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Autor Tópico: Manutenção - Shimano Ultegra  (Lida 6705 vezes)

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Offline marciogloria

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #15 em: 12:50 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Muito obrigado pela partilha ;)
Quem vai para o mar avia-se em terra
 

Offline caseblock

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #16 em: 12:48 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Boas, exelente artigo mas gostaria de fazer apenas dois pequenos complementos/reparos:
1- No caso de necessitarem de abrir o "travao" para limpeza ou o que quer que seja, podem faze-lo com cuidado que nao salta nada ca para fora, tomem atencao as molas e a posicao delas, trata-se de um processo relativamente facil, ( Atencao, nunca por massa lubrificadora dentro deste mecanismo).
2- Nao vi referencia nenhuma a abertura/limpeza e lubrificacao dos rolamentos blindados que equipam o ultegra, processo tb bastante facil, e que pode fazer toda a diferenca na suavidade do carreto. Existem n videos espalhados pela internet a explicar como o fazer, vao ver que faz a diferenca...

Abr e cps a todos
 

Offline tiagopacheco

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #17 em: 13:04 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
O Ultegra não trás rolamentos Blindados... O Super sim...
Eu não fiz referência a isso porque não sei abrir...

Quanto ao travão, deixei o cuidado porque já vi problemas com travões em mais de 20 pessoas, que ficaram sem travão e muitos sem carreto porque não havia travões para venda ... Eu não o abro...
 

Offline caseblock

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #18 em: 13:56 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
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O Ultegra não trás rolamentos Blindados... O Super sim...
Eu não fiz referência a isso porque não sei abrir...

Quanto ao travão, deixei o cuidado porque já vi problemas com travões em mais de 20 pessoas, que ficaram sem travão e muitos sem carreto porque não havia travões para venda ... Eu não o abro...
Boas, Sr Tiago vc tem razao, queria me referir ao super, deculpem o lapso e tb gostaria de salientar que de forma alguma pretendo fazer algum tipo de critica ao seu post, apenas quiz salientar estes pequenos pormenores que tb podem ser importantes. Qto ao travao ja abri varias vezes o do super ultegra e outros shimano, e nao tem dificuldade nenhuma, apenas temos de ter atencao as molas pq sao mt pequenas, mas nao estao sobre tencao, logo nao saltam...
Qto aos rolamentos blindados, estes sao mt faceis de abrir bastando para isso uma agulha ou objecto bastante afiado em que se retira uma pequena anilha de pressao que segura a blindagem no lugar, (rolamentos Shimano, os outros nao sei mas penso que o mesmo principio se aplicara...).

Cps
 

Offline caseblock

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #19 em: 13:58 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Boas, deixo aqui um link em que explica como abrir rolamentos blindados:

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Offline tiagopacheco

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #20 em: 14:00 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Muito bom esse video. Obrigado por mostrares, tenho de experimentar.

Em relação ao travão, essas pessoas ficaram sem carretos precisamente porque as molas saltaram... e nunca mais as conseguiram por no sitio...
 

Offline amaromar

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #21 em: 14:23 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
 :fixe
obrigado pelo video, na proxima manutençao dos meus carretos vou experimentar ...valeu... :aplau:

boas pescarias >º((((><
Sou um simples pescador...num mar imenso de ilusões!...


João Amaro
 

Offline Zé Maria

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #22 em: 14:52 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Para lubrificar os rolamentos dos carretos o melhor é utilizar massa consistente (massa de lítio).
Tem a grande vantagem sobre os óleos finos de não ser facilmente lavada: funciona como barreira à entrada de água e detritos, muito útil nos nossos carretos.
A maior vantagem dos óleos finos é que a alta velocidade porque geram menos um bocado de atrito, mas nos carretos não há nenhuma parte que rode a altas velocidades logo esse benefício perde-se.

Desde que troquei o óleo fino de máquina de costura por massa consistente nos rolamentos dos carretos noto uma diferença brutal no tempo que demora até o rolamento do rodízio precisar de voltar a ser lubrificado.

Experimentem, se não gostarem podem sempre lavar o rolamento e voltar ao óleo. Não sejam é poupados, o rolamento deve ficar bem cheio de massa.

 

Offline tiagopacheco

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #23 em: 15:07 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Eu uso óleo fino nos rolamentos por uma razão ...

... Os rodizios e os outros são blindados, e a massa sem os abrir não "penetra" no seu interior...
 

Offline caseblock

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #24 em: 17:35 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Boas, para abrirem um super stopper shimano podem verificar este link(Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre), o travao do super ultegra e outros e exactamente igual a esse que esta no link (Stradic), como referi anteriormente nao e nada dificil apenas ter o cuidado de repor as molas correctamente, nada de massa lubrificante nem excesso de oleo, apenas limpar se necessario e lubrificar mt "levemente", e voltar a fechar o mecanismo....em relaçao a massa consistente nos rolamentos, sou da mesma opniao do user Ze Maria, no entanto ao fazerem-no vao perder alguma suavidade no rolar do carreto mas vao ganhar em durabilidade/proteçao dos mesmos...

Cps
 

Offline tiagopacheco

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #25 em: 18:10 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Eu também sou dessa opinião, mas é preciso "abrir" os rolamentos, senão não faz sentido... Eu nos "Abertos" coloco massa. Agora nos blindados tenho colocado óleo e sem stress.. duram e duram e duram.... agora , são abertos muitas vezes.

O Problema do óleo fininho é que entra melhor no rolamento mas também sai mais depressa, quem faça poucas manutenções... dá raia...

Os travões sempre me deram arrepios lol ... um amigo meu foi a desmontá-lo, e saltaram molas para todos os lados... num Super Ultegra...
 

Offline joaonumberone

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #26 em: 18:19 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
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mas nos carretos não há nenhuma parte que rode a altas velocidades

Nunca viste o Tiago a tirar peixe, é a 200 á hora porque as canas batem ao mesmo tempo!
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline tiagopacheco

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Re: Manutenção - Shimano Ultegra
« Responder #27 em: 18:20 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Uns é a 200, outros dizem que é à rede... E das minhas grades ninguém fala LOL
 

 

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