collapse

Autor Tópico: Star light na chumbada  (Lida 6837 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline richiedanny

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
    • Cadima
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:53 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Star light na chumbada
« em: 22:22 Quarta, 02 de Abril de 2014 »
Boas a todos, não é que me pareça estranho de todo, porque já li vários relatos disto... Prender starlight na própria chumbada?? Alguém já experimentou? Há a circular online escritos que se obtém bons resultados... Que vos parece? E quanto a fixar o starlight na cana para surfcasting? Melhor método? Acho que já experimentei de toda a forma e jeito, mas não há noite em que não haja dois ou três lançamentos em que a linha roça e perco metros, ou então enrola mesmo ficando a chumbada ali logo... Aceito sugestões de quem já anda nisto há mais tempo.. kkk :-)
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19700
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Star light na chumbada
« Responder #1 em: 22:59 Quarta, 02 de Abril de 2014 »

 Acho que o starlight na chumbada é proibido, vê lá isso na legislação mas acho que fontes luminosas são proibidas !

 Quanto ao fixar o starlight na ponteira da cana, ora bem,... os tubinhos que vêm com o starlight, abres cerca de metade encaixas na cana e passas fita isoladora, enfias o starlight, depois colocas outro tubinho em frente, enfiado no starlight e fazes o mesmo, fita em volta e tá a andar, eu uso assim e nunca prende a linha, para mudar o starlight é só forçar um pouco de um lado e tirar e depois tirar do outro lado, para colocar o novo é da mesma forma.

 Espero ter ajudado  :fixe:
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Star light na chumbada
« Responder #2 em: 10:37 Quinta, 03 de Abril de 2014 »
Starlight na chumbada ou junto aos anzóis é proibido.
Para montar o starlight na cana acho este método o melhor: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre (semelhante à sugestão do Soares).
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19700
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Star light na chumbada
« Responder #3 em: 14:56 Quinta, 03 de Abril de 2014 »

 É isso ó Zé Maria, eu já usei assim também mas, depois puxei um pouca para baixo e coloquei outro em frente, assim o starlight fica junto ao blanc da cana e fica porreiro, a linha mesmo que passe por cima sai logo porque não existe nada com arestas.

 Eu gosto deles assim, os de compra estavam sempre a ir embora nos lançamentos e uma vez até me arrancou o passador de ponteira, até tive sorte porque podia ter partido a ponta da cana.

 Força nisso  :fixe:
 

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: Star light na chumbada
« Responder #4 em: 17:48 Quinta, 03 de Abril de 2014 »
aqui por gaia vejo algumas vezes um senhor a pescar á boia e ele põe uma luzinha vermelha na boia, fica mesmo altamente 8) , já falei com ele uma vez e notei que ele é guru da pesca   :301: ele estava a pesar com carangeijo e á boia  ;D e disse-me que ali na naquele local ja tem tirado uns matateus.

Também ja me ocorreu meter um starlight para ir ao fundo, nao sei se ia obter resultados mas se é ilegal é porque deve dar resultados  ;D vou experimentar uma noite destas.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19700
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Star light na chumbada
« Responder #5 em: 18:14 Quinta, 03 de Abril de 2014 »
 Aqui na zona também já tenho visto malta ao carapau (á boia) em plena praia, naqueles dias de mar parado, e alguns colocam um starlight no estralho do anzol, mas é mesmo proibido.

 Vamos á pesca :fixe:
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Star light na chumbada
« Responder #6 em: 23:01 Quinta, 03 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui na zona também já tenho visto malta ao carapau (á boia) em plena praia, naqueles dias de mar parado, e alguns colocam um starlight no estralho do anzol, mas é mesmo proibido.

 Vamos á pesca :fixe:
Pois, isso para mim também é novidade.
Vê-se muita gente em Peniche a noite ao carapau com starlight na boia e outro no estralho.
Até tinha pensado em fazer o mesmo para ver se tinha resultados positivos mas sendo assim...
 

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: Star light na chumbada
« Responder #7 em: 23:35 Quinta, 03 de Abril de 2014 »
oh malta é proibido mas a PM nunca aparece! e mesmo que apareça, se eles pedires para recolher a linha nada como disfarçadamente cortar a linha :LooooL: "oh sr agente, olhe rebentou a linha, quer ir lá buscar?"   :loool:
 

Offline José Garcez

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1675
  • Agradecido: 5 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Star light na chumbada
« Responder #8 em: 13:46 Sexta, 04 de Abril de 2014 »
Boas,

Cada qual age de acordo com os seus principios e a sua consciencia. Não podemos é vir defender ilegalidades no fórum. Há que ter alguma prudência e sensibilidade.

Abraço
"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender" Blaise Pascal
 

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: Star light na chumbada
« Responder #9 em: 14:02 Sexta, 04 de Abril de 2014 »
Eu só estava a brincar! eu defendo uma pesca justa :fixe: e lamento que até hoje nunca tenha sido abordado pelas autoridades, deviam ser bem mais activos.

Apenas gostava de saber porque é que é ilegal, certamente deve ser por dar bons resultados...não sei
« Última modificação: 14:04 Sexta, 04 de Abril de 2014 por Camarum »
 

Offline Costinha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Algés
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Quarta, 21 de Maio de 2014
Re: Star light na chumbada
« Responder #10 em: 17:08 Quarta, 21 de Maio de 2014 »
"A minha alminha está parva"
starligth no estralho ? ao lado do anzol? oh jesus cristo. faz sentido sim senhor..atrai os malandros.
É ilegal, compreende-se . Cada um sabe de si, tambem concordo em nao "meter veneno" quanto a ilegalidades no entanto cada um sabe o que faz.

Boas pescas!
--- com ou sem starligth :)
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Star light na chumbada
« Responder #11 em: 08:27 Quinta, 22 de Maio de 2014 »
Está por provar a eficácia dessa técnica, passo a explicar

Das poucas vezes que tive "artistas" ao lado a usar essa montagem ( starlight ao pé do anzol) , e estávamos a pescar aos carapaus, eu sem starlight apanhei substancialmente mais do que quem usava starlight.

E estamos a falar de carapaus, os quais gostam de luz, logo tenho muitas dúvidas que esse artificio seja proveitoso.

Talvez a única pesca onde possa dar bons resultados seja nas lulas, pois essas definitivamente gostam de luz, agora uma coisa é certa,......tal práctica é PROIBIDA, pelo que se usarem, depois não se queixem.

Divirtam-se,....com ou sem starlight
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Star light na chumbada
« Responder #12 em: 12:54 Quinta, 22 de Maio de 2014 »
Da minha interpretação o starlight é proibido ao pé do anzol que é onde serviria de chamariz, apesar de andarem por ai algumas alminhas a dizer que os strlights e as missangas luminescentes (muito usadas na pesca ao fundo de barco) não são fontes de luz, mas sim apenas brilhantes, considerando fontes de luz alguns iscos eletrónicos que têm pilhas ou algo semelhante e que têm uns leds que brilham.

Agora, ao pé da chumbada (em surfcasting) não o consideraria proibido pois, a não ser que a chumbada esteja muito perto do anzol, não deve ser considerado como chamariz antes pelo contrário, se o boato for verdadeiro vai atrair o peixe para a chumbada afastando-a do anzol funcionando como uma espécie de repelente  >:D

E apenas vejo utilidade nisso com intuito de sinalizar a bóia, para quando recolher o fio saber onde ela vem (como nos flutuadores quando se pesca de barco). A propriedade luminescente é interessante de noite para isso mesmo. Starlights na chumbada não utilizo e se utilizasse para esse efeito, optaria por boias revestidas de "borracha" luminescente como anda agora ai a moda, mas tenho uns destorcedores triplos (daqueles em T) com stoppers em que a missanga apesar de pequenina, brilha no escuro depois de "carregada" com a luz da lanterna durando alguns minutos, e quando quero alterar a altura ou recolocar um anzol é mais fácil de ver o destorcedor, apesar de valer o que vale dá uma ajudinha a um cegueta como eu.

Também é verdade que, segundo o artigo 14 alínea 2 b) (o mesmo que proíbe o uso nas outras modalidades), para as lulas e chocos com toneiras podem-se utilizar as tais fontes luminosas junto à toneira logo o Trindade já está safo ;D.

Também da minha experiência... se o strlight aos carapaus der alguma vantagem, esta será muito muito ténue, pois eu não os vejo a pescar mais que o meu amigo que não usa nada disso (e não digo que eu para não parecer vaidoso  >:D >:D... ah não espera, é mesmo porque eu sou um maçarico e ao pé dele pareço um menino a pescar  :().
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Star light na chumbada
« Responder #13 em: 11:50 Quarta, 28 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui na zona também já tenho visto malta ao carapau (á boia) em plena praia, naqueles dias de mar parado, e alguns colocam um starlight no estralho do anzol, mas é mesmo proibido.

 Vamos á pesca :fixe:

Sim por aqui tb é normal.sendo proibido, mas dá resultados um starlight ai a 10 cm do anzol.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Star light na chumbada
« Responder #14 em: 16:12 Quarta, 28 de Maio de 2014 »
cá, mal ou bem é só mariquices restrições e obstáculos, por exemplo dentro de uma marina/doca é proibido pescar, e os putos pequenos quanto a mim podiam beneficiar e aprender mas pronto é o país do cá não dá.

por mim até é igual eu nem pesco ao carapau....
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por Zagaia [18:14 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]