collapse

Autor Tópico: durabilidade de uma linha madre?  (Lida 2435 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
durabilidade de uma linha madre?
« em: 21:03 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Boas

qual a durabilidade média de uma boa linha de pesca na medida entre 0,18 e 0,20 por exemplo sendo de uma marca boa tipo onda mile ou yuki kenta ou outra dentro da mesma gama,de quanto em quanto tempo mudam a totalidade da bobine considerando que não houve acidentes tipo quebras ocasionais em acção de pesca por exemplo??
Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #1 em: 21:46 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Há fatores, sem serem esses apontados, que têm influência em cada uma das respostas que cada um de nós vai dar. Por exemplo, quem pesca maioritariamente de noite prolonga e de que maneira, o tempo útil de vida da sua linha.

Depois, para quem pesca de dia tambem não se pode comparar o desgaste sofrido das linhas de um companheiro que pesca em pleno verão no Algarve de um que pesca noutra zona do país. O calor forte, a própria aragem quente danifica muito mais rápidamente a linha, fica seca mais rapidamente.

Eu tive uma linha laranja, a Vega Surftech que na força do verão apenas me durava 3 meses. Deixei de comprar. Quero referir que pesco maioritáriamente com 0,20mm, é sobre essa espessura a que me refiro. Onda Mile e Yuki Kenta tenho ou já tive e aguentam muito mais.

Pescando eu maioritariamente de dia, semser muito preciso, as minhas linhas não duram 1 ano. Na hora de empatar os chicotes é que eu vejo como as linhas estão, quando quebram facil vou cortando uns bocados até ela estar mais resistente ou se for caso para isso, substituo toda a linha.
Nelson Peres
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #2 em: 22:04 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Julgo durar mais de 60 pescarias no sol ...
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #3 em: 22:10 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Boas

Nelson

pesco maioritariamente de noite ,tenho andado renitente em baixar muito o diâmetro das linhas, tenho uma bobine mv spools type 4 que enchi com multifilamento 0,16 de 4 camadas, a lançar com 120gr esgoto a bobine que muito sinceramente não sei que quantidade de linha tem, assim sendo estou em duvida em comprar uma bobine de uma boa linha 0,20mm em que a bobine mv spools diz que aceita cerca de 250 m na versão type 4,não sei se hei~de optar por exemplo por uma bobine do yuki kenta de 300m que custa cerca de 9€ ou compre uma de 1000 para a eventualidade de ter que mudar o fio todo em curtos espaços de tempo
por aqui não tenho muitas opções de escolha para pescar em praias só de areia sem ter que fazer muitos km
Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #4 em: 22:15 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Eu só compro bobines de 2000 mst, 1000 mts no minimo. Saí mais em conta e substituo sempre que quiser. Comprar bobines de 300 mts, só se for uma medida especifica para usar pontualmente, faço isso com o 0,25mm e já fiz com 0,18mm.
Nelson Peres
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #5 em: 22:25 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Boa noite, companheiros.
Sobre resistência de linhas mto finas mto há a dizer. Desde logo, varia de marca para marca relativamente à qualidade da linha e fundamentalmente ,como muito bem disse o companheiro Nelson Peres, se se pesca mais de dia ou mais de noite devido aos raios UV q são destruidores potenciais dos nylons q as compõem. No entanto, generalizando, as linhas mais finas seja qual marca (0,14, 0,16, 018 e 0,20) nunca tem a mesma resistência e principalmente flexibilidade q linhas de maior diâmetro para aguentarem por mtas pescas, nomeadamente, se forem sujeitas a grandes esforços como recuperar grandes presas (aí q se lixem a linhas - LOL) ou puxando carradas de lixo (aumentar o diâmetro, logo!) pois a flexibilidade é logo a propriedade q é mais afetada. O companheiro Peres disse tb algo mto acertado e q vivenciei por mtas vezes durante anos (e as linhas não eram o q são hoje) q é o vento forte e super quente e seco de Levante no Algarve que as cresta em minutos, até um 0,50 parte como se fosse de papel! Antes eu aplicava logo vaselina líquida sobre a bobine para empapar a linha e assim podia continuara pescar + ou-(!) agora uso óleo de silicone em spray. Ah, para pescar de dia as linhas modernas são já mais siliconadas e algumas tem proteção UV o q mto as melhora. Mas no geral, linhas tão finas fazem (é minha experiência) 3 ou 4 pescas e depois mudo os últimos 250 mts pois acho horrível estar sempre com "credo na boca" à espera q com uma Dourada das boas partam e lá se vai o troféu ! Por isso, nunca compro bobines de 250 ou 300 mts mas todas de 3000 e/ou 5000 mts, senão em linhas tão finas é dinheiro deitado à rua. Queremos é com elas chegar mto mais longe e conseguimos (disso não duvidem!) mas a realidade impõe-se e a fatura tb (risos). Espero ter ajudado, boas férias, abraço e saudações desportivas.

Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #6 em: 22:40 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Ah, ainda sobre este tema, uso linhas: Yuki Kenta red inferno em 0,18 (mto boa) e aí tem q ser bobine com menos fio (senão o preço….) para certas pescas às Douradas GRANDES, mas tb gosto mto das linhas Kali Kunnan Cyclone laranja (0,20) e Kali Kunnan Thyphonn cor de salmão (0,18), acho-as excelentes na relação qualidade/preço, principalmente a Cyclone 0,20, dura..dura..dura, tipo como as pilhas marca qq em el (LOL). Mas chego da pesca e lavo logo o fio da bobine mas sem água chegar ao drake (só fiozinho de água debaixo da torneira), deixo secar bem e no dia sgte óleo de silicone em spray para cima em força para a empapar bem e deixar secar de novo, tem-me dado resultados excelentes. Agora, tem q ser mmo feito logo, senão o salgadiço dá logo cabo delas e ...ao fim de várias pescas ....tb do carreto! Saudações desportivas 
Fisherman
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 566
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #7 em: 22:48 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Nem mais, é assim mesmo que se deve fazer para protege o nosso material
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #8 em: 23:08 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



a bobine é esta leva 250m de 0,20mm se tiver que andar a cortar para aproveitar a parte boa fica uma pequena manta de retalhos penso que seja preferível substituir logo a bobine toda!!
Abraço
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #9 em: 06:29 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Boas companheiro!
Essas bobines em teflon da MV Spools são mto boas, lançam mto bem. Pois, se só leva 250 mts de 0,20, também acho ser preferível substituir a linha toda, até porque se lançar perto dos 200  quase nada ficará para depois trabalhar o peixe, dando e recolhendo linha, sendo por exemplo uma Dourada acima dos 3 kgs. É, quanto a mim, o grande problema das bobines low-profile depois falta fio para grandes "aventuras"! (risos) Um grande amigo meu pescou uma corvina em Sagres com 37 kgs  numa praia com 0,28 no carreto e ponta de 50 e levou mais de uma hora a traze-la a terra (e andou uma semana com dores nos braços e no corpo todo -  risos). Ela vazou-lhe várias vezes quase o carreto todo (antigo Rocha) q leva mais de 400 mts de fio desse calibre. Já pensou se fosse com uma bobine dessas baixinhas, como conseguiria capturar esse belo troféu? Eu penso mto nisso e arrepio-me todo, mas tb não é todos os dias nem todos os anos q se captura um bichão deste tamanho e peso. Eu, por exemplo, q pesco em praias há mais de 35 anos (tenho 67) nunca tive esse prazer, snif, snif,snif...Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #10 em: 09:15 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas companheiro!
Essas bobines em teflon da MV Spools são mto boas, lançam mto bem. Pois, se só leva 250 mts de 0,20, também acho ser preferível substituir a linha toda, até porque se lançar perto dos 200  quase nada ficará para depois trabalhar o peixe, dando e recolhendo linha, sendo por exemplo uma Dourada acima dos 3 kgs. É, quanto a mim, o grande problema das bobines low-profile depois falta fio para grandes "aventuras"! (risos) Um grande amigo meu pescou uma corvina em Sagres com 37 kgs  numa praia com 0,28 no carreto e ponta de 50 e levou mais de uma hora a traze-la a terra (e andou uma semana com dores nos braços e no corpo todo -  risos). Ela vazou-lhe várias vezes quase o carreto todo (antigo Rocha) q leva mais de 400 mts de fio desse calibre. Já pensou se fosse com uma bobine dessas baixinhas, como conseguiria capturar esse belo troféu? Eu penso mto nisso e arrepio-me todo, mas tb não é todos os dias nem todos os anos q se captura um bichão deste tamanho e peso. Eu, por exemplo, q pesco em praias há mais de 35 anos (tenho 67) nunca tive esse prazer, snif, snif,snif...Saudações desportivas.

Boas

Fisherman

ai é que está o grande busílis da questão!!!
caso se tenha a sorte de apanhar um peixe que corra mais não há fio suficiente na bobine!!
Abraço
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #11 em: 10:20 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Só pesco há noite, na costa oeste. Só lavo as bobines com agua corrente depois da pesca. Nada de sprays nem vaselinas.
Fazem-me 2/3 anos sem qualquer problema, sem as virar.
Fazendo uma média de 40/50 pescas por ano.
Neste momento uso o Kenta em 0.225.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #12 em: 12:28 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
boas

coloquei o kenta em 0,20mm que um amigo me dispensou,fiz o acrescento (chicote) em multifilamento 0,20mm de 4 camadas para aparência não ficou mal só amanhã vou experimentar o acrescento tem cerca de 10/12 metros como não tem memoria não deixa que o nilon se solte tipo mola porque a bobine está cheia até ás bordas :D
Abraço
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #13 em: 13:02 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
É a primeira vez que vais usar esse tipo de chicote ou já usaste?
Se já usaste isso não te deu problemas?
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #14 em: 13:55 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Olá

Anibal

costumo usar porque faço uns urfes de bricolage com nilon de 1mm
não dá problema e a meu ver há uma maior noção do picar do peixe
tal qual como faço o contrario se usar na linha madre multi filamento uso sempre um acrescento em nilon

uno com este nó
poupa-se uns cobres em chicotes de compra e funciona bem na mesma
o nó se for bem feito fica melhor que este do vídeo (mais pequeno e conico no sentido da saida do fio

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


« Última modificação: 14:01 Sexta, 27 de Julho de 2018 por ze carlos »
Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #15 em: 14:08 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Na competição há quem use, em determinadas condições, chicote em multifilamento. Eles melhor do que eu poderão explicar a vantagem, julgo que têm haver com quando as correntes laterais são demasiado fortes e pegam nas linhas grossas (chicote). Unico motivo, acho eu. De resto, acho que tem mais desvantagens que o mono.
Nelson Peres
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #16 em: 14:20 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Olá

Nelson

que desvantagens achas que têm?

eu uso mesmo com linha madre 0,35mm e só vejo vantagens até no lançamento que a meu ver se consegue tirar mais partido da cana por não haver elasticidade por parte do fio fazendo com que a cana vá mais depressa ao ponto de curvatura de lançamento
Abraço
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #17 em: 14:27 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá

Nelson

que desvantagens achas que têm?

eu uso mesmo com linha madre 0,35mm e só vejo vantagens até no lançamento que a meu ver se consegue tirar mais partido da cana por não haver elasticidade por parte do fio fazendo com que a cana vá mais depressa ao ponto de curvatura de lançamento

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Olá

Nelson

que desvantagens achas que têm?

eu uso mesmo com linha madre 0,35mm e só vejo vantagens até no lançamento que a meu ver se consegue tirar mais partido da cana por não haver elasticidade por parte do fio fazendo com que a cana vá mais depressa ao ponto de curvatura de lançamento

Boa tarde amigo Ze

Certamente tem mais experiencia de pesca do que eu, mas permita-me discordar deste seu ponto de vista. Eu já fiz surfcasting com multi directo, com um carreto que o meu pai havia bobinado com multi e detestei pescar com multi pelas varias razoes que se conhecem

Agora relativamente a tirar mais partido da cana com o multi no lançamento, discordo. Para mim o mono tira mais proveito, pelo retardar do lançamento da chumbada. Por ser uma linha elastica, o mono vai retardar o lançamento da chumbada do chao, permitindo à cana armar na sua plenitude, provocando um lançamento mais forte da chumbada. Com o multi no momento em que inicia o lançamento a chumbada vai logo voar, nao permitindo a cana armar na sua plenitude.

Abc
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #18 em: 14:33 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Não vejo grandes vantagens nesse tipo de montagem.
Em todo o caso o nó que postou não é o mais aconselhado para unir mono com multi.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #19 em: 14:40 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Olá

Luis

eu pesco na areia com uma cana hibrida e nas pedras com uma telescópica bastante elástica e gosto da sensação das pontas de multifilamento,no lançamento,talvez seja só impressão minha
quanto ao perceber mais de pesca que tu, não creio que assim seja,a pesca a meu ver é um desporto dinâmico ao qual cada um vai adaptando e inventando novas maneiras de tentar enganar os peixes,umas com mais resultados outras com menos
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #20 em: 14:44 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não vejo grandes vantagens nesse tipo de montagem.
Em todo o caso o nó que postou não é o mais aconselhado para unir mono com multi.


Olá

Rider

gosto deste nó porque não é verdadeiramente um nó,ou seja acabam por ser 2 nós a bater um no outro,a meu ver bastante difícil de partir por não haver um desfasamento tão grande da força feita pela linha mais grossa sobre a linha mais fina
Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #21 em: 17:57 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Em primeiro lugar quero dizer que nunca experimentei embora conheça quem já o tivesse feito e em termos teóricos ter considerado que o mono funcionará sempre melhor, no entanto, respeito a opinião que quem já usou ou continua a usar por achar melhor. Tudo bem com isso, cada um pesca como considera melhor.

A malta da competição saberá melhor explicar com detalhe esse aspecto. Nas minhas pescas quero elasticidade qb, não gosto de toques secos e demasiado rápidos e vou ter isso na investida de um peixe e no próprio lançamento. Com multi, se por alguma razão perder material, o investimento e o trabalho a retomar tudo de novo é maior. Epá, posso dar mais alguns exemplos para alem dos que o companheiro já deu e vantagens só vejo 1 e só em condições especiais....




Nelson Peres
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #22 em: 18:12 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
bobine com enchimento em nilon e ponta de multifilamento [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #23 em: 18:15 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
bobine cheia de multifilamento com ponta em nilon
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #24 em: 18:30 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
no 1º exemplo o multifilamento fica submerso dentro de agua a elasticidade continua na montagem atravès do nilon,sofre com o vento ou com a corrente tanto como outra qualquer montagem exclusiva em nilon
as diferenças só são notórias no lançamento e na ferragem que poderá ter vantagem para uns e desvantagens para outros vai tudo da forma e habito de cada um, neste caso a principal desvantagem para mim é se partir ou se refaz de novo coisa que demora tanto como montar um chicote normal ou se muda de bobine


no 2º exemplo é o que uso para pescar no rio Tejo como a ondulação é pouca ou inexistente a cana não sofre por a montagem ter menos elasticidade embora a parte de nilon é a que fica maioritariamente dentro de agua dando alguma elasticidade há montagem geral,esta tem a vantagem de poder trabalhar melhor o peixe na ultima fase a da subida da rampa do calçadão, outra vantagem que lhe encontro é caso parta o que a acontecer parte sempre pela parte do nilon ,é só fazer a montagem do urfe directo ao multifilamento e continuar a pescar,este tipo de montagem é para uma pesca que não requer grandes lançamentos
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #25 em: 18:46 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
bricolage do urfe que uso para aplicar hás gerigonças anteriores  :D :D


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #26 em: 19:04 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
os stoppers para aplicar no urfe são feitos na mesma através deste nó,mas só de um dos lados por baixo de cada missanga o que permite subir ou descer mais o estralho do anzol

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #27 em: 21:27 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
boas pessoal o nó em causa serve para linhas mono não para união de multi com mono



abraço



Manuel Matos
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #28 em: 21:38 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Olá

canivete

porque é que não serve para unir multi com mono?
Abraço
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #29 em: 22:15 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Zé Carlos, obrigado pela resposta.

A minha dúvida era essencialmente no lançamento, pois colocava a possibilidade dos 0,20 poderem funcionar quase como uma faca, mesmo com dedeira.

O facto de estares com canas bastante flexíveis ajuda a suavizar a coisa no lançamento, faz sentido.

Quanto ao nó, parece-me o uni-to-uni (ou double uni). Não é nó que use muito, mas tenho cá uma emenda em multi com esse nó (não me pareceu que tivesse ficado mal).

Multi com mono nunca experimentei, mas tenho a ideia que é um nó versátil...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #30 em: 22:31 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Olá

Anibal

este nó nunca me deixou ficar mal até agora a lançar 160/180gr,ao  passo que o nó que costumam aconselhar para unir os 2 tipos de linha já me aconteceu o multifilamento ficar cortado pelo monofilamento,penso que o principal motivo foi por o monofilamento que estava a usar ser uma linha mais espalmada e plana no caso o flomax king power, passei a usar este que é o que sempre se fez e não voltou a acontecer

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #31 em: 00:19 Sábado, 28 de Julho de 2018 »
O nó que costumo usar para unir mono com multi (FG), na minha opinião, não se adapta ao que fazes, dado que funciona bem com um mono acima de 0,35-0,40... por isso o que usas é uma solução certamente melhor.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #32 em: 01:06 Sábado, 28 de Julho de 2018 »
o nó FG é um nó complicado,na pesca tal qual como na vida gosto das coisas mais simplificadas,se funciona e não requer grandes pericias e habilidades por mim está bom mesmo que não seja o mais indicado ou o mais seguido

Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11185
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #33 em: 18:04 Domingo, 29 de Julho de 2018 »
Dede que a trates bem, que passa por lubrificar pode durar 1 ano, se não o fizeres, as linhas finas ressequem rapidamente e claro partem mais.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #34 em: 19:24 Domingo, 29 de Julho de 2018 »
Olá

Filipe

o que costumo fazer é passar abundantemente as bobines na zona da linha para tirar a salmoura

obrigado
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #35 em: 19:53 Domingo, 29 de Julho de 2018 »
passar abundantemente com agua doce

estou todo alzamariado 8) :D
Abraço
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #36 em: 19:55 Domingo, 29 de Julho de 2018 »
Quando termino uma sessão de pesca, retiro o estralho e faço um último lançamento, e com um pano embebido em spray de silicone passo o fio todo. Está pronto para outra.
Posso dizer que o meu 0.18mm dura á quase 2 anos e está ali para as curvas.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #37 em: 20:03 Domingo, 29 de Julho de 2018 »
Olá

Carlos

qual é a marca da linha que usas ?
Abraço
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #38 em: 20:05 Domingo, 29 de Julho de 2018 »
Kalli kunan phanton acho eu não quero estar a enganar.
É uma linha lilás.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #39 em: 20:33 Domingo, 29 de Julho de 2018 »
ok

obrigado
Abraço
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #40 em: 10:36 Segunda, 30 de Julho de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
já me aconteceu o multifilamento ficar cortado pelo monofilamento

Sério??

Que multi era?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #41 em: 10:39 Segunda, 30 de Julho de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
passei a usar este que é o que sempre se fez e não voltou a acontecer

Este sim, um nó bom para unir mono com multi. Este e o FG são os melhores para este efeito.

Mas afinal qual o nó que usa??? os 2 nós que postou são diferentes.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #42 em: 10:40 Segunda, 30 de Julho de 2018 »
Bobine mergulhada em água doce, secar... e, vaselina para cima...
Duas vezes por ano, troco as pontas da linha. A que está fora, vai para dentro, a de dentro passa para fora... Tenho multis em carretos, com 7 anos. O material está caro... há que o economizar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #43 em: 12:07 Segunda, 30 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
já me aconteceu o multifilamento ficar cortado pelo monofilamento

Sério??

Que multi era?

Boas

multi do Aliexpress

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
passei a usar este que é o que sempre se fez e não voltou a acontecer

Este sim, um nó bom para unir mono com multi. Este e o FG são os melhores para este efeito.

Mas afinal qual o nó que usa??? os 2 nós que postou são diferentes.

uso o do 1º exemplo

no caso do 2º exemplo o de que o pessoal maioritariamente é apologista, a meu ver é bom para unir linhas de monofilamento mais grosso  porque se for nilon mais fino vai marcar e vincar pelo sitio onde dobra quando se fecha o nó perdendo por isso  resistência ainda mais se for uma linha que tenha alguma memoria (estou a falar de espessuras de 0,18/0,20mm por exemplo)
« Última modificação: 12:23 Segunda, 30 de Julho de 2018 por ze carlos »
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #44 em: 12:08 Segunda, 30 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bobine mergulhada em água doce, secar... e, vaselina para cima...
Duas vezes por ano, troco as pontas da linha. A que está fora, vai para dentro, a de dentro passa para fora... Tenho multis em carretos, com 7 anos. O material está caro... há que o economizar...

 :sim: :fixe:
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #45 em: 15:52 Domingo, 26 de Agosto de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]