collapse

Autor Tópico: Lançamento do pião  (Lida 3435 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Marques666

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Norte
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:44 Quinta, 06 de Dezembro de 2018
Lançamento do pião
« em: 06:26 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Boas pessoal eu ando a treinar a pescar a bóia (pião) para a altura do robalo mas tou com um grande problema não consigo fazer lançamentos longos como o pessoal que vejo a pescar na altura do robalo... Já me falaram de uns piões que a venda que custam 15 euros e já experimentei e continuo a não conseguir aqueles lançamentos de 100m como o pessoal já fiz a montagem da burra que também me falaram que fazia ao caso e o mesmo... Alguma dica.... O que acontece e que a bóia da a impressão que não vai direita tipo Misael mas sim bastante tremida... Queria experimentar a pesca ao robalo este ano mas apesar de passar todos os fins de semana a treinar tou a ver que não vai ser fácil...
musica e pesca duas paixões sem igual...
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Lançamento do pião
« Responder #1 em: 07:38 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
100m com um piao?? :o
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Lançamento do pião
« Responder #2 em: 08:18 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Será com uma bóia de água??
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Lançamento do pião
« Responder #3 em: 08:47 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Tambem nao conheco essa tecnica mas a pergunta do Miguel pos-me a pensar!

Existe um tipo especial de boia chamada (long) casting bobber, muito usada na Inglaterra e Irlanda, para conseguir lancamentos longos.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sao boias que nao se encontram facilmente aqui....mas comprando um peao calibrado (ou calibrando tu com peso), um pedaco de fio inox, destorcerdor e um pouco de bricolage facilmente se faz uma boia como na imagem.
Depois ou:
- Usas fixa normal com o estalho no destorcedor
- Se quizeres a correr usas apenas o destorcedor na madre e stoppers+ missanga em cada lado, ao que juntas +1 destorcedor na ponta da madre onde vais colocar o estralho.
Em qualquer das situacoes acima eu colocaria tambem um chumbinho de 2g junto ao anzol.

Agora, mesmo com uma bobber e essas montagens, os 100m acho muito improvavel de serem atingidos com uma cana telescopica para boia. Sao canas que nao sao construidas a pensar em fazer longos lancamentos.

Se realmente precisas desses 100m para colocar a pesca onde queres, entao o melhor seria tentar a montagem bobber com uma cana de surfcasting, sendo que o peso do "bobber" tinha que ser o adequado para a cana.

Isto e tudo em a pensar para comigo pois nunca experimentei pescar assim, mas deu-me tanta curiosidade que hoje ja vou montar o meu (bobber/peao) como mencionei para ir experimentar nos proximos dias!

 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Lançamento do pião
« Responder #4 em: 09:26 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Eu não vejo qual é a utilidade de lançar muito longe na pesca à boia, e 100m esquece mesmo, na pesca a bóia o objectivo é pescar junto da pedra/margem, para pescar longe há pescas como o corrico ou fundo.
Não é por mais longe ser mais fundo que os robalos vão lá estar, como predadores que são andam à caça de pequenos peixes e afins, e pescar junto da pedra pode ser muito proveitoso, basta ver o pessoal do costume a pescar robalos com pião/bóia e nenhum deles precisa de lançar para essas distancias 
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Lançamento do pião
« Responder #5 em: 11:20 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Joaol, concordo que, por norma, nao e necesario lancamentos longos quando se pesca a boia.

No entanto, existem situacoes especificas onde pescar a boia em distancia sera a estrategia adequada.

Dou um exemplo; no pesqueiro da foto existe um cabeco a cerca de 60/80 metros da costa onde e comum os robalos andarem a emboscar presas.

O uso de pesca ao fundo ai e impossivel pois a pesca fica presa no fundo rochoso (sei por experiencia) .

Pode-se pescar ao corrico com boia de agua ou raggot, mas se eu quizer pescar com sardinha como isco (otima para o robalo nesta epoca) e quizer que a mesma esteja estacionaria no cabeco a opcao mais logica seria a de colocar uma boia a pescar a essa distancia (60/80 metros).

Por isso, concordo contigo que por norma nao e necessario tais longos lancamentos quando se pesca a boia, mas existe situacoes em que e util ser capaz de colocar a pesca a boia mais distante do que normalmente e necessario.
 

Offline vitorp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 20 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:57 Quarta, 21 de Outubro de 2015
Re: Lançamento do pião
« Responder #6 em: 12:16 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Assim de repente reparo em 3 factores.
Linha do carreto, quanto mais fina melhor para o lançamento.
Cana, uma boa cana de boia permite melhores lançamentos.

Mas acho que o teu problema e mesmo não prender a linha na parte superior do starlight ou do led.
Logo coloco uma foto para te esclarecer melhor.
 

Offline vitorp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 20 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:57 Quarta, 21 de Outubro de 2015
Re: Lançamento do pião
« Responder #7 em: 12:20 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
100 mt de lançamento não sei se consigo ou alguém consiga, nunca medi e nunca me debati sobre o assunto.... mas não deve de andar muito longe.

Esse tipo de boias são muito usadas pelo pessoal que pesca em Vila do Conde para pescar no meio do rio.
Certamente anda por ai mais gente que pesca assim.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Lançamento do pião
« Responder #8 em: 12:44 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Joaol, concordo que, por norma, nao e necesario lancamentos longos quando se pesca a boia.

No entanto, existem situacoes especificas onde pescar a boia em distancia sera a estrategia adequada.

Dou um exemplo; no pesqueiro da foto existe um cabeco a cerca de 60/80 metros da costa onde e comum os robalos andarem a emboscar presas.

O uso de pesca ao fundo ai e impossivel pois a pesca fica presa no fundo rochoso (sei por experiencia) .

Pode-se pescar ao corrico com boia de agua ou raggot, mas se eu quizer pescar com sardinha como isco (otima para o robalo nesta epoca) e quizer que a mesma esteja estacionaria no cabeco a opcao mais logica seria a de colocar uma boia a pescar a essa distancia (60/80 metros).

Por isso, concordo contigo que por norma nao e necessario tais longos lancamentos quando se pesca a boia, mas existe situacoes em que e util ser capaz de colocar a pesca a boia mais distante do que normalmente e necessario.

Pois isso é uma situação muito particular, claro está que por vezes também faço lançamentos mais longos para chegar a determinada pedra no fundo, ou caneiros, mas pessoalmente nunca estive num local onde tivesse de lançar para tão longe, os tais 60/80m, e se precisar realmente de lançar mais do que a boia/pião consegue, ponho uma chumbadinha de 30gr por exemplo.
Acho que é uma excepção, e com uma bóia não me parece que seja muito possível, ou melhor ser até pode ser, mas depois acho que vai comprometer outros factores que devem ser tidos em consideração na pesca à bóia, é que para lançar essa distancia com a falta de aerodinâmica que o pião tem, tem de ser pesado, e um pião desses a cair na agua... depois mais o comprimento todo do estralho com uma iscada bastante natural de sardinha não sei aguenta tal voo mas.... Não ponho em causa que seja funcional, mas acho que é pedir muito mesmo para o próprio material usado na bóia.

PS: e acrescento, se por vezes no surfcasting com chumbadas de 120gr 130gr, que são autenticas balas, nem todos conseguem lançar 100m mesmo com alguma pratica, imagino com um pião ou algo com fraca aerodinâmica
« Última modificação: 12:50 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 por Joaol »
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Lançamento do pião
« Responder #9 em: 16:34 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal eu ando a treinar a pescar a bóia (pião) para a altura do robalo mas tou com um grande problema não consigo fazer lançamentos longos como o pessoal que vejo a pescar na altura do robalo... Já me falaram de uns piões que a venda que custam 15 euros e já experimentei e continuo a não conseguir aqueles lançamentos de 100m como o pessoal já fiz a montagem da burra que também me falaram que fazia ao caso e o mesmo... Alguma dica.... O que acontece e que a bóia da a impressão que não vai direita tipo Misael mas sim bastante tremida... Queria experimentar a pesca ao robalo este ano mas apesar de passar todos os fins de semana a treinar tou a ver que não vai ser fácil...


TU viste a pescar onde?? Atenção que nós aqui no Porto ou grande porto pescamos mts vezes com boias da inglesa de 60 gr e faço lançamentos de facto longos, não sei se chega a 100 mts :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Lançamento do pião
« Responder #10 em: 17:23 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Eu estou assim um pouco pó admirado, é que 100m é realmente muita coisa, a 100m não se vê tão pouco o pião a menos que se leve binóculos
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Lançamento do pião
« Responder #11 em: 17:31 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

TU viste a pescar onde?? Atenção que nós aqui no Porto ou grande porto pescamos mts vezes com boias da inglesa de 60 gr e faço lançamentos de facto longos, não sei se chega a 100 mts :)


O mísseis do Filipe Soares, bem puxados até pode ser...
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Lançamento do pião
« Responder #12 em: 18:48 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

TU viste a pescar onde?? Atenção que nós aqui no Porto ou grande porto pescamos mts vezes com boias da inglesa de 60 gr e faço lançamentos de facto longos, não sei se chega a 100 mts :)


O mísseis do Filipe Soares, bem puxados até pode ser...
Até pode ser que alguem consiga não duvido mas existem fatores que tem que se ter em conta, boi/pião tem de ter algum peso e a cana pode não ser a melhor para o lançar... existem canas e canas e canas que lançam bem pesos e outras que ate são boas e aguentam pesos mas não são lançadoras, largar a linha no momento certo, ter linha que permita fazer isso e por ai fora, nisso de lançar longe não é para qualquer um  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline vitorp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 20 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:57 Quarta, 21 de Outubro de 2015
Re: Lançamento do pião
« Responder #13 em: 21:02 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Eu costumo usar essas boias com um tenso de 3/4 mts de linha solta.
Esta montagem permite um bom lançamento mas não permite usar chumbos pesados a bater no anzol ou preso no tenso, caso metas um chumbo pesado a boia vai-te tombar para o lado.
Por vezes uso pequenos chumbos fendidos no meio do tenso para o isco afundar mais.
Espero ter ajudado
 

Offline Miguel Marques666

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Norte
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:44 Quinta, 06 de Dezembro de 2018
Re: Lançamento do pião
« Responder #14 em: 21:40 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Exatamente Vítor não usei o plástico no desturcedor
musica e pesca duas paixões sem igual...
 

Offline Miguel Marques666

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Norte
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:44 Quinta, 06 de Dezembro de 2018
Re: Lançamento do pião
« Responder #15 em: 21:43 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal eu ando a treinar a pescar a bóia (pião) para a altura do robalo mas tou com um grande problema não consigo fazer lançamentos longos como o pessoal que vejo a pescar na altura do robalo... Já me falaram de uns piões que a venda que custam 15 euros e já experimentei e continuo a não conseguir aqueles lançamentos de 100m como o pessoal já fiz a montagem da burra que também me falaram que fazia ao caso e o mesmo... Alguma dica.... O que acontece e que a bóia da a impressão que não vai direita tipo Misael mas sim bastante tremida... Queria experimentar a pesca ao robalo este ano mas apesar de passar todos os fins de semana a treinar tou a ver que não vai ser fácil...


TU viste a pescar onde?? Atenção que nós aqui no Porto ou grande porto pescamos mts vezes com boias da inglesa de 60 gr e faço lançamentos de facto longos, não sei se chega a 100 mts :)

em Vila do Conde
musica e pesca duas paixões sem igual...
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Lançamento do pião
« Responder #16 em: 11:13 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Essas boias são muito conhecidas são usadas na foz do rio ave na altura do robalo tambem as tenho mas dai aos 100m vai lá vai  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Lançamento do pião
« Responder #17 em: 11:45 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
vitorp
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu costumo usar essas boias com um tenso de 3/4 mts de linha solta.
Esta montagem permite um bom lançamento mas não permite usar chumbos pesados a bater no anzol ou preso no tenso, caso metas um chumbo pesado a boia vai-te tombar para o lado.
Por vezes uso pequenos chumbos fendidos no meio do tenso para o isco afundar mais.
Espero ter ajudado


Amigo vitorp, nao entendi a montagem, pode mostrar mais fotos e indicar que tipo de boia e usada? Estamos a falar de que pesos para essas boias?
Obrigado.
 

Offline vitorp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 20 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:57 Quarta, 21 de Outubro de 2015
Re: Lançamento do pião
« Responder #18 em: 14:54 Sábado, 15 de Dezembro de 2018 »
As minha variam entre as 40 e 60gr.
Dantes usada pioes normais, mas como são mais volumosos causam muito atrito no ar e não vão tão longe.
Eu costumava tirar um pouco de volume com a maquina de furar e uma lixa, mas entretanto apareceram esses mais finos e passei a usar esses.
Essas boias azuis, existem a venda feitas mas também se vende as partes e as pessoas montam em casa. A parte azul penso que sejam todas iguais, os pesos existem algumas gramagens diferentes.
A montagem e simples, esse pequeno multifilamento e o destorcedor ficam sempre na boia, só mudo caso esteja a ficar rompido.Numa parte do destorcedor leva um tenso solto e no outro leva o fio do carreto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Lançamento do pião
« Responder #19 em: 16:20 Terça, 18 de Dezembro de 2018 »
Malta 100 mts é um campo de futebol, e nem com as boias da inglesa eu devo conseguir, é necessario uma cana forte, e que o isco vá :) se for camarão vivo, tens de iscar 5 para irem 2 ;)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Lançamento do pião
« Responder #20 em: 22:19 Terça, 18 de Dezembro de 2018 »

 Ainda marcas golo.  :join:

  :fixe:
 

Offline Kapax

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 373
  • Agradecido: 81 vezes
  • A sorte não se compra tem-se
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:47 Quinta, 06 de Dezembro de 2018
Re: Lançamento do pião
« Responder #21 em: 10:06 Quarta, 19 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
100m com um piao?? :o

Boas ele deve se estar a referir ao buldo!!!???
A sorte não se compra tem-se
 

Offline RicardoJSF

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
  • Agradecido: 1 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Segunda, 31 de Outubro de 2016
Re: Lançamento do pião
« Responder #22 em: 21:59 Domingo, 23 de Dezembro de 2018 »
Nunca medi, mas com pião de 60gr, multi 0,22 e baixada entre os 4,5m a 6m a lançar do molhe norte da Nazaré para dentro deixo de ver o starlight do pião. Acredito que ande bem acima dos 70/80m.

A cana em questão é uma Vega Combat F5 de 6m. 100m são possíveis com piões de 80gr. Sei de quem faça lançamentos desses, mas volta e meia lá vão as ponteiras ou os segundos elementos.
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Lançamento do pião
« Responder #23 em: 08:08 Sexta, 04 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essas boias azuis, existem a venda feitas mas também se vende as partes e as pessoas montam em casa. A parte azul penso que sejam todas iguais, os pesos existem algumas gramagens diferentes.

Companheiro vitorp, onde posso comprar essas boias? Andei a procura nas lojas de pesca online ja conhecidas e nao encontrei nada parecido.

Obrigado desde ja.
 

Offline vitorp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 20 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:57 Quarta, 21 de Outubro de 2015
Re: Lançamento do pião
« Responder #24 em: 08:30 Sexta, 04 de Janeiro de 2019 »
No favais em Vila do Conde
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, PMiranda

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Lançamento do pião
« Responder #25 em: 22:46 Quinta, 10 de Janeiro de 2019 »
100m com pião??? Com pouca experiência no surfcasting, com chumbadas de 130 ou 140 há quem não as lance a essa distância   ;D quer-me parecer que o amigo se está a referir ao buldo, em que se usa aquelas boias maciças com 2 destorcedores na saída para colocar 2 estralhos e vir a corricar. Ao pião nunca vi necessidade de lançar para muito longe, antes pelo contrário,  e deixar o engodo fazer o trabalho dele, até porque um pião mais pesado lançado a puxar bem, quando bate na água enxota o peixe é para as linhas dos vizinhos  :))
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Lançamento do pião
« Responder #26 em: 18:22 Quinta, 31 de Janeiro de 2019 »

 Se pescar à bóia com lançamentos de 100 metros, é melhor não engodar, a não ser que o engodo seja também lançado para as imediações (tubo e canhão de ar comprimido) :join:

 Penso que terá de ser uma bóia muito própria, a cana tem de ter uma ponteira forte e o lançador ter força e técnica e, nunca menos de 80 g para fazer essa distância arrastando um estralho longo mais isca.

 Aperfeiçoar uma bóia para esse efeito e tentar tirar proveito disso, uma bóia mais longa, talvez, e que voe direita, sem ir aos trambolhões.

  :fixe:

 
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Lançamento do pião
« Responder #27 em: 17:52 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Se pescar à bóia com lançamentos de 100 metros, é melhor não engodar, a não ser que o engodo seja também lançado para as imediações (tubo e canhão de ar comprimido) :join:

 Penso que terá de ser uma bóia muito própria, a cana tem de ter uma ponteira forte e o lançador ter força e técnica e, nunca menos de 80 g para fazer essa distância arrastando um estralho longo mais isca.

 Aperfeiçoar uma bóia para esse efeito e tentar tirar proveito disso, uma bóia mais longa, talvez, e que voe direita, sem ir aos trambolhões.

  :fixe:


 
Aqui nós pescamos com boias da inglesa de 65 gramas e fazemos grandes lançamentos, mas o problema é os iscos ;)
« Última modificação: 17:58 Terça, 05 de Fevereiro de 2019 por Costa »
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)