collapse

Autor Tópico: Primeiro dia de spinning  (Lida 3332 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Primeiro dia de spinning
« em: 20:50 Sábado, 26 de Janeiro de 2019 »
Boa noite,
Hoje foi o meu primeiro dia a praticar spinning, ou seja foi também o primeiro dia que estreei o material, estava ansioso para ver como era a experiência.
Comecei de manha, para apanhar a maré, meti umas botas de borracha peguei no material todo e siga.
A pesca começou, deparei-me com um problema que nao estava a perceber o porque, e de certa forma irritante, porque comecei a pensar para mim se aquilo seria uma sequela normal da modalidade...
Cabeleiras, constantes, passei mais tempo a desenrolar as cabeleiras do que a pescar  :122:. Então fiquei a praticar os lances, porque pensei que a origem das cabeleiras poderiam ser do lance.
Segundo problema que me apercebi, foi que simplesmente botas de borracha para pescar em praia não estavam a dar com nada... Constantemente agua para dentro das botas  :122:. Terceiro problema, peixe nem vê-lo... chegou a hora de almoço voltei a base, fui pesquisar um pouco sobre a origem das cabeleiras, vim ao forum, comecei a perceber que o meu carreto estava demasiado cheio.
Cortei uns bons metros de multi, vesti um fato de neoprene, umas botas de neoprene, um casaco impermeável, siga a segunda ronda na parte da tarde.
Estive umas 3 ou 4 horas a fazer lançamentos, impecável apenas tive 1 cabeleira por ter deixado o fio laço, ou seja, resolvi o problema, muito melhor!
O segundo problema da agua a entrar nas botas, também já não existe, porque a partir de agora é fato de neoprene e botas sempre, na minha opinião muito mais pratico!
O terçeiro problema, esse foi mais grave porque aparentemente ainda não achei uma solução, uma tarde espectacular de mar, e peixes nem vê-los nem senti-los...
Então agora falta-me saber a solução para este problema  :)) será que vou encontrar a solução aqui no fórum?  :hahaha:  será que sou eu que sou péssimo a animar a amostra, ou será que o peixe foi de fim de semana?
Conclusão do dia: Fiquei contente com a modalidade, porque apesar de não ter apanhado nada, exercitei, aprendi umas coisas novas, e não há cá cheiro a sardinha!  ;D
Cumps!
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #1 em: 22:42 Sábado, 26 de Janeiro de 2019 »
Bem tenho de te dar os parabéns pois resolver dois de três problemas não é nada mau.
Agora o outro problema é que é mais complicado ;D ;D

E obrigado pela partilha do relato. :fixe:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serras

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #2 em: 23:42 Sábado, 26 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bem tenho de te dar os parabéns pois resolver dois de três problemas não é nada mau.
Agora o outro problema é que é mais complicado ;D ;D

E obrigado pela partilha do relato. :fixe:
Obrigado :D mas aqui o forum teve uma grande influencia na resolução desses 2 problemas
O outro é que ja andei para aqui a procurar e não encontro nada :hahaha:
Ora essa, estamos cá para isto mesmo!
Cumps!
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #3 em: 00:15 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Pois esse problema é duro de resolver ... :mrgreen:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #4 em: 00:43 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Muito bom relato, e ainda bem que o fórum te pôde ajudar 👍

O 3° problema é comum a quase todos os pescadores  ;D no teu caso em particular vejo 2 possíveis questões principais: animação e cor da amostra, e leitura do mar. Como em todas as vertentes desta belíssima modalidade, a leitura do mar é um ponto fulcral, e onde a grande maioria dos pescadores falha (Eu incluído). Contudo, ambos os problemas certamente vais resolver com o tempo e investidas, que só não apanha peixe quem não sai do  sofá.
Quanto às amostras, digo já que não sou praticante de spinning, embora seja uma modalidade que me fascina muito. A única pesca em que utilizo amostras é a do choco e da lula, e é uma pesca em que é importante a forma como se trabalha o palhaço, mas mais importante ainda, a cor do palhaço. Mediante cor da água, profundidade, tempo, vento, etc, a actividade do choco é diferente. E é aí que a cor vai fazer a diferença, num dia estão embeiçados por uma cor, e no dia a seguir nem 1 tiro com aquela. Penso que no spinning o princípio seja o mesmo, daí a variedade de cores e tipos de amostras que há á disposição. Com o tempo e experiência vais certamente começar a apanhar a manha, e consequentemente a ser brindado com umas belas capturas  ;)

Força e determinação, como em tudo, é o que é preciso. Boa sorte nessa nova fase e bons lances.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serras

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #5 em: 00:49 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Gradar e spinning são sinónimos. Mas quando há capturas compensa. Hoje apanhei um robalo de 1 kg com uma zagaia portuguesa... com um mar calmo... nas duas vezes anteriores...grade.

Segredos. Se escolheres amostras que vão longe e nas quais a animação é simplesmente recolher com diferentes velocidades vais ter resultados:

Zagaia portuguesa, daiwa tournament 17, max rap 17, duo tide minnow 175, vinis (cor verde, kaki...) de 25 a 35g, estes últimos não é só dar a manivela... mas quase.

Muito cuidado que spinning não é formula 1... eu vejo o pessoal a corricar com uma bolina do caraças... mas a minha experiência pessoal não é bem essa.

Fora amostras muito técnicas... normalmente de menos de 14 cm, a questão das animações é claramente sobrevalorizada. As amostras para a nossa costa são na maioria só de recolher a direito. há que variar velocidade, pausas.... e não andar a fazer "corridas de carreto".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda, Serras

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #6 em: 00:51 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Gradar e spinning são sinónimos. Mas quando há capturas compensa. Hoje apanhei um robalo de 1 kg com uma zagaia portuguesa... com um mar calmo... nas duas vezes anteriores...grade.

Segredos. Se escolheres amostras que vão longe e nas quais a animação é simplesmente recolher com diferentes velocidades vais ter resultados:

Zagaia portuguesa, daiwa tournament 17, max rap 17, duo tide minnow 175, vinis (cor verde, kaki...) de 25 a 35g, estes últimos não é só dar a manivela... mas quase.

A questão das cores... é complicado... a minha experiência é que só sai peixe com verdes e castanhos, verão ou inverno. Amostras sardinha? Nunca tirei nadinha. Vinis azuis... para esquecer. Amostras prateadas com castanho são muito matadoras.

Muito cuidado que spinning não é formula 1... eu vejo o pessoal a corricar com uma bolina do caraças... mas a minha experiência pessoal não é bem essa.

Fora amostras muito técnicas... normalmente de menos de 14 cm, a questão das animações é claramente sobrevalorizada. As amostras para a nossa costa são na maioria só de recolher a direito. há que variar velocidade, pausas.... e não andar a fazer "corridas de carreto".

 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #7 em: 01:40 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Obrigado desde já malta!
Eu usei essas seguintes amostras ( já com os anzois trocados! )
Talvez as cores não tenham sido as ideais, mas para já são as únicas que tenho
E cheira-me que estas amostras já animam o suficiente no simples enrolar o carreto, e talvez esteja ai uma falha da minha parte, andar a dar esticões na cana numa coisa que trabalha sozinha... não sei!
Sim a rapidez como enrolo a linha é outro factor que talvez tenha de ter mais atenção, talvez tenha que moderar um pouco mais o enrolar, são tudo coisas que tenho que melhorar e é por isso que preciso das vossas dicas, e opiniões!
O mar estava, posso dizer calmo, e o céu aberto, a água estava brilhante, estavam boas condições a meu ver para praticar!
 
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #8 em: 11:54 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
A primeira é a última dão peixe. A primeira andará numa camada mais profunda e a outra numa mais superficial. É ir lá.
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #9 em: 14:04 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O mar estava, posso dizer calmo, e o céu aberto, a água estava brilhante, estavam boas condições a meu ver para praticar!
 

No meu ver estavam piores condições para caçar robalos. Pelo menos com amostras que tens. Com passeantes na zonas com pouca água, já na dizia. Robalo gosta quando mar mexe. Água tapada e seu nublado de preferência.
Até a noite, com lua cheia, é mais complicado enganar um bom peixe.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serras

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #10 em: 14:59 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No meu ver estavam piores condições para caçar robalos. Pelo menos com amostras que tens. Com passeantes na zonas com pouca água, já na dizia. Robalo gosta quando mar mexe. Água tapada e seu nublado de preferência.
Até a noite, com lua cheia, é mais complicado enganar um bom peixe.

O mestre Voron ja disse quase tudo....junto as aguas mechidas e ceu nublado as importantes estruturas!

O Robalo e um peixe que caça de emboscada, assim vais encontra-lo onde o mar mexe bem (aguas brancas e oxigenadas), onde existem correntes e onde existam estruturas submersas (pedras, canais, fundoes, coroas, etc...).

De qualquer forma parabens, para primeira vez ao spinning desenrascaste-te muito bem!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serras

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #11 em: 18:43 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O mar estava, posso dizer calmo, e o céu aberto, a água estava brilhante, estavam boas condições a meu ver para praticar!
 

No meu ver estavam piores condições para caçar robalos. Pelo menos com amostras que tens. Com passeantes na zonas com pouca água, já na dizia. Robalo gosta quando mar mexe. Água tapada e seu nublado de preferência.
Até a noite, com lua cheia, é mais complicado enganar um bom peixe.

Pois, o mar estava com perto de 2 metros, mas nao estava muito espumoso, eu tinha ideia que assim o peixe via mais facilmente a amostra, para alem de brilhar mais...
Tenho que arranjar uma passeante jeitosa!
Hoje adquiri foi uma "zagaia" de 28g posso chamar assim?
Tenho alguns pingalins parados, assim já tenho mais um tipo de amostra para usar, aconselham  usar simplesmente assim, ou com um pingalim na ponta?
Obrigado!
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #12 em: 18:55 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No meu ver estavam piores condições para caçar robalos. Pelo menos com amostras que tens. Com passeantes na zonas com pouca água, já na dizia. Robalo gosta quando mar mexe. Água tapada e seu nublado de preferência.
Até a noite, com lua cheia, é mais complicado enganar um bom peixe.

O mestre Voron ja disse quase tudo....junto as aguas mechidas e ceu nublado as importantes estruturas!

O Robalo e um peixe que caça de emboscada, assim vais encontra-lo onde o mar mexe bem (aguas brancas e oxigenadas), onde existem correntes e onde existam estruturas submersas (pedras, canais, fundoes, coroas, etc...).

De qualquer forma parabens, para primeira vez ao spinning desenrascaste-te muito bem!

Com essas condições todas parece me um pouco mais perigoso, a ver se um se aparece aí um dia jeitoso para exprimentar mas com a pouca experiência que tenho aindanão vou arriscar muito!
Uma coisa é estar cá fora com os pés secos, outra é descer perto dos fundoes, mas compreendo que essa seja a maneira mais eficiente de ter resultados!
Obrigado pelas dicas, fica registado!
Cumps
« Última modificação: 18:56 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 por Serras »
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #13 em: 21:18 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Muitos parabéns pela resolução de 2 dos problemas...

Agora o 3o problema, acho que seja comum a todos os pescadores, o spinning é a pesca mais gradeira que eu conheço... Posso dizer que já pratico esta pesca (apenas no inverno, as douradas são a minha paixão ehehe) há cerca de 12 anos e posso dizer que os primeiros anos foram muito maus mesmo... De há 5 anos para cá comecei a ter mais interesse e comecei a apanhar peixe com mais frequência... Posso dizer que atualmente consigo fazer alguma captura cerca de 50% das vezes que vou, algumas com mais de 1 peixe por dia (na sexta fiz 4 peixes, entre 1kg e 4,500 o maior)... Mas chega de conversa...

Os conselhos que te posso dar é:

Leitura do mar, procura caneioros, escoas de água, zonas onde haja pedras submersas e zona onde haja muita areia a levantar.se na agua... Claro que os melhores sitios para pescar são em locais de pedra... Ter sempre atenção à nossa segurança!!! Penso que a leitura do mar seja a parte mais importante....ah, e atenção às gaivotas, costumam dar excelentes indicações de onde há comida na coluna de água, já me safaram algumas vezes.

Amostras, é muito subjectivo, pessoalmente eu gosto mais de usar vinis (vermelho, laranja e amarelo ao anoitecer/amanhecer... Aguas mais tapadas amostras mais escuras, aguas mais limpas amostras mais claras ou de cor identica à agua... (azuis, rosa, verdes e castanhas dão.me bons resultados))... Também costumo usar umas chapas com uma borrachinhas/pingalins.... Antigamente eu usava amostras rigidas (as que tu usaste), mas deixei disso porque é muito dispendioso visto que eu pesco em zonas de pedra e perdia muito material e as capturas eram piores.

Animação das amostras, possivelmente este será o menos relevante... O robalo manda.se a tudo o que mexe, claro que podes dar uns toques de ponteira enquanto recolhes, para parecer que o peixe está ferido...

Agora, se tu tens isto tudo o que disse bem, se tens boa leitura, amostras em que tu tens fé e acreditas (eu sou assim, só acredito numa amostra se apanhar peixe com ela eheh) e mesmo assim não apanhas peixe, é porque ele não está lá mesmo... E isso acontece muitas vezes...

Qualquer dúvida que tenhas, tás à vontade...se eu souber esclareço.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dord, Serras, mab79

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #14 em: 22:29 Domingo, 27 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muitos parabéns pela resolução de 2 dos problemas...

Agora o 3o problema, acho que seja comum a todos os pescadores, o spinning é a pesca mais gradeira que eu conheço... Posso dizer que já pratico esta pesca (apenas no inverno, as douradas são a minha paixão ehehe) há cerca de 12 anos e posso dizer que os primeiros anos foram muito maus mesmo... De há 5 anos para cá comecei a ter mais interesse e comecei a apanhar peixe com mais frequência... Posso dizer que atualmente consigo fazer alguma captura cerca de 50% das vezes que vou, algumas com mais de 1 peixe por dia (na sexta fiz 4 peixes, entre 1kg e 4,500 o maior)... Mas chega de conversa...

Os conselhos que te posso dar é:

Leitura do mar, procura caneioros, escoas de água, zonas onde haja pedras submersas e zona onde haja muita areia a levantar.se na agua... Claro que os melhores sitios para pescar são em locais de pedra... Ter sempre atenção à nossa segurança!!! Penso que a leitura do mar seja a parte mais importante....ah, e atenção às gaivotas, costumam dar excelentes indicações de onde há comida na coluna de água, já me safaram algumas vezes.

Amostras, é muito subjectivo, pessoalmente eu gosto mais de usar vinis (vermelho, laranja e amarelo ao anoitecer/amanhecer... Aguas mais tapadas amostras mais escuras, aguas mais limpas amostras mais claras ou de cor identica à agua... (azuis, rosa, verdes e castanhas dão.me bons resultados))... Também costumo usar umas chapas com uma borrachinhas/pingalins.... Antigamente eu usava amostras rigidas (as que tu usaste), mas deixei disso porque é muito dispendioso visto que eu pesco em zonas de pedra e perdia muito material e as capturas eram piores.

Animação das amostras, possivelmente este será o menos relevante... O robalo manda.se a tudo o que mexe, claro que podes dar uns toques de ponteira enquanto recolhes, para parecer que o peixe está ferido...

Agora, se tu tens isto tudo o que disse bem, se tens boa leitura, amostras em que tu tens fé e acreditas (eu sou assim, só acredito numa amostra se apanhar peixe com ela eheh) e mesmo assim não apanhas peixe, é porque ele não está lá mesmo... E isso acontece muitas vezes...

Qualquer dúvida que tenhas, tás à vontade...se eu souber esclareço.
Muito obrigado desde já pelo seu comentário... e já agora parabéns pelas capturas!
Vou ter que ter mais atenção aos pesqueiros! Quando diz que prefere usar vinis, e pesca em zonas muitos rochosas, a chance de os perder também não é grande devido ao peso dos cabeçotes?
Essa ultima amostra que comprei, é para slow jigging correto? (eu pensava que eram as tais zagaias que o pessoal prende os pingalins... amadorismo :hahaha:) Será que consigo usa-la na praia, com uns toques de ponteira?
Registei as dicas, a ver se me lembro desses detalhes na próxima que for!
Cumps
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #15 em: 01:21 Segunda, 28 de Janeiro de 2019 »
É menos provável perder os vinis porque tem apenas 1 anzol virado para cima ( as pedras estão de lado/ em baixo)... Nas amostras rigidas, tu tens 3 fateixas em baixo... Mais provável de ficar preso... Pessoalmente eu já quase não perco vinis (se calhar fica lá um a cada 10 idas, mas lá está, experiência e conhecimento dos pesqueiros)

Sim, claro que dá para acrescentar um raglou/pingalins, desde que tenha peso suficiente para conseguires lançar... E tens de tirar essa fateixa (pelo menos eu tirava)... Tal como disse, o robalo manda.se a tudo o que mexe....

Lembrei.me de mais uma coisa que pode ajudar... Para veres como animar as amostras/velocidade de recolha, tenta ir para um local com 1/2 metros de profundidade (um pontão ou isso) e vê como as amostras trabalham consoante os teus movimentos... Vai chegar a um ponto em que percebes que elas estão a trabalhar bem quando a ponteira da cana faz algo, vibra, dobra, etc...

Volto a reforçar a atenção à nossa segurança quando estamos em zonas de pedras... É muito fácil estarmos distraídos e vem uma onda, é fácil ir passar de uma pedra para outra e escorregar... E mais fácil ainda é engatar um peixe e "cegar" só para tirar o peixe e esquecer para onde vamos/o que estamos a pisar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serras

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #16 em: 10:08 Segunda, 28 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É menos provável perder os vinis porque tem apenas 1 anzol virado para cima ( as pedras estão de lado/ em baixo)... Nas amostras rigidas, tu tens 3 fateixas em baixo... Mais provável de ficar preso... Pessoalmente eu já quase não perco vinis (se calhar fica lá um a cada 10 idas, mas lá está, experiência e conhecimento dos pesqueiros)

Sim, claro que dá para acrescentar um raglou/pingalins, desde que tenha peso suficiente para conseguires lançar... E tens de tirar essa fateixa (pelo menos eu tirava)... Tal como disse, o robalo manda.se a tudo o que mexe....

Lembrei.me de mais uma coisa que pode ajudar... Para veres como animar as amostras/velocidade de recolha, tenta ir para um local com 1/2 metros de profundidade (um pontão ou isso) e vê como as amostras trabalham consoante os teus movimentos... Vai chegar a um ponto em que percebes que elas estão a trabalhar bem quando a ponteira da cana faz algo, vibra, dobra, etc...

Volto a reforçar a atenção à nossa segurança quando estamos em zonas de pedras... É muito fácil estarmos distraídos e vem uma onda, é fácil ir passar de uma pedra para outra e escorregar... E mais fácil ainda é engatar um peixe e "cegar" só para tirar o peixe e esquecer para onde vamos/o que estamos a pisar...
Epah espetáculo!
Com estas dicas todas, o primeiro peixe que apanhar é dedicado a vocês!
Muito obrigado pela informação!
Quando tiver mais dúvidas, vou certamente lhe perguntar 😁
Cumps!
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #17 em: 21:43 Segunda, 13 de Maio de 2019 »
Amigos, finalmente! Finalmente!
Hoje é capaz de ser o dia mais feliz destes 2 anos que voltei a pesca....
Após tantas idas quedas perdas de material, desânimo finalmente apos 3 horas de pratica quando ja estava desmotivado mandei para o sitiu mais imprevisível e sairam me estes dois exemplos, um com 700g outro com 1.6kg... tirados em 15 metros de altura onde nimguem dava nada por eles!!
Que dia! Venham mais assim...
Cumps!
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline casc.84

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 21
  • Agradecido: 5 vezes
    • V.F.Xira ou Stª Mª da Feira
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:11 Sexta, 07 de Agosto de 2015
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #18 em: 23:20 Segunda, 13 de Maio de 2019 »
Parabéns!
É insistir que os resultados aparecem!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serras

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 932
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #19 em: 12:56 Terça, 14 de Maio de 2019 »
Parabéns! Eu ainda não tive essa sorte espero que venha rápido ehehe já vou numas 10 seguidas não está fácil
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serras

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #20 em: 13:24 Terça, 14 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Parabéns! Eu ainda não tive essa sorte espero que venha rápido ehehe já vou numas 10 seguidas não está fácil
Eu sei o que é isso... acaba por desmotivar a certo ponto... amigo eles andam nas pedras!
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 932
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #21 em: 14:54 Terça, 14 de Maio de 2019 »
Eu já corri pedra, já corri pesqueiros mistos, já corri pesqueiros de areia tem sido de tudo um pouco, ei de dar com eles só ainda não chegou o dia
 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Primeiro dia de spinning
« Responder #22 em: 22:32 Terça, 14 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu já corri pedra, já corri pesqueiros mistos, já corri pesqueiros de areia tem sido de tudo um pouco, ei de dar com eles só ainda não chegou o dia
Exato, é preciso é nao perder a esperança e eles vao aparecer!
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por Nuno Salvado [Hoje às 07:03]

Cana Daiwa por Vareiro [23:47 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por duas [23:18 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Lubrificação das bobinas por Xenas [23:48 Quinta, 11 de Abril de 2024]

Shock Leader por marciobarrosao [18:57 Quinta, 11 de Abril de 2024]