collapse

Autor Tópico: 12 + 2 amostras para este outono  (Lida 10532 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
12 + 2 amostras para este outono
« em: 13:58 Domingo, 30 de Setembro de 2018 »
Depois de um verão com umas quantas grades mas também algumas boas capturas, está finalmente a chegar Outubro.

Outubro é relevante. Por um lado, por fazer um ano que, do nada e como autodidacta, me iniciei (e viciei) na pesca, por outro, por a partir de agora esperar que as capturas melhorem.

Neste ano e muitas muitas horas junto ao mar aprendi 3 coisas relevantes no que ao spinning ao robalo diz respeito.
1) Se não tens confiança na amostra dificilmente terás bons resultados.
2) Esta é uma pesca molhada, se não estás disposto a entrar no mar, muito dificilmente, raro algumas excepções, terás grandes resultados.
3) Menos é mais. Falo da costa do norte que é onde pesco. Os robalos andam próximos da costa e há muitas zonas onde afunda muito rápido, não precisamos de atirar as amostras até aos Açores para chegar ao peixe. Uma cana de 2,7m dá-te muito mais "tempo de água" que uma maior. Quando já pescaste com um conjunto cana-carreto com menos de 350g a pesca com um conjunto com mais de 600g parece-te uma coisa contra-natura.  Salvo pontões e afins, se a cana é pequena, é porque tens de procurar um sítio melhor.

Deixo o conjunto de amostras no qual tenho fé e confiança para este outono. 12 + 2, porque 12 são para pescar, as outras duas são porque sempre ouvi dizer que todas as caixas têm de ter uma rapala e porque, um dia, hei-de conseguir fazer uma captura com uma amostra azul.
Acredito que seja por aselhice minha, mas tenho muito mais facilidade em pescar com vinis, amostras que uso mais, e com as quais faço a maior parte das capturas.  Procurei bastante para as encontrar mas nunca ultrapassei a barreira que estabeleci para preço máximo, 20 €.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

De baixo para cima black minnow 9cm cabeçote 10g, aqui cor green morning. Um espanto de um vinil. Voa longe para o peso e que vai à agua quando os peixes não ligam grande coisa aos de 12 cm. Infelizmente é muito frágil. Uma única captura pode significar a reforma do corpo.

Black minnow 12 cm cabeçote 12 g shore, cor ghost minnow. Desconheço melhor amostra. Lento, lentinho, lança mais do que suficiente. Excelente para zonas de pedra, um pescador concentrado dificilmente crava um peixe pedra. Esta cor (Ghost Minnow) é um espanto para pescar de dia, tem o seu momento mais alto quando o mar está translucido e o sol a brilhar.

Black minnow 12cm cabeçote 20g, offshore kaki. Boa amostra e boa cor para zonas de fundo de areia e misto com mais areia que pedra. Lento lentinho, a raspar o fundo. Dispensa apresentações.

Crazy sand eel 15cm, cabeçote 20g, offshore kaki. Nos dias quentes de verão, sobretudo ao por do sol, em zonas mistas com uma animação entre o rápido e o muito rápido fez várias capturas. Os robalos "atacam-no" mesmo em andamento!! Peixes sem grande calibre dão uma "pancada" brutal quando o atacam.

2 Savage gear sandeel 22g, lemon back e sandeel. Um deles está com um cabeçote que invés de 16 tem 20g. Experiências... ainda não apanhei o jeito a esta amostra. Mas toda a gente diz que é boa, portanto o problema é meu. Vou perceber como funciona este outono  >:D

Por fim, a tal amostra azul, com a qual, um dia, conseguirei capturar alguma coisa!

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

De baixo para cima

IMA hond 125 Fang, 20g, Para quando o mar tem cara de mau, agarra-se a tudo. Apesar dos 20g voa muito longe, mesmo com vento.

3 IMA sasuke 120 e 140, 17 e 20g. A amostra para os dias ditos normais, aceita qualquer velocidade. Não estou muito certo que a 140 tenha alguma vantagem em relação à 120. Com os seus 17g a 120 voa muito.

2 IMA komomo 125, 17g. Os japoneses adoram-na! Ando a tentar perceber o porquê. Uma amostra que nada muito à superfície, boa para mares mais calmos. São recentes, ainda não percebi muito bem como as usar, mas desconfio que me enganei e que devia ter escolhido as 145 já que estas trabalham mais fundo e, supostamente, agarram melhor. Não é fácil manter esta amostra em condições na água, muitas vezes fico com a sensação que não deve estar a trabalhar bem.

Por fim, a tal rapala... é uma amostra muito bonita, feita com muita qualidade mas que, por algum motivo, não tem a eficácia de outras.
Sim, também ando com 2 daiwa tournment 170. Mas essas conhecem melhor que eu. Não tenho confiança em amostras com mais de 14cm, excepto o crazy sand eel. Fico sempre a olhar para elas e a imaginar como é que um robalo se deixará enganar por um tronco daqueles. E até sei que deixam. Mas não tenho confiança neste tamanho. Sem confiança....
« Última modificação: 14:02 Domingo, 30 de Setembro de 2018 por Caseiro »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, Nelson Peres, Gonalo88, Paulo J Fernandes, PMiranda, Sansoni7, JTaborda2

Offline Lunatic.mind

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 13 vezes
  • Um mau dia de pesca é melhor que ir trabalhar!
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:39 Terça, 17 de Julho de 2018
Re: 12 + 2 amostras para este outono
« Responder #1 em: 14:11 Domingo, 30 de Setembro de 2018 »
bela colecção :)

 é ir a banhos!  aqui pelas praias  do centro estou a apostar so em vinis lunker city e zagaias com pingalins atrelados. ainda sem resultados, mas a apostar bastante!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JTaborda2

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: 12 + 2 amostras para este outono
« Responder #2 em: 15:12 Domingo, 30 de Setembro de 2018 »
Força nisso e muita persistência porque preparado já estás !
Nelson Peres
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: 12 + 2 amostras para este outono
« Responder #3 em: 23:43 Domingo, 30 de Setembro de 2018 »
Belas matadoras ;) Agora é água com elas ;)

PS: Se mandares as daiwa 170 para o lixo, diz-me onde é o teu caixote  ;D ;D ;D ;D
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: 12 + 2 amostras para este outono
« Responder #4 em: 00:09 Segunda, 01 de Outubro de 2018 »
Eu uso até bastente as daiwa, não quis de todo dizer mal delas. Mas é mais quando o mar está grande e a rebentação longe, mais para o inverno.

aliás fiz a primeira captura com uma amostra rígida com uma.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: 12 + 2 amostras para este outono
« Responder #5 em: 10:17 Segunda, 01 de Outubro de 2018 »
Bela coleção, agua com eles e depois mostra os resultados :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: 12 + 2 amostras para este outono
« Responder #6 em: 11:12 Segunda, 01 de Outubro de 2018 »
uma questão, em que circunstancias usas as primeiras de cabeçote e as segundas de palheta? para mim é uma grande duvida? podes dar a tua opinião?
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lunatic.mind

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: 12 + 2 amostras para este outono
« Responder #7 em: 23:24 Segunda, 08 de Outubro de 2018 »
Uso sempre os vinis primeiro.

Primeiro, mesmo conhecendo o sítio pode haver alguma coisa que não estejas à espera e se prender é "menos mau..." depois permite sondar mais profundidades só com uma amostra. Se achar que o peixe está com muita actividade e em areia ou misto com mais areia uso o crazy. Se pedra ou peixe pouco activo black minnow.

Depois é o tamanho do mar que faz diferença. Se pequeno uso as komomo. Isto se não me parecer que o problema é o peixe não querer algo "tao grande" aí uso o minnow de 9cm frequentemente com bons resultados.

Se mar grande primeiro as sasuke, depois hound e por fim as daiwa.
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: 12 + 2 amostras para este outono
« Responder #8 em: 23:30 Segunda, 08 de Outubro de 2018 »
Até parece que ando a fazer propaganda... mas é impressionante.

Hoje, de passagem pelo Sul fui para a praia da Comporta, ia apanhar sol mas aproveitei para experimentar umas amostras.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

O mar estava minúsculo, uns 20 cm e transparente. Bom para o que pretendia. No fim não resisti em experimentar a amostra que tão bons resultados me deu este Verão no norte o black minnow 120 cor ghost minnow shore. Qual não foi o meu espanto quando uma baila lhe pega ao 3 ou 4 lançamento. Peixe para 30 cm... nada mau para o dia, mar e hora.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Esta cor, de verão e de dia, mesmo sem ondas e com águas transparentes, consegue tirar peixe. Que eu conheça é única, ainda hoje usei várias amostras antes, mesmo vinis da mesma marca, e nenhuma teve qualquer toque.
 

Offline Gmmfishing

Re: 12 + 2 amostras para este outono
« Responder #9 em: 21:21 Terça, 06 de Novembro de 2018 »
Quando vi as amostras percebi que era para mares realmente calmos.. Acho que não deves "descartar" certas amostras, mas sim ter sempre em conta os pesqueiros que frequantas..
Com essas amostras aqui no norte não sei se pescavas.. Eu também adoro as IMA Sasuke 130, mas apenas para o verão

Nesta altura do ano raramente pesco com amostras abaixo dos 170.
São de facto troncos, mas que têm um trabalhar espetacular e que fazem muito peixe, coheço até quem pesque aqui com as DUO 200 e tira também bastante peixe com ela..

O que aqui realmente importa é saber fazer a leiturado pesqueiro e bater os bons spots.. O resto é conversa  ;D

Abraço
« Última modificação: 21:23 Terça, 06 de Novembro de 2018 por Lameco »
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]