collapse

Autor Tópico: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)  (Lida 2580 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Cardas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:07 Terça, 05 de Junho de 2018
Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« em: 18:46 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
Boa tarde, comecei a muito pouco tempo a pescar, estou com uma duvida que ainda nao cknsegui resolver.. qual o nó certo para ligar o fio do anzol ao fio da chumbada? Podem me encaminhar algum ecemplo/video
Obrigado
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #1 em: 19:02 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
Boas

uma das formas usadas das muitas possíveis

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #2 em: 16:07 Terça, 19 de Junho de 2018 »

 Boas companheiro Cardas

 Vai ver em "Pesca em Águas Oceânicas"  "Pesca ao fundo"

 Vê o tópico, Montagens de um Herege , lá tirarás essa e outras dúvidas sobre muitos pormenores das montagens de pesca, é uma leitura fácil de entender e que mostra muito bem o que fazer.

 Força  :fixe:
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #3 em: 16:32 Terça, 19 de Junho de 2018 »
Aqui :

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Faz o download do ficheiro  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5095
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #4 em: 18:24 Terça, 19 de Junho de 2018 »
Se for para pescar numa zona de fundo de pedra convém não usar acessórios. É melhor usar um nó "dropper loop" e desculpa não saber o nome em português:

Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #5 em: 21:40 Terça, 19 de Junho de 2018 »
Companheiros, acho q o companheiro q pôs a questão deverá estar devidamente esclarecido, pois foi mto eficientemente e agradavelmente explicado o modo como pode proceder. Contudo, desculpem mas aproveito para vos pedir uma ajuda um pouco complicada: Pretendo fazer a ligação da madre com os anzois e a chumbada ao chicote e tenho uma cana que os passadores da ponteira são mto estreitos (p'rai medidas 6 a 8 ) q é uma Vega Potenza Premium. Nada ali passa direto, destorcedores, cross beads, etc. e não me estou a ver a fazer montagens de noite no pesqueiro! A ideia é evitar nós no chicote para evitar fraquezas. Tenho usado umas peças da Breakaway macho e fêmea q encaixam e rodam ficando bem presas e tenho as montagens já prontas naquelas bobines/rotores q se usam em competição, mas só q na loja onde as compro só tem fêmeas há montes de tempo e o Amador Carneiro - Porto parece q não as tem há mto. Assim: 1º Sabem por acaso loja na zona de Cascais/Sintra onde possa comprar essas peças da Breackaway mas com machos e fêmeas? 2º Senão, penso q não me restará alternativa senão fazer montagens diretas na madre com destorcedores/pérolas e micro-pérolas e stoppers  no próprio pesqueiro e depois ter q cortar tudo, o q é uma grande chatice!! Agradeço mto a vossa ajuda, principalmente do pessoal da competição,ok? Muito obrigado a todos do coração, antecipadamente. Saudações desportivas. Fisherman 
Fisherman
 

Offline Robaleiro

Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #6 em: 22:14 Terça, 19 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Companheiros, acho q o companheiro q pôs a questão deverá estar devidamente esclarecido, pois foi mto eficientemente e agradavelmente explicado o modo como pode proceder. Contudo, desculpem mas aproveito para vos pedir uma ajuda um pouco complicada: Pretendo fazer a ligação da madre com os anzois e a chumbada ao chicote e tenho uma cana que os passadores da ponteira são mto estreitos (p'rai medidas 6 a 8 ) q é uma Vega Potenza Premium. Nada ali passa direto, destorcedores, cross beads, etc. e não me estou a ver a fazer montagens de noite no pesqueiro! A ideia é evitar nós no chicote para evitar fraquezas. Tenho usado umas peças da Breakaway macho e fêmea q encaixam e rodam ficando bem presas e tenho as montagens já prontas naquelas bobines/rotores q se usam em competição, mas só q na loja onde as compro só tem fêmeas há montes de tempo e o Amador Carneiro - Porto parece q não as tem há mto. Assim: 1º Sabem por acaso loja na zona de Cascais/Sintra onde possa comprar essas peças da Breackaway mas com machos e fêmeas? 2º Senão, penso q não me restará alternativa senão fazer montagens diretas na madre com destorcedores/pérolas e micro-pérolas e stoppers  no próprio pesqueiro e depois ter q cortar tudo, o q é uma grande chatice!! Agradeço mto a vossa ajuda, principalmente do pessoal da competição,ok? Muito obrigado a todos do coração, antecipadamente. Saudações desportivas. Fisherman 

Boa noite companheiro! Já experimentou usar os sliders da kalikunnan?

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #7 em: 01:22 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Boas, companheiro, muito obrigado pela importante dica, talvez isso possa tornar tudo mais fácil de se aplicar no pesqueiro e durante a noite, ok, boooa! Vou amanhã tentar ver se os descubro, mas nas lojas de pesca em Portugal nem sempre (infelizmente!) conseguimos encontrar coisa por vezes do mais simples e barato q há mas q podem resolver num ápice questões fulcrais, principalmente para o surfcasting. Com tantos praticantes q temos nesta modalidade e sempre a crescerem parece q as lojas ou não querem fazer mais dinheiro (estão cheias dele?) ou não estão bem a ver o filme, mas enfim...é o q temos por cá! É como com os stoppers de silicone, encontrar uns que caibam num cónico a acabar em 0,55/0,57 é como encontrar agulha num palheiro, eu já desisti, faço-os todos à mão com fio de crochet (mas não pratico esse "desporto" tão feminino - LOL) e o nó próprio, é mais fácil, igual ou até mais eficaz e mto mais económico. Mais uma vez, companheiro, mto obrigado pela ajuda assim até dá gosto participarmos neste NOSSO e excelente Fórum. Bem-Haja e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #8 em: 10:15 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Fisherman, tens estes na Pescatienda, que são fixes. Há outros modelos.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #9 em: 11:33 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
2º Senão, penso q não me restará alternativa senão fazer montagens diretas na madre com destorcedores/pérolas e micro-pérolas e stoppers  no próprio pesqueiro e depois ter q cortar tudo, o q é uma grande chatice!! Agradeço mto a vossa ajuda, principalmente do pessoal da competição,ok? Muito obrigado a todos do coração, antecipadamente. Saudações desportivas

Fisherman, se percebi podes mesmo optar por esta solução que avanças, sem necessidade de cortar tudo: [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]



O que vês na foto passa bem mesmo nos passadores mais pequenos e fica no carreto. Obviamente que podes não usar aquele "clip" no destorcedor e fazer o nó direto do estralho ao destorcedor.

No limite, a cortar, será no nó do chicote à chumbada (e mesmo assim podes optar por outra solução).

Não sei se resolve.

Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #10 em: 11:46 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Já existe no mercado acessórios que passam nos passadores mais finos.
Neste momento uso rotores, e passam na boa.
Outra solução é fazer montagens, e no carreto ter apenas um clip onde penduramos a montagem.
Cortar e fazer montagens em acção de pesca, nunca.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5095
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #11 em: 12:18 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Outra solução é fazer montagens, e no carreto ter apenas um clip onde penduramos a montagem.

Para mim esta á a melhor solução. Assim nunca teremos que fazer corte e costura na praia.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #12 em: 12:24 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Provavelmente vocês não se estão a referir ao "corte" que referi mas, só para esclarecer, o tal corte na ligação chicote/ chumbada será só quando nos vamos embora e isto depende dos nós que vamos usar, pode não ser necessário cortar.

Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #13 em: 12:27 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Aqui encontram excelentes soluções para o que pretendem, feitas por alguém que entende muito bem a pesca.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #14 em: 16:14 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fisherman, tens estes na Pescatienda, que são fixes. Há outros modelos.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Procurem no aliexpress. Muito mais barato e é a mesma coisa.
Idem para os stoppers do Fisheman
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #15 em: 20:50 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Companheiros, muito obrigado por tudo, agradeço do coração o interesse e apreciosa ajuda. Já comprei os sliders (D'Rolling - Sliding Swivel - 35 KG da Daiwa) são fosforescentes e sei q dão bem pq levei um bocadinho do final do cónico (tb Daiwa red - 023,5-0,57). Ah, e (finalmente!) encontrei stopper's de silicone onde esse pedaço do cónico cabe perfeito, da Berh Angelsport - Germany - 15 stoppers a 2 e poucos euros. Mas realmente, cortar após a pesca o final do cónico junto da chumbada e ter q desmontar tudo para um dia + tarde voltar a montar tudo de novo é chatice q dispensava bem, mas a Vega Potenza Premium (bela canita!) tem mmo uns passadores na ponteira tão estreitos q até chateia, até o nó de 0,18 com 0,23 se sente sempre ao lançar, agora já me habituei, mas ao princípio pensava logo q tinha partido tudo. Agora até já nem faço esse nó típico (o de sangue) e passei a fazer um q cada linha dá um nó sobre a outra e depois estica tudo e em vez de ser por aperto, os nós deslizam e encostam um no outro, fere menos as linhas mais finas. Mas mmo assim ficando tão fininho faz aquele barulho de "tudo partido" ao passar nos passadores. Que cana tão angustiante neste aspeto, mas no resto um must pelo preço/qualidade/lançamento, tá-se bem! Ainda vou experimentar o clip no fim do cónico (corto um pedacinho do cónico para não serem 15 mts, acho mto!)) e ali prender a madre K os anzois e a chumbada, pois cortar tudo a cada pesca é chato e ao fim de mtas o cónico já era!LOL,LOL, LOL. Obrigado por tudo e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #16 em: 21:25 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Mas olha que o que te mostrei passa nos passadores... aquele destorcedor nem 1 cm de comprimento tem... está montado num chicote que termina em 0,57 e entra no carreto, não corto nada!

Se quiseres 2 anzóis podes colocar aquilo 2 vezes ou uma urfe, não é necessário montar mais nada.

Eu deixei de usar montagens e há muita gente que faz assim.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #17 em: 23:53 Quarta, 20 de Junho de 2018 »
Ok, companheiro AGA mto obrigado, vou tentar experimentar isso também. Mas esta Vega Potenza Premium tem-me desorientado com seus passadores da ponteira tão apertados, nunca tive nem tenho outras canas assim e todas tb com Fuji Kwag ou similares tb da Fuji. É q tudo o q tentei por eles passar empancava, desde destorcedores mini (mas fortes!), Cross beads minúsculos, wathever , é desesperante, se a cana não fosse tão nova (ainda na garantia) mudava-os por medidas um pouco mais largas. Se até o nó tão finininho da ligação do chicote à linha do carreto (0,18/0,23,5) faz lá barulho (assustadoramente alto) ao passar q fico a pensar q se partiu logo tudo -LOL, tudo o resto será difícil e uma provável chatice. Mas como não sou homem de desistir, cá estou a procurar soluções com vossa sempre indispensável ajuda e por certo a encontraremos, alguém disse "sempre q um Homem sonha (neste caso, pensa!) a vida pula e avança" e é isso mmo q farei nem q leve ages! Até fui para montagens com peçazinha de união macho/fêmea da Breakaway e rotores/bobines de EVA por causa dela, tb não aprecio montagens pré-fabricadas, fica tudo mais fraco pq a MADRE (c anzois + chumbada) fica mto mais curta e parte facilmente se "esticamos" mmo bem, por ex OTG + acelerado. Queria é evitar nós, qtos mais mais fraco tudo fica, certo? O q estes sliders pensei logo puderem ser úteis é ficarem logo presos na cortiça juntamente k os anzois e em qq altura é só montar ou trocar com tudo quase prontinho, pois se de dia já vejo mal, de noite…ah, os anos não perdoam. Obrigado pela vossa sempre preciosa ajuda e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Unir o fio de anzol ao fio da chumbada (chicote)
« Responder #18 em: 01:15 Quinta, 21 de Junho de 2018 »
Eu uso a montagem no chicote como já foi postada aqui, é só colocar chumbo e estralho, no fim tirar e fica pronto para a proxima pesca. Os acessorios passam na boa nos passadores mais pequenos, é muito mais prático. Se quiser usar 2 anzois é so colocar uma urfe, por exemplo.
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Dúvida sobre estralho. por EricSerra [23:40 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [00:37 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]