collapse

Autor Tópico: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto  (Lida 4104 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #15 em: 23:19 Segunda, 03 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E parece que vão proibir a pesca pelo molhe norte li hoje no JN  ???


Criar condições nada.
Proibir é mais fácil...
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline pantao

Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #16 em: 00:18 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Sentimentos as famílias.

Criar condições acho que sim e concordo, mas acima de tudo educar e consciencializar.
Posso ser radical, mas se é necessário uma carta para caçar porque não uma carta para pescar? em que se eduque para se tornar sustentável, se aprenda medidas de segurança, etc.
Durante anos todos nos queixamos do acesso a esse molhe, foi feita uma estrada!
Praticamente acabou o "jipe" e o transporte de barco. Quando o tempo estava mau pelo menos eles avisavam o pessoal.
Hoje em dia o acesso esta aberto a qualquer hora do dia  e para todos.
Se o tempo estava mau, as ondas a galgar o molhe como é normal, temos que ser conscientes que a qualquer momento o pior pode acontecer. Não pode haver um policia atrás de cada um. O Hospital mais próximo é Ovar/Estarreja no mínimo a meia-hora de distancia.
Compreendo que para nos pescadores é difícil resistir  a um determinado sitio se esta lá a sair peixe, mas temos que pensar na família, nos que gostam de nós aqueles que nos podem salvar pondo a sua própria vida em risco.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joseafonso

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #17 em: 01:19 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Criar condições!? Estão a gozar não!?
A malta não respeita nada nem ninguem e depois ainda estamos à espera do quê!?
De norte a sul toda a gente incumpre e com muita frequência... Vai-se a estes molhes e é malta a pescar em cima dos farois, sitios que toda a gente sabe que é proibido, lixo, em todo o lado, etc..
Depois admiram-se..
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #18 em: 09:21 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
É sempre triste e lamentável.

Os pêsames para todos que sofrem com a perda.

Quanto ao resto é mais do mesmo. O exemplo está aqui mesmo no fórum.
O tópico sobre segurança foi dos últimos a ser criado, claro está, porque terá sido uma das últimas prioridades dos frequentadores.
Depois de criado, as abordagens, as contribuições, as dúvidas, etc, continuam a estar muito aquém do que na minha opinião, seria expectável para um factor tão importante como é a salvaguarda da nossa integridade física e, no limite, a nossa vida.
Rio-me, porque já não dá para mais nada, quando vejo o milésimo tópico sobre cana para bóia ou sobre o carreto para spinning. Assisto a discussões inócuas sobre se alinha XPTO é 0,18 mm ou 0,18123 mm. Fico pasmado quando vejo que alguém se insurgiu contra o fabricante da a marca ABCD , porque anuncia que a cana pesa 500 gr e, afinal, pesa 502 gr...
Lamentavelmente, assisto a apresentações do tipo, " Olá sou o Quim, estou a iniciar-me na pesca e queria saber de bons pesqueiros para a baleia azul...".
Sobre segurança não vejo, na generalidade, preocupações !!! Só pode ser por distracção sobre aquela que é uma das grandes forças da natureza.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joseafonso, Ernesto Lima, b.nunes, Tiago Macedo, Rafa

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #19 em: 10:15 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Muito triste.
É também um grande "aviso à navegação"!
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #20 em: 10:43 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Eles fecham os molhes para quê? O  pessoal arranja sempre maneira de entrar. Não se resolve o problema  fechando os molhes, para isso tinha que vedar a nossa costa toda. O problema nº1 é a consciência das pessoas. Vêem que o mar não está de feição não  vão , mas não ,é hoje que dá peixe ,e pimba vão. Eu conheço um local que frequento que o acesso é facultado mediante as condições do mar. SE o mar estiver bom a porta é aberta pelo cabo do mar , se o mar não  estiver de feição  não abre a porta. Mesmo assim há pessoal que vai para esse local por outros acessos.  Em Peniche já vi eu pessoal a pescar junto ao farol. As pessoas não vêem o perigo mesmo há frente dos olhos?São pessoas  que só têm dois nomes. Burras e Inconscientes. Eu já uma vez disse aqui no forum . A Segurança começa em NÓS
« Última modificação: 10:46 Terça, 04 de Dezembro de 2018 por antoniopereira »
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #21 em: 11:01 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
É sempre de lamentar estas situações sobretudo quando há mortos.
Penso que efetivamente estas situações ocorrem um pouco por falta de preocupação ou conhecimento das pessoas. Num dia como aquele de Sabado, com um mar de mais de 2 metros so os mais distraidos é que arriscam.
Antigamente efetivamente quando não havia estrada, as pessoas tambem passavam a pé ou de jipe ou ainda de barco. Com a abertura da estrada tudo passou a ser mais facil.
Uma maneira de evitar novas tragedias seria a colocação de uma barreira com um funcionário a controlar os acessos e os mesmos passarem a ser pagos. Nos dias de más condições o acesso seria cortado.
"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline Tiago Macedo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 24 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:15 Sexta, 14 de Outubro de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #22 em: 11:03 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Sentimentos as famílias !!

Que sirva de alerta para todos nós, para refletir nos nossos atos.
 O mar não tem contemplações com nada nem ninguém.
Pescar em molhes com mar agreste é perigoso por mais experiência que se tenha.
Por norma do que conheço, na foz,  são os pescadores que alertam os mais distraídos que se arriscam  e desconhecem os perigos.

Um peixe não vale uma vida humana.

Quem quer pescar há-de-se molhar.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #23 em: 11:17 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É sempre de lamentar estas situações sobretudo quando há mortos.
Penso que efetivamente estas situações ocorrem um pouco por falta de preocupação ou conhecimento das pessoas. Num dia como aquele de Sabado, com um mar de mais de 2 metros so os mais distraidos é que arriscam.
Antigamente efetivamente quando não havia estrada, as pessoas tambem passavam a pé ou de jipe ou ainda de barco. Com a abertura da estrada tudo passou a ser mais facil.
Uma maneira de evitar novas tragedias seria a colocação de uma barreira com um funcionário a controlar os acessos e os mesmos passarem a ser pagos. Nos dias de más condições o acesso seria cortado.

O ser pago não concordo , pois já pagamos a nossa licença. Agora ao fazer controle acho bem. Em vez de estarem no posto de volta das minis  podiam fazer isso por turnos.
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #24 em: 11:59 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Sentimentos aos famíliares e amigos !!

Os meios de evitar estas situacoes ja estao previstos na lei....

Portaria n.º 14/2014
Artigo 4.º
...
"4 - Em determinadas áreas de risco, o exercício da pesca apeada pode ser interditado ou condicionado ao uso de meios de segurança individual, por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do ambiente, do mar e da autoridade marítima."

...agora e uma questao de vontade do governo civil e a capitania de aveiro fazerem o seu trabalho!



 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #25 em: 15:59 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lamentavelmente, assisto a apresentações do tipo, " Olá sou o Quim, estou a iniciar-me na pesca e queria saber de bons pesqueiros para a baleia azul...".
Sobre segurança não vejo, na generalidade, preocupações !!! Só pode ser por distracção sobre aquela que é uma das grandes forças da natureza.
É isso mesmo. estão mais preocupados com a linha ou com a cana , do que perguntar , se o pesqueiro para onde querem ir se é  seguro ,ou se oferece. algum perigo. Lembrei-me  agora de uma coisa . Devia ser obrigatório O uso de colete  flutuador . Por 40 euros compra-se um colete  que se calhar naquela situação  a tragédia não tinha acontecido
« Última modificação: 16:09 Terça, 04 de Dezembro de 2018 por antoniopereira »
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20045
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #26 em: 17:10 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
Por 40 euros compra-se um colete  que se calhar naquela situação  a tragédia não tinha acontecido

Em muitas situações, e nesta ( conforme foi relatado ), serve apenas para recuperar os corpos mais rapidamente.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #27 em: 18:16 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
O mar não estava de todo para brincadeiras no sábado, tive no molhe sul da nazaré, e fiz meia duzia de lançamentos e parei de pescar virado ao mar, parei por várias razões mas uma delas foi mesmo pelo facto que aquilo podia dar azares, e apesar de estar cá em cima e só chegarem uns salpicos se ferra-se um peixe tinha de descer, e é aqui que muitas vezes pode estar o problema, podemos estar com a maior das atenções ao mar durante toda a pesca mas quando se ferra um peixe é diferente a atenção ao mar passa quase para segundo plano , e com um período de 16 que estava, mesmo tentado estar alerta é completamente imprevisível.
Resta ter consciência não só do perigo mas também de que basta ferrar um peixe e a nossa atenção ao mar é completamente diferente até então.
A todas as famílias muita força nesta hora.
 
 

Offline Fernando "O Solitário"

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 12 vezes
    • Rebordosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Quarta, 30 de Dezembro de 2015
Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #28 em: 20:40 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Boas companheiros
Partilho as vossas preocupações e sugestões sobre a segurança na pesca, depois desta tragédia em que morreram 3 colegas nossos.
Eu que sou um pescador esporádico deste molhe compreendo o que levou estes colegas a arriscar a pescar na cabeça do molhe em condições de muito perigo, pois quando dá peixe perdemos a noção do que nos rodeia e neste caso em particular era de todo desaconselhável estar naquele local.
Fica a memória dos que partiram cabendo a nós criar a nossa própria segurança para que tragédias como esta não se repitam.
Não sendo eu adepto de proibições contudo apoio restrições no acesso aos últimos 500 metros deste molhe consoante as condições do mar.
Às famílias endereço os meus sinceros sentimentos
                                                                                                    Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

Offline Ernesto Lima

Re: Três companheiros morreram no molhe norte em São Jacinto
« Responder #29 em: 22:15 Terça, 04 de Dezembro de 2018 »
Sinceras condolências às famílias e que descansem em paz.

Quanto à segurança..., não há volta a dar..., por mais que se limite ou tente limitar, só se consegue talvez minimizar.

Não estou a afirmar que tenha sido o caso, mas haverá sempre alguém que acha que domina tudo e que coloca a acção de pesca acima de tudo. São factos verificáveis em todos os tipos de pesca.

O comentário que costumo fazer sobre isto, não sendo da minha autoria, é: "O mar é um enorme cemitério de gente valente".

Cumprimentos.
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por FilipePC [20:47 Quarta, 27 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]

Cana Spinning Amostras 18gr a Zagaias +/- 40gr - Praia - Pelos 100€ por Alexandre81 [17:56 Segunda, 25 de Março de 2024]