collapse

Autor Tópico: Embarcada no estuario do Sado  (Lida 9020 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #15 em: 16:40 Quinta, 03 de Outubro de 2019 »
Mestre Ernesto sempre a brincar com valiosíssima informação e partilha de conhecimento. Não que faça embarcada, muito menos em embarcação própria, mas não posso deixar de agradecer estes gestos da sua parte.
Obrigado
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Ernesto Lima

Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #16 em: 16:52 Quinta, 03 de Outubro de 2019 »
Não sabia se encontrava as imagens, por isso pensei que ia levar mais tempo..

Afinal estavam guardadas e fáceis de encontrar. Foi só copiar e colar.

Procurem, encontrem..., e que tudo corra pelo melhor.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #17 em: 15:02 Terça, 08 de Outubro de 2019 »
Caro Mestre Ernesto, espero que se encontre bem e com maior disponibilidade para as pescarias.

Na verdade, fui no dia 4 buscar em Setúbal um hobie Revolution 13 (a pedais e vela, com maior autonomia e conforto).
Contava pagar 30 euritos pela mudança do registo e passar o dia a pescar no Sado, como fiz quando fui buscar o Ocean há uns anitos atrás.
Enganei-me redondamente. Gastei 84,60€ já com a taxa de urgência, e como o registo é novo tenho que esperar em casa (sentado) sem puder usar o kayak antes que cheguem os documentos.
Valeu-me a simpatia da Sra Sandra da Capitania de Setúbal, sempre impecável.

Já copiei os conteúdos para um documento para não perder a informação novamente.

Reforço os meus agradecimentos, o seu contributo, como vê é importante :)

Receba um abraço, Paulo
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #18 em: 19:55 Terça, 08 de Outubro de 2019 »
Boas Paulo.  Então  não  foste  aos chocos? O Mestre Ernesto é  aquela  máquina.  Ele não  gosta  que eu o apelide de grande mestre  mas para mim é  o grande mestre Ernesto Lima
« Última modificação: 19:58 Terça, 08 de Outubro de 2019 por antoniopereira »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #19 em: 21:57 Terça, 08 de Outubro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Paulo.  Então  não  foste  aos chocos? O Mestre Ernesto é  aquela  máquina.  Ele não  gosta  que eu o apelide de grande mestre  mas para mim é  o grande mestre Ernesto Lima
Olá António Pereira, como vai essa saúde?

As espetativas eram grandes. A caminho da Capitania não sabia se ía aos chocos, às douradas ou aos robalos.
Por fim estava decidido a comprar os canivetes na casa Pita (ou ao lado) e fazer uma espera às douradas. pelo caminho fazia um pouco de trolling aos robalos.
Não estava à espera de ficar sem qq documento que me permitisse pescar com um kayak vistoriado que tinha acabado de comprar ... enfim parece que pioramos em muitos aspetos em vez de melhorar a burocracia. Parece mais uma decisão de um iluminado.
Agora dão-me um novo registo, depois na Figueira da Foz necessito de outro ... foi para evitar isso que fui a Setúbal.

Entretanto já dei umas voltas e estou feliz (muito) com a aquisição. anda realmente rápido, tenho autonomia para usar as mãos ... estou muito feliz com a aquisição. Vamos ver se posso ir ao Cabo Mondego neste fds.

O mestre Ernesto é um homem de grande sabedoria e que a destila à medida! Em vez de dizer onde está a banca, vai avisando que a pesca tem "porras" é necessário espírito critico e muito juizinho!!! Nós temos espaço para provarmos que sabemos o que estamos a fazer e a desfrutar o próprio sucesso (ou a aprender com os erros).

Receba um abraço!
(agora já tenho dois kayaks, se quiser acompanhar)
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline PedroBrito1991

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Segunda, 16 de Setembro de 2019
Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #20 em: 10:53 Quarta, 03 de Fevereiro de 2021 »
Bom dia pessoal, desenterrando este tópico, quais as canas indicadas para fazer a pesca á dourada dentro do rio?
 

Offline Ernesto Lima

Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #21 em: 12:12 Quarta, 03 de Fevereiro de 2021 »
Bom dia Pedro Brito.

Sinceramente não sei bem o que o Pessoal anda a usar e é uma pesca que não faço há uns anos largos, mas atendendo a que se pesca pouco fundo e tem de se lançar para afastar as iscas do barco, penso que as canas de embarcada e canas de spinning ligeiro / médio serão boas apostas. Não vejo necessidade de usar canas muito específicas.

Penso ainda não haver necessidade de pescar com canas maiores que 3,00m.

Na altura em que pescava (+/- 24 anos), pescava com canas de 2,40, tipo spinning, mas pescava com anelídeos, e elas abocavam à bruta. Nem era necessário estar com a cana na mão. Agora, com longueirão inteiro, é natural que se necessite de alguma sensibilidade para sentir os primeiros toques, pelo que as canas que indiquei parecem-me bem.

Entretanto, pode ser que apareça para aí alguém que agora faça essa pesca e melhor o aconselhe.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline davidferraria

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 1 vezes
  • No forno é que o peixe está bem....
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:12 Terça, 22 de Dezembro de 2015
Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #22 em: 23:17 Domingo, 15 de Agosto de 2021 »
Muito boa noite Mestre Ernesto Lima.

Muito obrigado por partilhar o seu conhecimento.

Sou novo nestas andanças.

Gostava de saber quais são os melhores meses para ir apanhar umas douradas no sado.

Eu tenho uma embarcação de Classe 5, sabe-me dizer umas coordenadas de uns pesqueiros para ir fazer um pica pica em Setubal.

Muito obrigado.

Cumprimentos
 
A pesca é uma arte magnífica...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Ernesto Lima

Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #23 em: 12:27 Quarta, 18 de Agosto de 2021 »
Bom dia David Ferraria.

Desculpe só agora responder, mas tenho andado fora do PC e longe das nets.

Antes de mais, importa relembrar que, embora tenha iniciado as minhas pescas em Setúbal e embora cá viva, já não pesco em Setúbal há mais de 20 anos, por tal o que sei é antigo ou derivado de conversa de cotovelo entre amigos de cá.

Posto isto e relativamente aos melhores meses para pescar Douradas no Rio, costumam ser os meses de Verão e Outono, antes das primeiras chuvas e nos tipos de fundo que identifiquei neste post.

Sobre coordenadas para pica-pica, tenho muitas, mas tendo em conta a área da classe 5, a coisa complica-se um pouco. Isto porque não tenho bem certo se consegue pescar fora da restinga, na costa de Tróia. Já na Costa da Arrábida, no período de verão e fora da zona de reserva assinalada, pode pescar, mas aí não tenho marcas, antes conheço alguns fundos que passarei a identificar.

Na Barra, a Sul do Farol de entrada de estibordo, com o afastamento legal deste, se sondar do rio para fora, vai verificar que os fundos caem dos 9/12m para os 56/60. Neste caso, com a maré a vazar, larga o ferro nos 9/12m e dá cabo para pescar nos 56/60m. Quando a maré virar, levanta ferro, larga-o nos 60 e tal e dá cabo para pescar no fim da parede desta cetomba. Os Besugos são a principal captura que aqui se consegue ao pica-pica.

Na Costa da Arrábida, onde possa legalmente pescar, sonde da costa para fora (Sul), quando encontrar quedas e alguma marcação, fundeie de modo a pescar na base das quedas, certamente terá peixe para capturar.

Na Costa de Tróia, se puder lá pescar, tenho várias marcas que lhe posso facultar, mas não sei se a classe 5 lhe permite pescar nessas zonas, embora sejam as primeiras pedras a seguir à restinga (cabeços). Se as quiser, solicito-lhe que me envie o seu mail por MP que eu envio-lhe um documento com as coordenadas. Isto porque, embora sejam locais relativamente conhecidos, não me parece bem colocá-los em site aberto. Já se particularmente me pedirem não tenho problemas em fornecer essa informação.

Dentro do Rio, ao pica-pica, também não tenho coordenadas, mas, nas quedas, junto ao Canto do Verde (antes da base Naval de Tróia), junto à Pedra da Ar Flor (Albarquel), na cetomba frente à Comenda ou na em frente à Praia da Esguelha, deste que pesque junto ao fim das quedas tem todo o tipo de peixe, dependendo de como pesca.
Entre a bóia da Figueirinha e terra, em vários locais e durante fim de Primavera / Verão, sem grande precisão de fundeio (zona de passagem de peixe) também poderá capturar Massacotes e outros peixes.
Ter em conta que em alguns destes locais, a proximidade dos canais de navegação comercial é real e estes terão de ser respeitados. A PM de Setúbal não brinca em serviço.

Haverão outros locais certamente, mas com o tempo e a frequência de pesca, acabará por descobri-los. Para já, acho que fica com matéria suficiente para se iniciar.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 12:40 Quarta, 18 de Agosto de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, JoaoSantos, Saturno, kalvas, davidferraria

Offline davidferraria

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 1 vezes
  • No forno é que o peixe está bem....
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:12 Terça, 22 de Dezembro de 2015
Re: Embarcada no estuario do Sado
« Responder #24 em: 21:44 Quarta, 18 de Agosto de 2021 »
Muito obrigado por responder mestre Ernesto lima.
Vou exprimentar esses sítios que me disse.
Vou lhe enviar uma mensagem privada.
Muito obrigado
Cumprimentos
A pesca é uma arte magnífica...
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]