collapse

Autor Tópico: Foz do arelho  (Lida 5677 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Foz do arelho
« em: 07:07 Quinta, 16 de Agosto de 2018 »
Bom dia,ontem foi dia de ir à foz fazer uma praiazinha O0.
Chegando na mare baixa o espectaculo que la estava era surreal,nas coroas que se formam em frente aos viveiros eram dezenas a apanhar berbigao e ameijoa :o
Fora a quantidade de linhas esticadas no meio disso tudo,uma verdadeira confusao.

A duvida é que vi varias pessoas (nao mariscadores) a usar ancinhos.
Tinha ideia que era ilegal,alguem me sabe esclarecer?
Se for legal nao sei como vivem os profissionais nesta altura,se nao for gostava de saber quem controla pois via-se baldes cheios....
É so um desabafo
« Última modificação: 07:09 Quinta, 16 de Agosto de 2018 por Cafunfo »
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Foz do arelho
« Responder #1 em: 12:42 Quinta, 16 de Agosto de 2018 »
É proibido!...

Para uma melhor consulta!... Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 12:51 Quinta, 16 de Agosto de 2018 por Afons0 »
Afonso
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Foz do arelho
« Responder #2 em: 13:09 Quinta, 16 de Agosto de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Só é permitida a pesca sem licença se for manual!!! podem verificar neste decreto lei.
Afonso
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Foz do arelho
« Responder #3 em: 15:35 Quinta, 16 de Agosto de 2018 »
Não é permitido, mas o pessoal anda lá todos os dias.
Tenho conhecimento que alguns já levaram multas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Foz do arelho
« Responder #4 em: 22:16 Quinta, 16 de Agosto de 2018 »
Epa se multassem metade dos que la tavam dava pa comprar um barco pa guarda.
So tenho pena de nao ter tirado fotografia.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Foz do arelho
« Responder #5 em: 10:29 Sexta, 17 de Agosto de 2018 »
Caro amigo, pratico surfcasting na foz do arelho à cerca de 15 anos, conheço cada cantinho da lagoa como do mar, pedras como se fossem a minha casa.
Posso dizer que isso acontece TODOS os dias, TODOS...
Nesta altura costumo pescar perto das chapas (próximo da aberta) e até à 1 mês a trás havia lá berbigão a pontapé, literalmente, bastava enterrar 1 pé na areia que vinha 4 ou 5 berbigão grandes... Agora não há nada, NADA, as pessoas conseguiram arruinar em 1 mês e meio aquilo que levou cerca de 1 ano a crescer... É VERGONHOSO.

Tal como já foi dito, é proibido o uso do ancinho ou algo equivalente para quem não tem licença... E para apanhar à mão há um limite legar ( 2kg, penso), mas o que vemos é pessoas a usar meios ilegais, pessoas a apanhar 8,9, 10 kg de marisco e nada lhes acontece.

Ainda digo mais, na lagoa andam uns chico espertos DE NOITE,  de barco com REDES a apanhar todo o peixe que lá há...para quem não sabe é proibido a navegação de noite na lagoa, já para não falar de técnicas de arrasto.

Há 2 semanas estava eu às 3 da manhã à pesca perto de onde se vende pão com chouriço, passa 1 barco preto com a identificação tapada, no meio do canal, lixou as chumbadas e linhas do pessoal que lá estava à pesca.... Ligamos para a capitania da foz, NINGUÉM ATENDEU, ligamos para Peniche, atenderam e disseram para ligarmos para a da foz... Dissemos que o fizemos e ninguém atendeu, entao a resposta deles foi que não podiam fazer nada.... VERGONHOSO.

Já há pescadores revoltados com a situação e a ponderar agir por conta própria, já que legalmente ninguém se interessa.

Deixo aqui uma pequena amostra do que se passa na foz...
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Foz do arelho
« Responder #6 em: 10:44 Sexta, 17 de Agosto de 2018 »
E ainda digo mais...Pela primeira vez desde que pesco, no mês de junho (dia 20 e qualquer coisa ), 2 indivíduos da polícia marítima, dirigiram.se a mim e mais 2 amigos meus, solicitaram as nossas licenças e cc, pediram para ver o peixe que tinhamos nas redes...

Sou totalmente a favor desta acção e acho que deveria haver mais, muito mais.

Não posso é concordar quando nos pedem licenças e afins e a cerca de 30/40 metros há pessoas (banhistas), a apanhar berbigão e amêijoas aos baldes e com ancinho e pás... Como seria se fosse eu a não ter licença? Ou peixes fora da medida legal???

A PM da foz é uma vergonha... Todos os dias, na aberta há uma espécie de pescadores a corricar e a levar robalos de palmo (aos 10 e 15 cada um)...eu disse uma espécie porque pessoas que apanham peixes tão pequenos não são pescadores, são assassinos...

As autoridades da PM só se preocupam em ganhar o seu, fazer aquilo para o qual são pagos é que é mais difícil...

Não cabe na cabeça de ninguém alguém permitir o que se está a passar naquela lagoa...
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Foz do arelho
« Responder #7 em: 11:26 Sexta, 17 de Agosto de 2018 »
A policia Maritimacome com eles. É como na caca antes da abertura os amiguinhos da venatória já tem as arcas cheias. Isto é uma vergonha  . O mesmo se passa em Lisboa, andam os gajos de Paço de Arcos com os barcos a por as redes e a PM não faz nada. Eu estou aqui a passar férias perto de Montemor-O-Velho.Fui -me a entreter um pouco o outro dia  a Costa de Lavos, passei pela Figueira à vinda para casa , o pessoal a apanhar berbigao eram mais 200 pessoas aquilo parecia sei lá o quê . Só se via era rabos no ar.


 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]