collapse

Autor Tópico: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins  (Lida 2187 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« em: 11:53 Quinta, 28 de Junho de 2018 »
Bom dia Pessoal gostaria de fazer uma pescaria de alto mar direccionada a estes predadores cuja pesca é permitida por lei.
Alguém me pode dar umas dicas:
Que fio usar em carreto (diametro, quantos metros/marca)?
Anzois Marca/Tamanho?
Que montagens devo fazer?
Pescar ao fundo? Meia água? À superficie?
Iscos a usar
Vivos, mortos, inteiros bocados?
Engodos?
Eu sei que é muita dúvida, mas quem tiver experiência nesta pesca, certamente será fácil dar umas dicas.
Desde já obrigado, fico a aguardar respostas.
Abraços
J.Belo
João Belo
 

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #1 em: 17:05 Quinta, 28 de Junho de 2018 »
Boa tarde J Belo

É de facto muita pergunta..., vamos ver o que se pode fazer.

Épocas:

Nomeadamente a Tintureira / Tubarão Azul, pode capturar-se em qualquer época, sendo o Verão/Outono a altura em que poderá andar mais perto da costa.

Se quiser ter alguma fiabilidade relativamente a locais, em qualquer época, as beiradas das plataformas continentais, principalmente perto de Canhões submarinos, ou em montanhas submarinas isoladas e com alguma dimensão, serão os locais mais indicados para tentar. Isto porque as correntes ascendentes que se criam nesse tipo de fundos, trazem nutrientes à superfície que serão alimento de pequenos peixes e assim sucessivamente até predadores de topo.

Não quero com o acima referido dizer que numa estrutura elevada e importante, no meio da plataforma continental, principalmente nesta época estival, não se consigam boas capturas, principalmente se houver avistamentos anteriores.

Importa referir que as zonas que apontei, nomeadamente as beiradas das plataformas continentais, são também locais onde pode aparecer o Atum, o Espadarte e certamente os gorazes e até chernes.

Bom..., voltando aos Tubarões, pessoalmente acho a tintureira meio desinteressante como luta, já o mesmo não se poderá dizer do Anequim / Mako / Marracho, nomes pelos quais, este primo do Tubarão Branco é conhecido, pois desde saltos fora de água, e por vezes dentro do barco, até outras loucuras tudo pode acontecer, obrigando a cansá-lo bem antes de tentar subi-lo a bordo, se é que é essa a intenção.

Em termos de carne, a tintureira não é grande coisa, já o Anequim, para mim, é melhor que Espadarte.

A pesca:

Fundeio:

- Se for para o limite da plataforma continental, deverá fundear na parte de cima da beirada.
- Se for para alguma zona com estruturas, sem ser perto do local acima, largue o ferro em cima da estrutura e pesque à volta desta.
- Um pouco de aguagem ajuda, mas não será por ausência desta que a coisa não vai acontecer

Há quem pesque à deriva sobre as mesmas zonas, sendo que, pessoalmente, sempre preferi pescar fundeado, tentando atrair os fulanos à base do engodo.

Materiais:

Aqui a coisa pode ser complicada ou simples.

Complicada:

- Carretos de Big Game de 50 a 80lbs, linhas a condizer, normalmente de monofilares de 0,60 para cima, ou como já se faz hoje em dia, bases de multifilar, 300m, ou mais, acrescidas de monofilar, com mais 200 ou 300 metros, com linha dupla no final, à qual se aplicará um lider mais grosso, sendo que, pelas regras da IGFA, a linha dupla em conjunto com o lider não deverão exceder, à volta de 12 metros se não estou em erro, pois há muito não lido com essas pescas. Anzóis 10 / 12 zeros de argola montados em monofilamento de 1,20 até 4mm de diâmetro, se pensar em Atuns ou espadartes; ou, montados em linhas de aço de 200 lbs para tubarões, sendo que na linha de aço será mais difícil que caiam outras espécies, embora possível.

Com o material acima referido consegue tirar tubarões de "qualquer peso", sendo no entanto excessivo mesmo para uma tintureira para aí com 100 kg

Simples:

Pega num carreto normal de bobine fixa, para o grandote (8000 para cima), monofilamento de 0,50 tipo Gorila, ou então, um multi para aí de 0,28 para cima, com uma ponteira de mono para aí de 0,60, com linha dupla, para aí de 4m no final, à qual se juntará através de um destorcedor de barril a condizer, um terminal de aço com 150cm que levará na ponta um anzol 8/0 a 12/0. Para tubarão, 300 a 400 metros chegarão se não aparecer nenhuma besta de 3,5 metros com uns quilos impressionantes.

A cana pode ser uma de spinning pesado ou de corrico ligeiro. Há baratas por aí no mercado ou até pode já ter alguma.

Nós para fazer a linha dupla (linha a que se liga o terminal de aço):

Desde um nó de oito, passando pelo Surgeons Knot, ou até o Bimini Twist, servem. Se pesquisar na net por estes nomes encontra os nós que referi.

Para aplicar o destorcedor na alça da linha dupla pode usar o Offshore Knot, muito fácil de fazer e também na net com este nome.

A linha dupla tem como vantagem tornar mais forte a zona onde se agarra para controlar o peixe à chegada.

Isca:

Sardinha fresca, morta, iscada enfiando o anzol na boca e saindo pela guelra, entrando no lombo e virando para a linha, ou Cavalas, ou Carapaus brancos ou azuis vivos, iscados pelo lombo ou pela zona entre a saída intestinal e a barbatana caudal, com o anzol à vista.
Também pode iscar várias sardinhas penduradas no anzol pelos olhos. Os bichos não são esquisitos.

Monta duas canas a "pescar à bóia", com as baixadas que referi, devidamente iscadas (morto ou vivo), uma com a bóia a 10/15 metros do barco e a baixada a 10/15 metros da superfície; outra, com a bóia a 40 metros do barco e a iscada a 40 metros da superfície.
As medidas e o número de canas são indicativos, pois se tiver 3 canas, pode montar uma outra a 70 / 70 metros da superfície, isto se estiver fundeado na cota nos 100 metros, ou mais profundo. Se estiver da cota dos 80 para cima as medidas iniciais que referi são mais ou menos correctas.

Em alguns dias, com muita aguagem, umas chumbadas agarradas às baixadas, não são inadequadas, tendo de ver no local o que poderá ser melhor em termos de peso.

Como bóia, os balões de festa, cheios, com um nó simples e agarrados com um elástico dos chineses, são uma boa opção. Quando se luta e chegam à cana (que deve ter passadores largos), normalmente rebentam-se, arrancam-se e siga a luta.

Engodo:

Após fundeio, o ideal seria termos vísceras de peixes esmagadas, com fartura, e, antes de montarmos as canas atirar esse caldo todo para dentro de água, iniciando de imediato o processo de "chamamento".

Quando as canas estiverem montadas, com iscas na água, e a mancha de engodo inicial a desaparecer, então começará o processo de engodo com sardinha, de preferência, congelada, velha, barata, em pequenos troços, continuamente atirada para água de modo a que quando o último pedaço começar a desaparecer, atiramos outro.

As embraigens, no caso do tubarão, deverão estar completamente abertas, sendo normal sentir vários toques, até que a linha começa a ser levada à bruta, sendo só nesta altura que apertamos a embraigem e ferramos. O tubarão ajeita a comida antes de a engolir, sendo que se tentamos ferrar aos primeiros toques tiramos-lhe a isca da boca.

É uma pesca gira, por vezes de muita paciência.

Pessoalmente, deixei de a fazer, por achar que os tubarões já têm muito com que se preocupar. Para além disso, tanto capturei alguns maiores como muitos pequenos que libertava, ferindo-os normalmente, o que me chateava. Não entenda como crítica, antes, como opção pessoal.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 17:08 Quinta, 28 de Junho de 2018 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #2 em: 08:27 Sexta, 29 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde J Belo

É de facto muita pergunta..., vamos ver o que se pode fazer.

Épocas:

Nomeadamente a Tintureira / Tubarão Azul, pode capturar-se em qualquer época, sendo o Verão/Outono a altura em que poderá andar mais perto da costa.

Se quiser ter alguma fiabilidade relativamente a locais, em qualquer época, as beiradas das plataformas continentais, principalmente perto de Canhões submarinos, ou em montanhas submarinas isoladas e com alguma dimensão, serão os locais mais indicados para tentar. Isto porque as correntes ascendentes que se criam nesse tipo de fundos, trazem nutrientes à superfície que serão alimento de pequenos peixes e assim sucessivamente até predadores de topo.

Não quero com o acima referido dizer que numa estrutura elevada e importante, no meio da plataforma continental, principalmente nesta época estival, não se consigam boas capturas, principalmente se houver avistamentos anteriores.

Importa referir que as zonas que apontei, nomeadamente as beiradas das plataformas continentais, são também locais onde pode aparecer o Atum, o Espadarte e certamente os gorazes e até chernes.

Bom..., voltando aos Tubarões, pessoalmente acho a tintureira meio desinteressante como luta, já o mesmo não se poderá dizer do Anequim / Mako / Marracho, nomes pelos quais, este primo do Tubarão Branco é conhecido, pois desde saltos fora de água, e por vezes dentro do barco, até outras loucuras tudo pode acontecer, obrigando a cansá-lo bem antes de tentar subi-lo a bordo, se é que é essa a intenção.

Em termos de carne, a tintureira não é grande coisa, já o Anequim, para mim, é melhor que Espadarte.

A pesca:

Fundeio:

- Se for para o limite da plataforma continental, deverá fundear na parte de cima da beirada.
- Se for para alguma zona com estruturas, sem ser perto do local acima, largue o ferro em cima da estrutura e pesque à volta desta.
- Um pouco de aguagem ajuda, mas não será por ausência desta que a coisa não vai acontecer

Há quem pesque à deriva sobre as mesmas zonas, sendo que, pessoalmente, sempre preferi pescar fundeado, tentando atrair os fulanos à base do engodo.

Materiais:

Aqui a coisa pode ser complicada ou simples.

Complicada:

- Carretos de Big Game de 50 a 80lbs, linhas a condizer, normalmente de monofilares de 0,60 para cima, ou como já se faz hoje em dia, bases de multifilar, 300m, ou mais, acrescidas de monofilar, com mais 200 ou 300 metros, com linha dupla no final, à qual se aplicará um lider mais grosso, sendo que, pelas regras da IGFA, a linha dupla em conjunto com o lider não deverão exceder, à volta de 12 metros se não estou em erro, pois há muito não lido com essas pescas. Anzóis 10 / 12 zeros de argola montados em monofilamento de 1,20 até 4mm de diâmetro, se pensar em Atuns ou espadartes; ou, montados em linhas de aço de 200 lbs para tubarões, sendo que na linha de aço será mais difícil que caiam outras espécies, embora possível.

Com o material acima referido consegue tirar tubarões de "qualquer peso", sendo no entanto excessivo mesmo para uma tintureira para aí com 100 kg

Simples:

Pega num carreto normal de bobine fixa, para o grandote (8000 para cima), monofilamento de 0,50 tipo Gorila, ou então, um multi para aí de 0,28 para cima, com uma ponteira de mono para aí de 0,60, com linha dupla, para aí de 4m no final, à qual se juntará através de um destorcedor de barril a condizer, um terminal de aço com 150cm que levará na ponta um anzol 8/0 a 12/0. Para tubarão, 300 a 400 metros chegarão se não aparecer nenhuma besta de 3,5 metros com uns quilos impressionantes.

A cana pode ser uma de spinning pesado ou de corrico ligeiro. Há baratas por aí no mercado ou até pode já ter alguma.

Nós para fazer a linha dupla (linha a que se liga o terminal de aço):

Desde um nó de oito, passando pelo Surgeons Knot, ou até o Bimini Twist, servem. Se pesquisar na net por estes nomes encontra os nós que referi.

Para aplicar o destorcedor na alça da linha dupla pode usar o Offshore Knot, muito fácil de fazer e também na net com este nome.

A linha dupla tem como vantagem tornar mais forte a zona onde se agarra para controlar o peixe à chegada.

Isca:

Sardinha fresca, morta, iscada enfiando o anzol na boca e saindo pela guelra, entrando no lombo e virando para a linha, ou Cavalas, ou Carapaus brancos ou azuis vivos, iscados pelo lombo ou pela zona entre a saída intestinal e a barbatana caudal, com o anzol à vista.
Também pode iscar várias sardinhas penduradas no anzol pelos olhos. Os bichos não são esquisitos.

Monta duas canas a "pescar à bóia", com as baixadas que referi, devidamente iscadas (morto ou vivo), uma com a bóia a 10/15 metros do barco e a baixada a 10/15 metros da superfície; outra, com a bóia a 40 metros do barco e a iscada a 40 metros da superfície.
As medidas e o número de canas são indicativos, pois se tiver 3 canas, pode montar uma outra a 70 / 70 metros da superfície, isto se estiver fundeado na cota nos 100 metros, ou mais profundo. Se estiver da cota dos 80 para cima as medidas iniciais que referi são mais ou menos correctas.

Em alguns dias, com muita aguagem, umas chumbadas agarradas às baixadas, não são inadequadas, tendo de ver no local o que poderá ser melhor em termos de peso.

Como bóia, os balões de festa, cheios, com um nó simples e agarrados com um elástico dos chineses, são uma boa opção. Quando se luta e chegam à cana (que deve ter passadores largos), normalmente rebentam-se, arrancam-se e siga a luta.

Engodo:

Após fundeio, o ideal seria termos vísceras de peixes esmagadas, com fartura, e, antes de montarmos as canas atirar esse caldo todo para dentro de água, iniciando de imediato o processo de "chamamento".

Quando as canas estiverem montadas, com iscas na água, e a mancha de engodo inicial a desaparecer, então começará o processo de engodo com sardinha, de preferência, congelada, velha, barata, em pequenos troços, continuamente atirada para água de modo a que quando o último pedaço começar a desaparecer, atiramos outro.

As embraigens, no caso do tubarão, deverão estar completamente abertas, sendo normal sentir vários toques, até que a linha começa a ser levada à bruta, sendo só nesta altura que apertamos a embraigem e ferramos. O tubarão ajeita a comida antes de a engolir, sendo que se tentamos ferrar aos primeiros toques tiramos-lhe a isca da boca.

É uma pesca gira, por vezes de muita paciência.

Pessoalmente, deixei de a fazer, por achar que os tubarões já têm muito com que se preocupar. Para além disso, tanto capturei alguns maiores como muitos pequenos que libertava, ferindo-os normalmente, o que me chateava. Não entenda como crítica, antes, como opção pessoal.

Cumprimentos

Ernesto


Obrigado Ernesto, pela ajuda e ideias que me deu 5 *****.

Outra coisa, depois de consultar a legislação, o que encontrei, já tem uns anos, fiquei com outra dúvida, esta legal, podem-se capturar, transportar, desembarcar essas espécies (Tubarão azul e mako)? Sei que para ambos a medida é 1,5m certo? Mas só vejo falar em concursos/provas de pesca desportiva?? Obrigado. Um abraço. João Belo
João Belo
 

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #3 em: 10:15 Sexta, 29 de Junho de 2018 »
Bom dia João Belo

Relativamente às questões legais, penso que estão tratadas no Art. 13.º, da Portaria 14 / 2014 de 23 de Janeiro, e no seu Anexo II, que pode consultar aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Segundo esta leitura, tanto a Tintureira como o Anequim, podem ser capturados e descarregados particularmente, desde que tenham mais de 1,5m e na quantidade de 1 por dia.

O n.º 2, do art. 13.º, permite a descarga de exemplares abaixo da medida, em situação de competição desportiva, o que acho meio estranho, e não concordo, mas é o que me parece estar escrito.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 10:23 Sexta, 29 de Junho de 2018 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #4 em: 11:06 Sexta, 29 de Junho de 2018 »
Embora tenha colocado o agradecimento na magnifica aula prestada pelo Ernesto Lima, enalteço a dedicação colocada na construção do texto e na tentativa de ser claro e ajudar. Um Senhor. Obrigado ernesto
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima, J.Belo

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #5 em: 13:21 Sexta, 29 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia João Belo

Relativamente às questões legais, penso que estão tratadas no Art. 13.º, da Portaria 14 / 2014 de 23 de Janeiro, e no seu Anexo II, que pode consultar aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Segundo esta leitura, tanto a Tintureira como o Anequim, podem ser capturados e descarregados particularmente, desde que tenham mais de 1,5m e na quantidade de 1 por dia.

O n.º 2, do art. 13.º, permite a descarga de exemplares abaixo da medida, em situação de competição desportiva, o que acho meio estranho, e não concordo, mas é o que me parece estar escrito.

Cumprimentos

Ernesto

Ernesto, muito obrigado, está cá tudo sim.
Assim posso ir ter essa experiência descansado.
Desde já enalteço a maneira dedicada e concisa em como me prestou estes esclarecimentos, e mais
uma vez agradeço pelo tempo e trabalho que lhe dei.
Um grande abraço e tudo a correr bem. Sem dúvida que os intervenientes deste site são 5*****.
João Belo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #6 em: 21:11 Sexta, 29 de Junho de 2018 »
Excelente explicação Ernesto, como já nos habituou. Obrigado!

Obrigado também J.Belo por ter colocado a questão.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #7 em: 12:20 Quarta, 12 de Setembro de 2018 »
Boa tarde Ernesto, tentei uma pescaria específica aos tubarões, mas os convidados principais... Nem vê-los! Coisas da pesca... Mas vou tentar novamente, e agora no local foram avistados alguns no final da semana passada, vamos ver quando poderei ir.

Uma pergunta, será que juntando ao engodo, sangue (de porco), trará alguma vantagem ao processo, uma vez que os tubarões são atraídos pelo sangue, e é legal??

Em relação ao que já falámos, numero máximo legal de anzóis a utilizar na pesca embarcada, o que eu descobri na legislação, foi o O D.L. 246/2000, no artigo 9º, que foi alterado pelo D.L. nº 101/2013, no mesmo artigo 9º, que diz"... na pesca lúdica embarcada só podem ser exercidas com linhas, não podendo cada praticante operar com mais de 3 linhas e mais de 9 anzóis,..."
Por esta última alteração, interpreto, que posso pescar com até 9 anzóis, numa só linha certo?

Será que existe alguma legislação mais actualizada? 

Desde já o meu obrigado.

Abraço

João Belo
João Belo
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #8 em: 13:21 Quarta, 12 de Setembro de 2018 »
Boas

Efectivamente essa é a lei que persiste.
Pode-se pescar com 9 anzóis distribuídos como entendermos, ou seja, podem ser todas na mesma linha ou distribuídos pelo máximo de 3 linhas. :fixe:

Quanto ao engodo com sangue de porco, não me lembro de alguma vez ter lido algo que proíba, quanto à efectividade e, apesar de não ter experiência própria no assunto, não creio que tenha mais intensidade nos odores que engodo de sardinha... podem é ter vantagem na quantidade que se aplica na água!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline foquinha

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 18 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:59 Segunda, 25 de Janeiro de 2016
Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #9 em: 13:54 Quarta, 12 de Setembro de 2018 »
ainda no sábado passado ali para os lados da ericeira, os meninos (tintureiras) apareceram sem serem convidados e o resultado final foi desastroso para os pescadores. Peixe 1= pescadores 0
 

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #10 em: 15:19 Quarta, 12 de Setembro de 2018 »
Se durante esta semana, e até dia 24, os Amigos avistarem tintureiras e afins, nas zonas de Setúbal/Sesimbra, e se me poderem facultar a posição de GPS/pesqueiro e a fundura desse pesqueiro, eu ficaria muito grato, pode ser que possa existir plano B, uma vez que plano A, já tenho. Obrigado, abraços e boas pescarias!  :)
João Belo
 

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #11 em: 14:09 Quinta, 13 de Setembro de 2018 »
Boa tarde João Belo.

Sobre não terem aparecido, é possível, mesmo nos locais que achamos mais adequados. Podem estar noutros, o engodo pode não ir na direcção certa..., um monte de hipóteses.

Sobre o sangue de porco ou boi, pelo que sei, não é permitido utilizar em competições (IGFA), mas também não tenho conhecimento que seja ilegal. Mas posso dizer-lhe que pode ser bastante efectivo.

Sobre a lei, é como diz o Roberto Vicente..., pode pescar com uma única linha com 9 anzóis, ou com canas e/ou ou linhas de mão, num total de 3, com um máximo de 9 anzóis por elas distribuídos.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Re: Pesca Tubarão azul/Tintureira e outros afins
« Responder #12 em: 09:53 Sexta, 14 de Setembro de 2018 »
Mais uma vez muito obrigado Ernesto, um abraço para si, e para todos do PESQUEIRO  :)
João Belo