collapse

Autor Tópico: Surfcasting distância dos lançamentos  (Lida 26614 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #15 em: 03:49 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Boas,
Lançando por cima da cabeça, o lançamento que para mim ainda é o mais confortavel, sempre com chumbada no chão, peso 120/130, cana hibrida 3 partes, linha 0225 yuki, chicote multifilar 022, lançando com o maximo de tecnica que consigo, atinjo facilmente os 110/120m todos os lançamentos, o meu limite são á volta de 140m a treinar lançamentos e só com chumbada o que faz mais uns metros por não ter o atrito da iscada...
Porem ja vi mais de 170m num lançamento efectuado por um Senhor chamado Victor Grilo, o equipamento é o mesmo, mas a tecnica, essa sim é muito superior, trata-se de um "groud cast semi rotativo" e temos tambem o rotativo completo... è uma questão de treino...
Os lançamentos longos são uma questão de mais tecnica, nunca de mais força ou mais peso, ter linhas finas tambem ajuda e muito...

Ps. a parte do correr e dar balanço á chumbada e tudo o que não seja para fazer a cana armar mais e durante mais tempo é desnecessario, e em muitos casos é mesmo comico... >:D
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #16 em: 14:26 Terça, 08 de Abril de 2014 »
fogo! temos aqui verdadeiros campeões olímpicos no lançamento do chumbo!  ;D
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #17 em: 14:53 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Até 100 metros com algumas idas á pesca acho que qualquer um consegue mais tarde ou mais cedo, a partir daí é que a coisa começa a ser dificil, acho eu!

Quem não consiga 70 ou 80 metros é complicado em certas praias.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #18 em: 14:58 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Vejam este video a lancar com a tubertini frontera, como ele lança, é mesmo assim que se faz grandes lancamentos.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #19 em: 15:07 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Pedro Braga, isso foi uma demonstração, não me pareceu nenhum grande lançamento!

Já por aí coloquei o que são grandes lançamentos, procura lá OTG 360 e depois vê o tempo que a linha leva a sair do carreto.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #20 em: 15:52 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Boa tarde,

Quanto ao tema deste tópico:

Canas: 4.50mts, 4.75mts e 5mts (falta estrear pela 1.ª vez a de 4.25mts)
Linhas: 0.35mm (Awa-Shima Camo, Trabucco T-Force, Awa-Shima Red Iso, Sufix, Prosargos Team), 0.40mm (Mar Verde, Trabucco T-Force), 0.25mm (Vega SurfTech) com chicote de 0.25 a 0.47 (Dragon Cormoura)
Chumbadas: 100grs, 120 grs, 140 grs.
Lançamento: Por cima da cabeça, Lateral e Groundcast.

Na minha modesta opinião, fazer um bom lançamento é tudo uma questão de técnica, que exige treino e coordenação entre a técnica e quantidade de força a aplicar, que tem que ser conjugado com o estado e a força do mar, a força e a direção do vento, a configuração da praia e do fundo do mar, o tipo e dimensões do isco a utilizar no anzol.

Quanto às distâncias que já alcancei posso dizer que situam-se pelos 70 a 100mts, tudo depende do tipo de material que é usado.

Entendo que é um mito afirmar que para apanhar peixe tem que se lançar muito longe, pois já tive a prova de que isso não é verdade - 2 pescadores na mesma praia, a pescarem quase lado a lado, 1 estava a puxar pelo material e a esticar os lançamentos e 1 outro a lançar para a borda (a atirar para o poço como se costuma dizer), o que lançava para longe nada apanhava, mas o que estava a pescar a uns 20 mts de distância da praia estava a tirar peixe.

Bons lançamentos  ;)

 

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #21 em: 15:59 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pedro Braga, isso foi uma demonstração, não me pareceu nenhum grande lançamento!

Já por aí coloquei o que são grandes lançamentos, procura lá OTG 360 e depois vê o tempo que a linha leva a sair do carreto.

Eu sei joao que não, so quis mostrar ao companheiro como se lanca a cana, o video explica isso muito bem, agora a força e o jeito isso cabe a cada um.
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #22 em: 16:56 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Boas,
Pano para mangas este tema,
Eu pessoalmente a julgar pelas maniveladas do carreto lanço em media 100 a 120 maniveladas,dependendo da praia ,inclinaçao da mesma,do fio e da iscada.
A iscada tem muito a ver,e lançamento só com chumbada já vi o Tiago fazer 165 passos dos meus,basta meter anzol e a quebra será da ordem dos 20 a 30 passos.
Lanço com pesos da ordem dos 140 a 160g, dependendo da cana,e com fios 0.20,0.22 e 0.25 e 0.31.
A diferença do 0.20 para o 0.31 anda na ordem das 30 a 40 maniveladas.
Lanço por cima da cabeça,com chumbada no ar ou no chao e lateral sendo este ultimo o que melhor flui no lançamento.
Conclusao,acho que lanço pelo menos 100m no minimo,mas gostava de lançar bem mais,muitas vezes as coroas aqui da costa oeste estao bem mais distantes e na maré vazia muitas vezes pescamos em seco,apesar de nao parecer.
Ao contrario de que alguns companheiros referem,eu os melhores peixes que apanhei é sempre á distancia máxima que consigo lançar,á borda só qundo pesco ao robalo a engodar e na maré cheia quando nada pica longe ou a media distancia.
Fiquem bem
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #23 em: 17:53 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Até 100 metros com algumas idas á pesca acho que qualquer um consegue mais tarde ou mais cedo, a partir daí é que a coisa começa a ser dificil, acho eu!

Quem não consiga 70 ou 80 metros é complicado em certas praias.

De acordo com o João.

Com linha de bitola inferior a 0,30 e 100grs de chumbo com material bem simples, a maioria dos pescadores no Brasil joga 80m com lance por cima da cabeça usando canas de 3,90m

Sem querer menosprezar ninguem .... com meu material lanço 120m com qualquer arremesso, por cima da cabeça ou ombro, sem a menor dificuldade, usando dois anzois iscados e chumbada em torno de 120grs:

Ja observei que quando coloco mais chumbada ... 150 / 160grs por exemplo, mesmo que a cana aguente, perco rendimento nas distancias pois falta tecnica.

Para se ter ideia, ja lancei 110m com uma trabucco cattura 4,20 + shimano aernos 5000FA + multi fireliene 3lbs + 60gr de chumbo sem o menor esforço, porem nesta cana, não ha milagres, creio que não ha como tirar mais que isso pois ela é "limitada". A medição foi feita apos abastercer o carreto com 115m de fireline e a cama de linha sair do carreto e apos recolher a multi deu umas 10 voltar na bobina e senti a chumbada

Honestamente, com o material que a turma aí usa, deveriam lançar mais longe.  :-\ , ja que a turma aqui do pesqueiro usa material muito bom comparados a maioria dos pescaodres no Brasil.

Tambem não conheço as iscadas usadas por voces, mas o tamanho delas influenciam ....

Uma sugestão é diminuir o peso do chumbo (se for possivel pescar é claro) e diminuir as iscadas .... e meter o braço com força e velocidade.  ;D

A espessura da linha é um grande fator que influencia nas distancias. Eu por exemplo uso no maximo 0,25 e chego a 0,16 minimo.

Aqui no Brasil, a maioria das praias nos permite usar linhas bem finas, como 0,12 ou 0,16 mono, onde temos lançadores bem tecnicos que jogam 170 / 180m na pesca.
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #24 em: 17:57 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Continuando, vai uma dica:

Se uma cana X tem best performance entre 120 e 150grs ... indico usar 120gr aos que faltam tecnica de lançamento, vai jogar mais longe e com menos esforço .... pode não valer para alguns pescadores.
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #25 em: 18:09 Terça, 08 de Abril de 2014 »
Esqueci de mencionar ..... eu gosto mesmo é de pescar perto e com material light . ;)
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline NelsonVeloso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto (Francos)
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #26 em: 00:04 Quarta, 09 de Abril de 2014 »
Eu devo rondar os 50metros, já treinei na praia (por brincadeira) a lançar para a areia e algumas delas davam 70 passadas... mas por vezes sai mal... eu não sou grande lançador... e para algumas praias é mesmo necessario lançamentos maiorzinhos....
Mas estou como o amigo Renato, eu gosto mesmo é de pescar perto :D seja à boia ou ao fundo... por norma a maior parte dos peixes que pesco é com lançamentos mais curtos, 20, 30 ou 40metros...
tenho que ir aos treinos com o José Garcez, para coordenar o posicionamento, etc etc etc.... (pois quando estou mais lixado do ouvido interno, menos equilibrio tenho e então a forma de lançamento muda muitas vezes sem eu ter noção... e claro isso conta muito como é obvio!!!  :-\ )
 

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #27 em: 02:10 Quarta, 09 de Abril de 2014 »
Boas,

Algumas pessoas quando nos dizemos, ai eu lanco 150 metros e outros dizem, lancas lancas, so treta.
A uns tempos disse ao luis moreno que lancava 120 metros a vontade, e ele virou se e disse me lancas lancas, lancas a distancia de um estadio de futebol, "o relvado", vejam este video, este sujeito com um aparelho que conta os metros lancou 235 metros!!! Impressionante!!!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Miguel Pimpão

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 3 vezes
    • Sintra-Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:38 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #28 em: 11:15 Quarta, 09 de Abril de 2014 »
Boas,

Na maioria das vezes não é necessário exceder os 80-90m mas por vezes é necessário ir além desta marca.
Não gosto de usar linhas abaixo do 0,25mm na costa oeste porque além de ter boa segurança se ferrar um peixe bom, muitas vezes o mar enterra a chumbada e ao levantá-la do fundo, um fio fino pode partir facilmente.

Por cima da cabeça, chumbada de 150gr torpedo/haste, estralho de 2m com isca normal, linha 0,25 no carreto e ponteira cónica, cana Hiro Dream Surf 450 ou Shimano Surf Leader 450 BX-G e carretos Daiwa Tournament Entoh (não têm um enrolamento por aí além) consigo atingir os 120-130m.
Em groundcast faço mais e nota-se bem a diferença.

Mas também não conheço nenhum pescador que meta um isco a 180m, aí só um pescador de competição e com experiência.

Cumps 
« Última modificação: 11:18 Quarta, 09 de Abril de 2014 por Miguel Pimpão »
Com os melhores cumprimentos,

Miguel Pimpão
 

Offline Miguel Martins

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Segunda, 24 de Março de 2014
Re: Surfcasting distância dos lançamentos
« Responder #29 em: 21:21 Quinta, 10 de Abril de 2014 »
Com linha 0.16 em mono, 125gr de chumbada  dá 244 maniveladas a multiplicar pelo enrolamento do carreto que é 0.80mt dá 195.2mt e a medir com o conta metros marcou 205mt, sem vento.
Com isco, são umas 235 maniveladas que dá perto dos 190mt.
Como já se disse em vários tópicos, pode-se apanhar peixe a 20mt mas às vezes temos que ir busca-lo lá fora.
Quem lança pouco, tem uma área de pesca mais pequena e quem lança mais um pouco tem uma área um pouco maior de pesca.
O mais importante é estar à pesca, conviver, de preferência apanhar uns peixinhos. ^-^
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por Zagaia [18:14 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]