Boas!
Apesar de haver outro tópico de como fazer uma rabeca, não queria deixar de dar o meu contributo de como fiz a minha!
O arame de inox que utilizei, foi de 2.8mm.
Antes desta, fiz uma com arame de 4mm e posso dizer que o peso dela era demasiado. Nem a cheguei a levar para a pesca....
Cheguei a estas medidas, copiando a rabeca de um amigo. Comprei o inox, dobrei e depois com ajuda de alguém que sabia soldar, foi construindo a mesma.
No final, com ajuda de uma agulha de coser redes de pesca, fiz a rede conforme o César explica no outro tópico.
Vamos lá....
Primeiro foi cortar e dobrar os arames:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Tomando como o exemplo do arame 1 que tem uma dobra com argola e outra com uma ponta, vou deixar 2 medidas. Uma com a medida do arame sem estar dobrado e outra já dobrado.
s/argola c/ argola
1= 70cm 60cm
2= 87cm 82cm
3= 77cm
4= 61cm
5= 21cm
6= 45cm 49cm
7= 49cm
Para dobrar os arames que ficam na vertical, utilizei esta bitola para que todos ficassem da mesma maneira:
Distancia entre os vários elos de 15cm:
Neste caso para não se ter o trabalho de ter que coser a rede, pode-se optar por colocar mais uma ou duas argolas de forma a que o peixe não passe pelos seus intervalos.
Deixo algumas fotos do resultado final:
O cabo que utilizo:
Espero que de alguma forma, esta minha bricolage sirva para alguém. No caso de alguma dúvida estarei ao dispor