collapse

Autor Tópico: Pesca Sub, nova aventura  (Lida 3041 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DiogoV95

Pesca Sub, nova aventura
« em: 21:00 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »
Boa noite,
Este verão surgiu-me o bichinho pela pesca sub e como sou uma pessoa de ideias bem assentes já comecei a comprar algum material e tenho feito uns mergulhos na zona de Esposende. No entanto como é zona proibida para pesca submarina (devido a ser Área Protegida) gostaria de me aventurar noutras zonas aqui perto como praia do Quião, zona de Sto André, Povoa de Varzim, etc mas como uma das regras base é NUNCA IR SOZINHO gostava de arranjar alguém com quem pudesse ir.
Tenho algum á vontade com o mar visto que sempre vivi junto á praia, faço bodyboard á alguns anos e pratico spinning e surfcasting mas agora quero começar a entrar neste mundo que é a pesca submarina.
Alguém me pode dar uma dicas?
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

Offline Hugo Moura

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:10 Terça, 04 de Setembro de 2018
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #1 em: 11:59 Sexta, 07 de Setembro de 2018 »
Boas amigo,

Eu moro cá mais em baixo (perto de Setúbal) por isso não serei capaz de te acompanhar nas pescarias, no entanto estou como tu, iniciei à pouco tempo esta prática desportiva. Ao mesmo tempo, também não tenho ninguém para me acompanhar nas idas ao mar e para conseguir usufruir desta pesca, tenho ido sozinho. Sei que existem alguns riscos em estar sozinho, no entanto, estou bem consciente das minhas limitações e dos perigos de estar sozinho, por isso procuro bem onde praticar pesca sub. Este ano, ainda só fui uma vez ao mar e até compensou (1 polvo 1,2kg; 2 bodiões de 500gr cada). Não me aventuro a ir para longe da costa, não vou carregado de equipamento (apenas uma arma e a bóia). Aos poucos, vou adaptando-me a este ambiente subaquático, ao manuseamento do equipamento (arma, pesos, bóia, etc.) e aos poucos vou me sentindo mais confortável.
Não espero ser nenhum profissional, mas acima de tudo procuro a cada mergulho, divertir-me, voltar para casa e em último lugar fica "os troféus". Vou iniciar em breve um curso de Apneia e Caça Submarina, para melhorar o meu conhecimento e eventualmente encontrar companheiros para algumas saídas.
Aconselho que vejas algum curso deste género na tua zona, mas até lá se fores ao mar, procura MUITO BEM um local onde possas indo mergulhando com o material, pelo o menos para compensar o investimento que já fizeste e para ires conhecendo as tuas necessidades ou limitações de mergulho.

Boa sorte e bons mergulhos.
 

Offline DiogoV95

Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #2 em: 19:59 Sexta, 07 de Setembro de 2018 »
Eu tenho feito uns mergulhos perto do paredão de Ofir mas sem arma nem lastro e para já apenas mergulho com máscara, respirador, faca (imprescindível) pés de pato porque faço bodyboard e ainda não comprei barbatanas e uso fato 4.3mm de surf.
Hoje já comprei um fato de caça com 7mm e também me emprestaram o lastro.
Queria ver se antes de terminar o verão ainda ia até á praia do Quião fazer um mergulho para ver como corre
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

Offline ricardo_ferreira89

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Sábado, 24 de Agosto de 2019
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #3 em: 16:14 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Boas

Também sou aqui da zona. Como vao os mergulhos? Ainda pratica?

Cumprimentos
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #4 em: 16:32 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
regras base é NUNCA IR SOZINHO


ainda gostava de saber quem foi o iluminado que inventou essa regra.
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #5 em: 16:34 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sei que existem alguns riscos em estar sozinho, no entanto, estou bem consciente das minhas limitações e dos perigos de estar sozinho, por isso procuro bem onde praticar pesca sub. Este ano, ainda só fui uma vez ao mar e até compensou (1 polvo 1,2kg; 2 bodiões de 500gr cada). Não me aventuro a ir para longe da costa, não vou carregado de equipamento (apenas uma arma e a bóia). Aos poucos, vou adaptando-me a este ambiente subaquático, ao manuseamento do equipamento (arma, pesos, bóia, etc.) e aos poucos vou me sentindo mais confortável.
Não espero ser nenhum profissional, mas acima de tudo procuro a cada mergulho, divertir-me, voltar para casa e em último lugar fica "os troféus". Vou iniciar em breve um curso de Apneia e Caça Submarina, para melhorar o meu conhecimento e eventualmente encontrar companheiros para algumas saídas.
Aconselho que vejas algum curso deste género na tua zona, mas até lá se fores ao mar, procura MUITO BEM um local onde possas indo mergulhando com o material, pelo o menos para compensar o investimento que já fizeste e para ires conhecendo as tuas necessidades ou limitações de mergulho.


ora aqui está um comentário assertivo.
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #6 em: 17:27 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sei que existem alguns riscos em estar sozinho, no entanto, estou bem consciente das minhas limitações e dos perigos de estar sozinho, por isso procuro bem onde praticar pesca sub. Este ano, ainda só fui uma vez ao mar e até compensou (1 polvo 1,2kg; 2 bodiões de 500gr cada). Não me aventuro a ir para longe da costa, não vou carregado de equipamento (apenas uma arma e a bóia). Aos poucos, vou adaptando-me a este ambiente subaquático, ao manuseamento do equipamento (arma, pesos, bóia, etc.) e aos poucos vou me sentindo mais confortável.
Não espero ser nenhum profissional, mas acima de tudo procuro a cada mergulho, divertir-me, voltar para casa e em último lugar fica "os troféus". Vou iniciar em breve um curso de Apneia e Caça Submarina, para melhorar o meu conhecimento e eventualmente encontrar companheiros para algumas saídas.
Aconselho que vejas algum curso deste género na tua zona, mas até lá se fores ao mar, procura MUITO BEM um local onde possas indo mergulhando com o material, pelo o menos para compensar o investimento que já fizeste e para ires conhecendo as tuas necessidades ou limitações de mergulho.


ora aqui está um comentário assertivo.

Eu também este fim de semana espero ir estrear a arma , vou para zonas baixas, este fim de semana fui mergulhar na praia para ir treinado e não tenho tanta resistência quanto achava de pulmão , cá fora é muito mais fácil 😂 também tenho que comprar os pesos ,onde gasto mais energia é mesmo a começar a afundar, vou tentar ir para zonas baixas até 2/3m para começar, sei que parece uma pergunta parva , mas é complicado disparar de cima para baixo ? No caso de eu já estar muito cansado para mergulhar ?
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #7 em: 20:49 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Não, primeiro cuidado com o cansaço, no meu caso significa sair da água de imediato.
Tudo depende da visibilidade, não conheço nenhuma forma de prever se teremos boa visibilidade ou não... Mas se tiveres boa visibilidade podes ter a sorte de olhar para algo e fazer disparo certeiro :)
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoroque

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #8 em: 20:52 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não, primeiro cuidado com o cansaço, no meu caso significa sair da água de imediato.
Tudo depende da visibilidade, não conheço nenhuma forma de prever se teremos boa visibilidade ou não... Mas se tiveres boa visibilidade podes ter a sorte de olhar para algo e fazer disparo certeiro :)

Obrigado , eu vou tentar em princípio vou entrar na praia da parede e ir nas calmas até São Pedro ☺️ estpu desejoso de estrear a arma , comprei o modelo acima porque a etiqueta na Decathlon estava mal, e marcava 60 euros, eu disse a eles que não havia problema que eu levava a mais barata porque ao preço original não podia comprar e eles não deixaram, disseram que estava marcado 60 era 60 que levava , muito fixes !
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #9 em: 22:24 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Atenção à Zona protegida entre s. Pedro e a parede...
Para confirmar basta lugares para a Policia Maritima de Cascais, eles esclarecem logo...
Boa sorte e não tenhas pressa para ir ao buraco...
Caso queiras muito fazer o primeiro disparo, tens as tainhas que normalmente andam por e ai ;D
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #10 em: 11:50 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Boas, essa de o nunca ir sozinho tem muito que se lhe diga ...

Já eu, vou sempre sozinho , e os motivos são :

Aventuro me menos e não facilito em nada , já estando acompanhado é sempre mais facil arriscar.

A minha regra principal é nunca ter a bóia agarrada ao corpo, uso sempre a bóia ( prancha) com uma poita no fundo, e conforme vou andando carrego a poita , evita os enleios na corda ou mangueira ( uso mangueira de aquário no lugar da corda )

O conselho que dou sempre ao pessoal que vai iniciar é : os primeiros 3/4  mergulhos não leves a arma, não vás atrás do peixe de sonho , vai sim conhecer os teus limites e aprender a movimentar dentro de água , depois disso sim vais acaçar!

Abraços
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #11 em: 12:08 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, essa de o nunca ir sozinho tem muito que se lhe diga ...

Já eu, vou sempre sozinho , e os motivos são :

Aventuro me menos e não facilito em nada , já estando acompanhado é sempre mais facil arriscar.

A minha regra principal é nunca ter a bóia agarrada ao corpo, uso sempre a bóia ( prancha) com uma poita no fundo, e conforme vou andando carrego a poita , evita os enleios na corda ou mangueira ( uso mangueira de aquário no lugar da corda )

O conselho que dou sempre ao pessoal que vai iniciar é : os primeiros 3/4  mergulhos não leves a arma, não vás atrás do peixe de sonho , vai sim conhecer os teus limites e aprender a movimentar dentro de água , depois disso sim vais acaçar!

Abraços

Eu também sou assim , eu seja para onde for gosto de andar sozinho sempre, a companhia é porteira e tal mas se eu tiver mais interessado na cavaqueira do que no peixe , o que nunca é o caso , eu até no rio que faço pesca e solta gosto de brincar 😂 estou alii é para apanhar peixe

Tenho outra questão , eu comprei uma bóia mas aquelas normais pequenas , estava a pensar levar uma prancha de bodyboard que tenho lá para casa , bem que seja para me agarrar se estiver cansado ou assim, a PM não implica de ter a prancha agarrada á boia né ?
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #12 em: 14:04 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
joaoroque , troca a bóia pela prancha , ou seja a tua prancha vai ser a tua bóia mas com melhores condições de arrumação inclusive vais poder transportar duas armas  ( a longa e a curta para os buracos ) e  descansar o corpo as vezes .
Se deres uma olhada pelo Youtube vais encontrar montes de ideias

Ps. Bandeira alta sempre!
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #13 em: 14:16 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
joaoroque , troca a bóia pela prancha , ou seja a tua prancha vai ser a tua bóia mas com melhores condições de arrumação inclusive vais poder transportar duas armas  ( a longa e a curta para os buracos ) e  descansar o corpo as vezes .
Se deres uma olhada pelo Youtube vais encontrar montes de ideias

Ps. Bandeira alta sempre!

Mas posso adaptar a bandeira á prancha ? A PM não me melga por isso ? É que se sim eu faço uma bricolage porreira com a prancha
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Pesca Sub, nova aventura
« Responder #14 em: 18:57 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
joaoroque , troca a bóia pela prancha , ou seja a tua prancha vai ser a tua bóia mas com melhores condições de arrumação inclusive vais poder transportar duas armas  ( a longa e a curta para os buracos ) e  descansar o corpo as vezes .
Se deres uma olhada pelo Youtube vais encontrar montes de ideias

Ps. Bandeira alta sempre!

Mas posso adaptar a bandeira á prancha ? A PM não me melga por isso ? É que se sim eu faço uma bricolage porreira com a prancha


Sim podes, sem problema algum . Desde que tenha a bandeira visível ninguém te vai chatear .
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]