collapse

Autor Tópico: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)  (Lida 5763 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline EduardoFSilva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:15 Domingo, 12 de Agosto de 2018
Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« em: 01:47 Segunda, 20 de Agosto de 2018 »
Boas meus caros pescadores,

Estou determinado a pescar um lucioperca  (Sander Lucioperca), ja passei muitas horas atrás deste animal com absolutamente zero de sucesso.

Eu tenho duas canas, uma de 3.50m de 40-80g e uma de 2.10m. O meu plano de jogo passa por meter a maior ao fundo com um pedaço de sardinha ou uma minhoca grande (procuro também outras recomendações) e usar a outra para pescar com pequenas amostras como aqueles famosos grubs amarelos com os quais já vi o senhor João Pinto a dominar estes animais magicos.

Inicialmente estava a cometer o erro de usar aqueles cabos para lucio real (Esox lucius) verdes que vende na decathlon. No entanto vi aqui no forum que isto não é ideal visto que o lucioperca tem boa visão e vai ver e ignorar estes cabos. Portanto agora vou usar fluoro apenas no tenso.

Quanto a localizações, eu moro na Trofa (distrito do Porto) já andei pelo douro perto da barragem de crestuma mas como não tive nenhum sucesso desisti (e as viagens ainda são longas), disseram me que aqui no rio ave (que passa ao lado de minha casa) também tem destes peixes pelo que tenho dado tudo neste rio dia e noite, tanto aqui na Trofa como para os lados de vila do conde (perto da Ponte d'Zameiro). Estou de ferias da universidade e tenho pescado cerca de 4 dias por semana já tentei de manha, ao fim do dia e a noite.

Peço então ajuda aqui ao pessoal mais experiente para me dizer o que estou a fazer mal e como melhorar.
Eu não quero tb saber do tamanho do peixe, só quero mesmo pescar um exemplar desta espécie.

Agradeço desde já a atenção.


« Última modificação: 01:49 Segunda, 20 de Agosto de 2018 por EduardoFSilva »
Cumprimentos,
Eduardo
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« Responder #1 em: 08:43 Segunda, 20 de Agosto de 2018 »
Só te consigo dar dicas da ponte D'Zameiro e da ponte perto da Fricon, por onde passa a A28. A D.Zameiro nesta altura não deve ter muita água abaixo do moínho, normalmente era aí que se pescava quer ao achigã, quer ao lúcio-perca.
Mas debaixo da ponte até lúcios consegues apanhar, o caminho é meio traiçoeiro porque tens de passar pelos campos do milho mas se lá fores regularmente encontras lá gente a pescar.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline EduardoFSilva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:15 Domingo, 12 de Agosto de 2018
Re: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« Responder #2 em: 11:31 Segunda, 20 de Agosto de 2018 »
Obrigado pela resposta, então na ponte d'Zameiro recomendas na parte de baixo da queda de agua? e debaixo da ponte perto da fricon qual das margens tem melhor acesso? so para ver se tou a perceber bem. E no restante das coisas que falei parece-lhe que estou a fazer bem?
« Última modificação: 11:34 Segunda, 20 de Agosto de 2018 por EduardoFSilva »
Cumprimentos,
Eduardo
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« Responder #3 em: 13:33 Segunda, 20 de Agosto de 2018 »
Do lado de Retorta o acesso é melhor e os carros estão mais "seguros", do lado de Touguinha deixas o carro mais afastado.
Sim, costumava pescar na parte de baixo da queda de água mas nesta altura deve estar seca ou então com muita pouca água. Na parte de cima encontras gente à pesca mas é mais carpas e barbos, costuma estar aí um senhor às carpas com uvas americanas ou milho e apanha grandes troféus.
Mas sem dúvida que no Douro apanhas mais quantidade do que no Ave, vê alguns videos no youtube onde podes ver os locais e até alguma das técnicas que são utilizadas.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline EduardoFSilva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:15 Domingo, 12 de Agosto de 2018
Re: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« Responder #4 em: 16:14 Segunda, 20 de Agosto de 2018 »
obrigado pelos concelhos vou ver esta semana faço mais pescarias nesses sítios, depois se os conseguir pescar vou ver se vou mais ao porto, mas para já sinceramente ando completamente desmotivado após tantas pescarias sem absolutamente resultado nenhum.
Quanto a ponte d'Zameiro tive la na semana passada e tinha muita agua ainda do lado de baixo, e do de cima tb parecia estar bom, tb mas claro que entre a ponte e a queda de agua tem muito areia exposta e a profundidade não é enorme, o meu amigo fartou-se e foi pescar com morcão, ainda tirou uns bons escalos 20-30cms.
E se tivesse de escolher entre estes dois locais qual acha melhor para pescar Lucioperca? E costuma pescar ao fundo com isco ou só amostras?
Cumprimentos,
Eduardo
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« Responder #5 em: 16:20 Segunda, 20 de Agosto de 2018 »
João, como fazes no Ave com a licença?
Entre o açude da Vila e Ferreiró está concessionado até 2020, apesar de não se ver grande dinamização pelo concessionário. No FB deles a última atividade de pesca foi em 2012 ( Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre )

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 16:23 Segunda, 20 de Agosto de 2018 por Zé Maria »
 

Offline EduardoFSilva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:15 Domingo, 12 de Agosto de 2018
Re: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« Responder #6 em: 20:26 Quarta, 05 de Setembro de 2018 »
Boa tarde meus caros pescadores, ultimamente tenho ido muito para os sítios aqui mencionados e apesar de ter pescado 3 barbos muito bons os luciopercas e ate os achigas que supostamente existem nestes locais não estão a querer nada comigo.
Numa loja de pesca disseram me que se pesca muito bem aos luciopercas em barcelinhos debaixo da ponte velha (que deduzo seja a ponte medieval), gostaria de saber se isto é ou não verdade e caso seja gostaria de saber o melhor sitio por la e tb se preciso de alguma licença especial, eu já pesquisei na Internet mas não encontrei nada sobre se é preciso ou não.


Cumprimentos,
Eduardo
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« Responder #7 em: 12:28 Terça, 11 de Setembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
João, como fazes no Ave com a licença?
Entre o açude da Vila e Ferreiró está concessionado até 2020, apesar de não se ver grande dinamização pelo concessionário. No FB deles a última atividade de pesca foi em 2012 ( Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre )

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Não faço.... Vieram chatear-me 2vezes e paguei acho que foi 3euros nem sei bem.
Supostamente tens de te deslocar a Bagunte a uma associação de caçadores quaisquer e requerer licença.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline calhao2003

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:58 Quarta, 02 de Agosto de 2017
Re: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« Responder #8 em: 12:36 Sábado, 27 de Outubro de 2018 »
Boas amigos, já estive nesse sitio por duas vezes atualmente e não pesquei nada, acho que é muito difícil pescar lá, mas também pode ser aselhice minha, estou mais habituado a pescar na zona do Alentejo.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda na pesca ao evasivo lucioperca (será que este peixe é real?)
« Responder #9 em: 15:31 Sábado, 27 de Outubro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
João, como fazes no Ave com a licença?
Entre o açude da Vila e Ferreiró está concessionado até 2020...

Zé Maria, se Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre estiver actualizado, pode ser que resolva a dúvida.

Convém ter atenção à utilização de peixe, vivo ou morto, como isco... porque é proibido.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira