collapse

Autor Tópico: Confusão geral  (Lida 1421 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline EmanuelC

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:03 Terça, 26 de Junho de 2018
Confusão geral
« em: 20:09 Terça, 26 de Junho de 2018 »
Ora bem,aqui vão as primeiras dúvidas. Espero estar no sítio certo, se não estiver, digam alguma coisa.
Como disse no tópico de apresentação, gosto muito de pesca desportiva,mas devido à minha profissão, tenho andado afastado deste hobby.
Actualmente tenho muito pouco equipamento, que se resume a duas pequenas canas de duas partes em fibra de vidro, de 2m e 1,5m, e respectivos carrectos, e depois alguns acessórios, tipo anzóis, amostras, destorcedores, chumbos, boias, uma ou duas bobines de fio de pesca e pouco mais, ou seja, tudo muito básico.
Gostaria de adquirir equipamento como se nada tivesse.
Mas aqui começam os problemas. Como tenho estado afastado, vejo muitos tipos de pesca diferente, e não tenho bem presente em qual me enquadro. Dito de uma forma geral, eu pesco essencialmente em rios, barragens e pequenos riachos.
Para poder adquirir material, tenho a Decathlon muito perto, mas estou um pouco confuso no que adquirir e o que será essencial ter, numa primeira fase.
Será que podem ajudar um novato?
Obrigado
Emanuel
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Confusão geral
« Responder #1 em: 21:09 Terça, 26 de Junho de 2018 »
Olá
Antes de mais gostaria de dizer que sou um novato por isso haverá certamente opiniões mais relevantes que a minha..
Tendo em conta que parece ter pouco tempo para pescar julgo ser importante definir onde poderá pescar com mais frequência.. se há coisa que aprendi é que no inicio é importante ir varias vezes à pesca..
eu tive a sorte de ter uns amigos com quem fui varias vezes à pesca ao pontão no molho leste. Podia optar por pescar ao fundo ou à boia. Escolhi investir em pescar à boia..
depois de escolher que tipo de pesca vai fazer ai sim deve pensar no material.. neste aspecto, existem colegas aqui no fórum que o podem aconselhar melhor que eu..

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EmanuelC

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Confusão geral
« Responder #2 em: 21:46 Terça, 26 de Junho de 2018 »
Boas . O pereira tem razão. Primeiro tens que ver que tipo de pesca queres fazer. Podes experimentar surfcasting, bóia , spining. Inglesa., existe muitos estilos ,tens que escolher  aquele  que mais gostas e que melhor se adapta  a ti. Depois sim é investir nesse estilo,depois cá estamos nós para te ajudar nas duvidas que tenhas.Um abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EmanuelC

Offline EmanuelC

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:03 Terça, 26 de Junho de 2018
Re: Confusão geral
« Responder #3 em: 00:31 Quarta, 27 de Junho de 2018 »
Obrigado por ajudarem pessoal.
Estou um pouco confuso realmente, principalmente com estes termos. Surfcasting é o quê? Pescar a partir da praia? Spining? É pescar com amostra?
É aqui que eu começo a patinar. A maioria das vezes eu pesco em riachos, que por norma têm margens com bastante vegetação e o peixe principal é o escalo. Mas também pesco no rio Douro, junto a uma barragem, por isso, pescar com bóia, tem mesmo de ser. Outro sítio onde vou começar a pescar, é no recentemente formado lago, da barragem do baixo Sabor, em Tras os Montes. As espécies que parece que se pesca com mais frequència aqui, são o Achigã e o Lúcio.Às vezes também vou para um lago artificial para captação de àgua potável, em que as espécies existentes são os Pimpões e a Truta do Lago.
Por isso, não sei exactamente em que estilo poderei estar inserido, mas gostaria de comprar um equipamento tipo todo o terreno para estes tipos de situações.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Confusão geral
« Responder #4 em: 07:05 Quarta, 27 de Junho de 2018 »
Para pescar ao achegã e aos lucios (predadores) vais pescar com amostra (spining).
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EmanuelC

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Confusão geral
« Responder #5 em: 09:40 Quarta, 27 de Junho de 2018 »
O melhor mesmo era teres alguém da tua zona para combinarem uma pesca juntos, e que te possa emprestar algum material.
Os locais de pesca que falas não conheço, mas as espécies de peixes mencionados são capturados por diferentes tipos de pesca.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EmanuelC

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]