collapse

Autor Tópico: Uma questão de Respeito  (Lida 3365 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #15 em: 14:19 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Como português, já cansa de que me ponham a pagar para porra nenhuma.
O critério e a ordem já pouco me importa mas, o que me mete mesmo uma gana do catano, é o que paga ser sempre o último na ordem de prioridades...
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #16 em: 14:22 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Boas . O pessoal sabe que em praias concessionadas  nesta altura do ano não se pode pescar. Se o pessoal não respeita existe este telefone:Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre (Policia Marítima) Nós temos que nos respeitar uns aos outros , Se não se respeita o próximo , fazemos-nos nós respeitar, usando os meios que estão ao nosso alcance.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #17 em: 14:41 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Dentro de cada um dos três grupos que aqui se comparam, existem pessoas... algumas pertencem aos três.

Não se pode generalizar, eu não meto a minha mão no fogo pelas atitudes dos outros, há parvalhões em todo o lado mas felizmente também há gente com valores e princípios.

Regra geral pesco de noite mas das vezes que pesco de dia opto por ir pescar para onde não estorve ou não me estorvem a mim. Se por ventura pescar perto de zona de banhistas obviamente que pesco no máximo até ao limite de onde me é permitido mas já sei... claro... que estou sujeito a que me passe um Phelps ou dois perto da minha pesca.




 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #18 em: 14:57 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas



na minha maneira de ver a prioridade deveria ser

1º banhistas porque a praia serve para isso mesmo,tomar banho e apanhar sol gratuitamente,sendo que por ordem de ideias e na devida época são a maioria na qual também me incluo

2º pescadores porque pagamos uma licença e temos regras a cumprir

3º surfistas (não tenho nada contra o desporto em si e até sou adepto apreciador) coloco-os em 3º porque para alem de não pagarem nada,nem sequer tem legislação aplicada ou zonas definidas para a pratica e por fim pelo menos aqui pela zona mesmo que não corra uma brisa para que haja 1cm de onda andam na mesma a molhar os pés pondo em causa a boa convivência entre todos e até aumentando as probabilidades de acidentes em relação ao 1º
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #19 em: 14:58 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
ficam 2 exemplos de fotos da costa da caparica


Registe-se ou Entre.jpg" alt="" class="bbc_img" />

a meu ver a 1ª

1- ondas inexistentes 2-os banhistas para darem um mergulho terão que o fazer com muita atenção,correndo o risco de levarem com a prancha do surfista no nariz
3-o unico factor positivo será se o banhista se estiver a afogar talvez tenha a sorte do surfista o salvar (já tem acontecido por diversas vezes,mas penso que os acidentes provocados pelas pranchas será em maior nº)

a 2ª penso que deveria ser uma questão de bom senso,como não sou o autor da foto não sei quem lá chegou 1º


quanto ao pescar,também o faço na maioria das vezes de noite,durante o dia as vezes que vou costuma ser até á beira do rio tejo onde não existe banhistas nem surfistas
Abraço
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #20 em: 15:04 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Eu opto pela ordem do bom senso, coisa que sabemos que não abona a muitos. Assim, se vir que há perigo para outros provocado por mim, mudo a minha postura e atitude. Se tiver que pescar para os´pés é isso que faço, se tiver que arrumar a tralha é isso que faço.

Tou "velho" (40 anicos) gosto pouco de problemas. Mesmo em novo sempre fugi deles.

Dou um exemplo, a estrada: temos os peões, os ciclistas e os automobilistas... sem bom senso dos que podem magoar a sério (automobilistas) e apesar destes pagarem taxas, impostos e tudo o resto, pode ser o cabo dos trabalhos e uma grande embrulhada.

Enfim, prefiro perder uma grande faiana de pesca do que acidentalmente lançar mais torto e rachar a cabeça de alguns.

Depois há outro aspeto, eu posso pescar onde e quando outros não podem surfar nem banhar.

Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #21 em: 15:07 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Boas Zé .Mas na foto aí é que está.Vê-se que os surfistas estão-se borrifando para os banhistas. O que é que a Policia Marítima anda a fazer ? E então na Costa que os gajos são chatos para caraças. Se for preciso falando portuguesmente vão marrar connosco e aos gajos nem sequer  os chamam. Porque é que os concessionários não fazem uma delimitação de zona.
Era bom para todos e concerteza que não haveria chatices .
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #22 em: 15:17 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Embora não sendo igual , É parecido . Estamos há pesca há bóia num determinado lugar, aparecem uns gajos há caça submarina. O que é que eu faço .Venho embora ou descuto com os gajos?. Quem é que está a invadir o espaço do outro?
Quem é que está a tentar arranjar problemas? Sou eu que já lá estava  ou são eles que por terem um arma na mão estão-se a burrifar para mim e continuam a caçar.( Atenção .Não digo com isto que são todos, mas já aconteceu comigo uma vez  em Peniche (Papoa) e também já aconteceu o contrário o pessoal vê que há gente há pesca e afasta-se, Aconteceu também comigo no Mexilhoeiro
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #23 em: 15:18 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
lancei o tema a debate,só por curiosidade,partilho da mesma maneira, da opinião de todos de uma forma ou outra

a moral da historia, o pescador normalmente é um individuo de bom senso independente do tamanho da cana  ;D :)
quanto ás outras 2 opções com um pouco de respeito dava para todos mas penso que só aqueles que também compartilham este hobbie/desporto é que conseguiram entender e partilhar desse mesmo bom senso
embora não pescando nada sinto-me feliz por pertencer a esta classe da qual pago cota tambem :beer: :-D
« Última modificação: 15:20 Sexta, 25 de Maio de 2018 por ze carlos »
Abraço
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #24 em: 15:24 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Igualmente Zé Carlos . Abraço :fixe: :beer: saúde
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #25 em: 15:30 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
Porque é que os concessionários não fazem uma delimitação de zona.

Na minha zona isso já é feito há muito tempo. Há uma zona identificada para os banhista, e nela não entram os surfistas. Se algum se descuidar, há logo um apito a avisar para retirar, e normalmente respeitam.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #26 em: 15:44 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Companheiros, não tive dúvidas q o tema ia lançar mta polémica (porque o é!) e ideias e pensamentos contraditórios. Contudo, confesso-vos q até fiquei agradado e meio pasmado, pois afinal na maioria, diria mmo na grande maioria, somos pessoas de bem, educadas, razoáveis, sensatas e até tudo fazemos (até arrumar a cana e ir para casa e conformar-nos com a "porca da vida" LOL) só para evitar problemas. Sobre os surfistas, há mto q tenho a mma opinião q parece ser generalizada entre pescadores lúdicos: "estão-se a borrifar para nós e...PONTO! E como só servimos para pagar licença e sermos proibidos de pescar ali e acolá (atenção, não incluo praias em época balnear!) e mtas das vezes sabe-se lá porquê, é isto a nossa "triste sina" do comer e do calar. Um amigo meu na praia da Mareta em Sagres estava a nadar e levou com uma prancha no "toutiço" e por sgs até perdeu os sentidos, mas felizmente acordou logo e recuperou mas fico mto aflito pois bebeu (sem ter sede) mta água. O surfista nem lhe ligou e saiu logo da água talvez com medo de represálias ou ser chamado a assumir suas responsabilidades no caso. É isto e ficamos todos caladinhos e felizes e a vidinha continua com "cabeça entre as orelhas" e haja salpicão, febras, umas cervejolas e piadas meio parvas, às vezes até ofensivas, rimo-nos mto e.... PRONTOS! Cadê…Polícia Marítima? Talvez, alegadamente, a jogar à sueca no bar do quartel. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #27 em: 19:04 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
De uma forma ou de outra a malta da pesca respeita os outros, preferindo perder uma jornada a arranjar problemas graves. Nada justifica, mesmo tendo razão por ter chegado primeiro ou por outra razão qualquer, atirar chumbo para a agua pondo em risco os outros ! Parece-me claro que ninguem faz isso, embora eu já tenha visto fazer...

Não foi falado aqui, mas em zona do rio, várias vezes levo com barcos a arrear ferro perto da praia para puderem pescar tambem, com tanto espaço que tem.. Esses por norma respeito, eu assobio, aviso para sairem dali e algumas vezes chamam nomes, maluco, etc.... pensando que a malta não chega lá...  Um lancamento bem puxado AO LADO (mas bem ao lado para não haver falhas) esses percebem logo que estão ali mal....

Aos surfistas, não vale apena... o único remédio é sair ! Felizmente tenho poucas ou raras situações destas porque não me meto a jeito
Nelson Peres
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #28 em: 19:27 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Concordo plenamente com o companheiro Peres, mas os surfistas por vezes tb abusam, já lá estamos à pesca e nem querem saber de nós, ainda um destes dias na Praia Grande eram 20,35 h (vi no relógio) e ainda andavam dentro de água. Viram-me ali e ao um companheiro q estava ao lado a pescar mas foi mmo ali que se foram meter, à nossa frente. Seriam surfistas cegos, surdos e mudos? Duvido, mas não se dignaram a responder aos nossos apelos para se chegarem apenas um pouco para o lado. Um deles acabou todo enleado na minha linha, desenleou-se, foi embora e nem sequer olhou para mim. Isto não seria mmo  provocação?
Claro q nunca lhe responderia nem mto menos lançar-lhe uma "bisca" de 160 grs em OTG para cima deles, isso seria irresponsabilidade total da minha parte e se desse "caldinho" eu seria legalmente o responsável. Cada um pratica o desporto q mais gosta e apoio e aplaudo isso incondicionalmente, mas nós não temos direito a praticar o nosso em paz e descontraidamente se até pagamos licença para isso?  Teremos sempre q ser nós "os moles e os totós" a "amochar" em relação todos os outros? Sabem como eles nos chamam? Velhos do tricot, tb só nos faltava essa! - LOL Saudações deportivas.
Fisherman
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #29 em: 20:00 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Boas

Fisherman

tens conseguido pescar na praia grande?
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]