantar do fundo pois poderá estar assoreada e com fios finos poderá partir no nó de união das duas linhas, devem-se utilizar chumbadas tipo casting e evitar urfes e todos os tipos de acessórios que poderão reduzir as distancias do lançamento e também dar menos nas vistas.

Em termos de canas devemos optar por canas de carbono com ponteiras híbridas devido ao seu rendimento no lançamento e ajudam a detectar as picadas leves das douradas em grandes distancias, a isto juntamos para trabalhar um peixe grande com o drag do carreto mais solto, pois são canas mais cómodas, leves e ajudam bastante a cansar o peixe pela acção da sua ponteira ser sensível ajudando no trabalho de tracção sobre o peixe que temos no anzol.

TIPOS DE ISCOS NA PESCA À DOURADA
Aquele que mais me inspira confiança em qualquer zona é o Ralo, não sendo o mais aconselhado para longos lançamentos devido à sua fragilidade Uma vez que optamos por lançamentos de longas distancias devemos evitar iscos volumosos e pesados, assim sendo temos boas opções como as minhocas, o americano, a borracheira, as titas, os bibis tal como uma tira fina de choco fresco imitando uma minhoca ou um lingueirão/navalha, mas como também pescamos com duas ou três canas devemos colocar diferentes iscos e a diferentes distancias podendo assim serem usados iscos mais frágeis como mexilhão, ameijoa, ganso ou iscos mais pesados e volumosos como o caranguejo.

Depois de lançarmos só nos resta espera que este mítico peixe esteja activo na zona e devore o nosso isco dando aquela picada que tanto esperamos, não nos resta mais nada que estarmos preparados para esse momento de adrenalina e tensão, com muita calma segurando na cana e ajustando o drag do carreto e trabalhando o peixe numa recuperação lenta até ficar cansada, devemos ter atenção e cuidado com a proximidade de outras canas para as linhas não se cruzarem durante a recuperação, com a direcção que o peixe toma e as brutais arrancadas que elas fazem provocando momentos de calor, suor e muita tensão pois pescar com fios finos também ajuda no nosso subconsciente.

CONSELHOS PARA A PESCA À DOURADA COM SUCESSO
Neste tipo de pesca existem vários fatores que o poderão levar a ter mais ou menos sucesso.

A escolha do pesqueiro e a leitura das suas características e condições;
A escolha do isco pois não será igual estar a pescar na zona do Algarve, Costa Vicentina ou Aveiro por exemplo;
Quer se queira ou não, a escolha do material de pesca tem alguma influência na pesca às douradas, sobretudo nas linhas e anzóis;
Na execução do lançamento manter a bobine no seu curso mais elevado;
Após o lançamento ajustar a drag do carreto para que esteja preparado para a luta da recuperação;
Durante a  recuperação manter a cana a cerca de 45 graus, mais ou menos, e dirija o ponteira na direcção que a dourada esta correndo; acompanhando este trabalho com drag do carreto.
Após uma boa captura e uma luta de 5, 10 ou 20 min, reveja o nó de união da madre ao chicote cónico e troque o estralho;
Como a pesca não é uma ciência exacta, e depende da perícia e da experiência de cada um de nós pescadores o sucesso será sempre insistir e insistir… na procura da rainha Dourada!

Bons lances a todos !!!"

Texto de Fernando Agostinho em pescaludica.pt

Se infringi alguma regra do fórum, ou passei a ideia de alguma publicidade, as minhas desculpas mas não é de longe essa a minha intenção.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, zman101, Sérgio Sá, DGuerra, johnteixeira

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #43 em: 10:48 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Muito bom texto… Obrigado pela partilha!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #44 em: 12:22 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Ah, lembrei-me de um pequeno truque que já fiz, consoante as condições do mar...

Quando estao todas as condiçoes reunidas (é preciso muito tempo e o mar ajudar), é sempre bom engodar... Mas claro, na minha zona isto é um segredo muito bem guardado e poucos o sabem fazer...

Esta ideia surgiu numa conversa de café (assim como quase todas as grandes ideias que temos), onde estavamos a falar da pesca ao carapau... Foi entao que me lembrei de lançar para o ar a ideia de engodar ás douradas (os peixes sao todos identicos, sem sentem algo que lhes agrada, vao lá... depois podem ser mais ou menos desconfiados)... No inicio o pessoal ficou um bocado "ah, tas a falar a serio?"... mas na pescaria seguinte, fizemos engodo de sardinha (erro grave), encostou tudo menos as douradas... foi aí que me lembrei de se pesco com x, tenho de engodar com x... 2 dias depois, voltei lá e fiz um engodo com navalhas, caranguejo e mexilhao...Assim que cheguei, meti lá muito engodo... Posso dizer que deu/dá excelentes resultados... Mas volto a frisar, é preciso haver condiçoes muito especificas...

Aqui na minha zona nem sonham que há quem faça isto, alias, quem pesca aqui, só tem conhecimento 4 pessoas... e ninguem abre muito o jogo acerca disso...

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #45 em: 13:22 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
He leido el parrafo 3 veces...no me he enterado de nada. :-\ :-\ :-\
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #46 em: 13:56 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
He leido el parrafo 3 veces...no me he enterado de nada. :-\ :-\ :-\


A ideia é engodar para as douradas, tal como se faz na pesca á boia…
Na pesca á boia, normalmente usa-se sardinha, correto? Para as douradas, em surfcasting, usa-se caranguejo, navalha e mexilhão para fazer o engodo
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #47 em: 14:21 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Ya usar un cebo para atraer. Y presentar otro. Uno oloroso .
Yo uso alguna vez cebos mixtos con la tita...es decir...por ejemplo...coger mejillon o almeja pasarle la aguja licrarlo y despues forrarlo de tita y volver a licrar. Asi esta desprendiendo jugo todo el tiempo.
 El mejor es usar cola de cigala pequeña . Lo que aqui llamamos grillo.
 Saludos.
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #48 em: 14:24 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Por acaso engodar a dourada nunca fiz , nem me parece que funcione muito bem visto ser um peixe que anda relativamente longe da borda de agua ..
Mas no entanto já vi engodarem a elas, duma maneira "diferente"
Conheço um velhote que engoda quando a maré esta completamente vazia , ele aproveita essa altura para enterrar alguns sacos de rede com engodo ( não sei o que usa) e depois pesca com a agua cheia  ( a agua sobe e os sacos ficam submersos) . Sei que ele tira algumas douradas agora não posso provar que seja realmente derivado a isso ou não.
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #49 em: 14:38 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por acaso engodar a dourada nunca fiz , nem me parece que funcione muito bem visto ser um peixe que anda relativamente longe da borda de agua ..
Mas no entanto já vi engodarem a elas, duma maneira "diferente"
Conheço um velhote que engoda quando a maré esta completamente vazia , ele aproveita essa altura para enterrar alguns sacos de rede com engodo ( não sei o que usa) e depois pesca com a agua cheia  ( a agua sobe e os sacos ficam submersos) . Sei que ele tira algumas douradas agora não posso provar que seja realmente derivado a isso ou não.

Posso dizer que isto resulta...Pelo menos há mais atividade..
Há 2 formas de o fazer:

Tal, como disseste, enterrar sacos de rede muito fina na maré vazia e esperar pela maré cheia... desta forma consegue-se fazer quase sempre...

Agora, aquela que eu gosto mais de fazer e que é mais pratico é ter a uns 30/40mts  1 coroa e logo ao lado 1 remoinho na agua (onde a agua anda para trás e para a frente, totalmente diferenciado da corrente "normal")... Faz-se bolas de engodo e atira-se (no inicio atirava á  mao, agora uso uma fisga, muito mais eficaz) para esse dito remoinho... aquilo vai-se acumular no fundo e nós só temos de lançar para as proximidades (eu até costumo lançar um pouco mais e depois ir puxando lentamente até ficar no sitio para nao assustar o peixe que lá possa estar)...
Mas volto a referir, isto é uma pesca muito especifica onde:
É preciso que haja a tal coroa e o remoinho relativamente perto (isso na minha zona não é de todo um problema)
E o mais dificil é que nao haja muita gente á pesca (4-5 pessoas no maximo), porque depois é tudo a lançar para o mesmo sitio e isso tem tudo para correr mal... ah, e uma coisa que é mesmo necessaria, é essa gente ser toda amiga e conhecida, porque se nao é um grande 31... Devido ao que eu disse, este tipo de pesca só se costuma fazer de abril-junho e setembro-outubro... No verão, há muito mais gente á pesca e impossibilita isso...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #50 em: 16:15 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por acaso engodar a dourada nunca fiz , nem me parece que funcione muito bem visto ser um peixe que anda relativamente longe da borda de agua ..
Mas no entanto já vi engodarem a elas, duma maneira "diferente"
Conheço um velhote que engoda quando a maré esta completamente vazia , ele aproveita essa altura para enterrar alguns sacos de rede com engodo ( não sei o que usa) e depois pesca com a agua cheia  ( a agua sobe e os sacos ficam submersos) . Sei que ele tira algumas douradas agora não posso provar que seja realmente derivado a isso ou não.

A pescar ao robalo é muito usual engodar dessa forma.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #51 em: 16:20 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
Agora, aquela que eu gosto mais de fazer e que é mais pratico é ter a uns 30/40mts  1 coroa e logo ao lado 1 remoinho na agua (onde a agua anda para trás e para a frente, totalmente diferenciado da corrente "normal")... Faz-se bolas de engodo e atira-se (no inicio atirava á  mao, agora uso uma fisga, muito mais eficaz) para esse dito remoinho... aquilo vai-se acumular no fundo e nós só temos de lançar para as proximidades ...

Isso só mesmo dentro da lagoa, ou a pescar da pedra. Surfcasting não encontras disso.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #52 em: 18:54 Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 »
Não necessariamente... Onde eu mais faço isso é na zona da aberta da foz (virado para a lagoa)... Mas também já fiz na aberta da foz virado ao mar e deu resultados,mas aí tem de ter condições perfeitas...
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Douradas - Especial
« Responder #53 em: 23:42 Quarta, 06 de Março de 2019 »
Muito bom tópico que aqui se encontra, certamente será uma mais valia para quando voltar á pesca de douradas… tem aqui cada pormenor da experiencia de cada um que acho delicioso só de ver... Já tou ansioso só de ler.
Muito obrigado pelas vossas partilhas.
 

Offline jTiago

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 1 vezes
    • rio amior
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:51 Sexta, 24 de Setembro de 2021
Re: Douradas - Especial
« Responder #54 em: 19:39 Sexta, 29 de Julho de 2022 »
Aqui está um tutorial soberbo, António Silva debitaste aqui um vasto conhecimento que é digno de respeito.
Sou tenrinho neste mundo da pesca no mar, muito mesmo. Tenho sido tão "esponja" quanto consigo mas falta muito muito mesmo.
Interessante uma coisa que já posso constatar como um dado verdadeiro, as poucas que consegui, bons exemplares a rondar os 2kg foram capturadas este ano, há algumas semanas e quase todas a uma hora muito próxima, no mesmo local, numa coroa e mesmo junto a um fundão.
Não me alargo mais, pois, não tenho conhecimentos para mais.
Grato a todos por esta partilha de conhecimento.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #55 em: 20:07 Sexta, 29 de Julho de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui está um tutorial soberbo, António Silva debitaste aqui um vasto conhecimento que é digno de respeito.
Sou tenrinho neste mundo da pesca no mar, muito mesmo. Tenho sido tão "esponja" quanto consigo mas falta muito muito mesmo.
Interessante uma coisa que já posso constatar como um dado verdadeiro, as poucas que consegui, bons exemplares a rondar os 2kg foram capturadas este ano, há algumas semanas e quase todas a uma hora muito próxima, no mesmo local, numa coroa e mesmo junto a um fundão.
Não me alargo mais, pois, não tenho conhecimentos para mais.
Grato a todos por esta partilha de conhecimento.
Como acontece com todos, o conhecimento vem através das experiências que vai tendo. Vai a pesca, tenta por em prática tudo o que tens bebido e vai registado o que te acontece, tentando perceber os motivos. Aproveita esse cantinho que encontraste 💪
Nelson Peres
 

Offline _marcelo_

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 34 vezes
    • Loures - Vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:35 Terça, 20 de Abril de 2021
Re: Douradas - Especial
« Responder #56 em: 15:37 Segunda, 01 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
--> Uma ultima conclusao (se é que pode ser assim chamada), as douradas pegam mais ás segundas-feiras, independentemente da lua/maré, não consigo explicar isto, mas em todas as semanas os melhor dia de peixe é a 2ª feira... nao consigo arranjar explicaçao para isso.
Isto sao algumas das conclusoes que eu tiro ao analisar os meus registos todos


Aos Domingos os pescadores "profissionais" não saiem para o mar. Poderemos associar esse facto ao que relata?


Obrigado pelas participações, muito enriquecedor! É uma espécie que tenho como alvo desde que me iniciei mais a sério na pesca, há cerca de 1 ano, e cuja ainda procuro a primeira.
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]