collapse

Autor Tópico: plat.co.jp  (Lida 3428 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: plat.co.jp
« Responder #15 em: 00:26 Domingo, 27 de Abril de 2014 »
A minha experiência com umas centenas de compras no ebay e lojas online é a seguinte:

Vindo de fora da UE há o risco de parar na alfândega (envelopes almofadados é muito raro, caixas é mais comum, material vindo dos EUA é quase certo, Japão não tenho experiência).
Parando na alfandega , se o valor total da encomenda (incluindo portes) passar os 45€, tem de pagar IVA (23%), e se assim estiver na pauta aduaneira (documento intragável), também taxas alfandegárias. A isso há que adicionar a apresentação à alfândega, documentação e outros custos que todos juntos são pequenos ao lado do IVA e taxas.
Pelos CTT enviam uma carta a pedir os documentos que estão em falta (normalmente fatura de compra ou comprovativo de pagamento), pode-se responder por email (é a maneira mais rápida de despachar), e paga-se o acréscimo(IVA+Taxa+extras) contra reembolso quando receberem a encomenda.

Se for enviado por correios e parar na alfandega, em relação a quando não para na alfandega, demora mais umas 2 semanas para enviarem documentação, e mais outra após a reposta. Quer dizer que se for enviada por correio normal, em vez das 3 semanas normais de transporte  que demora uma encomenda da china a chegar, vai demorar 6 semanas até a recebermos (se correr bem). Em períodos de pico (antes do Natal e férias de Verão), pode demorar ainda mais tempo.
E se for apresentado à alfândega e não passar dos 45€, não pagam nada, mas tem de enviar a documentação, e aguentar o tempo extra.