collapse

Autor Tópico: Manutenção Light - Shimano BullsEye  (Lida 4893 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Manutenção Light - Shimano BullsEye
« em: 09:19 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Hoje foi dia de mais uma manutenção ao Bulls, e decidi fazer este pequeno guia, para ajudar a malta, uma vez que é a manutenção mais "light" que eu faço ao carreto, penso que qualquer um consegue fazê-la, e serve para todos os Shimanos ou quase todos.. desde o Ultegra, ao Power Aero, por ai fora, dado que os sistemas são parecidos...



Antes de mais, eu costumo, se pescar muito fazer 3/4 manutenções completas ao carreto, ou seja, desmonto-o todo peça a peça, limpo tudo e volto a montar, mas uma vez por mes, ou de 2 em 2 meses, faço uma manutenção "light" ou seja desmonto várias coisas, mas deixo a base montada, sendo que a limpo só...

O Porquê das manutenções

Tal como os carros necessitam de trocar o óleo, o mesmo devemos fazer aos nossos carretos, para garantir que tudo funciona como deve ser, e com o minimo desgaste possível. Não só pelo uso do óleo, mas porque muitas vezes pescamos à chuva, e a própria água vai-se misturar com o óleo fazendo uma "massa" preta, tipo café com leite. Como é lógico a esta altura já perdemos as propriedades do óleo, pelo que se deve renovar. Também devido a areias, devemos limpar o carreto, passar o fio por água. Assim vamos ter tudo em melhores condições, por muito mais tempo. Eu posso dizer que o meu BullsEye tem quase 2 anos, e está como novo... Nunca gastei 1€ em peças suplentes, nem mesmo nos rodizios. Esta é uma peça que devemos dar atenção 1º porque é cara, e costuma gripar-se o rolamento rápido, e depois porque ganha muito "zebro", com rolamento gripado faz barulho, e parece que o carreto fica perro , por vezes o pessoal engana-se e pensa que tem o carreto gripado no interior.

Antes de começar

Muito Importante verificarem se têm as ferramentas, os óleos, e também um esquema do carreto. É muito importante mesmo, não perdermos peças que acontece muito, e também ver a ordem correcta das mesmas. São muitos parafusos, rolamentos e pecinhas, é facil perder algo, ou voltar a montar de forma errada.

Material Necessário

- Óleo fino
- Massa à base de Litio
- Chave de Tubos ( Aqui varia o tamanho consoante os carretos )
- Chave de Estrela
- Pincel
- Desengordurante
- Papel de Cozinha

Ordem de Trabalhos

1º Remover a Tampa da Bobine

Aqui eu aproveito e lubrifico a mesma por dentro. É comum também ganhar sujidade e zebro o que depois nos dificulta a abrir o drag.



De seguida, tiro a bobine e aproveito e passo o fio por água.

2º Manivela

Tiro a manivela, removo todos os componentes, e coloco os 2 rolamentos que ela tem dentro de óleo fino. A maçaneta, passo-a por água e seco por fora e o interior... Costumo passar óleo fino em toda a manivela, para prevenir a corrosão da mesma.

3º Remoção da Aranha

4º Remoção do Rotor

Aqui é preciso ter cuidado com a rotação da porca. A maior parte dos Shimanos, o aperto é ao contrário. Como tal para desapertar temos de "apertar". Os carretos costumam ter uma setinha que mostra a ordem de aperto.

5º Rodizio



Retirando todas as peças que compõem o rodizio é necessário sabermos a ordem correcta, senão o mesmo não vai trabalhar correctamente, ou até nem trabalha, ou só trabalha se o parafuso estiver desapertado. O rodizio deve trabalhar correctamente, com o parafuso totalmente apertado. Sugiro que anotem caso nao tenham o esquema do carreto a ordem das peças. Eu tiro-as todas, limpo com desengordurante, e meto o rolamento em óleo fino. Volto a montar, aperto e de seguida com um pouco de fio vejo se ele trabalha correctamente. Deve-se ver se a parte de fora do rodizio não tem marcas de uso, que podem resultar em fios cortados...

5º Corpo do Carreto

Tirado o rotor, e depois de tratar do rodizio, costumo retirar a fita de protecção do travão, e o o-ring. Depois devemos tirar o travão. Atenção ao retirar o travão. O Bull e muitos outros shimanos possuem 6 parafusos. Devem retirar apenas 4, que prendem o travão à base do carreto. Se tiram os 6, abrem todo o travão e vão saltar molas, e nunca mais o conseguem montar. Retirado o travão é normal que o carreto nao trave.



De seguida devem retirar o rolamento de corpo e uma peça redonda metálica, o resto podem deixar, tentando que não "caia" nada do sitio.

De seguida deve-se remover a tampa de baixo, a peça de plastico que se situa perto da mesma, um género de um o-ring que a mesma tem, e passar à tampá lateral. Aqui devem-se remover os 3 parafusos e 1 de cima. Apenas 1. Se retirarem o outro do outro lado, vão tirar as 2 tampas laterais , e devem ficar com algo parecido a isto





De seguida podem limpar tudo com um pincel e WD-40, o melhor que conseguirem, se quiserem fazer esta manutenção light, senão podem optar por desmontar a outra tampa, e retirar a roda de coroa, os rolamentos da manivela, etc...

Aqui eu coloco um pouco de massa de litio, rodo o carreto, coloco mais um pouco, nunca em excesso, e volto a montar tudo... pela ordem inversa. Coloco ainda um pouco de fita no pé do carreto para evitar riscos, e até fica mais "justo" em porta carretos rápidos.



Assim o carreto vai, espero eu, manter-se novo por muitos anos.

Cuidados a ter

Aqui os anos a desmontar carretos levam-me a avisar os mais "novatos", em algumas coisas pois já passei por elas...

- Ver bem a ordem de montar as coisas
- Tenham calma ( para se fazer bem , demora 1h30 )
- Cuidado para não saltarem parafusos para o chão
- Cuidado com o travão, para não o abrirem
- Cuidado com a Rosca do Rotor

De resto com calma qualquer um é capaz de o fazer, e vão ver que a longo prazo compensa. Resta-me dizer que quem tem um carreto topo de gama, poderá desleixar-se mais nas manutenções porque os materiais são outros, mas num carreto mais barato, faz seguramente com que dure anos, em vez de meses.

Outra coisa, um erro comum é muita gente pensar que o WD40 lubrifica, mas não este é bom para limpar. Usem óleo fino para rolamentos, e massa à base de litio para o corpo do carreto.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #1 em: 13:58 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Que espetaculo óh Tiago  ;)
Nelson Peres
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #2 em: 19:16 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Espero não meter os meus carretos na água como me tem acontecido, mas na próxima limpeza vou fazer um video.
Estes exemplos são sempre bons, pois não há nada como sermos autónomos, e eu que o diga o meu primeiro e ultimo carreto que foi para limpar esteve 15 dias e veio pior do o que estava.
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #3 em: 20:25 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

e eu que o diga o meu primeiro e ultimo carreto que foi para limpar esteve 15 dias e veio pior do o que estava.
Então quem o fez é um mau profissional. Não é suposto ser assim...
Nelson Peres
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #4 em: 21:05 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
O Tiago tens de me enviar é a tua morada por mp pá  :)) :))

Obrigado pela partilha
"born to fish forced to work"
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #5 em: 21:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

e eu que o diga o meu primeiro e ultimo carreto que foi para limpar esteve 15 dias e veio pior do o que estava.
Então quem o fez é um mau profissional. Não é suposto ser assim...

NelsonP até é alguém que está no mercado á bastante tempo, por motivos óbvios não o vou divulgar, nem é da minha zona. Pode ter sido um caso isolado, mas algo que a vida me ensinou foi a ser autónomo ao máximo, e garanto-te que o carreto não foi bem limpo, pois ainda verifiquei que tinha resto de areia em certos locais que não foram desmanchados.
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline Pesqueiro Alto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 39
  • Agradecido: 3 vezes
    • Açores
    • Pesqueiro Alto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:52 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #6 em: 23:36 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Muito bom!
Pesqueiro Alto
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #7 em: 07:45 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
3/4 vezes por ano um tratamento desse Tiago ?! Estou como o Costa ;D. Dá-me a tua morada que tratas das minhas sucatas ;)  Querem lá ver que enquanto estas ,infelizmente, no desemprego já te arranjaram aqui um passatempo com algum «retorno» :))
Nelson Peres
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #8 em: 12:09 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
viva

Um espectaculo Tiago

eu actualmente faço mais pesca embarcada do que costeira e a seguir a uma saida faço sempre uma limpeza superficial e de 2 em 2 troco o chicote

limpeza mais profunda faço 1 ou 2 vezes por ano, o meu medo é com as molas, que saltem, é preciso muito cuidado
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #9 em: 12:46 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
O problema de pagar para fazer manutenções foi o que referi noutro tópico...
Não esperem que ao pagarem 5 ou 10€, vos vão desmontar os carretos como nós podemos fazer em casa... daí eu fazer estes posts...

Reparem..

- Tirar o Botão... Abrir o botão, limpar, lubrificar e fechar
- Tirar a Bobine, passar por água doce, deixar secar, e verificar se tem salitre
- Tirar a aranha, e lubrificar o rolamento ( para os que têm )
- Tirar o Rotor e limpar restos de areia
- Tirar a asa de cesto, abrir tudo, limpar e lubrificar a mola, fechar
- Lubrificar o Rodizio e limpar se necessário
- Retirar a tampa lateral
- Retirar Peça a Peça. Limpar, Lubrificar e Fechar

Acreditem que se "gastam" aqui umas horas valentes... talvez 5 horas ou mais.
Agora vejam mesmo que fosse 3.5€ à hora, eram 17.50€, mais 2.5€ para prod. limpeza e massa de litio.

Se não vos levam 20€ pelo menos por uma manutenção bem feita, então é porque algo ficou para trás ;)
Mas se estão a pagar penso que o mínimo é limpar bem a areia toda, abrir a tampa lateral e limpar tudo com desengordurante sem desmontar, lubrificar, fechar, e lubrificar o rodizio e ver se está a rodar bem.. é o minimo por 10€ por exemplo.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Manutenção Light - Shimano BullsEye
« Responder #10 em: 13:43 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Óh Tiago essa ultima parte qualquer um de nós faz. Meus belos 10 euros...Agora o resto, é aceitável o preço. ;)
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [Hoje às 13:29]

Novo carreto Surfcasting por duas [Hoje às 13:10]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]