collapse

Autor Tópico: Assertividade das previsões  (Lida 2529 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Assertividade das previsões
« em: 09:45 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Creio que o tópico se enquadra bem nesta rubrica, pois, os locais onde pescar interferem muito com as previsões. No entanto, se a gestão entender, pode movê-lo para onde entender mais adequado, na boa.

Ontem lá fui fazer mais uma dura jornada galega de pesca aos sargos, na companhia dos amigos Carlos e Miguel.

Como achamos que deve ser, fizemos a escolha dos pesqueiros em função do que seriam as previsões de estado de tempo e de mar.

Embora as previsões andassem num mar de 1,6 com períodos de 10 nuns sites e 1,8 noutros com período também de 10, chegados aos pesqueiros, logo ao amanhecer, fomos surpreendidos por um mar tão caído que metia dó. Ao final da manhã, princípios da tarde, já nos deparávamos com mar de cerca de 3 metros, seguramente, o que nos fez rever toda a estratégia.

O que eu queria perceber é qual é ou quais são os sites de previsões que consideram mais ajustados e fiáveis com o que posteriormente encontram no pesqueiro ou pesqueiros seleccionados, principalmente na questão do comportamento do mar?
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline joseferreira77

Re: Assertividade das previsões
« Responder #1 em: 13:44 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
fizeste o que fazemos todos. um gajo vai lá com uma ideia por causa dos sites, e depois revê como fazer a coisa.

eu uso simplesmente o mais simples, pois pouca confiança meto na coisa. o windfinder Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre .
é um site que dá um resumo das coisas que aparecem em sites mais elaborados.

olho lá para ter as horas e alturas das marés, período, direcção da ondulação para o engodo, direcção e velocidade do vento por causa da bóia e tamanho da cana, e a metereologia em geral. pouco mais.

claro que há locais onde o resto das informações são sempre erradas (lá e em todos os lados) como aqui para a costa da marginal em lisboa-cascais.  As amplitudes da ondulação  raramente estão certas.  nós por aqui temos a sorte de ter a meo beachcam apontada a praias suficientes que, durante o dia, temos uma ideia melhor das condições.   se fores para locais abertos, como praias grandes, os sites em geral parecem acertar melhor.  o windguru parece que para essa gente é a bola de cristal.
já vi aqui leituras de windguru espectaculares de malta de surfcasting.

 para a malta da bóia, é mais arranjar desenrasques algo indicativo e mais do que um pesqueiro nas zonas.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #2 em: 13:58 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
José Ferreira, em termos de comportamento de mar, achas que o windfinder é o que mais se aproxima da realidade que constatas no pesqueiro ou só o usas por ser mais sucinto?
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline joseferreira77

Re: Assertividade das previsões
« Responder #3 em: 14:18 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
mais sucinto nos componentes que eu encontro que são fiáveis.  ou seja, já desisti de tentar ter tudo correcto ou até aproximado.

há um pesqueiro aqui para estes lados, que nunca consigo prever correctamente.   a coisa só dá para pescar ao nivel do mar com ondulação abaixo de 1,4, mas se não for lá ver, muitas vezes a ondulação lá está abaixo ou acima da previsão.  já a previsão na praia ao lado,  ou seja o local onde se calhar existem os mareografos, está muito mais correcta. o facto de geografia lá ser rasgante pelo mar a dentro, deve ser o suficiente para alterar substancialmente o observado pelos equipamentos.

agora, um gajo joga, porque do carro até a agua ainda é perto de um km a caminhar, portanto se o período da vaga ou a direcção da ondulação não estiverem de feição, então nem vale a pena lá ir.

mas o estar abrigado do vento no local, e o peixe que por lá sai, já vale a pena ir ver se a ondulação deixa pescar.





 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #4 em: 15:57 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
É o que dá... trabalhar com "previsões" ou "probabilidades".  ::)
Também tenho umas "previsões", o chamado "palpite", feitas para uns números de Totoloto e Euromilhões mas... ainda sou pior que a maioria dos "mentirologistas".  :join:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #5 em: 17:33 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É o que dá... trabalhar com "previsões" ou "probabilidades".  ::)
Também tenho umas "previsões", o chamado "palpite", feitas para uns números de Totoloto e Euromilhões mas... ainda sou pior que a maioria dos "mentirologistas".  :join:


Amigo Vieira,

acho que com a experiência que tens, mesmo que a tarologista  Maya te oferecesse as previsões que vem nas cartas, terias mais certezas só de olhar para o céu e ver para que lado correm as nuvens... ;)
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #6 em: 19:34 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Companheiros, eis um assunto interessante e q gera sempre alguma controvérsia. Também eu já fui N vezes surpreendido por elas, mas vejamos: Antes de mais, pensemos na definição ou os termos mais utlizados para as qualificar: PREVISÕES, se fosse ciência à partida totalmente certeira creio q não lhe chamariam assim. Prever envolve sempre risco de falhar, na própria palavra isso está lá completamente implícito. Por outro lado, sabe-se q as medições das ondas em aproximação à costa são efetuadas por boias situadas a mtos metros da costa. Mas depois envolvem intrincados cálculos relativos à intensidade do vento por área e por período de tempo em q incidem sobre determinada área no mar, bem como dados de metereologia (Aproximação de depressões ou geo-estacionamento de anti-ciclones, nomeadamente do Açores para nós e Europa tão importante). Depois ainda há as especificidades da costa em cada local (mais baixa, mais alta, "canhões" como o da  Nazaré, etc) que apesar de saberem a altura certa das ondas onde estão as tais boias, tem ainda de ter em conta esses dados específicos para cada local costeiro nesses cálculos. Claro q hoje em dia tudo isso é feito através de computadores e de bases de dados das especificidades de cada local ao longo da costa (baseiam-se em modelos computacionais como o WW3 (WAVEWATCH III) e SWAN (Simulating Waves Nearshore). Com o WW3 prevê-se ondulação no Oceano Atlântico para 6 dias, subdivididas por Atlântico Norte e Sul e com SWAN previsões da ondulação mais junto da costa para os próximos 3 dias). Temos pois q aceitar q hoje em dia, tudo é mto mais certinho e direitinho que anos atrás e as q servem aos surfistas (ex: windguru) falham já mto pouco, mas há ainda os fundos marinhos q sabemos se modificam constantemente e alteram-se pesqueiros por vezes em horas (mar mete ou tira areia) e isso é (ainda) impossível de calcular, só ir lá e olhar e experimentar e mmo assim tb nós falhamos! (LOL) Saudações desportivas.
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #7 em: 06:43 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Boas Fisherman,
Desde já os meus parabéns e votos de longos anos de pesca.
Quanto ao tema, isso é que era, termos certezas no lugar de previsões mas, para já, é o que temos.... previsões.
Das previsões que consulta, qual é o site que lhe parece mais ajustado e fiel quando chega ao terreno?
Abraço
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #8 em: 10:20 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Olá, companheiro, muito obrigado. Sites onde geralmente procuro previsões e dados mais relevantes ao projetar uma pescaria para determinada praia onde ou por informações de amigos ou visitas periódicas que vou fazendo a certas praias já vislumbrei entretanto um bom pesqueiro ou já está a fazer-se, incidem mais sobre o estado do tempo, vento (direção e intensidade), pressão atmosférica, estado do mar (ondulação e período da vaga) e observação direta e monitorização amiúde se possível através da Beachcam. Para estado do tempo e do mar vejo IPMA, Foreca e o windguru q também tem altura, período e direção da vaga e também vento e suas rajadas. Para as marés vejo um site chamado Tábua de Marés q tem N indicações úteis sobre horas, altura, coeficiente e outros dados bastante relevantes alguns já vistos nos anteriores sites q antes falei. Disso tudo tento fazer uma análise pessoal mais empírica q científica, comparando dados dos vários sites e vendo os coincidentes ou não e depois faço um resumo final disso tudo (misturo tipo salada russa LOL) e socorro-me também de alguma coisa que ficou durante estes anos todos de surfcasting q fui aprendendo e inferindo das mtas grades q levei (já lhes perdi a conta, nem ligo já a essa contabilidade). Mas  isso ainda assim é perfeitamente falível: ainda há dias tudo apontava para mar sobre o manso (e estava) mas só qdo comecei a pescar percebi q tinha uma força imensa por dentro ou por baixo e enrolava os anzois todos o q me estragou logo a pesca e nada apanhei senão ar puro! LOL E o período da vaga era de 11, nada justificava a força por baixo tão exagerada. No fundo, é esta expectativa sempre presente e latente na pesca q nos alimenta cada vez mais a nossa paixão. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Assertividade das previsões
« Responder #9 em: 13:10 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas  isso ainda assim é perfeitamente falível: ainda há dias tudo apontava para mar sobre o manso (e estava) mas só qdo comecei a pescar percebi q tinha uma força imensa por dentro ou por baixo e enrolava os anzois todos o q me estragou logo a pesca e nada apanhei senão ar puro! LOL E o período da vaga era de 11, nada justificava a força por baixo tão exagerada. No fundo, é esta expectativa sempre presente e latente na pesca q nos alimenta cada vez mais a nossa paixão. Saudações desportivas.


Ainda há pouco dias fiz uns belos quilometros e levei igual ! Condições espetaculares nos sites, mar com 1.5mts a baixar para 1.3mts, periodo de 10 a baixar para 9 mas tinha uma corrente  lateral brutal, a chumbada corria a uma velocidade medonha... Acontece...
Nelson Peres
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #10 em: 15:57 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Ora então, fazendo o ponto da situação, após as intervenções que agradeço, parece-me que há que continuar a confiar nas previsões com as devidas desconfianças....
Pretendia saber SÓ em relação à ondulação, qual era a percepção de cada um para, confrontar com a minha própria análise.
Quanto ao resto e como pesco na grande parte das vezes na Galiza, o site que é mais fiel nas "alterações do humor" da ondulação é o Meteogalicia que, pese embora não aponte a ondulação junto à costa, é o que mais se aproxima na previsão do mar de fundo.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20045
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Assertividade das previsões
« Responder #11 em: 16:07 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Na minha opinião o mais importante é conhecer bem a zona de pesca.
A maiorias dos sites que consultamos para verificar as condições de tempo e mar, diria que 95% das vezes estão correctos ou falham muito pouco, sendo na maioria das vezes até acertam na hora.
Mas como disse o fundamental é conhecer os pesqueiros e analisando com as condições previstas.
Por ex., em determinado pesqueiro se estiver mar de 2 mts e vento de norte, pode estar mar chão. Em outro se tiver mar de 2 mts e o sweel de noroeste a ondulação vai ser pequena e sem força até mais ou menos 200 mts de praia para norte, e a partir daí o mar vai subir. Nestas situações o período tb conta.
Depois de analisar e ponderar é só escolher o pesqueiro e esticar linhas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #12 em: 17:27 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Amigo Machado sei que é complicado fazer uma viagem de alguns klm e chegar á galiza e o mar estar chão, a unica vez que lá fui aconteceu isso :( mas mesmo assim foi o dia que mais gostei de pescar só por causa daquelas paisagens, sabemos que as "ciências meteorologicas" vão falando menos, ou melhor quem as estuda, mas mesmo assim temos surpresas , para a proxima levas uns chouriços, um grelhador e uma boa botelha, pq se as previsões nao deixarem pescar, certamente que te deixam "tainar" hehehe abraço
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #13 em: 22:09 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Companheiros concordo plenamente com tudo, principalmente com a última que nesse caso eu passaria a chamar de "provisões, a do chouriço, do grelhador e da respetiva e infalível botelha, he,he,he,! Abraço e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11185
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Assertividade das previsões
« Responder #14 em: 22:21 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Embora as previsões andassem num mar de 1,6 com períodos de 10 nuns sites e 1,8 noutros com período também de 10, chegados aos pesqueiros, logo ao amanhecer, fomos surpreendidos por um mar tão caído que metia dó. Ao final da manhã, princípios da tarde, já nos deparávamos com mar de cerca de 3 metros, seguramente, o que nos fez rever toda a estratégia.

O que eu queria perceber é qual é ou quais são os sites de previsões que consideram mais ajustados e fiáveis com o que posteriormente encontram no pesqueiro ou pesqueiros seleccionados, principalmente na questão do comportamento do mar?


1º saberem ler o mar... Essencial e claro saber ler os sites sobre o mar...
Tu dependente da zona onde estás podes ter mais ou menos mar mesmo sendo igual o que dão num site tipo windguru... Tens que saber que 1.6 mt. se a diracção da vaga for de norte, representa quase zero ondulação, se for de oeste representa bastante mar...
E mesmo assim, estando num determinado ponto ( praia) e andando mais a sul ou norte pode ficar mais ou menos ondulação.

O essencial é nas zonas onde vais pescar saberes ler o mar e saberes ler os sites sobre o mar. Eu gosto muito do gráfico do hidrográfico ( qual é a tua onda) pois tens um gráfico que te mostra ao detalhe como está o mar sem teres que o saber ler bem... Ou seja é dos que tem o trabalhinho todo feito... Mas se vires no windguru, windfinder, etc... muitas vezes se não entenderes o que significa o mar estar 1.6 de norte, ou de noroeste ou de oeste, serve te de 0 estares a fiar te naquilo.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #15 em: 23:01 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Na Galiza os recortes da costa e a sucessão dos cenários é tão vertiginosa que tão depressa estamos com mar de frente e vento lateral, como 20 metros ao lado tudo muda.
Em algumas zonas, num espaço de 200 metros podemos pescar para quase todos os lados dos pontos cardeais.
Aqui não se coloca a questão de ler o mar e os fundos, coisa que felizmente percebo razoavelmente.
A minha questão centra-se mais na observância das previsões da ondulação em alto mar e que chega à costa que, conjugada depois, com os ventos, os períodos, etc., nos dá o cenário real.
Como disse, pessoalmente gosto bastante do meteogalicia quanto a previsões de mar de fundo. Claro que este site para Portugal pouco serve, para além da zona raiana de Caminha e Moledo que se poderão orientar pelas previsões paras as Rias Baixas.
Dos vários sites, o José Ferreira por exemplo, referiu o Windfinder.   

Nuno de La Hoya, quanto ao teu caso..... Não é por falta de convites, amigo....
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline pantao

Re: Assertividade das previsões
« Responder #16 em: 00:17 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Para além do que aqui foi falado podem ver também no site do IPMA os boletins.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

É um pouco complicado para quem está habituado a ter a papinha toda feita, mas chegando a um ponto em que compreendemos a dinamica dos valores apresentados não falha.

Outra ferramenta que uso sempre são as imagens de satélite
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Depois ainda existe a visualização da deslocação do plancton em tempo real, mas isso já é outra guerra...
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #17 em: 01:22 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Olá, companheiros. A discussão sobre este interessante tema está animada e na minha modesta opinião diria mto bem encaminhada. Mas quanto a pescar na Galiza, região que adoro muitíssimo seja pelas paisagens seja pelas gentes sempre tão hospitaleiras como simpáticas (já para não falar dos mariscos sempre tão frescos e petiscos bem apaladados) de que tenho saudades imensas, aí desconheço totalmente como analisar previsões pois a Galiza está geograficamente localizada mais a Norte e já um pouco fora da influência mais forte do anti-ciclone dos Açores e como tal sei e vi localmente q o mar tem ali outras caraterísticas de fortaleza e agressividade (não falo das Rias) bem diferentes das mais brandas nas costas de Portugal, principalmente Centro e Sul, que para quem está habituado a pescar nestas últimas regiões (é o meu caso) torna mto difícil analisar e opinar sobre realidade que não dominamos totalmente e todas as comparações que tentemos de mto boa fé querer criar, podem estar feridas de erros que vão alterar os resultados finais de qq análise. Atenção, q neste particular falo apenas por mim, pois sei de portugueses que já lá foram pescar e esses estarão à partida mto melhor habilitados a ajudar numa análise mais realista, se bem que ir lá de vez em quando nunca será o mesmo (nem de perto nem de longe) de quem lá nasceu e sempre ali pescou. Abraço e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Assertividade das previsões
« Responder #18 em: 09:45 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #19 em: 13:14 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
 Olá companheiros, esse site Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre é uma das fontes possíveis e dentro do IPMA tem outros dados que dizem localmente por determinada praia (desde q conste na lista) toda a evolução da ondulação ao longo do dia, discriminada até por horas. Todas estas informações costumam ser + ou - fiáveis (já falámos sobre isso) a menos q se forme uma depressão térmica (mais no verão) ou uma daquelas que vem do Norte de África e q caminham de Sul para Norte de Portugal, mtas vezes acompanhadas de fortes aguaceiros, trovoadas e até trombas de água mto locais, essas são mto difíceis de prever pois formam-se de repente e em mto poucas horas. O curioso é q apesar dos estragos q podem causar em terra, geralmente o mar ainda cai mais e chega a ficar totalmente flat. Mas atenção, com trovoadas à solta as caninhas de carbono são espantosas antenas para atrair raios e,.. depois…..! Nã, quando a trovoada está a ficar mto perto meto a caninha no estojo e tristemente e com umas pragazinhas à mistura vou direitinho a casa. Chamem-lhe medo ou o q quiserem, eu não arrisco q dizem q o "diabo" está sempre atrás da porta. Saudações desportivas
Fisherman
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #20 em: 14:06 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Boas . Para mim nada melhor para avaliar o mar que os velhos pescadores da arte.Quando vou de férias costumo ir há praia  da Tocha , o pessoal está lá  há pesca , chega lá um  velhote, (que nós costumamos designar por lobos do mar) olha e diz .O melhor é arrumarem o material e casa, isto hoje não dá nada. Outras vezes chegam lá e dizem .Vão para aquele lado , que isto aqui está vazio, o peixe anda ali. Eu já presenciei isto por diversas vezes. Eles orientam-se pelo vento ,pelo céu eu sei lá. O que eu sei é que raramente falham. Agora nós cá vamos ao impa diz uma coisa , vamos ao windguru diz outra, chegamos ao local nada do que vimos bate certo.
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #21 em: 04:10 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Olá, companheiro, então vamos ter q recrutar um batalhão de "lobos do mar" para irem para o IMPA ensinarem aqueles doutores a acertarem nas previsões, pois são apenas previsões o q eles fazem por lá conforme o que lhes é pedido e lhes pagam para isso. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #22 em: 08:46 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Boas.Eu não estou a dizer que eles erram . Eu sei que são provisões mas!!!!! . Mas  o livro onde estudam não é o mesmo? Se vir as previsões nos canais todos que tem disponível  na sua tv , repare que nenhuma previsão é igual.É isso que eu não percebo  .Os livros não são os mesmos?Acertavam mais nas provisões nos anos 80 do que acertam agora. As provisões para ter o mínimo de aceitabilidade não podem ser feitas com mais de 3 dias , e mesmo assim não sei.  Esta é a minha opinião. Não é preciso enviar lobos do mar para o instituto, mas se fossem com eles ter uma aulas  práticas não era má ideia. O que é preferível ter no campo. Por ex.: .Um Eng. agrônomo , ou um  Agricultor  .Em qual acredita mais?
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Assertividade das previsões
« Responder #23 em: 09:05 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se vir as previsões nos canais todos que tem disponível  na sua tv , repare que nenhuma previsão é igual.É isso que eu não percebo.

Viva António Pereira, é um bocado isso ao que me refiro. Lisboa é em Lisboa e Faro em Faro, tal como Porto no Porto... Então porque raio as previsões mudam de canal para canal?
De entre todas as previsões que são elaboradas, existem umas que, na prática, são mais ou menos aproximadas ao que se encontra na realidade e outras....
É exactamente isso que gostava. Era ouvir da cada um algo como:
 
« De todos os sites que consulto, confrontando com a realidade que encontro quando chego ao pesqueiro, o mais aproximado é o XPTO» 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #24 em: 10:22 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Boas A.Machado. é isso que eu também penso. Os livros onde esses meteo. estudam não são os mesmos. Por vezes comparo-os aos juízes,  . O crime é o mesmo  mas as leituras quanto ás sentenças são diferentes. O do Porto diz que o réu leva 5 anos o de Lisboa diz que são 10 e o de Faro  é absolvido. Mas todos estudaram no mesmo livro e andaram ,na mesma Universidade.Não entendo.
 

Offline joseferreira77

Re: Assertividade das previsões
« Responder #25 em: 10:28 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
acho que estamos a pedir demasiado.

é um sistema que se baseia em medições históricas, medições ao momento, e depois tenta extrapolar para fazer a tal previsão.  normalmente os números utilizados são sempre os mesmos, mas os modelos utilizados são diferentes, e com resultados diferentes.

de certo que alguém sabe mais sobre isto em concreto e poderá elaborar.


no que diz respeito ao tema no geral, com certeza que já viram que há temporadas em que as leituras  acertam mais que outras.   este ano tenho pescado um bocado com um grupo de malta que é batida na costa da ericeira, com alguns séculos de pesca acumulados nesse grupo.   eu sou o novato, então no que diz respeito a leituras, opiniões, bitaites, e mentiras, eu lá vou procurando sempre aprender. não é amesma coisa que ir do porto para a galiza, mas de oeiras para mafra ainda é um ligeiro esticão.


este ano os mais velhos e mais reservados admitem que não tem conseguido acertar. isto é malta que não usa as internets ou smartphones para estas coisas, e entre eles há até os que a certa altura na vida  iam lá buscar o jantar e já vinham.

eles vão lá de vespera e fazem os seus juizos e depois no domingo, tudo se altera.  tem sido um ano muito dificil para a pesca inverno-primavera na costa alí.

com calma isto tudo vai lá.
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Assertividade das previsões
« Responder #26 em: 10:30 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Guio-me pelos links que postei e por uma app no tlf que se chama Windy para ter noção do vento, por vezes vejo o estado do mar no beachcam Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, raramente tenho surpresas, a única surpresa é chegar ao pesqueiro e estar ocupado!  ;D
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Assertividade das previsões
« Responder #27 em: 10:52 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Boas. José . São a esses que eu chamo lobos do mar
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre




este ano os mais velhos e mais reservados admitem que não tem conseguido acertar. isto é malta que não usa as internets ou smartphones para estas coisas, e entre eles há até os que a certa altura na vida  iam lá buscar o jantar e já vinham.



 

Offline AnaCG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019
Re: Assertividade das previsões
« Responder #28 em: 22:03 Quarta, 07 de Agosto de 2019 »
Sobre sites de pesca na praia e junto à costa, recomendo o IPMA Praias, conjugado com tábua de mares e o Windy.
O Windguru revela muitas falhas...
"No man is an island"
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Assertividade das previsões
« Responder #29 em: 22:26 Quarta, 07 de Agosto de 2019 »
Dão os dois que utilizo juntamente com o tabuademares
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por FilipePC [20:47 Quarta, 27 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]

Cana Spinning Amostras 18gr a Zagaias +/- 40gr - Praia - Pelos 100€ por Alexandre81 [17:56 Segunda, 25 de Março de 2024]