collapse

Autor Tópico: Seguranca na pesca  (Lida 965 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Seguranca na pesca
« em: 23:12 Domingo, 24 de Junho de 2018 »
Isto de sguranca é um assunto que pelo que eu vejo o pessoal não liga até um dia. Hoje em dia todos nós  e os nossos familiares tem telemóveis. E todos os telemóveis hoje em dia tem GPS  Pois bem. Há uma coisa muito simples de fazer.Quando sairem de casa digam hás vossas esposas ou quem coabita com vocês, que quando chegarem ao local,aonde vão ficar há pesca,que lhe vão telefonar e deixar o tmn,tocar 2a 3 vezes(ATENCAO QUE OS GPS TEM QUE ESTAR AMBOS LIGADOS e FICAR LIGADOS).Isto para quê? Porque em caso de acidente as equipes de secorro  através da ultima emissão do sinal GPS saberem aonde vocês estão . Estou a mencionar isto só agora porque cada vez há mais pessoal a pescar em sitios mais perigosos ,como falésias, e tambem pescar muito junto ao mar. Não se esqueçam que a seguranca comeca em nós
 Um abraço e boas pescarias
 
Peço desculpa aos gestores de colocar este tema nas apresentações .A colocacao aqui teve a ver com pouca acessibilidade,  que teve no topico onde estava inserido,e como é um assunto de interesse geral resolvi colocá-lo aqui.Espero que compreendam a minha atitude.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes, AnaCG

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Seguranca na pesca
« Responder #1 em: 04:12 Segunda, 25 de Junho de 2018 »
Companheiro, muito obrigado por tão importante dica, na verdade a segurança começa sempre em nós, o pessoal é q acha que o q de mal acontece é sempre aos outros! E esses procedimentos afinal tão simples podem salvar vidas, podem ser a diferença entre ser socorrido a tempo ou morrer solitário no mar por hipotermia, por exemplo arrastado por exemplo por uma onda inesperada ou "cavaleira", pois no meu caso nunca pesco em falésias, surfcasting for EVER! Abraço, mais uma vez obrigado e saudações desportivas. Ah, e por favor, divulguem!
Fisherman
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Seguranca na pesca
« Responder #2 em: 07:52 Segunda, 25 de Junho de 2018 »
Olá António, a pedido de vários foristas foi criada uma secção própria a respeito da segurança na pesca e reparei que o António abriu lá o mesmo tópico, não faz sentido abrir um igual nas apresentações, é dispersar e desorganizar informação embora seja bastante compreensivel a preocupação em relação ao tópico. Vou mudar o tópico para a secção correta.
Nelson Peres
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Seguranca na pesca
« Responder #3 em: 08:48 Segunda, 25 de Junho de 2018 »
António obrigado pela lembrança . Realmente uma coisa tão simples e por vezes não nos lembramos de o fazer. Até mesmo em viagem nos pode acontecer algo,.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Seguranca na pesca
« Responder #4 em: 11:35 Segunda, 25 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá António, a pedido de vários foristas foi criada uma secção própria a respeito da segurança na pesca e reparei que o António abriu lá o mesmo tópico, não faz sentido abrir um igual nas apresentações, é dispersar e desorganizar informação embora seja bastante compreensivel a preocupação em relação ao tópico. Vou mudar o tópico para a secção correta.

O António tinha aberto erradamente no "Pesqueiro em Discussão" e fui eu que movi para a secção apropriada de "Segurança na Pesca". Não reparei que tinha sido criado o tópico em duplicado noutra secção, senão tinha apagado diretamente um deles. Não se devem criar tópicos duplicados, são desnecessários e só criam confusão com respostas repartidas entre eles.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Seguranca na pesca
« Responder #5 em: 14:18 Quarta, 10 de Abril de 2019 »
O reabrir deste tópico é apenas para não deixar cai no esquecimento que, em primeiro lugar, deve estar sempre a nossa segurança. Nenhum peixe vale uma vida, nem tão pouco vale o risco de por a vida ou a segurança em perigo.

As noticias que nos vão chegando aqui, são quase sempre de mortes, queda de falésias ou alguma embarcação que naufragou. Mas diversas histórias vão nos caindo, aqui e ali, de caso que não acabaram em morte mas que deixaram consequências nos pescadores.  Há pouco tempo li numa rede social o relato de um pescador, talvez conhecimdo de alguns daqui, o Luis Lima que se safou da morte após uma queda na agua.

Neste fim de semana um amigo meu, já no regresso da pesca, caiu de uma altura de uns 2/3 metros. Não sei ainda como aquilo aconteceu, mas já depois de tudo arrumado e de vir no caminho com um outro nosso amigo tambem, o da frente olhou para tras e estranhou o João nunca mais aparecer. Voltou atras e o João estava caido nas rochas mais abaixo.

Se rede no local, em Aljezur. Um valente buraco na cabeça, o João estava desmaiado. Depois de recuperar os sentidos não se mexia. Estava muito vento, chovia um pouco.

Neste momento o João, está a respirar com a ajuda de uma máquina, fez uma fratura na coluna que lhe atingiu tambem o diafragma. Espero que volte a respirar sem ajuda da máquina, as hipoteses de não ficar paraplégico são remotas.

Não precisa ser na propria acção de pesca, pesqueiro de dificil acesso ou de piso irregulares, junto ao mar podem ser muito graves, várias vezes fatais.

Cuidado malta, há coisas que acontecem mesmo com todo o cuidado. O João é um gajo cuidadoso, não arrisca, gosta de pescar mas nunca fez uma loucura. Para ficar com a vida destruida não foi preciso arriscar !

Para mim foi mais um alerta. Eu gosto e prefiro pescar na praia, as vezes vou as rochas, não gosto muito mas vou. Um pé em falso e..... não há hipotese.

O João, infelizmente, pagou um preço demasiado caro. Que dê a volta por cima de toda as previsões e que recupere.

Quanto a nós, cuidem-se !! A nossa segurança em primeiro lugar.

Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AnaCG

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Seguranca na pesca
« Responder #6 em: 14:40 Quarta, 10 de Abril de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O reabrir deste tópico é apenas para não deixar cai no esquecimento que, em primeiro lugar, deve estar sempre a nossa segurança. Nenhum peixe vale uma vida, nem tão pouco vale o risco de por a vida ou a segurança em perigo.

As noticias que nos vão chegando aqui, são quase sempre de mortes, queda de falésias ou alguma embarcação que naufragou. Mas diversas histórias vão nos caindo, aqui e ali, de caso que não acabaram em morte mas que deixaram consequências nos pescadores.  Há pouco tempo li numa rede social o relato de um pescador, talvez conhecimdo de alguns daqui, o Luis Lima que se safou da morte após uma queda na agua.

Neste fim de semana um amigo meu, já no regresso da pesca, caiu de uma altura de uns 2/3 metros. Não sei ainda como aquilo aconteceu, mas já depois de tudo arrumado e de vir no caminho com um outro nosso amigo tambem, o da frente olhou para tras e estranhou o João nunca mais aparecer. Voltou atras e o João estava caido nas rochas mais abaixo.

Se rede no local, em Aljezur. Um valente buraco na cabeça, o João estava desmaiado. Depois de recuperar os sentidos não se mexia. Estava muito vento, chovia um pouco.

Neste momento o João, está a respirar com a ajuda de uma máquina, fez uma fratura na coluna que lhe atingiu tambem o diafragma. Espero que volte a respirar sem ajuda da máquina, as hipoteses de não ficar paraplégico são remotas.

Não precisa ser na propria acção de pesca, pesqueiro de dificil acesso ou de piso irregulares, junto ao mar podem ser muito graves, várias vezes fatais.

Cuidado malta, há coisas que acontecem mesmo com todo o cuidado. O João é um gajo cuidadoso, não arrisca, gosta de pescar mas nunca fez uma loucura. Para ficar com a vida destruida não foi preciso arriscar !

Para mim foi mais um alerta. Eu gosto e prefiro pescar na praia, as vezes vou as rochas, não gosto muito mas vou. Um pé em falso e..... não há hipotese.

O João, infelizmente, pagou um preço demasiado caro. Que dê a volta por cima de toda as previsões e que recupere.

Quanto a nós, cuidem-se !! A nossa segurança em primeiro lugar.

Tens razão Nelson, quando menos uma pessoa espera elas acontecem. Desejos as melhoras do teu amigo  e de todos aqueles que num momento de lazer , se tenham lesionado. Por vezes por muita segurança que nós tenhamos parece que o diabo nos atenta. Espero que tudo corra bem
« Última modificação: 14:42 Quarta, 10 de Abril de 2019 por antoniopereira »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Seguranca na pesca
« Responder #7 em: 15:40 Quarta, 10 de Abril de 2019 »
Como em tudo na vida o melhor é  a prevenção  eu já  caí  ao mar numa pesca embarcada  (tenho colete mas a preguiça falou mais alto e não coloquei o colete) a minha mais valia foi saber nadar  quando caí foi calçado  vestido enfim....
Prevenção acima de tudo


cumpts



Manuel Matos
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Seguranca na pesca
« Responder #8 em: 16:34 Quarta, 10 de Abril de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O reabrir deste tópico é apenas para não deixar cai no esquecimento que, em primeiro lugar, deve estar sempre a nossa segurança. Nenhum peixe vale uma vida, nem tão pouco vale o risco de por a vida ou a segurança em perigo.

As noticias que nos vão chegando aqui, são quase sempre de mortes, queda de falésias ou alguma embarcação que naufragou. Mas diversas histórias vão nos caindo, aqui e ali, de caso que não acabaram em morte mas que deixaram consequências nos pescadores.  Há pouco tempo li numa rede social o relato de um pescador, talvez conhecimdo de alguns daqui, o Luis Lima que se safou da morte após uma queda na agua.

Neste fim de semana um amigo meu, já no regresso da pesca, caiu de uma altura de uns 2/3 metros. Não sei ainda como aquilo aconteceu, mas já depois de tudo arrumado e de vir no caminho com um outro nosso amigo tambem, o da frente olhou para tras e estranhou o João nunca mais aparecer. Voltou atras e o João estava caido nas rochas mais abaixo.

Se rede no local, em Aljezur. Um valente buraco na cabeça, o João estava desmaiado. Depois de recuperar os sentidos não se mexia. Estava muito vento, chovia um pouco.

Neste momento o João, está a respirar com a ajuda de uma máquina, fez uma fratura na coluna que lhe atingiu tambem o diafragma. Espero que volte a respirar sem ajuda da máquina, as hipoteses de não ficar paraplégico são remotas.

Não precisa ser na propria acção de pesca, pesqueiro de dificil acesso ou de piso irregulares, junto ao mar podem ser muito graves, várias vezes fatais.

Cuidado malta, há coisas que acontecem mesmo com todo o cuidado. O João é um gajo cuidadoso, não arrisca, gosta de pescar mas nunca fez uma loucura. Para ficar com a vida destruida não foi preciso arriscar !

Para mim foi mais um alerta. Eu gosto e prefiro pescar na praia, as vezes vou as rochas, não gosto muito mas vou. Um pé em falso e..... não há hipotese.

O João, infelizmente, pagou um preço demasiado caro. Que dê a volta por cima de toda as previsões e que recupere.

Quanto a nós, cuidem-se !! A nossa segurança em primeiro lugar.



As melhoras ao João, e que tudo corra pelo melhor.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Seguranca na pesca
« Responder #9 em: 22:36 Quarta, 10 de Abril de 2019 »
Espero que as melhoras sejam efectivas.
Nestas coisas o destino é que manda e se realmente era um companheiro que até tinha a segurança como parceira só prova que ninguém está livre de qualquer acontecimento.
No mar , agora e sempre, há que ter cuidados redobrados.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Seguranca na pesca
« Responder #10 em: 08:59 Quinta, 11 de Abril de 2019 »
Nelson vai dando novidades desse teu amigo. Peço a Deus que tudo corra pelo melhor. Fico incomodado com noticias destas. Todo o cuidado é pouco.
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]