collapse

Autor Tópico: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto  (Lida 4166 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #30 em: 10:08 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Se houvesse uma boa fiscalização e umas boas multas, que é para isso que pagamos as licenças não havia tanto acidente. Não vem para o caso em questão mas o que se tem passado na Figueira da Foz ultimamente com apanha de peixe é uma vergonha. Com apanha de robaletes de 15-20 cm e ainda se vem gabar para as lojas de pesca que apanharam muito peixe e que o venderam todo.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #31 em: 10:22 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se houvesse uma boa fiscalização e umas boas multas, que é para isso que pagamos as licenças não havia tanto acidente. Não vem para o caso em questão mas o que se tem passado na Figueira da Foz ultimamente com apanha de peixe é uma vergonha. Com apanha de robaletes de 15-20 cm e ainda se vem gabar para as lojas de pesca que apanharam muito peixe e que o venderam todo.
Concordo plenamente
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #32 em: 10:52 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Lá está.. o tipico do português..
mais uma vez a passarem as culpas para os outros , neste caso as autoridades..
tenham noção do ridículo que apregoam....  vamos ter um policia marítimo em cada molho, praia e pesqueiro??
eu quero o dinheiro dos meus impostos melhor investido do que andar a controlar o que os pescadores fazem..
eu não preciso de um policia para me dizer o que devo ou não fazer.

o caricato é que depois quando a policia fiscaliza, por exemplo as embarcações de pesca e multa as pessoas por não usarem colete, estes passam a ser os maus da fita..
 :o
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #33 em: 11:18 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Meu filho, em países  civilizados da Europa é o que tens e se falhas só falhas uma vez levas uma arriada que nem te endireitas mais. Os policias marítimos não servem para estar a coçar os tintins é o trabalho deles e é que o não fazem como eu já vi muito na Figueira  como em todo o pais.
 

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #34 em: 11:22 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se houvesse uma boa fiscalização e umas boas multas, que é para isso que pagamos as licenças não havia tanto acidente. Não vem para o caso em questão mas o que se tem passado na Figueira da Foz ultimamente com apanha de peixe é uma vergonha. Com apanha de robaletes de 15-20 cm e ainda se vem gabar para as lojas de pesca que apanharam muito peixe e que o venderam todo.

Também testemunhei isso.
Falaram-me de um pescador que costuma pescar no "maregrafo" e que apanha muitos robalos ...
Fui lá no sábado encontrei-o e meti conversa. Confirma que na Sexta-feira apanhou 15 robalos que deu uns 3,200 Kg. Não estava à espera.
A minha resposta foi imediata ... voces haviam de ser era todos presos!
A resposta dele ... eu é que estou velho, senão ía para o molhe e apanhava muitos mais, como os que lá pescam. Contei 15 pescadores no molhe.

Já ralhei com eles, já fiz queixa, já devolvi robalos e polvos até com a medida à frente deles (se estão a conversar calam-se, mas é a unica reação) nada resulta.

Uma vez no cabo mondego vi um gajo a pescar embarcado dezenas de robalos pequenos com amostra e a guardá-los para a balança.
Discutimos bastante e eu alertei as autoridades... à tarde já lá estava outra vez!! a única consequência foi que a mãe dele que vende isco (vim a saber depois) deixou de me vender.

Eles pescam diáriamente, para além dos arrastos a 150 metros da costa ...

e é isto ...

Com o lixo é a mesma coisa ... é pregar ao vento. Acho que só mesmo à lambada.
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20209
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #35 em: 11:39 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Na zona de Peniche, que conheço bem, deve haver mais de 500 pesqueiros + n km de costa + n de embarcações.
No posto da PM de Peniche, não faço ideia, mas devem ser uma dezena de elementos. Numero muito insuficiente para a quantidade de pescadores e embarcações da zona.
Se por acaso fazem uma "rusga" e multam alguns, apreendem material a outros, são uns FDP.

Temos que ser nós a tomar conta de nós, em questões de segurança, e na preservação das espécies, do mar e de tudo o que o rodeia.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #36 em: 11:41 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Boas Paulo. Tudo bem por aí. Olha cá em Lisboa também se passa o mesmo, pelo que li nem tanto, mas há filho de muita gente que leva tudo. No inicio deste ano andavam dois maduros  vestidos com fatos de mergulho aos polvos e com arma . Nós era um grupinho de 4 . houve um de nós que já os conhecia do dia anterior. Um dos companheiros pegou no telefone avisou a policia marítima. Não demoraram 10 minutos . já tinham dois sacos de batatas de  cheios de polvos. Resultado : Pescado apreendido , carro apreendido e  segundo nos disseram umas pessoas que os conheciam , multa de 1000 euros cada.Até hoje nunca mais os vimos. Têm que ser assim. Ainda por cima andavam aos polvos no defeso.
« Última modificação: 11:43 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 por antoniopereira »
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #37 em: 12:02 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Tenho um vizinho meu que vai várias vezes pescar ao sargo a Espanha para o Cabo Finisterra. Contou-me ele que ficaram acampados no meio do nada.Quem conhece o local sabe como é.  Só no fim de semana foram abordados 3 vezes e mesmo durante a noite apareceram no local do acampamento saber se estava tudo bem com eles pois estavam lá mais pescadores e eram todos portugueses. Ele ficou parvo com a quantidade de mexilhão que lá existe. Os penedos estão cobertos deles. Pois foi logo o primeiro aviso que os guardas lhes fizeram. Não toquem num único mexilhão senão iam ter problemas e grandes. No Cabo Mondego também é assim  :LooooL2: :LooooL2:
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #38 em: 12:31 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
E depois vem perguntar (Onde andam os sargos da Roca?)
DEVEM ESTAR AQUI:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

ISTO É UM EXEMPLO
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #39 em: 13:33 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Venho por este meio pedir desculpa ao Hermano que iniciou este tópico quanto ao desaparecimento de 3 comparsas nossos e bem. Por ter desviado o tema da conversa para outros problemas que no fundo estão um pouco relacionados ( FISCALIZAÇÃO).
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #40 em: 13:58 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
O grande problema é a mentalidade. E a prática da pesca lúdica apenas reflecte o estado do resto do país.

Enquanto não mudar a mentalidade do chico esperto continuaremos na mesma. Enquanto existir gentalha que pensa que é mais esperta que os outros só porque conseguiu contornar as regras sem ser apanhado é isto que vamos ter: acidentes, pesqueiros sujos, falta de peixe e por ai adiante.

Eu sou a favor de mais fiscalização e multas mais pesadas. Agora não podem é querer que ponham um polícia em todos os locais onde se pesca só porque existem alguns que não se sabem comportar. criar condições é importante, claro, e as nossas licencas devem ser usadas também para isso, mas mesmo depois de criadas essas condições, há sempre o idiota que teima em ir um pouco mais longe.
E quando chega a esta altura a única soluçãoo, claro, é proibir: por uns quantos, pagam todos.

ps: Convêm dizer que eu não sei as causas do acidente em Aveiro e como tal o meu post é uma generalização
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #41 em: 14:48 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Olá António Pereira.
Neste tema de luto, convém realmente avaliar o que andamos a fazer.
Esse é um bom exemplo de intervenção.
Aqui na Foz do Mondego, há um ano atrás, foi um regabofe de capturas de polvos sem medida, à frente das autoridades (10 mts) sem que fossem repreendidos.
Chegaram-me a informar da margem que não podia ultrapassar o maregrafo ... questionei se não via as capturas de polvos sem medida, virou costas e abalou.
Eu apanhei muitos, todos com medida, mas dos outros não vi nenhum que os libertasse.
Este ano, nem vê-los!
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #42 em: 15:14 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
A fiscalização é para mim a consequência do não cumprimento de certas regras e fazê-las cumprir à força, eu percebo o ponto de vista mas a consciência tem de partir de cada um, se houvesse policia a fiscalizar todos os pesqueiros em dias de mar grande não havia pano para mangas, e sejamos sinceros, para isso ser posto em prática primeiro deveriam começar em muitos outros pontos que não só comprometem a segurança de pessoas assim como a preservação da fauna. E se eventualmente agora surgi-se este tipo de fiscalizações, proibições e multas aos apeados nem quero pensar na revolta maior que isto ia trazer, porque uma vez mais o cerco ao apeado ia apertar muito mais e onde realmente deveria ser apertado não o era.

Acho que destes tristes acontecimentos as pessoas deveriam era tomar como exemplo para se precaverem e não procuram culpas ou soluções, porque a solução é só uma e não há ninguém que a possa tomar por nós.
 

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #43 em: 18:16 Quarta, 05 de Dezembro de 2018 »
Bem, eu já fui intercetado pela policia umas 5 vezes neste ano. Mas será que são os pescadores de kayak a origem de todo o mal?

Claro que não se espera que todos os "pescadores" tenham consciência e tb não se espera que estejam sempre a fiscalizar os mesmos.

Mas se de vez em quando ... de vez em quando ... vissem as traineiras que arrastam perto da costa, uma vez por mês abordassem os pescadores, uma vez por mês esperassem os embarcados ... se não fechassem os olhos por interesses sabe-se lá do quê () ... na minha humilde opinião o0 ... reduziria bastante todas essas infrações.

mas se não fazem isto, para que servem então? para intervir só em algumas denuncias?
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #44 em: 09:54 Quinta, 06 de Dezembro de 2018 »
Acho que já se estão a misturar alhos com bugalhos, uma coisa é a fiscalização por incumprimento de regras e de leis, outra coisa é a fiscalização para sensibilizar os pescadores apeados a não irem para determinados lugares com mar "X" porque pode haver um acidente. Se alguém se quiser por em risco seja em que situação for põe, não estamos a falar de que uns podem e outros não e uns são fiscalizados e outros não, isso são outros 500, e infelizmente em portugal existe esse tipo de corrupção em muitos sectores não é só a policia marítima que é corrupta.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jorgej

 

* Tópicos Recentes

Robalo de Primavera por Rider [Hoje às 12:48]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]

Cana de Spinning por ze carlos [17:53 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [09:46 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]