collapse

Autor Tópico: Ajuda-cana para pesca ao pargo e ao goraz  (Lida 2740 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fvarejao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 20 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:29 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Ajuda-cana para pesca ao pargo e ao goraz
« em: 22:10 Domingo, 23 de Setembro de 2018 »
Boas noites, venho pedir a vossa ajuda.
O mestre com que costumo sair para a embarcada arranjou-me uma vaga para o goraz é para o pargo em pesqueiros entre os 90 e os 130 metros. Quanto ao carreto, estou inclinado para usar um shimano ultegra 14000 xsc com multifilamenro na madre e montagens em fluocarbono como as que uso para o profundo, mas em medidas mais finas. A minha dúvida está na cana, costumo usar uma Vega potenza  legende 400 para os diversos. Qual é a vossa opinião? Estou servido ou tenho que levar o material do profundo?
Existem 3 tipos de homens:
Os vivos,
Os mortos e
Os que andam no mar.
(Platão)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda-cana para pesca ao pargo e ao goraz
« Responder #1 em: 10:47 Quinta, 27 de Setembro de 2018 »
Bom dia FVarejão.

Relativamente à sua questão, da qual só agora me apercebi por ter estado uns dias fora da net, muito sinceramente, acho a cana muito comprida e o carreto muito grande para pescar a essas profundidades, principalmente se estiver ao fundo com estralhos e chumbada normal. Se pescar à chumbadinha, a cana já talvez se justifique, neste caso, por sentir bem e ter uma boa alavanca de ferragem, continuando no entanto achar o carreto um pouco grande demais. Excepto para os gorazes, se estiver com baixadas de mais de 3 anzóis, neste caso esse carreto será um bom substituto dum eléctrico.

Mas se não for à chumbadinha, pode usar uma cana mais curta, de spinning, sensível; ou, se não quiser gastar muito dinheiro, tem uma cana da Barros que acho ter sensibilidade e aguentar-se muito bem numa pesca desse tipo - a Barros Fundeado Goraz XB 3, 30.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonalo88, fvarejao

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Ajuda-cana para pesca ao pargo e ao goraz
« Responder #2 em: 15:49 Quinta, 27 de Setembro de 2018 »
Boas .Fala quem sabe. Grande mestre Ernesto .Um abraço
 

Offline fvarejao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 20 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:29 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Re: Ajuda-cana para pesca ao pargo e ao goraz
« Responder #3 em: 21:25 Sexta, 28 de Setembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia FVarejão.

Relativamente à sua questão, da qual só agora me apercebi por ter estado uns dias fora da net, muito sinceramente, acho a cana muito comprida e o carreto muito grande para pescar a essas profundidades, principalmente se estiver ao fundo com estralhos e chumbada normal. Se pescar à chumbadinha, a cana já talvez se justifique, neste caso, por sentir bem e ter uma boa alavanca de ferragem, continuando no entanto achar o carreto um pouco grande demais. Excepto para os gorazes, se estiver com baixadas de mais de 3 anzóis, neste caso esse carreto será um bom substituto dum eléctrico.

Mas se não for à chumbadinha, pode usar uma cana mais curta, de spinning, sensível; ou, se não quiser gastar muito dinheiro, tem uma cana da Barros que acho ter sensibilidade e aguentar-se muito bem numa pesca desse tipo - a Barros Fundeado Goraz XB 3, 30.

Cumprimentos

Ernesto
Boa noite Ernesto Lima, já fui e não correu mal, não saíram pargos, mas saíram gorazes (não tenho fotos porque a hora a que cheguei já só queria cama e a mulher arrumou o peixe).
Quanto aos estralhos, cada um tinha 3 anzois e não foi fácil, o goraz é um bicho que dá luta, só tinha tirado com carretos eléctricos, mas assim, dá muito mais gozo. A pesca é sem dúvida isso mesmo, o gozo de lutar com os bichos.
De qualquer forma, senti-me bem a trabalhar com a cana e o carreto, que é o material que uso para os diversos nas profundidades indicadas, entre os 80 e os 100 metros. Mais ainda, com este carreto o esforço acaba por não se sentir. Mais ainda, o carreto tem 2 bobines e redutores, por isso o fio colocado nunca é demais e está sempre bem cheio. Obrigado pela sua resposta.
« Última modificação: 21:28 Sexta, 28 de Setembro de 2018 por fvarejao »
Existem 3 tipos de homens:
Os vivos,
Os mortos e
Os que andam no mar.
(Platão)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda-cana para pesca ao pargo e ao goraz
« Responder #4 em: 22:03 Sexta, 28 de Setembro de 2018 »
Se a coisa funcionou, não vale a pena estar a investir mais.

É como sempre digo: O pescador em vez de andar sempre a comprar, deve dar um período de adaptação ao material que tem que, não sendo por vezes o mais indicado, acaba por funcionar.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Paulo Montes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 5 vezes
  • A vida, é para ser vivida.
    • Viana do castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 10 de Janeiro de 2018
Re: Ajuda-cana para pesca ao pargo e ao goraz
« Responder #5 em: 12:01 Sábado, 13 de Outubro de 2018 »
Boas
Eu na pesca aos gorazes e pargos nos mares do norte (entre os 80 e os 120 metros de profundidade) , uso a cana da Vega Bream de 3 metros e um carreto eléctrico, Daiwa Tanacon 750, com aparelhos de cinco anzóis (entre o 3/0 e o 5/0).
Boas pescas
Só vives uma vez, logo disfruta.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fvarejao

 

* Tópicos Recentes

Robalo de Primavera por Bruno87 [Hoje às 20:43]

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]