collapse

Autor Tópico: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples  (Lida 1622 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« em: 18:08 Segunda, 20 de Agosto de 2018 »
Gosto muito da cinnetic skyline, gosto mesmo, sem ironia. Por acaso, o 0.16mm, que diz aguentar 4,2kg é mais grosso que o 0,20mm da shimano, pelo menos, à minha vista, aparenta. A maior parte dos chicotes cónicos com início em 0.20mm... esses parecem ser 50% mais grossos.

Comprar linhas é um desgosto.É difícil não levar um banho. Sejamos honestos, a maior parte de nós andam a pedir isso mesmo. Já dei para o peditório. Os fabricantes apenas nos dão aquilo que queremos.
Quem gosta de fazer as coisas com algum rigor rapidamente se converte ao que eu chamo o Padrão Shimano / Daiwa, que, se quiserem, será o padrão japonês. Estas marcas são mais rigorosas que as restantes, pelo menos da minha experiência. Falo apenas de nylon e fluorocarbono (cuja resistência para uma mesma espessura não é assim tão diferente), os multi são uma outra dor de cabeça que ainda não sei responder. Tenho uma solução, mas não vou indicar para não me acusarem de estar a fazer propaganda a 2 marcas.

Não ando a medir linhas, ainda assim, e como pesco essencialmente com linhas do 0.20 ao 0.35 comprei, por menos de 3 euros cada bobine de 300m (um comprimento memorável cuja utilidade me ultrapassa, um outro assunto), numa promoção de uma grande superfície de material de desporto, uma bobine de 0.20mm e outra de 0.30mm, ambas da shimano. Quando quero comprar uma linha comparo a grossura com um pequeno fio de ambas.

Cada vez me convenço mais que as linhas de qualidade média-alta são todas muito semelhantes no que respeita a força tênsil para uma mesma espessura. Varia aquilo que está errado no rótulo, a espessura, a força tênsil, ou ambas. Apresento de seguida o que considero ser um bom guia, nenhum nylon ou fluorocarbono, de razoável para cima, terá um desvio superior a 10% destes valores. A propriedade intelectual dos dados é da Toray.

LB   Kg     mm           Gou (Jap)
1   0.45     0.090   #0.3
1.5   0.68     0.104   #0.4
2   0.91     0.128   #0.6
3   1.36     0.148   #0.8
4   1.81     0.165   #1
5   2.27     0.185   #1.2
6   2.72     0.205   #1.5
8   3.63     0.235   #2
10   4.54     0.260   #2.5
12   5.44     0.285   #3
14   6.35     0.310   #3.5
16   7.26     0.330   #4
20   9.07     0.370   #5
22   9.98     0.405   #6
25   11.34 0.435   #7
30   13.61 0.470   #8
35   15.88 0.520   #10
40   18.14 0.570   #12

O Seaguar FXR é um bom exemplo. Apesar de ser uma linha para pesca de barco é a linha que mais gosto para estralhos no surfcasting, não pela força tênsil, mas pelas características ao nível da memória, dureza e suavidade. Apresento de seguida como ela é vendida entre nós, quando comparado com o original, no Japão, informação de um prospecto da marca.

Kg (JP de lbs)   Kg (PT)   mm           Gou (Jap)
3.6                   6.9           0.235   #2
4.5                   8.1           0.260   #2.5
5.4                   9.7           0.285   #3
7.3                   11.3           0.330   #4
9.1                   13.9           0.370   #5
10.0                   15.1           0.405   #6

Os números são familiares? Pois, os do Japão são iguais aos de cima. Fica a dúvida da origem dos do mercado Português. Isto tem consequências? Tem!!! Uma bobine de 50m do FXR comercializado em Portugal custa sensivelmente o mesmo mas tem metade dos metros, quando comparado com o FXR  vendido no Japão que é de 100m.

Assim, vejam as linhas que gostam, procurem perceber o seu real diâmetro e façam escolhas esclarecidas.
Mas não acreditem em milagres, não há fios de nylon ou fluorocarbono 0,30mm que aguentem 10kg. Mas também... isso não é preciso para a maioria das pescas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, jtc

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1081
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #1 em: 21:48 Segunda, 20 de Agosto de 2018 »
A muito tempo, muito mesmo, que não compro linha baseado em resistência de embalagens.
Creio que quase todos com uma certa experiência ja fazem o mesmo.
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #2 em: 09:52 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
Em relação à linha cinnetic skyline estou completa em desacordo contigo antes pelo contrario é das poucas linhas que vem com a medida correta a yuki kenta a mesma coisa medida correta também é uma questão de pegares num micrómetro e confirmares o que te digo não a olho nu.
O Filipepc que dê a opinião em relação a esta linha, de certeza que vai confirmar o que disse.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #3 em: 10:22 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
Boas,

Eu quando compro uma linha, o meu interesse é apenas que o diâmetro corresponda ao que eu pretendo, nunca ligo à capacidade anunciada.

Hoje em dia, é mais provável veres a capacidade exagerada do que o diâmetro mal anunciado...
À uns tempos atrás era diferente, o pessoal não media as linhas mas fazia testes ao peso, então era mais provável que o diâmetro da linha fosse superior ao anunciado.

Ao relação à kenta e skyline corroboro o que o Luís disse, eu já medi ambas (não com um micrómetro mas com um paquímetro digital) e não falham nada do diâmetro anunciado. :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #4 em: 12:12 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
Boas,

Eu não disse que a cinnetic skyline vem com medida errada. Até porque diametro, qual diâmetro? Esse é um outro problema que eu não quis entrar para não tornar isto ainda mais complicado que, no caso dos multi, até é bem mais problemático.
Sem querer criar mais confusão, até porque não é o objectivo, antes pelo contrário, voces ao medirem uma linha com um micrómetro ou um paquímetro digital partem do princípio que a mesma tem uma secção circular. Isso é tão especulativo quanto a minha observação directa.

O facto é que, a skyline 0.16 é bem mais resistente que o fio shimano 0.20.  Numa linha circular ao passares de um diâmetro de 0,16 para 0,20 tens um aumento de cerca de 50 % da força tênsil. Assim, será muito menos especulativo que tudo o resto pensar que isso se deve ao facto de este apresentar uma área de secção maior.
Não tenho como invalidar a hipótese de que será a linha da shimano que terá uma dimensão inferior.

Mas o problema é o pecado original, a falta de regulamentação, há normas europeias para tudo, devia também haver uma bem clara para linhas de pesca.
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1081
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #5 em: 14:42 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Eu não disse que a cinnetic skyline vem com medida errada. Até porque diametro, qual diâmetro? Esse é um outro problema que eu não quis entrar para não tornar isto ainda mais complicado que, no caso dos multi, até é bem mais problemático.
Sem querer criar mais confusão, até porque não é o objectivo, antes pelo contrário, voces ao medirem uma linha com um micrómetro ou um paquímetro digital partem do princípio que a mesma tem uma secção circular. Isso é tão especulativo quanto a minha observação directa.

O facto é que, a skyline 0.16 é bem mais resistente que o fio shimano 0.20.  Numa linha circular ao passares de um diâmetro de 0,16 para 0,20 tens um aumento de cerca de 50 % da força tênsil. Assim, será muito menos especulativo que tudo o resto pensar que isso se deve ao facto de este apresentar uma área de secção maior.
Não tenho como invalidar a hipótese de que será a linha da shimano que terá uma dimensão inferior.

Mas o problema é o pecado original, a falta de regulamentação, há normas europeias para tudo, devia também haver uma bem clara para linhas de pesca.

Tópico confuso, assunto já debatido exageradamente ... sinceramente não entendi o proposito ...
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #6 em: 15:21 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
Boas,

Caseiro, compreendo a tua decepção com os pesos / cargas anunciadas, no entanto, como já disse, isso para mim é secundário, o importante é o diâmetro e a perfeição da secção o que se traduz em qualidade.

A qualidade de uma linha, e com isso a variação de preço (tirando a parte da marca e marketing), está relacionada com a qualidade do material (são todos nylon mas existem uns melhores na composição que outros) e a capacidade de a produzirem com o menor "defeito" possível, imperfeições microscópicas relacionadas com o processo de fabrico e a matriz de extrusão.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #7 em: 15:53 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
Boas

Linhas de pesca deve ser o material que cada um de nós mais deve ter na caixa de arrumação do material de pesca, por vários motivos que nem sempre são os melhores
acho que é a parte deste mercado onde mais banhada se dá
é a minha opinião
Abraço
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #8 em: 16:49 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Gosto muito da cinnetic skyline, gosto mesmo, sem ironia. Por acaso, o 0.16mm, que diz aguentar 4,2kg é mais grosso que o 0,20mm da shimano, pelo menos, à minha vista, aparenta. A maior parte dos chicotes cónicos com início em 0.20mm... esses parecem ser 50% mais grossos.
Desculpa lá mas aqui mencionaste a diferença de diametros da linha cinnetic skyline que é mais grossa que a 0.20 da shimano,daí não ter concordado contigo e o nosso companheiro Beto Manja também ter referido o mesmo dos diametros.
« Última modificação: 16:52 Terça, 21 de Agosto de 2018 por luisfgpinto »
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline jtc

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
  • Agradecido: 3 vezes
    • sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Sábado, 13 de Janeiro de 2018
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #9 em: 21:59 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
o cinnetic skyline 0.16 é na verdade um 0.17 (0.169 como esta descrito na bobine). lembro-me de em novo medir 0.17.

fiz um vídeo agora depois de algumas utilizações , perto da zona de união do shockleader e meço 0.15, talvez devido a alguns esticoes que ja tenha levado ou desgaste. na melhor das hipóteses mede 0.154mm devido a arredondamentos.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

atenção que não sou nenhum defensor da cinnetic nem nada que se pareça, ter 0.15 ou 0.17 para mim é irrelevante. o objectivo é apenas confirmar a medida que anda ainda um pouco distante de 0.20mm


cumps


n consigo incorpotar o video/link, basta copiar  e retirar o espaço da citação...
« Última modificação: 23:05 Terça, 21 de Agosto de 2018 por Zé Maria »
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #10 em: 23:20 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
Boas

Jtc, eu quando meço com o peclisse (que por acaso é igual a esse ;D ) dobro a linha em S para apanhar mais de uma secção, em linhas tão finas, é normal que mesmo não fazendo quase nenhuma pressão, haja um pouco de esmagamento na linha e deixas de ter a leitura mais real.
Pode não ser por isso que te está a dar um diâmetro inferior mas acho que ajuda a uma leitura mais real... :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 568
  • Agradecido: 62 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #11 em: 23:52 Terça, 21 de Agosto de 2018 »
Estão a falar na diferença de um centésimo amigos !...
 

Offline jtc

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
  • Agradecido: 3 vezes
    • sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Sábado, 13 de Janeiro de 2018
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #12 em: 20:50 Quarta, 22 de Agosto de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Jtc, eu quando meço com o peclisse (que por acaso é igual a esse ;D ) dobro a linha em S para apanhar mais de uma secção, em linhas tão finas, é normal que mesmo não fazendo quase nenhuma pressão, haja um pouco de esmagamento na linha e deixas de ter a leitura mais real.
Pode não ser por isso que te está a dar um diâmetro inferior mas acho que ajuda a uma leitura mais real... :fixe:


Concordo que esse é um método mais correcto de efectuar a medição ;) quando a linha era nova medi 0.17mm da mesma forma o que coincide com a especificação do fio. Alias, foi isso que me fez reparar que era um 0.169

cumps
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11210
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #13 em: 21:22 Quarta, 22 de Agosto de 2018 »
Já debati muito estes temas... A maioria das marcas ou tem os diametros errados, ou os quilos de ruptura... Pelo que compro usando, testando, experimentando no campo e assim decido.

A fxr que é talvez a melhor linha do ponto de vista geral do mundo, para mim ao surf nem oferecida, enrola tantooooo. Só para praias lisas sem ondulação. Cada pesca pede o seu tipo de linhas tal como cada pesca o seu tipo de canas e mesmo assim cada qual tem a sua experiencia pessoal. :)
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline pedrosiva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 98
  • Agradecido: 17 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:38 Sábado, 26 de Agosto de 2017
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #14 em: 11:12 Quinta, 23 de Agosto de 2018 »
Bom dia, relativamente a medidas de diâmetros de fios, a minha experiência profissional no ramo da metrologia, permite-me considerar as medições, geralmente efetuadas com paquimetros, como pouco crediveis, bastando apenas o erro do equipamento para colocar em causa medições destas grandezas.
Cumprimentos
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Chega de ser enganado? Nylon e Flurocarbono simples
« Responder #15 em: 02:48 Sábado, 25 de Agosto de 2018 »
Caros companheiros, já todos percebemos e há bastante tempo q quer os diâmetros das linhas anunciados, quer os Kgs de dizem aguentar na maioria são tudo tretas para venderem mais. Existe a IGFA e ISO, mas qto a isso, como são feitos lá os testes? Quem os supervisiona? E mtas linhas nem sequer lá põe os pés (neste caso, as bobines - risos).
Então, o que é q vamos fazer? Andar a chorar todos os dias sobre o que já se sabe ser assim, sobre o leite derramado, isso resolverá alguma coisa? Ou desistimos todos de pescar por causa disso? Desculpem a minha frieza de espírito, mas havendo algumas q mais ou menos cumprem (que as há!) comprem dessas e o problema fica logo resolvido. São mais caras? Por alguma coisa o são, já se sabe q isto na pesca é como na vida, quem quer qualidade...PAGA! Abraço e saudações desportivas.
Fisherman
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]