collapse

Autor Tópico: Dúvida com helice  (Lida 613 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline renato ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:11 Segunda, 07 de Novembro de 2016
Dúvida com helice
« em: 17:09 Quarta, 05 de Setembro de 2018 »
Boa tarde, tenho um Fibramar 4.15 com um tohatsu 30hp 2t e noto que quando levo 3 pessoas que o motor parece não acelerar ao máximo e não desenvolve o que acontece quando vou sozinho.
Estive a ler sobre o assunto e ainda fiquei mais confuso em relação às hélices e  aos passos das mesmas. No meu caso a hélice que tenho tem marcado 9.9x11
Portanto gostava de saber se mudando de hélice se este problema se resolve vendo que a potência máxima é 30hp...
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Dúvida com helice
« Responder #1 em: 01:11 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »

De helices nao posso ajudar
mas posso dizer que com o meu acontece a mesma coisa mas so quando comeca a ter muito peso na popa por vezes com as arcas com gelo o pessoal a preparar os iscos e canas quando tenho o pessoal na cabine anda que e uma maravilha.
A pesca e uma terapia
 

Offline renato ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:11 Segunda, 07 de Novembro de 2016
Re: Dúvida com helice
« Responder #2 em: 01:21 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »
Sim, também tenho a preocupação de distribuir o peso corretamente, mas mesmo assim acredito que possa haver alguma alteração que possa surgir efeito.
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Dúvida com helice
« Responder #3 em: 02:05 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »

Ok outro problema que eu tive foi na mangueira de combustivel que estava deteriorada e ganhava ar andava bem umas quantas milhas e depois comecava a morrer se for esse o caso pode ser do aquecimento do motor nos 4 tempos de injecao e normal ter um tresmotato e assim que comeca o motor a aquecer ele reduz a potencia para nao danificar o motor.
tambem pode ser dos filtros sujos, porque a verdade e se andava antes nao tem porque nao desenvolver agora.




A pesca e uma terapia
 

Offline renato ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:11 Segunda, 07 de Novembro de 2016
Re: Dúvida com helice
« Responder #4 em: 06:50 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »
Quando vou sozinho não tem problema nenhum, o problema só surge quando levo mais alguém...
Penso que possa ter haver com a hélice errada para este barco visto que comprei o motor à parte.
A minha dúvida é, que passo de hélice comprar ou se realmente o problema vem daí.
 

Online duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida com helice
« Responder #5 em: 08:14 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »
Trinta cv não é um motor potente. Eu acho normal o barco não planar tão bem com três homens adultos lá dentro.
O passo e tamanho do hélice tem a ver com a potência do motor portanto acho mal trocares o hélice. Se for para trocar seria o motor. Conheco quem tenha trocado o hélice por um de passo mais largo e depois arrependeu-se porque fazia cavitaçao.
Se trocares por um de passo mais fino vai tirar velocidade ao barco ou seja vai planar menos.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline renato ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:11 Segunda, 07 de Novembro de 2016
Re: Dúvida com helice
« Responder #6 em: 09:27 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »
Como não posso subir a potência tenho mesmo de ficar com este...
Já li também algumas coisas sobre a inclinação do motor, vou tentar na próxima levantar mais o motor a ver se melhora..
Obrigado pelas opiniões, forte abraço
 

Offline João Carlos Silva

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 129
  • Agradecido: 25 vezes
    • SW Alentejano
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:02 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Dúvida com helice
« Responder #7 em: 10:47 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »
Viva,
Pode também jogar com o trim do motor. Com mais peso pode exigir um ajuste diferente daquilo que tem.  Nada como experimentar
 

Offline Ernesto Lima

Re: Dúvida com helice
« Responder #8 em: 10:49 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »
Bom dia Renato Ferreira.

Relativamente aos passos de hélice, eles devem ser escolhidos tendo em conta:

- O Barco, comprimento, boca, peso
- A carga média que o barco leva
- A potência do motor

Se com o seu conjunto, a carga média são 2 pessoas e algum material, é com essa carga ou idêntica que deve testar o passo de hélice. Quer isto dizer que com essa carga o motor deverá atingir a máxima rotação que vem indicada de fábrica.

Se tal acontecer o passo de hélice estará correcto, sendo normal que com mais carga não consiga o mesmo resultado, não permitindo ao motor atingir a rotação máxima.

Se, no entanto, com essa carga média, não conseguir chegar à rotação máxima, ficando muito aquém, então deverá baixar o passo do hélice. Caso seja ao contrário, deverá aumentar o passe de hélice.

Considerando o seu conjunto, parece-me que o passe estará mais ou menos correcto, ainda por cima quando refere que com menos carga tudo está ok.

Para todos os efeitos, se esse barco é o que se chamava "Cola Cao", essa potência parece-me bem. Já se for o casco tipo Pescador, da Fibramar, com o mesmo comprimento, para levar 3 pessoas, um 40HP seria o ideal, se bem que com o 30HP, também se desenrasca.

Quanto à questão do trim, pois terá de se adequar ao comportamento do conjunto, com a carga que leva e com o estado do mar, em cada momento, sendo que, se o barco estiver a afocinhar, deverá abrir o trim; se o barco estiver a levantar muito a proa, deverá fechá-lo. No entanto, do que conheço desses barcos, o trim ajuda-os numa amplitude relativamente pequena.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 10:53 Quinta, 06 de Setembro de 2018 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline renato ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:11 Segunda, 07 de Novembro de 2016
Re: Dúvida com helice
« Responder #9 em: 11:40 Quinta, 06 de Setembro de 2018 »
O casco é o pescador....
E a potência máxima é mesmo 30cv, já mandei vir um medidor para contar as rpm para ver afinal com as coisas estão...
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Carapaus por Pedro Gonçalves [23:41 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]