collapse

Autor Tópico: Medida dos passadores  (Lida 1076 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LeviCarlos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 37
  • Agradecido: 8 vezes
    • Mafra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Medida dos passadores
« em: 10:00 Terça, 17 de Julho de 2018 »
Bom dia boa gente.
Tenho duas canas "tipo sportex", digo tipo porque já levaram alterações dignas de tunning de pobre.Estão funcionais, segundo me parecem, com a excepção dos passadores. Os passadores ainda são numa liga metálica que me parece alumínio e estão bastante tortos e desgastados, estão catrafiados em nylon muito grosso, fruto das (in)capacidades financeiras e da falta de acesso a melhores condições.

Estas canas eram do meu pai.
Foram canas que me habituei a ver passear parcialmente de fora da janela do carro, são canas que me trazem a nostalgia de um miúdo, são canas que em tempo de carência equilibraram a carteira e o prato, são canas que embora estejam passadas e ultrapassadas lhes guardo grande valor.

Estas canas não merecem ficar como estão, quero recuperar estas duas e dar lhe nem que seja um dia de pesca.

Gostava que me possam ajudar em questão ao tamanho dos passadores.
São canas de duas partes, uma de 4 metros com 4 passadores , a outra de 5 metros com 5 passadores.
Já agora, algumas opiniões quanto ao tipo de passadores, tendo em conta que não lhe vou dar muito uso mas que não vão ficar negligenciadas.

Obrigado em antecipado.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Medida dos passadores
« Responder #1 em: 10:35 Terça, 17 de Julho de 2018 »
Creio que são canas ainda muito procuradas pela malta do congro.
Para congro os passadores costumam ser largos porque há montagem que parecem âncoras..... Quanto à qualidade dos mesmos, mais valorizada ficará a recuperação da cana se os passadores que forem metidos tiverem essa qualidade.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LeviCarlos

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Medida dos passadores
« Responder #2 em: 11:48 Terça, 17 de Julho de 2018 »
Para esse tipo de canas os passadores que mais se usavam eram os de porcelana e estes da cormoura

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quanto a medidas penso que o ideal é perguntares numa loja  ;)
"born to fish forced to work"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LeviCarlos

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Medida dos passadores
« Responder #3 em: 03:32 Quarta, 18 de Julho de 2018 »
Companheiro, boa noite. Antes de mais, respeito e mto essa sua nostalgia e adoração pelas canas q eram do seu Pai, eu também herdei um carreto mto antigo, um Sagarra q não vendo por preço nenhum. Mas não lhe de dou uso, já não dá face às "máquinas" q há agora a kms dele! Eu cheguei a construir canas de conolon (não canelon, como se usa dizer erradamente) como essas e fiz grandes pescas com elas. Quem me ensinou a faze-las foi o Sr. Rocha q tb fazia os famosos carretos do mesmo nome. Esses passadores já poucos existem, talvez nas casas mais antigas os encontra e se me permite o conselho (derivado da minha prática com elas) eu substituía pelas mesmas medidas dos que ainda estão na cana e (mto importante!) nos mesmos sítios onde estão os antigos. Depois é só catrafia-los ou argola-los nos locais onde ficam, nessas casas de pesca mais antigas ou até numa qualquer talvez lhe ensinem a catrafiar passadores, não tem nada de difícil é mais uma questão de se quer aprender e de fazer. Depois de tudo pronto, uma lixa fininha em toda a cana p tirar os restos de verniz antigo, limpar bem com alcool e dar 2 camadas de verniz (banana se ainda houver)  marítimo ou um da Robiallac aquoso. Ficam como novas, até dá gosto ver. Para pescar com elas, dá, mas ...enfim vc é que sabe! Bom trabalho e abraço. Disponha. Saudações desportivas.
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LeviCarlos

Offline LeviCarlos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 37
  • Agradecido: 8 vezes
    • Mafra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Re: Medida dos passadores
« Responder #4 em: 09:11 Quarta, 18 de Julho de 2018 »
Companheiros, agradeço a vossa disposição em ajudar, tornaram a minha decisão mais facilitada.
Desconhecia de todo que ainda existissem passadores cromoduro, que são idênticos aos que ainda lá estão. Sem querer ser tendencioso ,posso dizer que a casa favais tem mostrado uma variedade impressionante.

Podem dizer me como são medidos os passadores? Vou substitui-los por medidas iguais e assim saberei o que encomendar. Consigo imaginar que será o diâmetro interior, mas posso estar enganado.

Vai ser um trabalho que leva o tempo e paciência que tiver de levar e a intenção é ser eu mesmo a faze-lo.
Continuo a contar com vocês para me esclarecerem as dúvidas.
Obrigado.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Medida dos passadores
« Responder #5 em: 10:07 Quarta, 18 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Companheiros, agradeço a vossa disposição em ajudar, tornaram a minha decisão mais facilitada.
Desconhecia de todo que ainda existissem passadores cromoduro, que são idênticos aos que ainda lá estão. Sem querer ser tendencioso ,posso dizer que a casa favais tem mostrado uma variedade impressionante.

Podem dizer me como são medidos os passadores? Vou substitui-los por medidas iguais e assim saberei o que encomendar. Consigo imaginar que será o diâmetro interior, mas posso estar enganado.

Vai ser um trabalho que leva o tempo e paciência que tiver de levar e a intenção é ser eu mesmo a faze-lo.
Continuo a contar com vocês para me esclarecerem as dúvidas.
Obrigado.

Companheiro a casa Favais tem ainda mais passadores que não estão no site e se meteres fotos aqui talvez consiga confirmar se eles lá têm o que pretendes por isso se quiseres coloca aqui fotos e medidas que eu vejo lá isso  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]