collapse

Autor Tópico: Made in Portugal  (Lida 2017 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Victor Teixeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 330
  • Agradecido: 38 vezes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Made in Portugal
« em: 16:15 Segunda, 07 de Janeiro de 2019 »
Boa tarde
É sobejamente conhecido que existem marcas com créditos dados no mercado pela sua excelência e qualidade no meio de tantas outras. Exemplo: Shimano e Daiwa... Estas duas, talvez as mais conhecidas e comercializadas em Portugal.
Por norma sempre achamos que o que é de fora das nossas fronteiras é melhor.

Nunca comprei nada Nacional... Vega, Barros, entre outras, com pouco conhecimento a nível geral.
Tenho constatado que, o nível de qualidade tem vindo a aumentar substancialmente, principalmente a marca Vega, pelos registos, comentários, e testes com conclusões muito positivas por parte de entendidos e anos de experiência. Refiro à marca Vega, por pensar ser a mais conhecida e com mercado internacional positivo. Pela pesquisa que fiz, leva me a crer que, de novo a Vega, tem mais vendas e reconhecimento noutros países, que a nível nacional.
Tudo isto leva me a pensar numa coisa... Porque não, nas minhas próximas compras decidir pelo Made in Portugal? Como se costuma apregoar: "O que é nacional é bom"
O que têm a dizer? Será uma boa opção?

Cumprimentos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex64

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: Made in Portugal
« Responder #1 em: 17:01 Segunda, 07 de Janeiro de 2019 »
Posso estar enganado mas penso que a Barros, em grande parte dos casos, mete etiquetas Barros nas coisas da Trabucco que penso ser italiana.
A Vega não sei mas duvido muito que seja efectivamente "made in Portugal". Deve ser como um carreto que la tenho em casa: "assembled in Malasya, designed in Japan" :-D

Em relação a ser boa opção, a sensação que tenho é que têm coisas boas e coisas não tão boas, ou se preferirem e talvez seja mais correcto, coisas de que gostei mais e outras que gostei menos... como todas. Não compraria pelo simples facto de ser Made in Portugal (se for) nem deixaria de comprar por esse mesmo motivo.

Se os senhores de qualquer uma das marcas quiser contribuir com um caniço novo, então sim.... Made in Portugal forever  :))

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline Victor Teixeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 330
  • Agradecido: 38 vezes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Re: Made in Portugal
« Responder #2 em: 17:12 Segunda, 07 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Posso estar enganado mas penso que a Barros, em grande parte dos casos, mete etiquetas Barros nas coisas da Trabucco que penso ser italiana.
A Vega não sei mas duvido muito que seja efectivamente "made in Portugal". Deve ser como um carreto que la tenho em casa: "assembled in Malasya, designed in Japan" :-D

Em relação a ser boa opção, a sensação que tenho é que têm coisas boas e coisas não tão boas, ou se preferirem e talvez seja mais correcto, coisas de que gostei mais e outras que gostei menos... como todas. Não compraria pelo simples facto de ser Made in Portugal (se for) nem deixaria de comprar por esse mesmo motivo.

Se os senhores de qualquer uma das marcas quiser contribuir com um caniço novo, então sim.... Made in Portugal forever  :))



Faz sentido as tuas palavras. O fabrico próprio por cá deve ser quase nulo, daí necessitarem de o fazer através de outras marcas.
Mas, penso... Que não deixam de ter o seu valor comercial, dado, que têm melhorado bastante na qualidade. O dizer Made in Portugal, não é garantia que seja genuinamente nacional, mas é uma, ou várias marcas que nos representam. Só por isso, não tira mérito, penso eu.
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Made in Portugal
« Responder #3 em: 21:01 Segunda, 07 de Janeiro de 2019 »
Na minha opiniao o chamado negocio da china, fabricar fora e etiquetar, tira muito valor...mesmo. Cada um terá as suas ideias ...
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Made in Portugal
« Responder #4 em: 23:32 Segunda, 07 de Janeiro de 2019 »
Conhecem alguma fábrica de canas ou carretos, das marcas que referiram, em Portugal?
Conhecem algum modelo de cana ou carreto da Trabucco que traga a inscrição "Made in Italia"??
Em Itália, penso que, só a Itálica e a Maver/Reglass têm fábricas.
Actualmente, não deve haver marca nenhuma que não mande produzir na China...

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline Kapax

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 373
  • Agradecido: 81 vezes
  • A sorte não se compra tem-se
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:47 Quinta, 06 de Dezembro de 2018
Re: Made in Portugal
« Responder #5 em: 09:04 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
boas pescadores:assim como todas as boas marcas sub contratam outros países a onde a mão de obra é mais barata, mas os ditos engenheiros são das marcas em questão assim como os modelos... 
A sorte não se compra tem-se
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2300
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Made in Portugal
« Responder #6 em: 10:45 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
os ditos engenheiros são das marcas em questão assim como os modelos... 

Já eram .. esses carretos todos modernos são todos apenas réplicas, cópias de que já inventaram a 30 anos ou mais. Apenas algumas alterações em material e as vezes não para melhor..
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Made in Portugal
« Responder #7 em: 11:39 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
A uns tempos atras disseram-me que alguns dos carretos Barros e Vegas eram "iguais".

Fiquei curioso pois esteticamente eram bastante diferentes, entao decidi investigar um pouco mais!

Existe muito pouca informacao sobre o assunto, mas pelo que consegui descobrir existem muito poucos "fabricantes" de carretos. Algumas marcas como Shimano, Daiwa e Okuma desenham os seus proprios carretos e depois os mesmos sao fabricados no Japao ou Coreia (os mais caros) ou mandados fazer na China (mais baratos).

Existem depois outros fabricantes que ou desenham, ou mais frequentemente clonao, e fabricam os mecanismos dos carretos e depois vendem-os para uma multitude de marcas, incluindo as Portuguesas, que apenas tem que lhes dar uma estetica (punhos, bobines, cores...) diferentes. Entre essas fabricas que "vendem" carretos para outros encontram-se a Doyo Korea, Banax Korea ou a Haibo China.

Nao fiz o mesmo tipo de investigacao para canas, mas imagino algo semelhante, com uma "mao cheia" de  fabricantes de "blanks" a vender canas para as marcas que lhes dao esteticas (passadores, cores, porta carretos) diferentes!

Quanto a marcas Portuguesas, nao vejo nada de mal em comprar masmo sabendo que nao sao "made in Portugal", desde que a mesma de confianca e se foquem na qualidade. Mais ainda, uma vez que o mercado alvo e o mercado Portugues as marcas portuguesas agem como um filtro seleccionando os produtos que mais adequam-se ao nosso mar e especies. Por exemplo, para canas telescopicas de boia as marcas Portuguesas sao sempre as da minha eleicao!

« Última modificação: 11:41 Terça, 08 de Janeiro de 2019 por PMiranda »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Made in Portugal
« Responder #8 em: 11:58 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
A mão de obra barata é cada vez mais um mito. Houve uma concentração grande na china de várias industrias, e a vantagem na produção é que para arranjar fornecedores para várias peças e componente basta atravessar a rua e não se importam de fazer meia dúzia de unidades ou adaptar peças ou ferramentas existentes. Isso dá-lhes uma grande vantagem em termos de corte de custos. A mão de obra já não é tanto assim, e o salário mínimo tem crescido rapidamente e já não anda assim tão longe do nosso: o salário mínimo em Shenzhen (umas das zonas mais industriais) já é de 280€, o mesmo que nós tínhamos há 20 anos (em 1997). Ainda é  baixo, mas não é miséria nem escravatura, ainda por cima porque o custo de vida também é baixo, a as oportunidades para quem for empreendedor são muitas.

Quanto a comprar Marcas Portuguesas, acho bem independentemente de onde é feito. Apoia empresários e o empreendedorismo nacional, contribui para os impostos e sustenta mão de obra nacional (mesmo que seja pessoal de armazém). E aproxima o mercado do produto, fazendo que o material à venda seja cada vez o mais necessário e apropriado. Quero lá saber de carretos de casting e de spinning pesado :D
« Última modificação: 12:00 Terça, 08 de Janeiro de 2019 por Zé Maria »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Victor Teixeira

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Made in Portugal
« Responder #9 em: 12:22 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto a comprar Marcas Portuguesas, acho bem independentemente de onde é feito. Apoia empresários e o empreendedorismo nacional, contribui para os impostos e sustenta mão de obra nacional
:fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline Ayatola

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 109
  • Agradecido: 5 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:46 Terça, 10 de Novembro de 2015
Re: Made in Portugal
« Responder #10 em: 12:36 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
Em relação à VEGA, e falo por experiência própria, além de achar que tem material de qualidade, existe outra grande vantagem, a assistência ao consumidor. Tenho a sorte de viver em Setúbal onde, provavelmente está localizada o maior fornecedor de material VEGA do país, refiro-me à "Casa Pita".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 938
  • Agradecido: 217 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Made in Portugal
« Responder #11 em: 12:39 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
Se formos bem a ver, muitas da vezes nem o que comemos é produzido cá quanto mais este tipo de material.
Não me aflige muito o facto de existir material igual mas com uns autocolantes diferentes, o que me chateia mais é por vezes a diferença de preços. O stout e o vega potenza dizem ser exactamente o mesmo carreto mas com uma "pintura" diferente, muita gente se calhar até nem sabe disso ou mesmo sabendo opta por vezes pela marca que mais gosta ou tem um maior carinho. Acho que é importante ajudar os nossos, apesar de ser tudo feito no mesmo sítio, é que no fim de contas se até precisarmos de ajuda em caso de avaria é muito mais fácil falar inclusivamente com as pessoas que estão à frente da marca, e até já vi no facebook pessoal com queixas de um fluor e uma das pessoas que dá a cara pela marca estar lá a prestar atenção e a pedir feedback continuo para se poder resolver a situação.

Somos um país pequeno e isso também tem estas coisas boas, a proximidade com o cliente final e o contacto de com quem anda nas lides por vezes trás para o mercado aquilo que o nosso terreno exige. O mais importante de tudo é cada vez existir mais e melhor, a concorrência entre as marcas só as obriga a tornarem-se melhores
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline Victor Teixeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 330
  • Agradecido: 38 vezes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Re: Made in Portugal
« Responder #12 em: 13:21 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
Estivemos muito parados no tempo e só à pouco  saimos da redoma. Mas, mais vale tarde que nunca.
Portugal felizmente e sendo um país pequeno já produz produtos de grande qualidade para exportação bem aceites e apreciados internacionalmente. Inclusive, produtos para marcas conceituadas para colocarem a marca que os representa.
Não é segredo que a China domina na fabricação... As maiores marcas estão lá representadas. Por isso se a VEGA, Barros, entre outros, o fazem, não vejo mal algum, desde que haja a garantia de qualidade e satisfação por parte dos compradores.
Em diálogo com um amigo em França, diz que a marca Spro, tem qualidade .. Nunca vi nada dessa marca até pesquisar. Uma amiga na Alemanha, os  filhos vão à pesca com a marca alemã...DAM e não se queixam... Também desconhecia e pesquisei.
A tendência é ir sempre para as marcas de renome mundial, quando de facto existem no mercado imensas com qualidade e obviamente as de qualidade duvidosa, mais pelos preços baixíssimos. Quando a esmola é grande...

Para terminar... Pondero mesmo nas próximas compras ser de marca nacional.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Made in Portugal
« Responder #13 em: 13:57 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
Sou um consumidor que nunca liguei a marcas, não sou fã de nenhuma nem detesto nenhuma. Tenho canas Tubertini, Vega, Daiwa, carretos Shimano, acessórios da Vercelli, barros, Vega, entre outros mais....

A única pancada que tenho com uma marca é para os carretos, prefiro comprar Shimano porque desde sempre me dei bem com eles, são belas máquinas.

De resto, como tudo é made in China, continuarei no mesmo registo.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 938
  • Agradecido: 217 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Made in Portugal
« Responder #14 em: 14:13 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
Eu também compro de que marca for, mas tenho sempre um carinho especial pela marca da qual comprei a primeira cana ou o carreto para determinada modalidade, são aquelas manias que cada um tem, e ultimamente tenho dado muito valor também pela proximidade que tem surgido entre as marcas e pescadores, é muito bom conseguir ver e ler relatos de pessoas ditas "normais" sem grandes mediatismos sobre determinados materiais, acho que se cria uma falsa ligação e proximidade mas que trás bastante conforto na hora da compra
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Made in Portugal
« Responder #15 em: 18:23 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
É sabido que a maior parte daquilo que consumimos é produzido algures no oriente, e muito disso na china, à custa de uma exploraçao humana inestimável. O custo de produçao é irrisório quando comparado com o lucro. O impacto ambiental altíssimo. A tendência para o consumo desenfreado continua a aumentar. Todos preferimos ignorar essas realidades e esforçamos por encontrar bodes expiatórios. Por convicçao afirmo que a grande maioria desse lucro foge aos impostos, sendo muitos poucos portugueses a beneficiarem realmente com isso. As desvantagens sao imensas, mas é um assunto que ultrapassa o tema deste tópico. Mas que para mim , empreendedor que se preze , produz em Portugal, isso sim.
Existem já fabricantes de canas. Carretos houve, atualmente desconheço. Eu preferiria apoiar produçao nacional, mesmo que substancialmente mais caro...existindo investimento em qualidade obviamente. Mas o empreendedores que temos não sentem orgulho nessa produçao. Antes olham a lucro fácil... E rápido! Tudo o resto não importa... É a nossa realidade.
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Made in Portugal
« Responder #16 em: 16:43 Quarta, 23 de Janeiro de 2019 »
Penso que a Vega e a Barros, embora sejam nacionais, mas mandam fazer lá fora, neste momento estão com muita qualidade nos materiais.
Além disso o Marlketing esta a funcionar de uma maneira fantastica.
A aproximação ao consumidor final tb é de louvar, antigamente torcia um pouco o nariz, hoje já não diferencio muito as marcas estrangeiras das Portuguesas.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6415
  • Agradecido: 1419 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Made in Portugal
« Responder #17 em: 16:46 Quarta, 23 de Janeiro de 2019 »
Duas marcas que no passado se portaram mal comigo, como cliente senti-me lesado.
Mas hoje tenho de tirar o chapéu apesar do material ser produzido onde é o de outras marcas.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

 

* Tópicos Recentes

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [Hoje às 21:14]

Cabo do Xalavar por jewels [Hoje às 16:15]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [Hoje às 13:29]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]