collapse

Autor Tópico: Douradas - Especial  (Lida 15467 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Douradas - Especial
« em: 18:56 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Venho aqui deixar uma sugestão... A ideia é cada um, consoante a sua zona de pesca, dar sugestões/opiniões acerca da pesca às douradas e assim criar "um manual teórico". Aqui seria abordado a epoca de pesca, iscos, luas/marés, locais de pesca (se quiserem divulgar, claro), montagens utilizadas, melhor época para as capturas, o isco consoante os meses e tudo o que se possam lembrar... Daqui a pouco já irei dar a minha opinião.

Peço desculpa se já há um tópico idêntico, mas não encontrei... Relembro que isto será a opinião de cada um baseado na experiência.

Seria interessante fazer tambem um para os robalos e outras tantas espécies alvo... Mas a minha sugestão é fazer agora para as douradas e depois, consoante como corre, fazer para outros... Acho que todos iriam beneficiar se tivessem uma enciclopédia desta espécie.

Cumprimentos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: carlosfishcarlos, Raposo#37

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #1 em: 19:23 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Ora, cá vai então.

A minha pesca ás douradas remete-se essencialmente á foz do arelho e muito raramente ao molho leste, em Peniche.

As douradas nesta zona mantêm-se até fins de outubro/inicios de novembro (apesar de haver relatos de capturas isoladas em dezembro/janeiro... voltam a surgir em inicios de abril.

Os iscos que eu utilizo vão alternando consoante o mês (interligado com o ciclo reprodutivo das douradas), ou seja, entre abril e junho elas estão magras, logo comem quase tudo e sao pouco seletivas nos isco, daí eu usar essencialmente carangueijo rijo (o meu 2º isco de eleiçao e que tem de estar presente em todas as jornadas) e casulo (ocasionalmente), com o entrar do verão, elas vao começando a ficar mais seletivas no isco (devido a estarem mais gordas e com menos necessidades alimentares), começam a preferir iscas mais gordas, mais gulosas, é entao que eu adapto os iscos... Nesta altura começo a utilizar castanholas (só com 1 casca), carangueijo de 2 cascos e lingueirao/navalhas (o meu isco de eleição).. De Setembro a Outubro continuo a usar as navalhas, mas introduzo tambem os pilados (nao gosto muito porque torna-se complicado de ferrar as douradas).


Relativamente ás luas, tenho uma clara preferencia pelos quartos e de seguida pela lua cheia(os 2 primeiros dias sao milagrosos ehehe)... lua nova nao gosto tanto porque nesta zona levanta limos/algas/lixo e torna a pesca mais complicada.


As montagens que eu utlizo sao principalmente 1 chumbada de bico de pato, com 1 clip e 1 stopper a correr no chicote, madre de 0.20/0.25 (consoante o local onde vou), o estralho 0.35 ou 0.40, de fluorcarbono... anzois 0/2;0/1 sasame chinu... a daiwa também tem uns porreiros, mas sao muito caros (nao me lembro do nome).


A melhor epoca para capturar é Junho, julho... há um claro decrescimo em agosto e o top de capturas (em tamanho) é setembro, as maiores, tiro neste mês, sendo que aparecem por aqui alguns exemplares de 4kg e já houve anos que apareceram maiores ainda (em 2012 tirei 2 com 6kg e 3 com 5kg, mas foi um ano único).


Claro que isto tudo tem de estar em concordancia com o pesqueiro, costumo pescar em coroas e fundos mistos e tento procurar locais onde a agua faça "remoinhos" e é ai que o peixe está, pois é onde a comida se junta, logo o peixe irá procurar nesses sitios... normalmente estes locais são sitios de grande profundidade comparadamente á sua envolvencia e mudam quase todos os dias de locais, é uma questao de observar o mar e ver. A melhor sugestão que posso dar acerca dos pesqueiros é insistir num local, conhece-lo super bem e assim irá ser mais facil qualquer pesca... Por exemplo, para ir ás douradas, eu tenho apenas 2 locais especificos., um com fundo de areia e outro misto (claro que prefiro este ultimo).

Aqui está o meu contributo, caso me lembro de algo mais deixarei aqui... espero que o pessoal adira e consiga-se fazer disto um topico para ficar com boas noçoes da pesca a estas meninas (que sao a minha grande paixao)
« Última modificação: 19:30 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Afons0, DGuerra, joaop, jfebra, scarreira, Tigolive, Rafa, Vitor M, Splayah, Marco Ramos, Raposo#37

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #2 em: 21:46 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Há muita coisas neste forum sobre isso mas está espalhada nos vários tópicos que há por aqui pelo que a ideia é interessante, então cá vai :

Sou Algarvio e aqui na minha zona podemos capturar douradas desde meados de Fevereiro, até finais de Novembro. Quando falo em douradas, refiro-me a peixes de porte porque as pequenas douradinhas todo o ano andam por aqui.

Os iscos que utilizo com mais frequência e com mais sucesso são salsicha, lingueirão com casca, borracheira e caranguejo porque são iscos que tenho em quantidade porque os apanho. A tripa, o ralo e a minhoca branca tambem me fazem peixe. Praticamente durante todo o ano as douradas pegam bem em qualquer destes iscos mas vão haver dias em que elas pegam mais nuns que noutros, e este é um dos grandes mistérios de vão surgindo ano após ano, vão continuar a surgir e terá mais sucesso quem tiver variedade de iscos disponiveis para ir experimentando durante a jornada.

Nunca pesco da mesma forma, insistindo com o mesmo isco. A primeira coisa que faço quando chego a um spot é meter minhocas em primeiro lugar, ou outro qualquer isco mole para sondar o que anda no pesqueiro. Se o isco se mantiver por algum tempo, continuo a usar iscos moles, se desaparecem num instante, altero para iscos de casca e vou experimentando de tempos em tempos a por novamente iscos moles até chegar á altura que o isco se mantem, sinal que o peixe miudo abandonou o local.

Convem perceber o redor, se houver mais pescadores no local, perceber se estão a haver capturas, que iscos estão a ser utilizados, distâncias, formas de iscar. Ter uma noção que em determinados momentos do ano as douradas pegam melhor nuns iscos do que noutros, ter um conhecimento aprofundado dos spots é uma vantagem enorme, saber onde está a comedia, onde elas passam... Perceber que as vezes elas estão lá, ou estiveram e levamos o bigode porque muitas vezes mamaram-nos o isco e aqueles toquinhos quase imperceptiveis passaram-nos ao lado ou não nos escorreu que poderiam ser elas a comer...

Iscar, tornar a iscar, para a dourada gosto de iscadas generosas. Se pescar em estuário uso iscadas volumosas, e mesmo dentro deste procedo de formas diferente mediante os spots, se pesco nos canais onde a corrente é maior ou em locais mais resguardado, são locais diferentes que me obrigam a pescar com estratégias diferentes. Em mar aberto utilizo iscadas mais pequenas.

Estar atento e ativo é fundamental. As melhores jornadas que faço, na maior parte das vezes são quando estou sozinho, é quando estou mais atento, mais concentrado.

A dourada é um peixe fabuloso, incrivelmente manhoso ! Como referi, chegam cá em meados de Fevereiro, completamente magras mas são nestes primeiros meses de aparição que são mais energicas na luta, dobram fácilmente as canas e as cabeçadas não acabam, lutam até ficarem em seco. É nesta altura que mais vezes me dão prazer.

Adoro  aquele momento da jornada em que iscadas se mantem, vão e vêm iguais, aquela esperança de ver a cana a dobrar aumenta e o ataque poderá acontecer a todo o momento ! Apartir de Junho até Agosto, por norma, são alturas de menos capturas, coincide tambem com a altura que pesco meno, fruto da enorme quantidade de massas humanas que vêm disfrutar do verão.

Setembro e Outubro são os melhores meses, as douradas já estão gordas, bem cheias e com uma força bruta mas morrem rápido, a luta não é tão prazerosa como na primeira metade do ano. Este ano que passou, só me lembro de uma ou 2 douradas terem dobrado a cana depois do verão. 90% das que capturei neste ultimo periodo davam toques quase imperceptiveis e depois ficavam quietinhas. Vou me davam momentos de prazer nas primeiras maniveladas e quando esboçavam a ultima reacção ao sentirem falta de agua...


As minhas montagens são simples e só altero se algum spot tiver algum condicionante que me faça alterar alguma coisa. Em regra utilizo montagem no chicote, stopper,crossbead/destorcedor de barril/rotor (uso qualquer um deles),stopper e clip para a chumbada que por norma é brasileira/bomba entre 125/140gr. Estralhos grandes, por volta de 2,5/3 metros, a espessura vai depender do spot. Fundos de areia uso 0,24mm de mono até ao máximo de 0,30mm em fundos mistos. Muito raramente vou acima disto, a não ser que o mar o exija.

Anzois Sasame chinu, Super X e chinu ringed na maior parte das vezes entre o N.1 e o 2/0, utilizados em função do isco.

A linha madre 0,20mm em regra, 0,235mm em alternativa se for necessário e um 0,25mm em ultimo recurso.

Em linhas gerais é o que me lembro agora, por norma, nos relatos que faço indico a forma como pesquei.
« Última modificação: 13:53 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 por Nelson Peres, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Afons0, kalvas, ajrs, zman101, JT, DGuerra, scarreira, Tigolive, Rafa, PedroCosta, vlado61, Marco Ramos

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #3 em: 23:22 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Obrigado pelo teu contributo... A ideia é mesmo compilar todo o conhecimento acerca desta pesca num só tópico... Espero que haja mais pessoal a aderir...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs

Offline Pedro Gonçalves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 124
  • Agradecido: 9 vezes
    • Costa alentejana
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:23 Quinta, 03 de Janeiro de 2019
Re: Douradas - Especial
« Responder #4 em: 08:04 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Quando tiver um dinheirinho extra para investir num conjunto não me vou esquecer de vir ler este tópico. A vontade de me iniciar no surfcasting é muita mas por agora não dá. Boa partilha pessoal
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #5 em: 09:04 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Sim, de facto é um tópico de grande interesse para os amantes do surfcasting às douradas...
Infelizmente, e é isto que me entristece, é o facto de apenas haver resposta de 3 pessoas... Se fosse para discutir qual o melhor carreto/cana, havia mil e uma opiniões... Como é para partilhar conhecimento e ajudar quem quer aprender, já é mais difícil... Enfim...

Talvez eu e o nelson é que estamos mal, talvez  seja melhor melhor nos submeter apenas a opinar acerca de material e esquecer a partilha de experiência...

Ah, relembro o pessoal que pensa "ah, mas quando fui eu não tive ninguém para me ensinar,  aprendi sozinho"... Pois, bem, eu também aprendi sozinho, posso dizer que fiz as maiores cagadas e dava tudo para ter alguém mais experiente que chegasse ao pé de mim e tivesse dito "tas a fazer isto mal, faz assim e vê o que achas"... Não é por partilharem aqui o que sabem que a pessoa x vai apanhar peixe e vocês deixam de apanhar...

De qualquer forma, não vou continuar a opiniar que já vai longo o texto... Deixo apenas uma nota a quem queira algumas opiniões/sugestões de surfcasting (ou spinning), que me mande mensagem privada que eu ajudo no que posso, agora não contem é que continue a ajudar quando sou um dos poucos.

Cumprimentos e boas pescas.
« Última modificação: 09:06 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 por Antonio.Silva »
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #6 em: 09:14 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Muito obrigado.
Muito bom tópico, apenas uma questão que gostaria de colocar, nessa zona as douradas não encostavam em força mais por volta de Setembro?
Peço desculpa pela pergunta talvez ignorante, mas era a ideia que tinha apesar de pescar por essas  bandas poucas vezes.
Desde já obrigado.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Douradas - Especial
« Responder #7 em: 09:24 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito obrigado.
Muito bom tópico, apenas uma questão que gostaria de colocar, nessa zona as douradas não encostavam em força mais por volta de Setembro?
Peço desculpa pela pergunta talvez ignorante, mas era a ideia que tinha apesar de pescar por essas  bandas poucas vezes.
Desde já obrigado.


Amigo, tal como disse, as douradas aqui pela zona da foz do arelho aparecem a partir de abril, claro que não invalida haver relatos de capturas nesta altura, aliás, um amigo meu já tirou uma com quase 1,5kg este mês... Mas são casos isolados... A maior força de douradas (em quantidade) é junho e Julho (este ano elas eram todas a rondar os 2kg, raramente eram mais pequenas, mas também eram poucas as que tinham mais)... Mas as maiores chegam em Setembro (estão mais gordas, logo pesam mais)... Espero ter.te esclarecido.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #8 em: 09:29 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Esclarecido, muito obrigado.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #9 em: 09:51 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
En cuanto tengo tiempo hare una buena explicacion sobre mi punto de vista sobre la pesca de la dorada. Eso si soy pescador de playa abierta. NO PESCO NUNCA EN ESPIGONES DIQUES MUELLES O DESEMBOCADURAS. Para mi la tranquilidad es lo principal.
Saludos.
 

Offline A Guedes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 180
  • Agradecido: 65 vezes
    • Alhos Vedros
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Domingo, 24 de Setembro de 2017
Re: Douradas - Especial
« Responder #10 em: 10:44 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Aqui fica o meu agradecimento pela partilha de informação do António Silva e Nelson Peres.

Local = Barreiro
Avenida da Praia do Barreiro 
Meses: Agosto e Setembro

Infelizmente as que eu apanho,  quase todas estão ótimas para devolver...

Como o tempo nunca é muito quando poso lá vou eu; faço as últimas horas da enchente e a primeira da vazante. Qt a melhor Lua não consegui chegar a conclusão nenhuma.

Por regra, o que melhor resultados me tem dada é "tipo chumbadinha" e o isco casulo.

Tipo chumbadinha = chumbada redonda a correr na madre, chumbada redonda, destorcedor e um estralho de 1,5/2 metros.

Sei que para os lados de Setúbal também se apanham umas boas Douradas mas não tenho informação para poder partilhar.

Abraço a todos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, DGuerra, jonnjonn

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #11 em: 13:12 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim, de facto é um tópico de grande interesse para os amantes do surfcasting às douradas...
Infelizmente, e é isto que me entristece, é o facto de apenas haver resposta de 3 pessoas... Se fosse para discutir qual o melhor carreto/cana, havia mil e uma opiniões... Como é para partilhar conhecimento e ajudar quem quer aprender, já é mais difícil... Enfim...

Talvez eu e o nelson é que estamos mal, talvez  seja melhor melhor nos submeter apenas a opinar acerca de material e esquecer a partilha de experiência...



Calma Antonio  :), poderá haver vários motivos peloa quais a participação é pouca. Há muita malta que não vêm cá todos os dias, outros podem não se sentir confortáveis a opinar, não viram o tópico, etc,etc....pois muito mais haverá a dizer para alem do que aquilo que dissemos, seria uma coisa para levar muito tempo a preparar, cada pesca, cada praia, cada altura da epoca leva-nos a agir de diferentes formas porque os peixes tambem têm costumes diferentes... tudo isto é mágico ! Falar de douradas deixa-me os olhos brilhantes e com vontade de ir a elas, arrepia-me todos os momentos de adrenalina que já me proporcionaram e anseio por aqueles que me poderão ainda proporcionar. ;)

Há uma coisa que eu aprendi há algum tempo, nós só podemos controlar as nossas acções por isso, contribuirei SEMPRE em tudo aquilo em que me sentir confortavel, mesmo que seja opinião unica.

Costumo dizer, nunca te canses se fazer bem ! Isto depois é como uma corrente, vai pegando, pegando...


Aproveito para pedir para não terem receio de dar as vossas opiniões, ninguem aqui é melhor ou pior que ninguem, ninguem é especialista ou iniciante. Nesta arte somos todos iniciantes á procura de perceber sempre melhor este mundo da pesca.

Se alguem tiver alguma dúvida ou sugestão a respeito do que for, dentro do que se têm falado aqui, disponham. A mim ou a qualquer companheiro  ;D
« Última modificação: 13:54 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 por Nelson Peres, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Piedras Negras

Offline Piedras Negras

Re: Douradas - Especial
« Responder #12 em: 15:10 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Buenas tardes señores. Dare mi punto de vista y experiencia con este pez. Decir que mi zona de pesca comprende desde la desembocadura del guadalquivir y casi todo el algarve. Y como comente anteriormente solo pesco en playa abierta asi que los datos que dare solo son validos para playas. No para espigones rias o desembocaduras donde entran otros factores como son las corrientes y la diferencia de temperatura con el mar.
 Para mi hay algo muy importante y es la temperatura del agua. La horquilla entre los 18 y 22 grados...ni mas ni menos. Estas temperaturas suelen aparecer sobre abril y la sobrepasaran llegado julio. En estos meses de calor sera mejor buscarlas en rias. Llegado septiembre volvera a su temperatura ideal hasta bien entrado noviembre...aunque este año pasado la temperatura cayo por demas a finales de octubre y acabo con la temporada antes de lo previsto.
En cuanto a zonas para buscarlas las playas cercanas a desembocaduras de rios y planas suelen ser las mejores. Pero en los meses otoñales pueden salir en cualquier lugar.
 Ahora bien...teniendo las temperaturas adecuadas que dias debemos tentarlas?...yo diria que todos los posibles . Pero hay condiciones que no debemos dejar escapar.
 Explicare algo de mi base para la pesca.
En 40 años que llevo practicando he comprendido que la observacion de los lugares de pesca y la configuracion de la playa con respecto a los vientos es lo mas importante para tener exito. La direccion de viento y las olas para mi es lo mas importante a la hora de buscar piezas de merito. Viento y olas en diferente direccion lo unico que nos dara es pescado chico....viento y olas en la misma direccion nos dara pescado de porte y cantidad...estudiar las webs que nos ofrecen datos para planificar la jornada de pesca es muy importante. Hay muchas variantes pero no entrare en detalles pues daria para mucho. Como norma general puedo decir que los vientos y olas que entren a 45 grados sobre la linea de playa ambos en la misma direccion son los mejores...pues probocaran corriente lateral moveran los fondos y sacan comida y eso activara los peces.
 Pero vamos a lo que nos interesa la dorada. La zona de la que hablo costa de Huelva y algarve tienen dos vientos predominantes...el levante o Este y el poniente o Oeste. Ambos tienen sus variantes buenas y malas e influyen significativamente en la pesca. Asi que dire varias condiciones ideales para la pesca de la dorada. Una de ellas es la caida del levante...si vemos en las webs que lleva soplando varios dias y de buenas a primeras cae hacia componentes sur sureste ese dia las doradas entraran si o si. Esta caida si viene acompañada de bajada del oleaje sera aun mejor. Otra opcion es mirar los vientos del todo el Golfo de Cadiz y ver si en Gibraltar esta soplando Levante pero que gira hacia el norte entrando en nuestras costas como Sur...eso metera doradas. Otro situacion a tener en cuenta es cuando tenemos varios dias de levante flojo y tenemos olas de poniente flojas tambien...la dorada esta pero hay que jugar mucho con los cebos. El viento de poniente tiene su variante buena y mala en el sur....no es lo mismo un poniente derivado de una componente norte atlantica que gira en San Vicente a poniente que un poniente que viene puro del atlantico que sera el bueno. Y como siempre y en todo lo moderado es lo mejor. La bajada de intensidad de cualquiera de estos vientos hay que aprovecharla para buscar la dorada. Eso si...EN SUS FECHAS.

Ahora bien...llega la hora de salir a pescar y estamos en sus fechas apropiadas pero el trabajo no nos deja elegir dias y salimos cuando podemos y no cuando debemos. Aqui os dare unos consejos.Estando a pie de playa efectuaremos lances como dijo el compañero Nelson Peres y es lanzar primero con gusanos como cebos...eso si lanzar a diferentes distancias para saber si hay pescado chico que se coma el cebo y a que distancia esta y tambien otro factores muy importante y es si los hilos vienen enrredados o no. Pues eso nos dira si hay algo de corriente de fondo....asi que debemos buscar el lugar o distancia donde los hilos no se enrreden. El estado de la mar el color del agua y estos factores nos diran que tipos de hilos y grosor debemos usar. En cuanto a los cebos para la dorada pondria por delante de todos a la tita de palangre o salchicha. Pero siempre no vale...pues hay dias que el pescado chico lo debora todo y si vamos sabiendo que las condiciones no son las adecuadas debemos de llevar cebos que aguanten el ataque de la morralla...como por ejemplo el cangrejo el verde o el de arena blanco...el longueron...la cañailla... la pata de pulpo y el pepino de mar. Estos cebos nos daran opciones en dias de mucho pescado chico . Ahora bien recomendaria la pata de pulpo y el pepino de mar para zonas cercanas a rocas.
Si el dia es propicio sin pescado chico y la mar parada necesitaremos metros de lance y por consiguiente hilos finos y gusanos o galeras. En cuanto al plomo el estado de la mar nos dira cual debemos usar partiendo siempre de que el plomo debe de estar quieto en el fondo. En cuanto a colores todo lo que sea mimetizar el plomo sin llamar la atencion me ha dado mejores resultados. Pescar todo lo fino posible y presentar el cebo lo mas natural que se pueda. En cuanto al bajo que sea largo yo lo pongo de mas de 3 metros. Anzuelos acorde al cebo y al tamaño y que sean fuertes.
Otra cosa es no desdeñar buscar la dorada en dias de temporal...pues he sacado las mas grandes esos dias entrandole a la tira de choco.
Bueno podria estenderme muchisimo mas pero ya el tocho que he escrito es suficiente.
 Y como siempre digo observar mucho y estando el agua en su temperatura salir a pescar que ellas estan y acomodarnos a las circustancias sera lo mas positivos. Me he dejado atras algunas cosas como es el color del agua y las noches propicias,pero lo dejare para otra.
Saludos y espero que os valga de algo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, Mguima, DGuerra, Fábio Leandro, Paulo J Fernandes, A Guedes, Ricardo Nunes, antoniojmlopes, Xenas

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Douradas - Especial
« Responder #13 em: 15:16 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
Boas camaradas.
Nao costumo fazer pesca destinada a Dourada , mas onde vou apanhando algumas de bom porte é :

Local - Setúbal
Zona quente ( para mim pelo menos) - Junto aos Ferrys Boat´s Abandonados , Mitrena e  Parque Campismo Outão ( entre a Comenda e o Parque da Secil )
Montagem - Chumbo a correr na madre com estralho de 1.50 a 2.00 metros / Estralho a 20/30cm do chumbo fixo
Isco- Ligueirao com e sem casca
Maré - Ferrys e Mitrena - na troca para a vazante fazendo até ao fim
          P.C. Outão - a ultima da vazante e as primeiras da enchente

Infelizmente é uma pesca que não tenho paciência , pois passa se muitas horas sem actividade ou elas comem e agente nem vê =) =)

Ps: Mentira, não é por não ter paciência .. é mesmo pelas grades ja serem muitas =P
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, ajrs, DGuerra, A Guedes, frederico_96

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas - Especial
« Responder #14 em: 15:42 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 »
A pesca á dourada é a que mais gosto de fazer.
Mas há muita coisa ainda por explicar. Por não existir um padrão ( mar, vento, maré, isco, etcc… ) torna-se difícil ter certezas sobre a pesca á rainha da nossa costa.

Na lagoa da Foz de Arelho apanham-se praticamente durante todo o ano. É um sitio onde não gosto de pescar ( por diversas razões que não interessam agora ) nos últimos 3 anos pesquei lá 1 vez. Tenho colegas que só pescam lá. Foi sitio onde nunca gradei, e sempre apanhei douradas. Gosto mais de pescar em mar aberto.

As condições mais propicias são mares pequenos e moles ( ondulação e período baixos ) aguas azuis e quentes.
Os iscos são os caranguejos, lingueirão ( navalhas ), anelídeos ( ganso, casulo, americano, teagem, etc.. ) choco e sardinha.

Na minha zona a maioria do pessoal que se dedica á dourada pesca com caranguejo de 2 cascos. Eu pessoalmente se a maré deixar apanhar teagem, é o uso mais.

Depois depende muito do local onde pescamos, certo vento , certa maré pode ser ( eventualmente) melhor .

Muitas histórias há para contar, mas deixo apenas umas.

Há 2 anos, finais de julho, um fds com as condições " ideais" para pescar douradas. Mar calmo, tempo quente. na 6ª feira a praia encheu-se de pescadores ( quase todos os habituais ), e toda a gente apanhou douradas, uns 3, outros 5, outros 6, e alguns mais de 10. No sábado as condições eram as mesmas, o pessoal bateu-se lá todo novamente e nem uma dourada saiu, todos gradaram. Porquê?

Recordo-me também de um ano em que só pegavam em anelídeos ( iscos vermelhos ), poucas saíram com caranguejo ou outro isco. Porquê?

Um sábado de junho com as mesma condições, a praia cheia, e toda a gente comentava que estava um mar de douradas. Ainda de dia, monto as canas, isco e a 1ª cana que lanço, mal a coloco no ferro, já tinha uma dourada ferrada. Um colega aqui do Pesqueiro que em principio não ia porque estava numa festa, assim que lhe liguei a contar o que se passava ficou "doido" e arrancou  ( 80 km ). Conclusão, foi a única dourada que saiu durante toda a noite, em + de 20 pescadores. Porquê?

Já apanhei douradas em fundões e em cima de coroas ( aqui outra historia, numa noite só quem estava a pescar mesmo para cima da coroa é que apanhou douradas ). Já apanhei e gradei com condições brutais, e com condições de m@rda. Com marés grandes, pequenas, em todas as luas e quadrantes de vento.

Por estes e outros motivos não há um padrão que nos diga com certezas que é hoje, ou é aqui ou ali, que é com este ou aquele isco.

O melhor a fazer, e o que digo há malta que está a começar e que ás vezes se junta é:
Ir sempre á pesca quando pode, aprende-se sempre alguma coisa, e um dia vai ser o "tal". E não andar atrás do peixe apanhado.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, dord, Rprata, DGuerra, Peko, A Guedes

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]