collapse

Autor Tópico: 3ª Cana Surf 4.5m  (Lida 1948 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dord

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Agradecido: 8 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
3ª Cana Surf 4.5m
« em: 00:41 Quinta, 30 de Agosto de 2018 »
Viva zzzzzZZZzzZZZzZZMalta  O0

Estive muito tempo desaparecido pois a pesca não esteve presente nos últimos tempos e esse mesmo, o tempo, para o lazer não foi muito. Mas estou de volta e de volta a Aveiro também e com vontade de malhar neles!

Este post tem como objetivo ser ajudado na escolha da minha 3ª cana de surf.

Atualmente tenho 2 Vega Hellion Surf Evolution e é verdade que foram as minhas primeiras canas de pesca com algum nível e pelas quais tenho uma paixão do catano, sim é verdade que não tenho grandes referencias para comparação mas gosto mesmo destas meninas, acho que têm sensibilidade que não compromete e lançam 185g (por cima da cabeça/por detrás das costas) que é um mimo o que dá jeito para as correntes aqui da zona.
Para 3ª cana gostava de subir a parada gastando o menos possível mas com um orçamento até 300mocas e se justificar muito ultrapassar qualquer coisita. Que arme o mais "cedo" possível e que aguente chumbo suficiente para pescar por aqui tipo 160g mas se aguentar mais melhor!

Estou indeciso se opto por uma híbrida ou não, nunca estive com uma na mão, nunca vi uma em ação de pesca, quanto mais lançar... o que dificulta a decisão mas pode fazer sentido tendo já duas tubulares optar por uma híbrida para ter uma pesca mais abrangente, versátil...
Em género de nota tenho um bom físico, 1.82m de beleza  :118: e sem qualquer  tipo vaidade até porque não vejo razão para isso lanço perfeitamente por cima da cabeça e vou treinar os OTG. Estou a pensar numa cana de 4.5m.

Estive a ler posts aqui do sitio e após estes fiquei com as seguintes debaixo de olho a Vega Potenza Elite e Daiwa Cast`izm mas os post são já de 2015 e corro o risco de já não estarem atualizados.
Outra cana que deu um arrepio nos tintins  :hummm: assim vi o nome e que entrou de imediato para a lista de hipóteses foi a Vega Hellion hybrid black.. e não foi pelo black .. foi pelo histórico amoroso que tenho com as Hellion.  :LooooL:

Agradeço toda e qualquer ajuda outras canas caso estas nao façam sentido, qualquer coisa.. como estive afastado algum tempo fiquei completamente desatualizado.

ahh se alguem sober dizer até que gramas posso fazer o otg nas minhas atuas hiellions agradeço, o meu bitaite vai para os 120/140g


Muito obrigado e um Abraço
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Agradecido: 482 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #1 em: 05:23 Quinta, 30 de Agosto de 2018 »
Para lançar com 160gr, bem podes esquecer as hibridas...

Tens a vega potenza premıum, que a meu ver será a melhor opção em termos de preço /qualidade, bonita, boa lançadora, bons acabamentos... Tenho uma e adoro a cana..

Relativamente à daiwa cast izm, é uma cana de topo, muito rija, lança bem, mas tem de se meter chumbadas no mínimo de 160 para tirares algum rendimento...

A vega potenza elite é hibrida, apesar de eu a achar rija, nunca irias usar 160gr com ela... Quanto muito usas 140...quer dizer, podes usar 160 ou mais, mas depois podes ter o azar de a partir com o passar das pescas...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dord

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #2 em: 06:37 Quinta, 30 de Agosto de 2018 »
Boas, companheiros
Ora aí está uma opinião q considero acertada e muito bem ponderada e de pessoa que sabe do que diz, a do companheiro António Silva! Por acaso, eu tb tenho uma Vega Potenza Premium e adoro-a, tem mto bons acabamentos e passadores e porta-carretos tudo Fuji, lança nas horas e pode-se usar chumbadas até 180 grs à vontadinha que ela aguenta tudo e lança-as admiravelmente. Mas com 140, 150 e 160 lança na mesma impecavelmente e mata mto bem o peixe e é leve, rijinha e uma excelente "marcadora". E tem um preço mto aceitável, numa boa relação qualidade/preço. Estou mto satisfeito com ela e nunca a venderei, apesar de ter outras (talvez demais!).  A Vega (agora trabalhar junto com a Banax) está com excelentes materiais e por vezes nós esquecemos o que é nacional e vamos sempre para o que é estrangeiro e mto mais caro, mas tanto umas como outras são construídas nos mesmos países (Koreia, China, etc) e até nas mesmas fábricas. Saudações desportivas.
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dord

Offline nelalves

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 37
  • Agradecido: 5 vezes
    • Montemor-o-velho
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Quarta, 10 de Fevereiro de 2016
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #3 em: 09:21 Sexta, 31 de Agosto de 2018 »
Olá.
Tb concordo com as duas opiniões anteriores em relação a vega premium. A questão é encontrar à venda pois a atual versao é só na medida de 5m! Não percebo o pq terem lançado só nesta medida.? Eu acabei por comprar uma vega blazer pois as referências sobre a cana eram boas. Ainda n tenho uma opinião sobre ela mas parece q se pode ajustar ao que pretendes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dord

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5111
  • Agradecido: 396 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #4 em: 12:21 Sexta, 31 de Agosto de 2018 »
Eu acho que se tiveres 300 ou mais euros para uma cana devias olhar para uma gama acima dessas Vega.

Pelo que tenho visto as canas Daiwa têm as melhores opções para nossas pescas.

A Castizm para mim é demasiado rija. Mas a Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre parece-me ser uma cana equilibrada que encaixa no teu orçamento.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dord

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #5 em: 02:20 Segunda, 03 de Setembro de 2018 »
Boas companheiros,
Realmente não percebo a opção (a meu ver erradíssima!) da Vega de agora só ter o modelo Premium com 5 mts! Se hoje em dia a grande maioria do pessoal prefere canas de 4,20 mts (eu incluído!) ou, vá lá, de 4,50 mts como a minha até pq 4,20 não existia naquele modelo (?), porquê insistirem numa cana tão grande q por certo vai ficar nos escaparates das lojas de pesca a ganhar teias de aranha? Eu calculo o q seja: Já não fazem mais aquele modelo mas ainda tem por lá mtas de 5,00 mts q ninguém as quis (óbvio!) e agora querem despacha-las. Não vejo outra explicação lógica, mas se alguém souber outra (duvido) estou aberto a ela. Desde logo, criar uma cana de 5 mts nos anos 2000 foi, quanto a mim, logo grande erro de casting ou ninguém por lá "escuta" o mercado? Façam uma Potenza Premium de 4,20 mts sem ser híbrida e com os devidos ajustes (e preço razoável) q o pessoal compra logo! Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline nelalves

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 37
  • Agradecido: 5 vezes
    • Montemor-o-velho
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Quarta, 10 de Fevereiro de 2016
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #6 em: 21:56 Segunda, 03 de Setembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas companheiros,
Realmente não percebo a opção (a meu ver erradíssima!) da Vega de agora só ter o modelo Premium com 5 mts! Se hoje em dia a grande maioria do pessoal prefere canas de 4,20 mts (eu incluído!) ou, vá lá, de 4,50 mts como a minha até pq 4,20 não existia naquele modelo (?), porquê insistirem numa cana tão grande q por certo vai ficar nos escaparates das lojas de pesca a ganhar teias de aranha? Eu calculo o q seja: Já não fazem mais aquele modelo mas ainda tem por lá mtas de 5,00 mts q ninguém as quis (óbvio!) e agora querem despacha-las. Não vejo outra explicação lógica, mas se alguém souber outra (duvido) estou aberto a ela. Desde logo, criar uma cana de 5 mts nos anos 2000 foi, quanto a mim, logo grande erro de casting ou ninguém por lá "escuta" o mercado? Façam uma Potenza Premium de 4,20 mts sem ser híbrida e com os devidos ajustes (e preço razoável) q o pessoal compra logo! Saudações desportivas.

Nem mais. Eu q o diga. Se houvesse de 4.20 já estava em minha casa.
Será que a vega tem neste momento uma cana equivalente à premium?
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #7 em: 22:41 Segunda, 03 de Setembro de 2018 »
Boas, companheiro
Ter equivalente à Potenza Premium até tem, a meu ver até mto boas canas, principalmente ainda melhores a lançar como a Blazer e a Metallica mas os preços, upa, upa!! 200 e mts mais para cima e sempre a subir, será tb por isso q acabou a Premium? Vá-se lá saber, tive sorte em ainda comprar uma com 4,50 mts em nano-carbono mto leve (605 grs) e é espectáculo de cana, tanto em acabamentos (irrepreensível!), a marcar, a lançar p bem longe se é preciso e com 160 grs (é 100-300!) e a ferrar peixe, ferram-se sozinhos.  É um pouco rija e trabalha mto de ponteira, mas eu gosto delas assim, principalmente pescando na costa W onde o mar nunca é mto "pera doce" e tem correntes fortes como da Praia Grande-Sintra. Vem com saco todo ventilado para não criar humidades, mto bem pensado. Por vezes no OLX aparece uma, mas querem preços delas novas e acho isso verdadeiro abuso. Então não as usaram e tiraram todo o proveito e não há desgastes, nem desvalorização? Se lhe aparecer uma, em minha modesta opinião, não hesitava, são belas canas! Espero ter ajudado. Abraço e saudações desportivas.
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dord

Offline dord

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Agradecido: 8 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #8 em: 12:01 Sexta, 07 de Setembro de 2018 »
Muito Obrigado pelas vossas opiniões e sugestões!

Após aprofundar a minha pesquisa mudei um pouco a minha ideia inicial, visto que, estava decidido comprar uma de 4.5m agora estou mais inclinado para uma de 4.25, estava a por em hipótese uma híbrida agora estou mais inclinado para uma tubular.

Os motivos são, como as praias por onde ando têm alguma inclinação, uma de 4.25 torna-se mais fácil fazer o OTG e já tenho duas de 4.5.
Tubular na vez da híbrida por esta em condições normais lançar mais e como os meus mares são mais para o mexido tenho receio que a ponteira duma híbrida esteja sempre a dançar o que até pode ser uma vantagem pois segura melhor a chumbada.  ](*,)


Como vêm ainda estou com algumas duvidas pois ao mesmo tempo quero evoluir como pescador lançamento OTG quero também treinar o pendular mas não quero dar uma passo maior do que a perna e ficar com uma cana que me parta as costas e que não me dê prazer a pescar.  :hummm:

Vou vos passar as minhas notas(com alguamas notas do FilipePC e do Tiago) com a opções que tenho neste momento em cima da mesa:





VEGA BLAZER SURF  Porta-Carretos Tubular DPS FUJI Passadores Fugi Alconite LR
4.25 80-280 480g 19mm diametro 320€
4.50 80-280 495g 19mm 330€

FilipePC best-performance 120-150g OTG140g
2ªmão 4.25m 225€


Vega Potenza metallica
hibrida 4.50m 100g-270g 485gr best perf 130/160 339€
filipepc 130/140-160/170 forte e com alguma elasticidade entre a a blazer e a legend


Vega Potenza Elite  Porta-carretos fugi, passadores fugi alconite lowrider
4.25m 100-270g 491gr 315€
4.50m 100-270g 546gr 349€

filipc 130-150g best pode-se lançar 160g 4.25 melhor cana de sempre da Vega  fev 2016 ponteira mais ao estilo semi hibrido o que é bom de Inverno e meia estação. mais potente que a hardcore
Tiago pacheco best 140-150g pode lançar 170g perdendo um pouco de distancia


Cinnetic Black star st  Tubular Porta-carretos tubular fugi e passadores fugi lowride
4.25m 113-235 470g 289€



Daiwa Prime Caster III 33 Tubular Passadores:Fuji Alconite lowrider  Porta-carretos:Fuji NS-7 299€ otg??? +++++++++++++++
4.25 100-225g 491g 20mm
4.50 100-225g 558g 20mm 299€

FilipePC 130-170 na boa -- Indicada para quem não domina o OTG.



E pronto aqui estão elas, ainda tenho outro "input" para ajudar à festa, é que daqui a nada estão a sair as canas de 2019 o que se calhar me vai fazer esperar um pouco se bem que não gosto de comprar algo sem estar maduro no mercado mas pode ser que apareça algo de bombástico e se não aparecer pode ser que os preços destas baixem um pouco mas a Blazer a 225€ com apenas com uma pesca feita é tentador!



Qual é vossa opinião das canas e do raciocínio? Estou a complicar muito?


Abraço



 

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20319
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #9 em: 12:46 Sexta, 07 de Setembro de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
Tubular na vez da híbrida por esta em condições normais lançar mais e como os meus mares são mais para o mexido tenho receio que a ponteira duma híbrida esteja sempre a dançar o que até pode ser uma vantagem pois segura melhor a chumbada.  ](*,)

Não partilho esta opinião.
Acho que mesmo de inverno uma boa hibrida é melhor.
As minhas tubulares estão todas encostadas. Só pesco com hibridas todo o ano.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Master

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 133
  • Agradecido: 17 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Segunda, 21 de Agosto de 2017
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #10 em: 13:05 Sexta, 07 de Setembro de 2018 »

Acho que estás um bocadinho baralhado..

Penso que deverias optar por uma híbrida, até porque só tens tubulares, pelo que será mais racional.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5111
  • Agradecido: 396 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #11 em: 14:52 Sexta, 07 de Setembro de 2018 »
A elite e a black star são canas descontinuadas.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Igorti

Offline Igorti

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 6 vezes
    • rio de janeiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:52 Domingo, 21 de Agosto de 2016
Re: 3ª Cana Surf 4.5m
« Responder #12 em: 20:51 Segunda, 10 de Setembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito Obrigado pelas vossas opiniões e sugestões!

Após aprofundar a minha pesquisa mudei um pouco a minha ideia inicial, visto que, estava decidido comprar uma de 4.5m agora estou mais inclinado para uma de 4.25, estava a por em hipótese uma híbrida agora estou mais inclinado para uma tubular.

Os motivos são, como as praias por onde ando têm alguma inclinação, uma de 4.25 torna-se mais fácil fazer o OTG e já tenho duas de 4.5.
Tubular na vez da híbrida por esta em condições normais lançar mais e como os meus mares são mais para o mexido tenho receio que a ponteira duma híbrida esteja sempre a dançar o que até pode ser uma vantagem pois segura melhor a chumbada.  ](*,)


Como vêm ainda estou com algumas duvidas pois ao mesmo tempo quero evoluir como pescador lançamento OTG quero também treinar o pendular mas não quero dar uma passo maior do que a perna e ficar com uma cana que me parta as costas e que não me dê prazer a pescar.  :hummm:

Vou vos passar as minhas notas(com alguamas notas do FilipePC e do Tiago) com a opções que tenho neste momento em cima da mesa:





VEGA BLAZER SURF  Porta-Carretos Tubular DPS FUJI Passadores Fugi Alconite LR
4.25 80-280 480g 19mm diametro 320€
4.50 80-280 495g 19mm 330€

FilipePC best-performance 120-150g OTG140g
2ªmão 4.25m 225€


Vega Potenza metallica
hibrida 4.50m 100g-270g 485gr best perf 130/160 339€
filipepc 130/140-160/170 forte e com alguma elasticidade entre a a blazer e a legend


Vega Potenza Elite  Porta-carretos fugi, passadores fugi alconite lowrider
4.25m 100-270g 491gr 315€
4.50m 100-270g 546gr 349€

filipc 130-150g best pode-se lançar 160g 4.25 melhor cana de sempre da Vega  fev 2016 ponteira mais ao estilo semi hibrido o que é bom de Inverno e meia estação. mais potente que a hardcore
Tiago pacheco best 140-150g pode lançar 170g perdendo um pouco de distancia


Cinnetic Black star st  Tubular Porta-carretos tubular fugi e passadores fugi lowride
4.25m 113-235 470g 289€



Daiwa Prime Caster III 33 Tubular Passadores:Fuji Alconite lowrider  Porta-carretos:Fuji NS-7 299€ otg??? +++++++++++++++
4.25 100-225g 491g 20mm
4.50 100-225g 558g 20mm 299€

FilipePC 130-170 na boa -- Indicada para quem não domina o OTG.



E pronto aqui estão elas, ainda tenho outro "input" para ajudar à festa, é que daqui a nada estão a sair as canas de 2019 o que se calhar me vai fazer esperar um pouco se bem que não gosto de comprar algo sem estar maduro no mercado mas pode ser que apareça algo de bombástico e se não aparecer pode ser que os preços destas baixem um pouco mas a Blazer a 225€ com apenas com uma pesca feita é tentador!



Qual é vossa opinião das canas e do raciocínio? Estou a complicar muito?


Abraço




Boas, quanto a best-performance da Cinnetic Black star st Tubular, alguem conhece ?
 

 

* Tópicos Recentes

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [Hoje às 18:32]

Bullseye por Jorge.Marques [Hoje às 18:10]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 18:03]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por duas [Hoje às 14:47]

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 10:56]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]