collapse

Autor Tópico: O que é afinal uma recolha lenta? e uma recolha rápida?  (Lida 1064 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
O que é afinal uma recolha lenta? e uma recolha rápida?
« em: 11:38 Quarta, 29 de Agosto de 2018 »
Bom dia,


Pode parecer uma pergunta meio idiota, mas o mais difícil de perceber no spinning são as animações. Dentro destas, a velocidade de recolha. O que é afinal uma recolha lenta, e uma recolha rápida?

A informação sobre isto também é escassa, fala em todo o lado de recolhas rápidas, recolhas lentas, recolhas médias, recolhas extra rápidas... mas afinal o que é isto???

Todos temos carretos diferentes, daí que me parecer que a unidade lógica para perceber a velocidade da recolha seja os cm por segundo.

Pegando em casos práticos. Um  vinil  fiiish black minnow, supostamente, de acordo com o fabricante, a sua recolha deve ser lenta. Para mim uma recolha lenta será bem menos do que uma manivelada por segundo, vá uns 50 cm por segundo, que tão bons resultados me dá (às vezes mais lento) em LRF. Agora, vejo pescadores, que até devem ser bem melhores que eu, e provavelmente com melhores resultados, a pescarem ao robalo com black minnows, nos mesmos locais e com as mesmas condições, a recolherem uns 2 m por segundo, a darem mais de 2 maniveladas em carretos high gear. A que corresponde afinal esta suposta recolha lenta, que é, segundo o fabricante, a adequada para o black minnow?

Uma amostra rígida, a IMA sasuke 140, que tanto pode ser usada com uma recolha rápida como com uma lenta?
Neste caso, o que é uma recolha lenta? 50 cm por segundo? 70 cm?. E uma rápida? 150 cm por segundo? Mais?

Obrigado, se alguém me puder ajudar ficaria muito grato. Não consigo encontrar respostas. Quanto mais leio mais confuso fico...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mocaccino84

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: O que é afinal uma recolha lenta? e uma recolha rápida?
« Responder #1 em: 13:02 Domingo, 02 de Setembro de 2018 »
O que eu sempre fiz foi variar… Umas vezes mais rápido outras mais lentas, com toques de ponteira (para os lados, para cima, conforme) sempre variar e experimento muitas vezes ver como cada amostra está a trabalhar e vou corrigindo para aquilo que julgo melhor. Já apanhei peixe com velocidades e animações muito diferentes. É experimentar e variar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mocaccino84

Offline Mantorras

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 95
  • Agradecido: 5 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: O que é afinal uma recolha lenta? e uma recolha rápida?
« Responder #2 em: 22:36 Terça, 08 de Janeiro de 2019 »
Venho desenterrar este tópico porque até achei interessante, na minha opinião todos esses termos de recolha lenta, rápida, etc. São adaptados à cada um de nós e ao nosso toque pessoal, não sendo a pesca uma ciência exata, assim sendo uma recolha lente pode ser interpretado de vária maneiras, tanto 50 cm por segundo como 70 como 40, tudo depende de nós e embora ás vezes se vejam grandes spiners com resultados fantásticos a indicar esse tipo de termos eles não estão a contar os centímetros por segundo, mas sim a sentir e a utilizar o seu toque pessoal, fazendo parecer ás vezes que é regra.
Embora tendo inda poucas capturas nesta modalidade penso que disto se trata.
Obg Cumps 8) ;) :)) :)) :))
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11875
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: O que é afinal uma recolha lenta? e uma recolha rápida?
« Responder #3 em: 09:52 Quarta, 09 de Janeiro de 2019 »
Eu como praticamente só pesco com pedra no fundo a minha recolha lenta é sentir amostra na pedra e perdelas muitas vezes a rápida é perder menos amostras  ;D ;D
« Última modificação: 10:05 Quarta, 09 de Janeiro de 2019 por Costa »
"born to fish forced to work"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mocaccino84

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]