Não sou propriamente um exemplo no que diz respeito à manutenção do material
, sendo mesmo um pouco desleixado com os carretos mas ao longo dos anos segui centenas de conversas como esta que a juntar à experiência que ganhei ao longo de mais de 20 anos a trabalhar neste ramo adquiri alguns dados que passo a transmitir.
- Nunca utilizem produtos que sejam derivados do petróleo para limpar seja o que for do vosso material de pesca. Lembrem-se que são potencialmente corrosivos para o carbono a longo prazo.
- Tirando a água fria (nunca quente) e os sprays de silicone ou silicone em massa, não utilizem mais nada para limparem o vosso material. Qualquer produto utilizado poderá conter químicos nocivos para o vosso material.
- As embraiagens dos carretos estão preparadas para trabalharem com água. Se pensarmos um pouco chegaremos facilmente à conclusão de que é quase impossível na maioria dos carretos evitar que a água esteja em permanente contacto com os componentes da mesma. Posto isto se colocarmos a bobine de molho só temos que ter o cuidado de eliminar o excesso. Óleos e massas nos componentes da embraiagem devem ser usados com cuidado e moderação pois podem afectar a fricção existente entre os diferentes componentes e consequentemente provocar uma perca de eficácia.
Resumindo, água doce fria e silicone em spray ou em massa são as únicas coisas que utilizo na limpeza das canas e carretos. Nas canas onde ficam restos de engodo, escamas e isco utilizo também uma escova e um pouco de sabão azul e branco seguido da aplicação de silicone.
Esta é a forma como eu trato do material. Mais uma para juntar a tantas outras!
Abraço
Nuno