Temos muitas lanternas a venda o que nos interessa mais para pesca são lanternas de cabeça (frontais).
Dessas também há muitas, se contar com todo material que esta no mercado. Mas os preços variam muito e as vezes não sabemos porque é que temos pagar 100 quando pode se comprar por 2.5. Vou tentar esclarecer essa questão. Tenho avisar que não tenho todas lanternas das todas marcas para fazer comparação, mas estou seguir um forum dedicado as lanternas e conheço os produtos que temos no mercado através dos opiniões dos utilizadores. Como tb tenho conhecimento de electrónica, vou tentar explicar a diferença das lanternas no nível electrónica e soft.
Para muitos uma lanterna é apenas uma caixa com botão e um deposito para por pilhas e tem uma lâmpada que projecta luz. É isso mesmo, mas dentro dessa caixa há muitas "moscas" que não estão a vista mas existam e nos não sabemos disto. Só queremos ter uma boa luz e que lanterna nunca nos deixa no escuro.
1. Corpo de lanterna e cinta.
O corpo pode ser fabricado em plástico ou metal. Óbvio que metal é mais pratico,tem mais resistência mecânica. Para resistência a humidade costumam fazer uma cobertura com produtos resistentes a corrosão. A cinta e suporte de fixação de lanternas das marcas conhecidas costumam ter melhor qualidade de que low coast.
2. Luz e potencia.
Potencia de uma lanterna pode ser denunciara qualquer, mas só se lanterna é de alguma marca conhecida podemos ter confiança nos dados. Uma coisa muito importante no luz é estabilidade de intensidade. Há marcas (e das boas) que estão denunciar uma potencia X lumens de potencia máxima, mas ficam calados que essa intensidade a lanterna vai ter só durante primeiros 15 minutos e depois com queda de tensão das baterias potencia de luz também baixa. Algumas lanternas já atinjam 1000 lumens (dados de fabrica e não enganam muito) ,mas tem uma sistema de controlo de temperatura que baixa automaticamente a potencia com demasiado aquecimento. Mas aqui há um pormenor que safa esses "mentirosos". A nossa vista não esta "conhecer" o nível de luz em escala linear, mas em logarítmica. O que isto quer dizer? Para exemplo a luz com 50 lumens e 100 lumens para nosso olho é quase a mesma coisa. Podemos pensar: ainda bem, não preciso comprar uma de 100 que gasta mais rápido a pilha e da pouco mais luz de que uma de 50 e tem alguma razão. Por isso mais lógico dividir a potencia para exemplo:
5% nível mais baixo e mais económico( normalmente para nosso uso já da para iscar um anzol e orientar se num local conhecido)
30% ( 6 vezes mais para nosso olho é como aumento da claridade 4 vezes) normalmente já é uma boa luz e não acaba com pilhas num instante.
100% luz com potencia máxima e já gasta bem as pilhas.
Também há varias sistemas ópticas.
a. Difusor. A luz fica concentrada e faz um spot no meio com máxima intensidade que permite iluminar a distancia máxima, mas quando apontamos para os pés só estamos ver uma bola com muita intensidade e tudo que esta a volta fica no esquio. Para andar ou fazer um trabalho manual dá pouco jeito, mas para ver um peixe na agua de longe é bom.

da para ver longe, em baixo e a volta - escuridão

quando eluminar um objeto perto faz reflexo para os olhos e cansa vista

b. Lente. Com uma lente a luz também fica concentrado num spot, mas essas normalmente permitem variar o tamanho de spot. No opinião dos utilizadores das lanternas, luz com lente é pouca pratica e alem disso lentes estão feitos em plástico e cortam alguns 5-10%% de luz.
um exemplo famosa Led Lenser h7 e luz que ela da

com spot (longe)

perto

c. Luz fundida. Não atinge muita distancia . Eficiente para uns 20 metros numa lanterna com 150 lumens e dá uma luz muito confortável . Normalmente realizada com vidros fosco ou com vidro transparente ,mas sem utilizar difusor.

Como podemos ver a luz já chega aos pes que muito importante quando caminhar nas pedras

d. Também há uma sistema óptica mais inovadora - uma lente TIR. Vários modelos desse lente permitam ter varios ângulos de iluminação constante, de 20º até 120º. Esses lentes TIR são baratos e eficazes e muitas marcas lowcoast e não só já os utilizam não suas lanternas.

luz com TIR numa Fenix hl 30

Então qual a potencia é suficiente para nosso uso? tudo depende de sistema óptica. Para exemplo eu tenho uma lanterna que da 90 lumens . Com difusor essa é capaz chegar iluminar um objecto numa distancia 70 metros, mas quando estou meter um filtro só chega ao 25metros. Pessoalmente prefiro utilizar com filtro e numa potencia media, 35lumens que já é mais que suficiente para andar . Para trocar amostras utilizo 5lumens (min.)
3. Cor (temperatura) de luz
Existam muitos tipos emissores (leds) com varios características. O que é temperatura de luz podem ver no WIKI. Só vou dizer que algumas pessoas gostam mais luz quente (2500k -3500k) e outros prefiram luz fria (6000k-7500k). Também existam leds com temperatura media (4000k-5500k) que chamada luz branca. A luz quente é mais confortável e cansa menos olhos e até dizem que para pesca é preferida porque o peixe, quando anda perto, não fica assustado com essa luz. A luz fria permite ver coisas com mais contraste e nitidez, mas para trabalhos manuais faz muito reflexos e cansa olhos. Uma lanterna com 100lumens de potencia e luz quente na realidade parece ter menos potencia em comparação com luz fria. As marcas brancas fabricam lanternas com luz fria, mas nas características dão como branca-fria, porque conseguem chegar com mais facilidade as lumens maiores e muitas vezes uma pessoa compra uma lanterna só através da aquele informação que esta na caixa escrito. Se quer saber a diferença de temperaturas de luz pode ir a uma loja que veda material eléctrico, candeeiros e etc. e pedir experimenter uma lâmpada leds 2700k e uma 6500k e vai perceber o que gosta mais. Minha lanterna tem 4500k e gosto.
luz fria

luz quente

4. Soft ( comandos)..
Se querem saber mais é só dizer, mas fica para proxima..