collapse

Autor Tópico: Iniciação á pesca embarcada  (Lida 2864 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Cardas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:07 Terça, 05 de Junho de 2018
Iniciação á pesca embarcada
« em: 19:16 Domingo, 17 de Junho de 2018 »
Boas pessoal, segunda feira dia 25 vou me estriar na pesca de barco e gostaria que me dessem algumas dicas do que devo levar, isco, montagens, amostras etc... obrigado
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #1 em: 20:35 Domingo, 17 de Junho de 2018 »
Boas,.Tudo depende . Podes levar sardinha. camarão ameijoa branca ligueirao. Por vezes tambem depende da zona para onde vais. Masco mestre do barco aonde vais ,também te dá umas dicas. Já agora qual a zona ,para onde vais.?
 

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #2 em: 10:34 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
Bom dia Cardas.

Como referiu o António Pereira, sem sabermos a zona onde vai pescar e a que vai - diversos (pica pica) ou direccionada a exemplares - não o podemos aconselhar.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #3 em: 12:14 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
Na minha parca experiência e, atendendo a que é uma estreia, eu aconselharia a que a primeira preocupação fosse mesmo contigo próprio.
De toda a malta que conheci até hoje e que troquei opiniões sobre pesca embarcada, o grande busílis foi saber se aguentavam ou não uma jornada de pesca que pode bem ser massacrante, para quem não se aguentar bem ou não fizer uma preparação prévia.. 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #4 em: 12:54 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
O Machado têm razão.
Como 1ª vez, deita-te cedo, nada de grandes jantaradas com copos, na noite anterior, no pequeno almoço não bebas leite e derivados. Leva tudo pronto para evitar fazer montagens nós, etc.. a bordo. não baixes a cabeça muitas vezes, nem por muito tempo, não te fixes muito tempo na agua, olha mais no horizonte.
Quanto ao resto, penso que devas ir aos diversos, leva camarão, e ameijoa, e essencialmente diverte-te e aproveita a experiencia.
Depois conta como correu.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #5 em: 17:58 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
Para além do tipo de pesca, e zona para onde vai, e o que seja mais adequado para o efeito em termos de material e iscas, concordo a 100% com o Rider e o A. Machado.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Cardas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:07 Terça, 05 de Junho de 2018
Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #6 em: 18:41 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,.Tudo depende . Podes levar sardinha. camarão ameijoa branca ligueirao. Por vezes tambem depende da zona para onde vais. Masco mestre do barco aonde vais ,também te dá umas dicas. Já agora qual a zona ,para onde vais.?
Vou para a zona de setubal, arrabida
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #7 em: 21:09 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
Dizem que há isco que na zona funciona bem é  a marisco que tem como nome batata. Quem te pode informar melhor que eu é o mestre Ernesto Lima ,pois essa é penso eu  a zona dele.um abraço
 

Offline NunoSG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 49
  • Agradecido: 15 vezes
    • Santa Iria de Azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Domingo, 13 de Dezembro de 2015
Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #8 em: 23:08 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
A bomboca também costuma dar bons resultados nessa zona.

Cumprimentos

Nuno
 

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #9 em: 23:13 Segunda, 18 de Junho de 2018 »
Boa noite

A batata como isco principal não será o melhor pois não chama peixe. Por ser rija, é boa quando está muito peixe miúdo a roubar.

Camarão e ameijoa brava, principalmente esta última, são bons iscos, vão a todas. O longueirão também vai a todas e para peixe maior o pessoal anda a usar caranguejo. Aqui por Setúbal, o pessoal é um bocado avesso à sardinha, mas pronto..., eles é que sabem. Mas as iscas de que falei, principalmente camarão, ameijoa brava e longueirão são bastante versáteis para todos os peixes dos diversos e até para alguns maiores.

A ameijoa brava penso que é a mesma que a bomboca a que o NunoSG fala. Digo isto porque aqui há uns anos chamávamos Bomboca à ameijola com língua vermelha e ameijoa brava à branca grande. Penso que agora também lhe chamam bomboca, daí esta explicação. 

Cumprimentos
« Última modificação: 23:17 Segunda, 18 de Junho de 2018 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Cardas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:07 Terça, 05 de Junho de 2018
Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #10 em: 01:06 Quinta, 21 de Junho de 2018 »
Obrigado pessoal pela ajuda,
Deram me esta montagem aqui sera boa?

Que tipo de linha devo usar ernesto? Para o carreto, e para o estralho Como és aqui da zona.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #11 em: 19:19 Quinta, 21 de Junho de 2018 »
Boa tarde Cardas

Pessoalmente uso fio monofilar coated (cobertura fluorocarbono), ou normal, para a madre, e, Fluorocarbono 100% para os estralhos.

No entanto, há quem use tudo em fluorocarbono. Pessoalmente nunca notei diferenças.

Para todos os efeitos, eu não pesco com essas montagens porque me dedico a peixe maior e só uso 2 estralhos, mas essa que mostra é uma montagem tipo para pica pica.

Se entender usar uma montagem intermédia, e quanto a mim mais versátil, veja o que sugiro neste tópico:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Embora a montagem esteja nomeada como montagem para Bicas, e se fale em Sines, acho que é uma montagem que funciona em qualquer local e tende a alargar o leque de capturas. Isto, sem colocar em causa a montagem que apresentou.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Cardas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:07 Terça, 05 de Junho de 2018
Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #12 em: 02:15 Domingo, 24 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite

A batata como isco principal não será o melhor pois não chama peixe. Por ser rija, é boa quando está muito peixe miúdo a roubar.

Camarão e ameijoa brava, principalmente esta última, são bons iscos, vão a todas. O longueirão também vai a todas e para peixe maior o pessoal anda a usar caranguejo. Aqui por Setúbal, o pessoal é um bocado avesso à sardinha, mas pronto..., eles é que sabem. Mas as iscas de que falei, principalmente camarão, ameijoa brava e longueirão são bastante versáteis para todos os peixes dos diversos e até para alguns maiores.

A ameijoa brava penso que é a mesma que a bomboca a que o NunoSG fala. Digo isto porque aqui há uns anos chamávamos Bomboca à ameijola com língua vermelha e ameijoa brava à branca grande. Penso que agora também lhe chamam bomboca, daí esta explicação. 

Cumprimentos
Obrigado, como se isca a ameijoa?
O camarao é cortar aos bocados certo?
 

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #13 em: 17:40 Sexta, 29 de Junho de 2018 »
Boa tarde Cardas

Só agora me apercebi das questões sobre formas de iscar.

Tanto o camarão como a ameijoa brava podem ser iscadas aos bocados ou inteiros, dependendo do tamanho do anzol, se bem que, mesmo com um anzol pequeno pode iscar inteiros cozendo-os com o anzol e a linha do estralho, conforme imagens:

Camarão descascado iniciando com o anzol pelo rabo:



Depois vai cozendo entrando finalmente na direcção da cabeça com o anzol a ir até ao fim e a sair junto ao lado da cabeça



Com a ameijoa brava pode fazer de forma idêntica, tanto com anzóis maiores, quanto com mais pequenos, sendo que quanto mais pequeno, mais cozeduras fará até chegar à parte final da ameijoa. Eis imagens:

Entra no bico e sai a meio:



Entra a meio e sai na parte mais grossa:



Até o pode fazer com duas ameijoas, usando o mesmo processo. Ora veja:

Coze a primeira, puxa para o estralho e depois coze a segunda usando o mesmo processo:



Pode ainda amarrá-las com fio de silicone se assim o entender.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra, Roxo

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #14 em: 22:53 Sexta, 29 de Junho de 2018 »
uma duvida off topic :D

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
camarão como a ameijoa brava

relativamente as estes 2 iscos  1º o camarão pode ser comprado numa superfície qualquer ou existe algum em especifico (penso eu que estejam a falar dele congelado)?
2º a ameijoa a designação é ameijoa brava? tenho de procurar nas lojas de pesca a ver destes animais  :)) :)) pode ser que dê mais qualquer coisa
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciação á pesca embarcada
« Responder #15 em: 23:26 Sábado, 30 de Junho de 2018 »
Boa noite Scarreira

O camarão é de facto congelado e compra-se em qualquer superfície comercial, baratos. Pessoalmente até escolho os de viveiro maiores, por vezes a 7,79€ (60 / 80) o quilo.

A ameijoa cujo miolo acima mostrei sempre a conheci como ameijoa brava. O aspecto exterior, fechada, é este:



O aspecto aberto. é este:



Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]