collapse

Autor Tópico: Assertividade das previsões  (Lida 2536 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #15 em: 23:01 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Na Galiza os recortes da costa e a sucessão dos cenários é tão vertiginosa que tão depressa estamos com mar de frente e vento lateral, como 20 metros ao lado tudo muda.
Em algumas zonas, num espaço de 200 metros podemos pescar para quase todos os lados dos pontos cardeais.
Aqui não se coloca a questão de ler o mar e os fundos, coisa que felizmente percebo razoavelmente.
A minha questão centra-se mais na observância das previsões da ondulação em alto mar e que chega à costa que, conjugada depois, com os ventos, os períodos, etc., nos dá o cenário real.
Como disse, pessoalmente gosto bastante do meteogalicia quanto a previsões de mar de fundo. Claro que este site para Portugal pouco serve, para além da zona raiana de Caminha e Moledo que se poderão orientar pelas previsões paras as Rias Baixas.
Dos vários sites, o José Ferreira por exemplo, referiu o Windfinder.   

Nuno de La Hoya, quanto ao teu caso..... Não é por falta de convites, amigo....
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline pantao

Re: Assertividade das previsões
« Responder #16 em: 00:17 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Para além do que aqui foi falado podem ver também no site do IPMA os boletins.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

É um pouco complicado para quem está habituado a ter a papinha toda feita, mas chegando a um ponto em que compreendemos a dinamica dos valores apresentados não falha.

Outra ferramenta que uso sempre são as imagens de satélite
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Depois ainda existe a visualização da deslocação do plancton em tempo real, mas isso já é outra guerra...
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #17 em: 01:22 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Olá, companheiros. A discussão sobre este interessante tema está animada e na minha modesta opinião diria mto bem encaminhada. Mas quanto a pescar na Galiza, região que adoro muitíssimo seja pelas paisagens seja pelas gentes sempre tão hospitaleiras como simpáticas (já para não falar dos mariscos sempre tão frescos e petiscos bem apaladados) de que tenho saudades imensas, aí desconheço totalmente como analisar previsões pois a Galiza está geograficamente localizada mais a Norte e já um pouco fora da influência mais forte do anti-ciclone dos Açores e como tal sei e vi localmente q o mar tem ali outras caraterísticas de fortaleza e agressividade (não falo das Rias) bem diferentes das mais brandas nas costas de Portugal, principalmente Centro e Sul, que para quem está habituado a pescar nestas últimas regiões (é o meu caso) torna mto difícil analisar e opinar sobre realidade que não dominamos totalmente e todas as comparações que tentemos de mto boa fé querer criar, podem estar feridas de erros que vão alterar os resultados finais de qq análise. Atenção, q neste particular falo apenas por mim, pois sei de portugueses que já lá foram pescar e esses estarão à partida mto melhor habilitados a ajudar numa análise mais realista, se bem que ir lá de vez em quando nunca será o mesmo (nem de perto nem de longe) de quem lá nasceu e sempre ali pescou. Abraço e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Assertividade das previsões
« Responder #18 em: 09:45 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #19 em: 13:14 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
 Olá companheiros, esse site Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre é uma das fontes possíveis e dentro do IPMA tem outros dados que dizem localmente por determinada praia (desde q conste na lista) toda a evolução da ondulação ao longo do dia, discriminada até por horas. Todas estas informações costumam ser + ou - fiáveis (já falámos sobre isso) a menos q se forme uma depressão térmica (mais no verão) ou uma daquelas que vem do Norte de África e q caminham de Sul para Norte de Portugal, mtas vezes acompanhadas de fortes aguaceiros, trovoadas e até trombas de água mto locais, essas são mto difíceis de prever pois formam-se de repente e em mto poucas horas. O curioso é q apesar dos estragos q podem causar em terra, geralmente o mar ainda cai mais e chega a ficar totalmente flat. Mas atenção, com trovoadas à solta as caninhas de carbono são espantosas antenas para atrair raios e,.. depois…..! Nã, quando a trovoada está a ficar mto perto meto a caninha no estojo e tristemente e com umas pragazinhas à mistura vou direitinho a casa. Chamem-lhe medo ou o q quiserem, eu não arrisco q dizem q o "diabo" está sempre atrás da porta. Saudações desportivas
Fisherman
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #20 em: 14:06 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Boas . Para mim nada melhor para avaliar o mar que os velhos pescadores da arte.Quando vou de férias costumo ir há praia  da Tocha , o pessoal está lá  há pesca , chega lá um  velhote, (que nós costumamos designar por lobos do mar) olha e diz .O melhor é arrumarem o material e casa, isto hoje não dá nada. Outras vezes chegam lá e dizem .Vão para aquele lado , que isto aqui está vazio, o peixe anda ali. Eu já presenciei isto por diversas vezes. Eles orientam-se pelo vento ,pelo céu eu sei lá. O que eu sei é que raramente falham. Agora nós cá vamos ao impa diz uma coisa , vamos ao windguru diz outra, chegamos ao local nada do que vimos bate certo.
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #21 em: 04:10 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Olá, companheiro, então vamos ter q recrutar um batalhão de "lobos do mar" para irem para o IMPA ensinarem aqueles doutores a acertarem nas previsões, pois são apenas previsões o q eles fazem por lá conforme o que lhes é pedido e lhes pagam para isso. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #22 em: 08:46 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Boas.Eu não estou a dizer que eles erram . Eu sei que são provisões mas!!!!! . Mas  o livro onde estudam não é o mesmo? Se vir as previsões nos canais todos que tem disponível  na sua tv , repare que nenhuma previsão é igual.É isso que eu não percebo  .Os livros não são os mesmos?Acertavam mais nas provisões nos anos 80 do que acertam agora. As provisões para ter o mínimo de aceitabilidade não podem ser feitas com mais de 3 dias , e mesmo assim não sei.  Esta é a minha opinião. Não é preciso enviar lobos do mar para o instituto, mas se fossem com eles ter uma aulas  práticas não era má ideia. O que é preferível ter no campo. Por ex.: .Um Eng. agrônomo , ou um  Agricultor  .Em qual acredita mais?
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #23 em: 09:05 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se vir as previsões nos canais todos que tem disponível  na sua tv , repare que nenhuma previsão é igual.É isso que eu não percebo.

Viva António Pereira, é um bocado isso ao que me refiro. Lisboa é em Lisboa e Faro em Faro, tal como Porto no Porto... Então porque raio as previsões mudam de canal para canal?
De entre todas as previsões que são elaboradas, existem umas que, na prática, são mais ou menos aproximadas ao que se encontra na realidade e outras....
É exactamente isso que gostava. Era ouvir da cada um algo como:
 
« De todos os sites que consulto, confrontando com a realidade que encontro quando chego ao pesqueiro, o mais aproximado é o XPTO» 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #24 em: 10:22 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Boas A.Machado. é isso que eu também penso. Os livros onde esses meteo. estudam não são os mesmos. Por vezes comparo-os aos juízes,  . O crime é o mesmo  mas as leituras quanto ás sentenças são diferentes. O do Porto diz que o réu leva 5 anos o de Lisboa diz que são 10 e o de Faro  é absolvido. Mas todos estudaram no mesmo livro e andaram ,na mesma Universidade.Não entendo.
 

Offline joseferreira77

Re: Assertividade das previsões
« Responder #25 em: 10:28 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
acho que estamos a pedir demasiado.

é um sistema que se baseia em medições históricas, medições ao momento, e depois tenta extrapolar para fazer a tal previsão.  normalmente os números utilizados são sempre os mesmos, mas os modelos utilizados são diferentes, e com resultados diferentes.

de certo que alguém sabe mais sobre isto em concreto e poderá elaborar.


no que diz respeito ao tema no geral, com certeza que já viram que há temporadas em que as leituras  acertam mais que outras.   este ano tenho pescado um bocado com um grupo de malta que é batida na costa da ericeira, com alguns séculos de pesca acumulados nesse grupo.   eu sou o novato, então no que diz respeito a leituras, opiniões, bitaites, e mentiras, eu lá vou procurando sempre aprender. não é amesma coisa que ir do porto para a galiza, mas de oeiras para mafra ainda é um ligeiro esticão.


este ano os mais velhos e mais reservados admitem que não tem conseguido acertar. isto é malta que não usa as internets ou smartphones para estas coisas, e entre eles há até os que a certa altura na vida  iam lá buscar o jantar e já vinham.

eles vão lá de vespera e fazem os seus juizos e depois no domingo, tudo se altera.  tem sido um ano muito dificil para a pesca inverno-primavera na costa alí.

com calma isto tudo vai lá.
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Assertividade das previsões
« Responder #26 em: 10:30 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Guio-me pelos links que postei e por uma app no tlf que se chama Windy para ter noção do vento, por vezes vejo o estado do mar no beachcam Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, raramente tenho surpresas, a única surpresa é chegar ao pesqueiro e estar ocupado!  ;D
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #27 em: 10:52 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Boas. José . São a esses que eu chamo lobos do mar
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre




este ano os mais velhos e mais reservados admitem que não tem conseguido acertar. isto é malta que não usa as internets ou smartphones para estas coisas, e entre eles há até os que a certa altura na vida  iam lá buscar o jantar e já vinham.



 

Offline AnaCG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019
Re: Assertividade das previsões
« Responder #28 em: 22:03 Quarta, 07 de Agosto de 2019 »
Sobre sites de pesca na praia e junto à costa, recomendo o IPMA Praias, conjugado com tábua de mares e o Windy.
O Windguru revela muitas falhas...
"No man is an island"
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Assertividade das previsões
« Responder #29 em: 22:26 Quarta, 07 de Agosto de 2019 »
Dão os dois que utilizo juntamente com o tabuademares
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]