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Autor Tópico: meter a linha no carreto  (Lida 3794 vezes)

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Offline Lunatic.mind

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meter a linha no carreto
« em: 12:35 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
boas.
tenho uma linha muito de 0.18 ainda dentro da caixa e nunca meti linha num carreto, gostava que me dessem uma ajuda. o carreto esta vazio, nao preciso de meter mais nenhuma linha no carreto certo? qual o no para star? e preciso eu meter vaselina ou agua na linha antes de ir para o carreto ou deixo assim?
(para spinning)
obrigado
 

Offline LeviCarlos

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #1 em: 14:00 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
Boa tarde.
Se precisas ou não de colocar outra linha no carreto vai depender da capacidade que tem e o comprimento que essa nova linha tem.

Vou assumir que o carreto tem de capacidade 0.20/300m e a nova linha é multifilamento e tem 150 metros para te explicar.
O mais comum de se fazer, e acredito que grande parte do pessoal aqui faz assim também é fazer uma "cama" com nylon para fazer enchimento (cerca de 200 metros) e colocar então o multifilamento (os restantes 150 metros), para alem do nylon fazer mais atrito no carreto devido ás características que tem é também mais barato.
Para a linha sair melhor do carreto e não criar cabeleiras convém que o carreto esteja cheio sem passar a superfície da bobine.

Deixo te este link de um Senhor que tem todo o gosto em ajudar.

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #2 em: 14:20 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
eu tenho la um rolo de nylon, nunca foi usado , agora nao me estou a lembrar do diâmetro dele, pode ser qualquer fio de nylon para fazer a cama ou é preciso uma medida que coicida com o multi?
 

Offline Lunatic.mind

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #3 em: 14:22 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
tenho estes dois. estão ambos vazios sem linha no momento.
 

Offline Lunatic.mind

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #4 em: 14:23 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
:
 

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #5 em: 14:25 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
vai ser os carretos que me vão desenrascar ate ir buscar algo mais apropriado para spinning, a não ser que algum destes sirva
 

Offline LeviCarlos

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #6 em: 14:31 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
Acho que se não for muito diferente não tem mal nenhum, importante é o nó de união.

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Offline Zé Maria

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #7 em: 14:34 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
Esse Carpelan está com o enrolamento desajustado, está muito em baixo, convém tirar umas anilhas do veio.
Entre esses seria  o que escolhia para spinning por ter embraiagem frontal, e parece que tem enrolamento melhor (tirando a parte do desajustado que se corrige facilmente)
 

Offline Lunatic.mind

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #8 em: 16:49 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
desmonteio todo, lavei bem com wd40, depois tirei a gordura do wd40 com benzina e voltei a lubrificar tudo. esta a rodar mesmo muito bem sem nenhum ruído ou sensação estranha...  que anilhas?no veio dentro da bobine?
 

Offline Zé Maria

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #9 em: 17:11 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
Explicado por um australiano da Daiwa:
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Offline scarreira

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #10 em: 19:23 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
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Esse Carpelan está com o enrolamento desajustado, está muito em baixo, convém tirar umas anilhas do veio.

desconhecia,
mas já agora o senhor no video coloca a anilha em pvc, neste caso, o carreto do companheiro, terá 2 e deverá retirar uma anilha?

ao detalhe que a pesca vai nunca imaginei tal coisa :aplau: :aplau: :aplau:
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Offline A_G_A

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #11 em: 22:29 Quarta, 08 de Agosto de 2018 »
Já te disseram como acertar o fio, ao nível do enrolamento.

Quanto ao enchimento, se a bobina não estiver completamente cheia (ou perto disso) vais perder metros no lançamento (pode ter mais ou menos importância, dependendo de vários fatores, mas conseguir lançar mais não te impede de lançar menos).

O que eu faço é colocar chicote e colocar o fio na bobina (se não for colocado o chicote também não se morre por isso). Depois fazer o enchimento com a tal cama, até ficar completamente cheio.

A seguir passar manualmente para outra bobina (pode ser das que trazem o fio) e depois passar manualmente para outra (se tiveres bobinas de carreto "vazias" isto pode ser feito com carretos.

Finalmente, encher a bobina do carreto com o fio, com tensão não muito diferente da tensão de trabalho "normal" (neste caso a cama já fica em primeiro lugar e fio + chicote vêm no fim).

E pronto, ficas com uma bobina cheia até ao fim.

Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Lunatic.mind

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #12 em: 10:20 Quinta, 09 de Agosto de 2018 »
vi o vídeo e reparei que o meu carreto Nao tem nenhuma anilha, apenas uma porca, o que acho que da para fazer é eu numa freze mandar tirar 2 milímetros ao encaixe do veio... nao sei se é vai fazer alguma diferença, mas logo meto uma foto daquilo que quero desgastar, acho que faz o mesmo efeito que tirar anilhas, como não as tem 2 milímetros faz o efeito... a ver vamos...    quanto a meter o fio ainda nao estou a perceber muito bem. antes de meter o multi meto uma cana de nylon ou flúor?
 

Offline Lunatic.mind

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #13 em: 10:25 Quinta, 09 de Agosto de 2018 »
desculpem esses erros ortográficos mas escrita automática não ajuda.
 

Offline Zé Maria

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Re: meter a linha no carreto
« Responder #14 em: 10:32 Quinta, 09 de Agosto de 2018 »
Não desbastes nada. De origem tem de vir com capacidade para ajustar. Se não está a enrolar bem depois da revisão, pode ser que tenhas montado algo mal, confirma o que estiver relacionado com a acção de subir e descer do veio, e com o encaixe/batente da bobine no mesmo.

Por baixo do multi mete-se uma cama de nylon, do mais barato que encontrares (ou um que já não uses). O diâmetro não convém ser muito maior que o do multi senão não acama bem. Para um 0,18 podes usar até ~0,25mm (se tiveres só 0,28 ainda vai, 0,30 já é abuso). Para unir não convém ser um nó muito grande para não atrapalhar, nem precisa de ser muito resistente pois não é suposto nunca esse nó sair da bobine em pesca. Um blood-knot ou uni-to-uni é suficiente, e convém cortar as pontas muito rentes (mas sem desfazer) e encostá-lo a um dos topos da bobine (eu prefiro de cima) para não estorvar. Há até quem lhe meta um bocado de fita cola por cima.

A ideia dessa cama é para ajudar o multi a não deslizar na bobine (acontece por não ter elasticidade), e para que fique bem cheia a bobine. Se ficar cheia de mais o multi tem o defeito que se ajusta "automaticamente": vais ter cabeleiras e nós que te vão fazer perder fio até não ser demais.
« Última modificação: 10:35 Quinta, 09 de Agosto de 2018 por Zé Maria »
 
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