collapse

Autor Tópico: Pesca Apeada em Pedra - Calçado  (Lida 4678 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« em: 13:08 Quarta, 30 de Maio de 2018 »
Boas,

Mais uma vez venho abrir outro tópico aqui na secção...

Agora sobre botas/calçado que usam em condições de pesca na pedra. Considero importante o calçado que levo para a pesca em pedra, contudo, sendo para o que é, estou cansado de dar 40-50€ em botas que a aderência é boa "qb", e devido a banhos de agua salgada (e mesmo depois de lavadas em casa) só me durem 1 (uma) época de pesca (+- 1 ano), por isso ultimamente virei-me para sapatilhas baratas em que a sola tem muito boa (qb) aderência e até ao momento não tive nenhum susto e sinto-me em segurança com elas, pois custa-me menos dar 20€ para durar uma época...

Mas numa ultima ida, vi pessoal do spinning, a fazer "jogging" e "salto em comprimento" pelas pedras fora, pedras essas cheias de limos e verdetes em que eu não punha lá os pés de certeza...

A minha pergunta é, quem usa botas com pitons, ou usam pitons "externos" e se sentem em segurança?
As botas são resistentes? porque dar 70-100€ por um par desses e durarem 1 ano para mim não dá...

Abaixo seguem algumas fotos dos equipamentos que falo.
Obrigado,

Paulo Neves

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #1 em: 14:14 Quarta, 30 de Maio de 2018 »
Na decathlon tem umas sapatinhas com pitons que é o que eu uso na  apeada .já as tenho faz este ano 2 anos , mas preciso de comprar outras por questões de  segurança. O seguro morreu de velho
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #2 em: 14:28 Quarta, 30 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na decathlon tem umas sapatinhas com pitons que é o que eu uso na  apeada .já as tenho faz este ano 2 anos , mas preciso de comprar outras por questões de  segurança. O seguro morreu de velho

Questões de segurança, como? Escorregam? Os pitons não dão pra trocar?
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #3 em: 14:59 Quarta, 30 de Maio de 2018 »
Aquilo é uma peça única .É como as botas de futebol dos jogadores.Hoje em dia eles tem botas com pitons   amoviveis e botas  com pitons de plástico fixos.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #4 em: 21:27 Quarta, 30 de Maio de 2018 »
A segurança não tem preço ! Como gosto muito de pescar em molhes, pontões, o verdete, limos e afins todos sabemos que são um principio de queda certa. O mercado oferece poucas soluções para isto e há uns meses comprei umas solas que ainda não testei, está para breve.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A ver se isto tem os mínimos de aderência e de durabilidade para eu verificar se justifica comprar mais caso a durabilidade seja razoável.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #5 em: 09:14 Quinta, 31 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A ver se isto tem os mínimos de aderência e de durabilidade para eu verificar se justifica comprar mais caso a durabilidade seja razoável.

Nelson , acho este tipo de apliques bastante traiçoeiros. Penso que tudo que não seja bem fixo na sola é uma solução perigosa, pois, no caso destes pitons, já vi um amigo dar uma brutal queda porque num plano inclinado os elásticos esticaram e provocaram-lhe uma enorme tropeção. Existe qualquer coisa que já coloquei por aqui, num tópico em que mencionei este assunto, antes ainda de ter sido criado um espaço próprio para a segurança, coisa que era a meu ver, a maior lacuna do fórum.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #6 em: 10:36 Quinta, 31 de Maio de 2018 »
É um opinião que respeito e faz sentido A Machado. Em termos teóricos pode acontecer e em práticos já aconteceu... No entanto, e como no local que frequento não é minado de perigo vou testar com cuidado as ditas solas. Só preciso de passar um pouco de verdete em terreno quase plano, mas nunca fiando.

Um rapaz meu conhecido tem umas solas diferentes destas, com bicos que usa há anos e que funcionam perfeitamente bem, ele corre e bem nas pedras, até dá aflição... nunca consegui encontrar igual !
Nelson Peres
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #7 em: 13:41 Quinta, 31 de Maio de 2018 »
Claro que depende, também, da estrutura do utilizador. Se for um tipo leve funcionará mas, no caso da utilização nas falésias galegas é uma quase certa certidão de óbito.
 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #8 em: 20:50 Quinta, 31 de Maio de 2018 »
O melhor calçado é o pé de cigano  ^-^ ^-^. Eu hoje estive a treinar o meu ali na praia das Cabanas Velhas perto de Vila do Bispo, andei a deliciar me no cais antigo que lá há. Pesqueiro interessante mas extremamente corrosivo para os menos afoitos.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #9 em: 21:18 Quinta, 31 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O melhor calçado é o pé de cigano  ^-^ ^-^. Eu hoje estive a treinar o meu ali na praia das Cabanas Velhas perto de Vila do Bispo, andei a deliciar me no cais antigo que lá há. Pesqueiro interessante mas extremamente corrosivo para os menos afoitos.

E que tal ? Costumar dar uns peixes  :)
Nelson Peres
 

Offline joseferreira77

Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #10 em: 09:29 Sexta, 01 de Junho de 2018 »

a malta do spinning para os lados da ericeira usam as que encontras nas lojas da pesca para mariscar. são umas botas de borracha, supostamente estanques. a sola é em feltro e mesmo nas pedras a roçar aquilo dura até a sola ir a vida.

a sola é de feltro, e um gajo só tem que ter o cuidado de limpar as algas da sola para a manter em boa aderência.

a trinta euros o par, tem-me poupado umas quantas quedas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #11 em: 10:15 Sexta, 01 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O melhor calçado é o pé de cigano  ^-^ ^-^. Eu hoje estive a treinar o meu ali na praia das Cabanas Velhas perto de Vila do Bispo, andei a deliciar me no cais antigo que lá há. Pesqueiro interessante mas extremamente corrosivo para os menos afoitos.


Esse pesqueiro tem muito potencial, mas o caminho até lá é um pouco agreste.
Aliás não 1 pesqueiro mas vários, desde o inicio do cais até ao fim da laje para Este, estive lá o ano passado e ainda me diverti com umas cavalas nuns jigs de 5g.
Esse cais tem alguma História, foi dai que saiu a pedra utilizada na construção dos molhes de Sagres e de Lagos nos anos 60, transportado em batelões, que agora estão afundados um no Cerro das Canelas e outro na Ponta do Recador.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #12 em: 10:43 Sexta, 01 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

a malta do spinning para os lados da ericeira usam as que encontras nas lojas da pesca para mariscar. são umas botas de borracha, supostamente estanques. a sola é em feltro e mesmo nas pedras a roçar aquilo dura até a sola ir a vida.

a sola é de feltro, e um gajo só tem que ter o cuidado de limpar as algas da sola para a manter em boa aderência.

a trinta euros o par, tem-me poupado umas quantas quedas.


A sola só de feltro é perfeita para andar em pedra onde haja rugosidade ou aquelas minúsculas espécie de cracas ou qualquer outro tipo de superfície que tenha atrito. Pessoalmente já coloquei de lado as solas de feltro por duas razões principais:
1- em superfícies lisas e que possam conter algas, é pior que patins em linha
2- a sola de feltro vai ensopando e ao fim de uma jornada de pesca cada bota pesa uma enormidade...

Embora tenha umas bota da Rapala com sola de feltro e os pitons de tungsténio, neste momento o meu calçado de eleição é um par de botas de trabalho com sola e biqueira reforças que comprei no Lidl por 19,99€ (vantagem de calçar 45 e encontrar liquidações de stocks). Nessas botas apliquei os pitons da Best Grip directo à sola de borracha. Conclusão, calçado robusto, leve e seguro. Como se diz cá na zona, até esgadanha a pedra.

Este exemplo que dou é para o tipo de pesca que faço mais frequentemente, que é a pesca ao pião da Galiza.
Quanto à solução que o José Ferreira refere, até pode ser muito funcional na zona que frequenta e na pesca que faz.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #13 em: 15:54 Sexta, 01 de Junho de 2018 »
No meio de muita palha e brincadeira encontram-se algumas boas informações nestes tópicos:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Na página 3 deste:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quando esta secção da segurança abriu foi logo uma das coisas que pensei, trazer estes tópicos para esta secção... tem tudo a ver.

Abraço

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves, A Machado

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #14 em: 12:54 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O melhor calçado é o pé de cigano  ^-^ ^-^. Eu hoje estive a treinar o meu ali na praia das Cabanas Velhas perto de Vila do Bispo, andei a deliciar me no cais antigo que lá há. Pesqueiro interessante mas extremamente corrosivo para os menos afoitos.


Pedroko, desculpa, mas não concordo, nas quebradas onde pesco, o pé de cigano dá origem a cortes ou quedas garantidas e falo por experiência própria =(


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
a malta do spinning para os lados da ericeira usam as que encontras nas lojas da pesca para mariscar. são umas botas de borracha, supostamente estanques. a sola é em feltro e mesmo nas pedras a roçar aquilo dura até a sola ir a vida.
a sola é de feltro, e um gajo só tem que ter o cuidado de limpar as algas da sola para a manter em boa aderência.
a trinta euros o par, tem-me poupado umas quantas quedas.


joseferreira77, na zona que frequento também vejo disso, mas acho que para a pesca que pratico não são adequados, pelas mesmas razões que o A Machado indica...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A sola só de feltro é perfeita para andar em pedra onde haja rugosidade ou aquelas minúsculas espécie de cracas ou qualquer outro tipo de superfície que tenha atrito. Pessoalmente já coloquei de lado as solas de feltro por duas razões principais:
1- em superfícies lisas e que possam conter algas, é pior que patins em linha
2- a sola de feltro vai ensopando e ao fim de uma jornada de pesca cada bota pesa uma enormidade...



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Embora tenha umas bota da Rapala com sola de feltro e os pitons de tungsténio, neste momento o meu calçado de eleição é um par de botas de trabalho com sola e biqueira reforças que comprei no Lidl por 19,99€ (vantagem de calçar 45 e encontrar liquidações de stocks). Nessas botas apliquei os pitons da Best Grip directo à sola de borracha. Conclusão, calçado robusto, leve e seguro. Como se diz cá na zona, até esgadanha a pedra.
Este exemplo que dou é para o tipo de pesca que faço mais frequentemente, que é a pesca ao pião da Galiza.
Quanto à solução que o José Ferreira refere, até pode ser muito funcional na zona que frequenta e na pesca que faz.


A Machado, será possivel explicar como funciona a aplicação dos pitons em botas "normais" ou colocar umas fotos para ter uma ideia. Pois a mim parece-me ser uma solução bastante boa!


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A segurança não tem preço !


Nelson Peres, sou da mesma opinião a segurança não deverá ter preço, mas também não deverá ser de curta duração. Não gosto de "esbanjar" € por uma coisa que terá utilidade uma dúzia de vezes num ano, apesar de a minha vida, ou de outro não ter preço... O calçado que uso neste momento, para mim, usado em conjunto com bom senso e boa observação, não tenho tido nenhum susto nem problema, mas a realidade é que ás vezes gostávamos de experimentar uma pedra mais á frente, ou porque parece melhor pesqueiro, ou porque capturamos um bom peixe e dava jeito estar lá para facilitar a captura... A verdade é que já perdi peixe, e prefiro continuar a perder, por não ter confiança no calçado para ir para a pedra XPTO, isto porque o meu bom senso diz-me que vou sair da minha zona de conforto para o calçado que tenho.


A pesca que faço, nos locais que frequento, tenho desde pedras com pequenas lapas/cracas/rugosidades a pedras lisas, tudo depende do pesqueiro, dai agora querer investir num calçado resistente e que aguente um pouco mais, para além de me dar mais segurança, sempre aliada ao bom senso.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #15 em: 14:06 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Paulo Neves, a forma como apliquei os pitons directos à borracha é, exactamente, com a mesma disposição como está  na segunda foto com que o Paulo abriu o tópico.

Para os aplicar, rosquei o piton no local que pretendia fixar. Desenrosquei e "carreguei" o piton de cola Araldite, enroscando-o, novamente. Limpei o excesso de cola e deixei secar. Ficam super seguros, mesmo em superfícies exigentes.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #16 em: 17:44 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Machado podes tirar umas fotos as botas para ver como fica a coisa??
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #17 em: 23:08 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Machado podes tirar umas fotos as botas para ver como fica a coisa??

Vou tirar e coloco.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #18 em: 09:52 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
As botas são do Lidl, de trabalho e, sorte em calçar 45, ficaram-me por 19,90€.
Os pitons são da Best Grip e encontrei-os à venda no Favais.
Como já referi, foram roscados e com a parte roscada impregnada de cola Araldite.
A vantagem que encontrei nestas botas foi a leveza, a robustez e o facto de não terem o feltro que é perfeitamente dispensável quando usamos os pitons. Suprimindo o feltro, evitamos que encharquem e andemos a fazer ginásio todo o dia.   
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves, Sansoni7, D4CKY

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #19 em: 10:54 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Muito obrigado!!

Sempre pensei que os pitons ficassem muito saídos, pelas fotos vejo que mal se vêm e que têm a espessura suficiente para fazer atrito...
Só acho que demora um pouco a habituar a andar com isso, não? pois deverá parecer que andamos sempre com "vidro" ou "pedras" presos nas botas e a fazer aquele barulho de arranhar o chão... digo eu...

Suponho que os pitons seja os "1100", certo?

Mas pelo que vi irei fazer umas, pois estou cansado de andar sempre a "apalpar" pedras para não apanhar nenhum susto...

Muito obrigado!
« Última modificação: 10:58 Quarta, 06 de Junho de 2018 por PauloNeves »
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #20 em: 11:33 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Ficou porreiro, tb pensei que os pitons ficassem mais saidos, mas quase nem se nota, as botas de facto parecem robustas  :fixe: :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca Apeada em Pedra - Calçado
« Responder #21 em: 11:38 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

os pitons são estes.
Abraço
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves