collapse

Autor Tópico: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto  (Lida 4105 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #45 em: 12:49 Quinta, 06 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E parece que vão proibir a pesca pelo molhe norte li hoje no JN  ???
Proíbem coisíssima nenhuma! Tem a noção o movimento que a pesca lúdica tem nesta zona?! Podem restringir o acesso em certos dias, mas agora fechar, não me acredito.
Normalmente, antes da estrada estar aberta, as pessoas que faziam o transporte, alertavam logo sobre as condições do pesqueiro, quando o mar não estava para brincadeiras... Neste momento, muitos têm a facilidade de lá chegar muito cedo, até de noite, e, ficam ao sabor das suas intuições...

Criar condições nada.
Proibir é mais fácil...

Criaram as condições ideais para que isto acontecesse... Abriram uma estrada, onde toda gente agora tem acesso, sendo para mais, em zona de reserva protegida... Coloquei um post no FB, no dia do fogo de artificio... onde mencionei, que a qualquer momento e a partir daquele momento, uma tragédia poderia acontecer... Infelizmente, foi o que veio acontecer. E segundo colegas que la se encontravam a pescar, se a vaga entra mais à frente, no lugar de três, poderíamos estar agora a falar de bem mais pessoas! Não estou a querer dizer que as pessoas aqui em causa, não conhecessem bem o lugar, mas este pesqueiro, está muito diferente! Já os vi lá a serem levados blocos a baixo, no molho antes das obras, felizmente, apenas ferimentos mais ou menos grave, onde um conhecido meu, nesse acidente, só se salvou devido a fractura exposta de uma perna entre dois blocos...

 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #46 em: 12:55 Quinta, 06 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É sempre de lamentar estas situações sobretudo quando há mortos.
Penso que efetivamente estas situações ocorrem um pouco por falta de preocupação ou conhecimento das pessoas. Num dia como aquele de Sabado, com um mar de mais de 2 metros so os mais distraidos é que arriscam.
Antigamente efetivamente quando não havia estrada, as pessoas tambem passavam a pé ou de jipe ou ainda de barco. Com a abertura da estrada tudo passou a ser mais facil.
Uma maneira de evitar novas tragedias seria a colocação de uma barreira com um funcionário a controlar os acessos e os mesmos passarem a ser pagos. Nos dias de más condições o acesso seria cortado.


Já lá estive com mar muito maior, e isto não acontecia. Onde tinhas antes 12/13/14m, hoje tens menos metade. Este é um dos motivos pelas quais, as vagas sobem o molhe com muito mais facilidade. Tem dias, que na preia-mar, o mar nem vem cá cima, e quando lhe começa a faltar a água, é normal alguma vaga galgar o molhe.
 

Offline jorgej

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 3 vezes
    • aveiro - Ilhavo
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #47 em: 12:57 Quinta, 06 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #48 em: 09:31 Sexta, 07 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já lá estive com mar muito maior, e isto não acontecia. Onde tinhas antes 12/13/14m, hoje tens menos metade. Este é um dos motivos pelas quais, as vagas sobem o molhe com muito mais facilidade. Tem dias, que na preia-mar, o mar nem vem cá cima, e quando lhe começa a faltar a água, é normal alguma vaga galgar o molhe.

Fui lá 2 ou 3 vezes ao dito molhe, portanto, não sei como era dantes em comparação com o que é agora.
Quando dizes que antes 12/13/14 metros referes-te à altura em relação ao nível médio da água? Se hoje tem metade, isso significa que teve alguma intervenção e foi-lhe tirado altura ou, porque é muito possível, o molhe foi-se "enterrando" ?
Contudo, a minha percepção de quando lá fui, foi exactamente que mesmo com 20 metros de altura, sendo rampeado e estando umas boas centenas de metros por mar a dentro, quando houvesse mar de fundo com força (período de vaga) e tamanho da vaga significativa, aquilo era um autêntico corredor da morte....
Creio ainda que, quando são construídos os quebra mares, o grande intuito é sempre proteger a costa das investidas do mar e, neste caso particular, tornar seguro e navegável a Ria de Aveiro, evitando ao máximo as necessárias interdições à navegação em certas ocasiões e não foi pensado para ser uma zona de pesca lúdica ou de passeio. Claro que nos dias em que é seguro, é agradável lá ir mas quando é arriscado, temos que ser nós a avaliá-lo e ser conscientes.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Fernando "O Solitário"

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 12 vezes
    • Rebordosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Quarta, 30 de Dezembro de 2015
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #49 em: 20:15 Sexta, 07 de Dezembro de 2018 »
Boas companheiros
O que o colega Oligater diz é a realidade actual, pois desde a última intervenção neste molhe o qual cresceu umas largas dezenas de metros passou a reter mais areia, encostada e na praia de S. Jacinto servindo de impulso á ondulação que predomina de noroeste, sendo que onde se pescava praticamente toda a enchente agora por vezes nem metade.
É evidente que os molhes não são construidos a pensar na pesca lúdica,pelo que teremos que ser nós a adaptarmos ás condições do local com segurança.


Abraço
Fernando
 

Offline Miguel Marques666

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Norte
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:44 Quinta, 06 de Dezembro de 2018
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #50 em: 07:54 Sábado, 08 de Dezembro de 2018 »
Pelo que sei toda a gente que tava da curva para a frente na altura do acontecimento andou tudo aos trambolhões...
musica e pesca duas paixões sem igual...
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #51 em: 11:19 Segunda, 10 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pelo que sei toda a gente que tava da curva para a frente na altura do acontecimento andou tudo aos trambolhões...


Pelo que se sabe, foi só na cabeça do molhe... Tinha conhecidos nesse local, que disseram, se a onda entra mais atrás, talvez estivéssemos a falar de muitas mais vitimas, que não estas três
 

Offline Miguel Marques666

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Norte
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:44 Quinta, 06 de Dezembro de 2018
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #52 em: 01:51 Quinta, 13 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pelo que sei toda a gente que tava da curva para a frente na altura do acontecimento andou tudo aos trambolhões...


Pelo que se sabe, foi só na cabeça do molhe... Tinha conhecidos nesse local, que disseram, se a onda entra mais atrás, talvez estivéssemos a falar de muitas mais vitimas, que não estas três
vi um vídeo de uma pessoa que táva lá e por acaso tava a filmar no momento... Quem tava na parte nova do paredão andou aos trambolhões os que tavam na ponta a onda não rebentou nas pedras e apanhou os sem sequer ter rebentado...
musica e pesca duas paixões sem igual...
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]