collapse

Autor Tópico: Carreto novo  (Lida 2075 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Onoff

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:34 Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Carreto novo
« em: 11:01 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Bom dia,
Procuro o meu primeiro carreto para surfcasting com qualidade que me garanta segurança.
Bom isto não é nada fácil, por mais que se procure e pesquise há centenas deles e uns gostam mais de um e outros de outro.
O que mais salta a vista é a Shimano, também não desgosto esteticamente. Agora vem o problema, qual as diferenças entre todas aquelas siglas do XSC/ XSB  entre outras. Também se vê falar muito dos PENN!
Será que alguém me pode ajudar e aconselhar?

Abraço
Obrigado
 

Offline Victor Teixeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 328
  • Agradecido: 38 vezes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Re: Carreto novo
« Responder #1 em: 11:31 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Bom dia... Essas siglas também me fazem uma confusão! Sendo um toto na pesca só sei que o SW, é para água salgada.  :)
No entanto, aguarda, há aqui pessoal bem experiente que te vai ajudar.
Shimano é sempre uma óptima escolha, como é óbvio, existem variadíssimas marcas.

 

Offline Robaleiro

Re: Carreto novo
« Responder #2 em: 11:33 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Para começar, já com alguma qualidade, tem o Shimano Ultegra XSD 14000, ou o modelo 3500 competition (só traz uma bobine de baixa capacidade). É provavelmente o carreto mais testado que por aí anda, com pequenas alterações (substituição dos casquilhos por rolamentos, entre outras) fica uma boa máquina!
 

Offline Onoff

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:34 Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Re: Carreto novo
« Responder #3 em: 12:04 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Essa questão da substituição dos casquilhos por rolamentos também já li muitas observações sobre isso, o que me deixou de pé atras em relação ao carreto. Se num carreto novo é necessário mudar peças alguma coisa não está bem! 🤔
Essa substituição poderá ser feita na loja onde se compra o carreto e não afeta a garantia?? 🤨
 

Offline terres

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 17
  • Agradecido: 4 vezes
    • figueira da foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:18 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Carreto novo
« Responder #4 em: 12:36 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Viva.
Acho que deve comparar os veios de cada um deles antes de comprar. Fica espantado.
Eu fujo aos shimanos.
Para mim são bons carretos para se pescar uma vez por semana..
Agora se for para pescar com mais frequência ..
Tenho um penn btl6000. Só posso dizer coisas boas.
Apenas a minha opinião.

 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 566
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Carreto novo
« Responder #5 em: 14:17 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa questão da substituição dos casquilhos por rolamentos também já li muitas observações sobre isso, o que me deixou de pé atras em relação ao carreto. Se num carreto novo é necessário mudar peças alguma coisa não está bem! 🤔
Essa substituição poderá ser feita na loja onde se compra o carreto e não afeta a garantia?? 🤨
O poder adicionar mais rolamentos ao carreto é uma mais valia para o mesmo, está preparado para isso, quanto á maioriados outros dos outros sustitui 0.
 

Offline Robaleiro

Re: Carreto novo
« Responder #6 em: 20:40 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa questão da substituição dos casquilhos por rolamentos também já li muitas observações sobre isso, o que me deixou de pé atras em relação ao carreto. Se num carreto novo é necessário mudar peças alguma coisa não está bem! 🤔
Essa substituição poderá ser feita na loja onde se compra o carreto e não afeta a garantia?? 🤨

Por algum motivo o ultrega custa menos de metade dos carretos de gama alta... Mas só a possibilidade de alterar isso com a maior das facilidades parece-me uma vantagem.

Há lojas que fazem isso, mas em casa faz-se em menos de 10 minutos, fica a 1/3 do preço e sabemos a qualidade dos rolamentos e restantes componentes que colocamos no carreto.

Quanto à garantia, não sei como se processa, nem de que forma identificam que o carreto foi aberto. O que fiz foi guardar todas as peças originais, se tiver algum problema faço o inverso.
 

Offline Onoff

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:34 Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Re: Carreto novo
« Responder #7 em: 20:57 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa questão da substituição dos casquilhos por rolamentos também já li muitas observações sobre isso, o que me deixou de pé atras em relação ao carreto. Se num carreto novo é necessário mudar peças alguma coisa não está bem! 🤔
Essa substituição poderá ser feita na loja onde se compra o carreto e não afeta a garantia?? 🤨

Por algum motivo o ultrega custa menos de metade dos carretos de gama alta... Mas só a possibilidade de alterar isso com a maior das facilidades parece-me uma vantagem.

Há lojas que fazem isso, mas em casa faz-se em menos de 10 minutos, fica a 1/3 do preço e sabemos a qualidade dos rolamentos e restantes componentes que colocamos no carreto.

Quanto à garantia, não sei como se processa, nem de que forma identificam que o carreto foi aberto. O que fiz foi guardar todas as peças originais, se tiver algum problema faço o inverso.

E onde posso adquirir esses rolamentos e ver como se faz??
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2297
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Carreto novo
« Responder #8 em: 22:02 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Quanto à garantia, não sei como se processa, nem de que forma identificam que o carreto foi aberto

Se queres saber, vão saber sem dúvida. Estou estudar pormenores, falar com técnicos autorizados. Só para imaginar - na fábrica chaves são feitos da cerâmica ou sei lá, que não deixe marcas nos parafusos. Outra coisa - selantes da rosca. Quando abrir uma vez, nunca apertas igual.
Um pormenor é que gente que está abrir os nossos carretos .. só faz faz trabalho deles ou não...
!! No título da garantia está tudo claro:
Qualquer alteração elimina a garantia.
Mas !!! O que digo.. muitos carretos precisam revisão logo a sair da fábrica. Midelos recentes em princípio.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Robaleiro

Offline Robaleiro

Re: Carreto novo
« Responder #9 em: 22:08 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa questão da substituição dos casquilhos por rolamentos também já li muitas observações sobre isso, o que me deixou de pé atras em relação ao carreto. Se num carreto novo é necessário mudar peças alguma coisa não está bem! 🤔
Essa substituição poderá ser feita na loja onde se compra o carreto e não afeta a garantia?? 🤨

Por algum motivo o ultrega custa menos de metade dos carretos de gama alta... Mas só a possibilidade de alterar isso com a maior das facilidades parece-me uma vantagem.

Há lojas que fazem isso, mas em casa faz-se em menos de 10 minutos, fica a 1/3 do preço e sabemos a qualidade dos rolamentos e restantes componentes que colocamos no carreto.

Quanto à garantia, não sei como se processa, nem de que forma identificam que o carreto foi aberto. O que fiz foi guardar todas as peças originais, se tiver algum problema faço o inverso.

E onde posso adquirir esses rolamentos e ver como se faz??

Nos meus ultregas alterei:

- Rodízio
- Rolamentos de plástico por rolamentos de aço inoxidável e cerâmica.

Para o rodízio:  Adquiri um de cerâmica (tipo 3 12x8x5 Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre). Coloquei um rolamento de bastante qualidade, na medida 4x8x3 (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
É ainda necessário encomendar numa loja de pesca a peça RD6003 ou a RD11686, que custa cerca de 3 euros.

Os restantes 3 rolamentos a alterar, que estão no interior do carreto, têm o seguinte tamanho 3x6x2.5 Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Para eleminar as folgas comprei anilhas de plástico na medida 3x6x1 Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Comprei também uma borracha para evitar a entrada de água e areias, com 40mm de diâmetro e 1.5 mm de espessura, que tem de ser resistente ao óleo. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Links de como se altera:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Ver com especial atenção: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Onoff

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:34 Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Re: Carreto novo
« Responder #10 em: 23:30 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Bolas, isto é mesmo o tunning dos carretos!
É necessário mesmo fazer essas alterações todas?
Fiquei um pouco confuso no rodizio. Mas não há como tentar!
 

Offline Robaleiro

Re: Carreto novo
« Responder #11 em: 00:14 Domingo, 16 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bolas, isto é mesmo o tunning dos carretos!
É necessário mesmo fazer essas alterações todas?
Fiquei um pouco confuso no rodizio. Mas não há como tentar!

Parece muita coisa, mas não é. Obviamente que não é obrigatório, só faz quem quer. Nota-se outra suavidade no carreto. Os casquilhos de plástico tendem a deformar com o tempo.  Já o rodízio original, faz muito mais fricção no fio que o de cerâmica.
 

Offline Onoff

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:34 Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Re: Carreto novo
« Responder #12 em: 20:49 Domingo, 16 de Dezembro de 2018 »
Vi o Shimano Joy Spin Sd35 que nao fica muito mais caro que o ultegra 14000! Também tem a necessidade de substituição dos rolamentos? Alguém tem feedback?
Obrigado
 

Offline Onoff

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:34 Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Re: Carreto novo
« Responder #13 em: 18:19 Terça, 18 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vi o Shimano Joy Spin Sd35 que nao fica muito mais caro que o ultegra 14000! Também tem a necessidade de substituição dos rolamentos? Alguém tem feedback?
Obrigado

Alguém me pode ajudar???
 

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: Carreto novo
« Responder #14 em: 18:48 Terça, 18 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vi o Shimano Joy Spin Sd35 que nao fica muito mais caro que o ultegra 14000! Também tem a necessidade de substituição dos rolamentos? Alguém tem feedback?
Obrigado


Compra o Ultegra Ci4 XSC. deve ser mais uns 10 ou  15 eur que o Spin Joy .
Tem todos os rolamentos que precisas e é bastante leve. Em tempos esteve a 204 eur (salvo erro na pescatienda) e penso que está na angel domane a 199.


Corrijam-me se estiver enganado mas a ideia que tenho é que essa questão do casquilho azul existia no XSC e não no XSD.
Se for o caso, podes sempre arranjar uns para lá meter mas se calhar não precisas :-)

Tens também os daiwa windcast nesses preços....
 

Offline O Pescas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 2 vezes
    • loule'
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:21 Domingo, 10 de Setembro de 2017
Re: Carreto novo
« Responder #15 em: 16:12 Terça, 18 de Junho de 2019 »
Ola' pessoal e o amigo Robaleiro se me pudesse elucidar sobre a peça RD6003 ou RD11686 que menciona na substituiçao do rodizio pois no esquema do XSD 1400 nao vejo essas peças e onde elas sao colocadas no rodizio e ainda se sera' fa'cil adquiri-las , obrigado .
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Carreto novo
« Responder #16 em: 17:58 Terça, 18 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para começar, já com alguma qualidade, tem o Shimano Ultegra XSD 14000, ou o modelo 3500 competition (só traz uma bobine de baixa capacidade). É provavelmente o carreto mais testado que por aí anda, com pequenas alterações (substituição dos casquilhos por rolamentos, entre outras) fica uma boa máquina!

Quando comprei o meu em dezembro de 2018, falei nisso ao vendedor que me informou que estes novos xsd já vêm com essa alteração feita ao contrário dos anteriores. Se não fosse esse o caso, ele próprio tinha sugerido isso.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Robaleiro

Re: Carreto novo
« Responder #17 em: 20:27 Terça, 18 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ola' pessoal e o amigo Robaleiro se me pudesse elucidar sobre a peça RD6003 ou RD11686 que menciona na substituiçao do rodizio pois no esquema do XSD 1400 nao vejo essas peças e onde elas sao colocadas no rodizio e ainda se sera' fa'cil adquiri-las , obrigado .

Não encontra no esquema porque o carreto não vem com essa peça de origem, a sua introdução tem como objectivo fazer o volume necessário para que não existam folgas. É bastante fácil adquirir, basta pedir numa loja de pesca que tenha a representação da shimano, custa cerca de 3€ se não estou em erro.

Aqui da para ver o esquema da alteração. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 20:28 Terça, 18 de Junho de 2019 por Robaleiro »
 

Offline O Pescas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 2 vezes
    • loule'
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:21 Domingo, 10 de Setembro de 2017
Re: Carreto novo
« Responder #18 em: 21:01 Quarta, 19 de Junho de 2019 »
Ok estou esclarecido ,obrigado amigo Robaleiro , vou tentar aventurar me a fazer o upgrade pois acho que nao e' muito dificil . Ja' agora sera' que os rolamentos que mandou vir via Aliexpress tem a qualidade quanto baste para que nao  nos arrependamos ? Como ja' deve ter usado os seus carretos depois do upgrade deve ter algo a dizer sobre . Obrigado
 

Offline Robaleiro

Re: Carreto novo
« Responder #19 em: 21:12 Quarta, 19 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ok estou esclarecido ,obrigado amigo Robaleiro , vou tentar aventurar me a fazer o upgrade pois acho que nao e' muito dificil . Ja' agora sera' que os rolamentos que mandou vir via Aliexpress tem a qualidade quanto baste para que nao  nos arrependamos ? Como ja' deve ter usado os seus carretos depois do upgrade deve ter algo a dizer sobre . Obrigado


Eu escolhi rolamentos Abec 7, selados de ambos os lados. Até agora não tive qualquer problema, nem os meus companheiros que também fizeram a alteração.
 

Offline O Pescas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 2 vezes
    • loule'
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:21 Domingo, 10 de Setembro de 2017
Re: Carreto novo
« Responder #20 em: 11:37 Quarta, 04 de Setembro de 2019 »
Olá pessoal, sobre o upgrade de rolamentos no Shimano XSD tenho todos os componentes todos excepto as anilhas de plástico pois está difícil de adquirir visto que já lá vão dois meses que mandei vir via Aliexpress e ainda não chegaram. No entanto tinha tb mandado vir umas anilhas de aço só que a espessura é de 0,2mm. Será que se colocar várias anilhas de aço para preencher  o espaço irá funcionar em condições? Desde já um abraço a todos.
 

Offline O Pescas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 2 vezes
    • loule'
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:21 Domingo, 10 de Setembro de 2017
Re: Carreto novo
« Responder #21 em: 09:33 Terça, 28 de Julho de 2020 »
Ninguém me pode ajudar?
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Carreto novo
« Responder #22 em: 09:59 Terça, 28 de Julho de 2020 »
Talvez consigas ajuda com alguém que faça upgrades e manutenção a carretos, acho que temos por aqui vários artistas.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.