collapse

Autor Tópico: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"  (Lida 21830 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« em: 01:36 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Ora começo este tópico com uma pergunta a vós, quantos de vocês é que, um dia, ao abrirem a porta da vossa garagem se depararam com um cenário igual a este?



Pois... por aqui acontece com uma frequencia assustadora >:(! Eu moro numa quinta no meio do campo e a garagem da minha casa sempre serviu para guardar tudo e mais alguma coisa (excepto carros ;D). Como costumamos ter uma hortinha para serventia aqui da casa sempre que preciso de retirar uma cana ou um estojo qualquer tenho que andar a desviar 50kg de batatas e 80kg de cebolas!!! E, para ajudar mais á festa, como usamos também a garagem para guardar as farinhas dos animais sempre tivemos visitas dos amigos ratitos, algo que quem viva no campo sabe bem o que é.
Certo dia em Junho deste ano fui á garagem buscar o material para a carpa para ir fazer uma pescariazinha, depois de ter desviado tudo e mais alguma coisa para chegar ao material da pesca deparei-me com o meu saco dos engodos (que me custou uma nota preta) todo ratado e os engodos idem idem aspas aspas >:(, foi a gota de agua!!!
Nesse dia decidi que estava mais que na hora de construir aqui uma casinha só para o meu material de pesca! Como construir uma casa em tijolo estava fora de questão por razões varias (entre as quais o facto de morar em pleno parque natural da Serra de São Mamede) decidi que iria optar por um abrigo de jardim em madeira.
No dia seguinte desloquei-me ás lojas aqui da região que vendem abrigos pré-fabricados para ver o que havia que mais se adaptasse ao que necessitava, esperava-me um choque! A primeira coisa que me deixou completamente embasbacado foi o preço que pedem por eles, como o abrigo servirá para guardar também o meu barco precisava de algo com pelo menos 4m de comprimento por 3m de largura, ora por um abrigo dessa dimensão pediam-me 1900€ (!!!!!TÁ TUDO MALUCO OU O QUÊ?!!!) e ainda por cima estamos a falar de algo com uma qualidade miserávelzinha.
Chegado a casa comecei a pensar, "E porque não construir eu próprio um?", e nesse preciso momento lancei a mim próprio um desafio, construir um abrigo maior do que o que tinha visto na loja (4x4m), com muuuita mai qualidade do que o da loja (aquilo era mesmo muito fraquinho) e por metade do preço!
Ora para conseguir levar este desafio a bom porto teria que ser inventivo e reciclar/reutilizar todo o material que pudesse, assim começou a constução!
Para a base trouxe, gratuitamente, do meu serviço alguns Big Bags hidrofugos onde vem uma das matérias primas que usamos, paletes de madeira e barrotes suficientes para toda a estrutura. Depois de escolhido o local onde iria construir o abrigo descosi os big bags formando panos com eles e usei-os para isolar a madeira do contacto com a terra, fiz a marcação da estrutura com as paletes e nivelei as mesmas com vigas DOKA que ainda para ali tinha guardadas do tempo em que tive uma empresa de construção:









Para forrar o chão usei forro de pinho que se usa nas cofragens na construção que ainda tinha para ali guardado:




Sendo que para endireitar alguma madeira que estivesse mais empenada usei metodos "antigos" ;D:



 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #1 em: 01:51 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Após ter a base feita arranquei com a estrutura em barrotes usando parafusos e quineira de ferro que para ali tinha guardadas:





Aproveitei para montar uma janela de madeira que me foi oferecida por um familiar:




Por esta altura fiz a primeira despesa em dinheiro do projecto, tendo-me deslocado a uma loja para comprar umas quineiras que me faltavam aproveitei logo para trazer umas dobradiças já a pensar na porta (28€ no total):




E lá continuei a dar forma á coisa:





Por esta altura fiz a segunda despesa, as primeiras 3 placas de madeira prensada, de um total de 5, que iria usar no telhado como suporte para as chapas e 4 molhos de lambril de pinho já para as paredes bem como algumas madeiras diversas (108€ no total):



 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #2 em: 02:02 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Comprei igualmente 2 latas de Divondec para tratar e dar alguma cor a toda a madeira (64€ no total):










Por esta altura acabaram-se-me os parafusos e quineiras e tive que ir comprar mais (42€):




Após ter tratado a madeira foi hora de começar a tapar o céu :):

 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #3 em: 02:14 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »




Nesta altura o proximo passo natural seria colocar logo as chapas do telhado, mas, por motivos que explicarei mais á frente tive que deixa o telhado para trás e arranquei com as paredes:






Neste fim de semana decidi comprar logo todo o lambril necessário e decidi colocar isolamento e uma caixa de ar entre as paredes exteriores e as interiores (sim, construi com parede dupla ao contrário dos abrigos pré-fabricados que se vendem que costumam ser de parede simples) para me certificar que as humidades nunca seriam um problema (360€ no total):



 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #4 em: 02:23 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »









 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #5 em: 02:34 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Por esta altura tive que comprar mais 2 latas de Divondec antes de fazer o "assalto final" ás paredes exteriores (64€):






Mais ou menos por estes dias o meu pai, que trabalha na câmara municipal, avisou-me que estavam a fazer umas obras na biblioteca municipal e que estavam a deitar fora as alcativas (praticamente novas) substituindo-as por pavimento flutuante. Perguntou-me se eu queria uma para pôr no chão ao que eu imediatamente disse que sim pois sempre eram mains uns tostões que não tinham que sair do bolso:




Tendo finalmente as paredes exteriores praticamente acabadas passei para as portas:






 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #6 em: 02:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »









 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #7 em: 02:54 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »




Tendo a estrutura da porta finalmente completa fui comprar a respectiva fechadura e aproveitei logo para trazer duas embalagens de betume para madeira (28€):





Acabada a porta foi hora de passar para a janela:





 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #8 em: 03:05 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Nesta altura comprei um molho de tabuas para passadiço, tratadas, que usei para fazer as molduras da porta e da janela e as quineiras do abrigo (55€):





Tendo o exterior todo mais ou menos orientado coloquei as chapas de madeira da aba traseira que tinham ficado para trás para facilitar a colocação fo lambril:








E a partir deste dia o Calipso começou finalmente a dormir na sua casinha... 8) 8) 8)


 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #9 em: 03:07 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Simplesmente genial!!! :)

Caro quantum, os meus mais sinceros parabéns, tanto pelo post, como pela construção!!  :aplau: :aplau: :aplau:
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #10 em: 03:19 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Como se aproximava a altura de começar a construir as paredes interiores decidi espalhar os cabos electricos (0€, eram sobras que para ali tinha) para as luzes e para algumas tomadas que dão sempre jeito:






E comprei todos os componentes necessários, tomadas, olhos de boi, interruptor e caixa de derivação (35€):



Outra coisa que tive de fazer antes de começar as paredes interiores foi cortar a carpete á medida e colocá-la no sitio pois quis que as paredes partissem por cima da carpete ajudando assim a segurar a mesma no local:





Antes de arrancar com as paredes, e como a situação das chapas para o telhado ainda não estava resolvida decidi colocar um plástico sobre o telhado pois adivinhavam-se chuvas para a semana seguinte (o que se veio a concretizar):



Após colocar o plástico forrei as abas a lambril para o segurar no sitio mesmo no caso de haver ventos fortes (o que também se veio a concretizar):

 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #11 em: 03:27 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »




E aproveitei que estava com a mão na massa e coloquei logo as quineiras:




Agora que o exterior estava orientado até resolver a questão das chapas foi altura de atacar forte e feio no interior espalhando o isolamento e arrancando com as paredes:







O pormenor da parede dupla com caixa de ar e isolamento:



 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #12 em: 03:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
E lá comecei as paredes interiores (isto já há 2 fins de semana atrás):





Sendo que por esta altura já tinha luz na "mansão" :P:




No fim de semana passado apliquei finalmente a caixa de derivação e todas as tomadas e interruptores:




Mas após ter instalado as tomadas não fiquei lá muito convencido com as mesma (tinha comprado das mais baratuchas) pelo que decidi dar um pulinho até á loja para as devolver e comprar umas mais robustas e seguras (mais 15€):




E depois toca de dar uma de electricista :P:




 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #13 em: 03:46 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »







Aproveitei um resto de borracha que para ali tinha para cortar umas tiras e usá-las para calafetar a porta:



E depois comecei a forrar a viga central a lambril (fica mais bonito) para depois forrar o resto do tecto:





E pronto...
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mega Bricolage - A construção da "Casa do Pescador"
« Responder #14 em: 04:01 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
... chegamos ao dia de hoje e ao estado actual da obra!
Fazendo um ponto de situação do que foi feito e gasto até ao momento e do que falta fazer e gastar é o seguinte, desde inicio que, mais por carolice e teimosia que outra coisa, tinha dito a mim mesmo que só queria gastar nisto metade do dinheiro que me pediram por um pré-fabricado (1900€/2=950€) e a despesa já vai nos 800€ quando ainda me falta comprar as chapas para o telhado e os vernizes todos, ora tendo em conta que os vernizes (para exterior e interior) vão-me ficar por cerca de 70€ sobraria apenas 80€ para as chapas o que não chega pois as que eu quero custam, aqui na minha zona, cerca de 150€. Mais ou menos na altura em que eu referi que deixei o telhado para trás de proposito, já me andava a pré-mentalizar que esse desafio que tinha colocado a mim próprio não seria concluido, quando...    em conversa informal com um meu cliente Espanhol o mesmo disse-me que tinham-lhe sobrado umas chapas da construção de um casão de armazenamento da unidade industrial onde ele trabalha e que se eu as quisesse ele me as dava (ainda dizem que de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos 8) 8) 8) 8)) mas que eu tinha que as ir buscar... a Madrid! Ora isso como é obvio estava fora de hipotese pois saí-me mais cara a viagem do que o preço das chapas novas aqui, mas o meu chefe, que estava presente no momento da conversa, disse logo que quando o nosso carro lá fosse fazer uma entrega que podia trazer as chapas sem problema, e pronto... cá estou eu á espera delas. :)
Neste momento as unicas coisas que me faltam fazer para alcançar aquilo a que me propuz é acabar o telhado e forrar o tecto por dentro a lambri. Depois, como é obvio, quero fazer mais algumas coisinhas como uns armarios, uns suportes para as canas de pesca, para os motores do barco, umas estantes etc etc, e construir um passadiço por fora a toda a volta do abrigo em pavimento de borracha prensada.
Todos esses trabalhos irei pondo aqui fotografias até ao fim para que vocês vejam o resultado final. ;)
 

 

* Tópicos Recentes

Iscos para rio por WilsonQuasepescador [Hoje às 01:25]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por ffgsoares [15:29 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]